Buscar

INTERVENÇÃO EMPRESARIAL UNIASSELVI 5ªFASE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

INTERVENÇÃO EMPRESARIAL: BEBIDAS NUERNBERG
Eliel Silva Santana
Fábio Guilherme Bittencourt Bongiolo
Valcir Claro
Tutor: Alexandre Capistrano
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
03/07/2018
 
1. INTRODUÇÃO
As organizações não mudaram a sua razão de ser ao longo dos anos, mas evoluíram. As mesmas se veem frente a novas tecnologias, conhecimentos e a outras empresas, a cada instante, tornando-se necessário o processo constante de evolução. Sendo assim: A Bebidas Nuernberg ao longo dos vem evoluindo com novas tecnologias, sempre tentando seguir todos os padrões pré-estabelecidos pela Ambev. Sempre procurando abranger novos produtos e novos mercados para acompanhar o desenvolvimento da concorrência. Por isso é necessário delegar responsabilidades e dividir departamentos seguindo as normas da companhia. Entretanto, quando há algum problema interno na empresa, por ser uma revenda autorizada, ela precisam consultar os procedimentos padrões, pois todas as revendas da Ambev devem funcionar da mesma forma. O trabalho a seguir foi realizado com uma abordagem de intervenção empresarial, apesar de a empresa já seguir padrões externos, existe problemas internos. De modo geral, o objetivo foi viabilizar uma proposta de solução de problemas internos. Tais como: setor financeiro, recursos humanos, logístico, comercial etc.
2. RESULTADO DO DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL
O diagnóstico empresarial que foi desenvolvido com base na entrevista e análise de um funcionário da Bebidas Nuernberg, onde o principal objetivo foi identificar problemas e propor melhorias no ambiente de trabalho da empresa, concluiu-se que a mesma já vem incrementando melhorias na gestão, e está aberta a novas oportunidades sendo fundamental se estudar a forma atual que já está sendo trabalhada a algum tempo e aperfeiçoar a mesma no intuito de adquirir fins positivos. 
3. PONTOS FORTES 
A empresa visa sempre à qualificação do serviço aperfeiçoando o profissional que faz parte do quadro de funcionários, oferecendo cursos e treinamentos para seus funcionários, além de ter uma boa estrutura para os funcionários trabalharem, tanto para os funcionários internos, quanto para funcionários externos. Por exemplo: possui salas exclusivas para reuniões e treinamentos, refeitórios confortáveis, equipamentos eletrônicos de última geração. A empresa também conta com uma central de T.I. para suporte interno e externo. Segue alguns pontos fortes por cada setor.
Recursos Humanos: Por ser uma empresa com um grande tempo de funcionamento, todo o setor de Rh já é bem estruturado, com um profissional designado para cada função. Sem a necessidade de terceirização de serviços.
Marketing: Instalação do merchandising pelos vendedores, e o fornecimento de equipamentos em comodato aos clientes, como: freezer, cadeiras, mesas etc.
Financeiro: Quadro de gestão já é bem estruturado, com o padrão trazido pela Ambev que é seguido à risca. Além da linha de crédito Score que é bem utilizada.
Logística: Instalação do tracking, que é o sistema de GPS integrado nos caminhões, facilitando a localização do veículo e a comunicação com os motoristas. Além da instalação do roteirizador nos veículos, que ajuda a dar a melhor e menor rota de entrega de mercadorias.
4. PONTOS FRACOS
Analisando os pontos fracos da empresa, podemos destacar alguns, como por exemplo: um ponto fraco da área de recursos humanos é o não cumprimento à risca do “ciclo de gente”. Em alguns momentos o próprio dono da empresa toma as decisões por si só, saindo dos padrões.
Quanto ao marketing, faltam equipamentos novos, os equipamentos que a empresa tem já são antigos, e estão estragando. Uma das questões que é atrapalhada pelo marketing da Ambev é o tempo que um cliente espera para receber um equipamento novo.
Já no departamento financeiro, está acontecendo uma fraca análise de pagamento de boletos, gerando certa revolta de alguns clientes que não tem a compra liberada pela falta dessa análise. Outra questão que atrapalha também a gestão financeira é a questão da falta de documento dos clientes no cadastro, por certo descuido dos vendedores.
Finalizando, na parte logística, um problema é a empresa estar contratando muito estrangeiro. A falta de adaptação à rotina desses novos funcionários está prejudicando em algumas entregas de mercadorias, geralmente faltando produtos. Ainda, prejudicando na resolução desses problemas, que levam tempo a serem solucionados. Pois até achar a mercadoria que está faltando, se perde muito tempo. Outro problema é quanto a carga horária dos motoristas de entrega, eles não têm hora definida para encerrar as atividades diárias. Enquanto tiver entrega eles devem realiza-las, independente do horário.
5. PROPOSTA DE INTERVENÇÃO: PLANO DE AÇÃO
 Analisando os pontos fracos percebidos no diagnóstico empresarial realizado no semestre passado, podemos propor para a empresa algumas propostas de melhorias para eles. 
No setor de recursos humanos, uma questão que foi imposta pelos funcionários é a questão da falta de comunicação entre o próprio setor com o restante dos funcionários da empresa. Por exemplo, quando abre uma vaga de trabalho na empresa, eles não divulgam internamente. Ou seja, podemos criar um quadro de comunicação para serem divulgadas todas as notícias que possam interessar os colaboradores.
Na área de marketing, grandes partes dos problemas giram em torno dos equipamentos. Uma dessas questões é o problema de o cliente não bater os giros “visa” e “sopi”. Giro visa é a quantidade de fardos de refrigerante vendidos e giro sopi é a quantidade de cerveja. A nossa proposta é recolher os equipamentos dos clientes que não atingirem essas metas.
No departamento financeiro da empresa, o grande problema encontrado problema com a demora do banco na baixa dos boletos pagos pelos clientes vencidos no mesmo dia do pagamento. Outro ponto negativo é na parte cadastral, eventualmente há documentos faltando. Propomos ao financeiro da empresa em relação aos boletos, ver com os bancos se há alguma forma mais rápida e eficaz de realizar essa consulta instantaneamente na empresa. E na parte do cadastro, foi criado um número para utilizar o whatsapp facilitando a comunicação com o cliente. Também foi passada uma lista para os vendedores internos e externos com os documentos faltantes de cada cliente, e assim que forem visitados, podem solicitar aos mesmos estes documentos e enviar pelo whatsapp do setor.
Já na área logística um dos maiores problemas é quanto a carga horária dos motoristas, que citamos acima nos pontos fracos. Para melhorar essa situação, propomos fazer a entrega dos pedidos faltantes no começo do dia seguinte. Assim os motoristas não deverão mais ultrapassar o final do expediente, evitando também um acúmulo de horas extras. Quanto aos estrangeiros, só o que falta mesmo é um treinamento específico para eles, até para se adaptarem à nova rotina de trabalho no país.
6. MELHORIAS REALIZADAS E RESULTADOS
Levando em consideração os pontos fortes analisados no diagnóstico, podemos citar algumas melhorias já realizadas. Por exemplo: a instalação do roteirizador (programa que calcula a melhor rota possível para entrega levando em consideração tempo e economia de combustível), que ajudou bastante na agilidade das entregas.
7. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Segundo Chiavenato (2003), Administração é a tomada de decisões sobre recursos disponíveis, trabalhando através e com pessoas para alcançar objetivos; é o gerenciamento de uma organização, considerando as informações fornecidas por outros profissionais e também pensando com antecedência as implicações de suas decisões. 
A empresa que busca expandir seus negócios estará sempre atrás de melhorias para se tornar bem-sucedido ela deve manter aquilo que já oferece funcionando perfeitamente ou buscar melhorias e apresentar novas funcionalidades investir em novas tecnologias aperfeiçoar seus produtos investir em profissionais qualificados, o conhecimento se torna indispensável por parte dos servidores.A área de recursos humanos é um gestor de pessoal, ela busca a qualidade no ambiente de trabalho, para que seus funcionários trabalhem satisfeitos e motivados a buscar o crescimento da empresa e trabalharem em um só objetivo, afinal toda empresa só é uma empresa pelos seus ativos e deve ter consciência disso, investir e capacitar o pessoal nunca será desperdício de recursos ou algo do gênero e será assim aperfeiçoando seus retornos e fortalecendo a continuidade da organização. 
Afinal todo e qualquer forma de interação entre funcionários traz uma maneira de conhecimento tanto profissional quanto cultural estabelecer um modo de cultura organizacional é como constituir um modo de vida dentro da empresa abre espaço para criatividade e inovação por parte de seu colaborador. Nunca é demais investir em treinamentos e interação das equipes é nesses momentos onde grandes ideias nascem dúvidas e necessidades são expostas. 
Qualquer investimento somente se justifica quando traz um retorno razoável. Na medida em que o retorno é bom e sustentável, a tendência certamente será a manutenção ou aumento do investimento. Pessoas como parceiros ativos da organização e não como meros sujeitos passivos dela. (CHIAVENATO, 2005, p. 9). 
8. CONSIDERAÇÕES FINAIS
A elaboração deste trabalho proporcionou a possibilidade de melhorias na organização, deu oportunidade de colocar em prática a teoria estudada, onde se teve como meta propor uma modificação na estrutura organizacional de uma empresa de grande porte presente no ramo de distribuição de bebidas. De modo geral, o trabalho foi bem sucedido e abre a possibilidade de trabalhos futuros, pois apesar de ter padrões pré-estabelecidos, a empresa ainda possui alguns problemas internos que independem da Ambev. 
9. REFERÊNCIAS
Fonte da pesquisa foi baseada nas informações fornecidas pelos funcionários da empresa, assim como as propostas de intervenção.
https://www.inesul.edu.br/revista/arquivos/arq-idvol__1373923274.pdf. Acessado em: 20 de junho de 2018.

Continue navegando