Buscar

Unidade IV Poder Constituinte

Prévia do material em texto

TEORIA DO PODER CONSTITUINTE
	
PODER CONSTITUINTE
é o poder instituído com a finalidade de elaborar ou reformar a Constituição.
	
Poder Constituinte Originário é o poder competente para criar ou elaborar uma Constituição para o Estado.
	
Histórico refere-se ao poder atribuído àqueles que pela primeira vez elaboram a Constituição de um Estado.
	
	
	
Revolucionário são os poderes constituintes originários posteriores que romperam com o antigo modelo e instaura uma nova ordem jurídica.
	
	
Poder Constituinte Derivado é poder criado pelo poder constituinte originário, sendo o poder competente para modificar ou reformar a Constituição.
	
Reformador é o que tem competência para modificar a Constituição, por meio de um procedimento específico realizado por emendas constitucionais - Art.60,§§1º ao 5º CRFB/88.
	
	
	
Decorrente é o que decorre da capacidade de auto-organização estabelecida pelo poder constituinte originário, sendo o poder investido aos Estados-membros para elaborar suas próprias Constituições - Art. 25 Caput e Art.11 Caput ADCT.
	
	
	
Revisor é o que tem competência de
revisão constitucional, manifestando-se por meio de emendas constitucionais de revisão, possibilitando a revisão geral de dispositivos constitucionais, sendo que o processo de revisão está limitado por uma força maior que é o poder constituinte originário - Art. 3º ADCT.
	
	
Poder Constituinte Difuso é um poder de fato, manifestando-se por meio de mutações constitucionais, sendo exercido em caráter permanente e realizado por meio de mecanismos informais, não previstos pela Constituição. 
	
Difuso trata-se de processo informal de mudança da Constituição vigente, alterando-se o seu sentido interpretativo, e não o seu texto, que permanece intacto e com a mesma literalidade.
	
	
	
Difuso é manifestado principalmente nos tribunais constitucionais, podendo também se manifestar em outras esferas do poder, como no legislativo e no executivo, desde que não viole os princípios constitucionais.
	
	
Poder Constituinte Supranacional baseia-se na globalização do direito constitucional e transconstitucionalismo, com a finalidade de solucionar os problemas de direitos fundamentais ou humanos e de organização legítima de poder.
	
Supranacional busca sua fonte de validade na cidadania universal, no pluralismo de ordenamentos jurídicos, na vontade de integração e no conceito remodelado de soberania.
	
	
	
Supranacional é o poder que cria uma Constituição Comunitária, na qual cada Estado cede uma parcela de sua Soberania, sendo o titular do poder o cidadão universal.
	
PODER CONSTITUINTE REFORMADOR 
	
Legitimidade para propor a PEC
	
Art.60, I da CRFB/88
	
Congresso Nacional 
	
	
	
Art.60, II da CRFB/88
	
Presidente da República
	
	
	
Art.60, III da CRFB/88
	
Assembléias Legislativas
	
	
Limitações para propor a PEC
	
Limitações Circunstanciais Art.60,§1º da CRFB/88
	
Intervenção Federal, Estado de Defesa e Estado de Sítio.
	
	
	
Limitações Procedimentais Art. 60,§§ 2º, 3º e 5º da CRFB/88
	
Votação, Publicação e Rejeição.
	
	
	
Limitações Materiais Art.60,§4º da CRFB/88
Clausulas Pétreas
	
Federação, Voto, Tripartição dos Poderes e Direitos e Garantias Individuais.
	
	
	
Limitações Temporais Art.3º do ADCT
	
Revisão Constitucional
Questão (CETRO – TJ/RJ – Titular de Serviços de Notas e de Registros): A doutrina constitucional descreve uma maneira de exercício do poder constituinte que se dá de forma permanente e por mecanismos informais, o que ocorre, por exemplo, com a interpretação das normas constitucionais. Essa modalidade de poder constituinte pode ser chamada de
a) Poder Constituinte Originário.
b) Poder Constituinte Concentrado.
c) Poder Constituinte Hermenêutico.
d) Poder Constituinte Difuso.
e) Poder Constituinte Integrador.
Resposta: Letra D.
Comentário: O poder constituinte difuso tem a capacidade de estabelecer novas interpretações dos dispositivos da Constituição sem alteração de seu texto. Logo, é um procedimento que dispensa formalidades e pode ocorrer a qualquer momento, por isso é permanente.
 
Questão (OBJETIVA - Prefeitura de Vitorino – Procurador): A alteração informal do texto da Constituição Federal, realizada pelo poder difuso, é realizada por meio de:
a) Emenda constitucional.
b) Revisão constitucional.
c) Atos das disposições constitucionais transitórias.
d) Emenda de revisão constitucional.
e) Mutação constitucional.
Resposta: Letra E.
Comentário: O poder constituinte difuso se manifesta pelo fenômeno da mutação constitucional, por meio do qual se dá nova interpretação a determinado dispositivo da Constituição sem, no entanto, alterar seu texto.
 
Questão (CESPE – DPE/BA – Defensor Público): O denominado poder constituinte supranacional tem capacidade para submeter as diversas constituições nacionais ao seu poder supremo, distinguindo-se do ordenamento jurídico positivo interno assim como do direito internacional.
Resposta: Certo.
Comentário: O poder constituinte supranacional, sendo parâmetro de legitimidade das Constituições nacionais, deve ser capaz de submetê-las a seus efeitos, uma vez que não se confunde com o ordenamento jurídico pátrio nem com o direito internacional.

Continue navegando