Logo Passei Direto
Buscar

SIMULADO HOMEM E SOCIEDADE respondido certo

User badge image
Andréia Gomes

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

O comportamento humano está intimamente associado com a presença da cultura. Sobre a importância desse fato, assinale a alternativa correta.
A) A cultura é o que garante que o ser humano evolua, por isso podemos encontrar alguns povos menos evoluídos que outros.
B) A cultura garante que cada geração receba todo o conhecimento produzido anteriormente, por meio da educação e da comunicação, por isso não dependemos dos instintos para sobreviver.
C) Podemos afirmar que existe relação entre a diversidade cultural e o determinismo biológico.
D) A cada geração a cultura evolui mais, garantindo ao ser humano que nossos descendentes recebam um mesmo padrão biológico.
E) A cultura está associada com a capacidade de inteligência, por isso temos o fenômeno da diversidade cultural.

Todas as culturas dependem da nossa capacidade de simbolização. Sobre a importância dos símbolos nas culturas humanas, assinale a alternativa correta.
A) Os símbolos de uma cultura são visíveis, como, por exemplo, nas religiões, na vestimenta e até mesmo nos hábitos alimentares das pessoas.
B) Simbolizar significa criar um alfabeto que possa expressar a linguagem de um povo; os símbolos são apenas a forma de expressão da língua escrita e falada.
C) Não é possível interpretar símbolos de culturas diferentes, pois apenas os indivíduos socializados em uma cultura podem interpretar adequadamente seus próprios símbolos.
D) Simbolizar pode ser definido como a capacidade humana de se organizar para dividir tarefas, se organizar em grupos e criar especialização do trabalho.
E) Apenas nas religiões podemos encontrar a capacidade de simbolização humana, enquanto os outros aspectos de nossa vida social são resultantes de nossa herança genética.

A pesquisa de campo realizada pelos antropólogos que convivem com os indivíduos de uma outra cultura, participando de sua vida cotidiana, mudou a forma como encaramos atualmente a diversidade cultural. A esse respeito, assinale a alternativa correta.
a) por meio desse tipo de pesquisa, pôde-se compreender que não é possível uma cultura influenciar outras, pois cada uma tem sua própria totalidade, impedindo qualquer forma de multiculturalismo.
b) com essas pesquisas pudemos concluir que a diversidade cultural impede a evolução cultural da humanidade.
c) como resultado das pesquisas de campo, foi possível constatar que o determinismo biológico é uma tese correta, mas o determinismo geográfico deixou de influenciar as diferentes culturas com o passar do tempo.
d) ao realizar essa pesquisa, o antropólogo não deve se envolver com os hábitos da cultura estudada e deve manter uma postura de julgamento a partir de seus próprios valores.
e) ao realizar essa pesquisa, o antropólogo deve se colocar no lugar do outro, para relativizar seus julgamentos e poder compreender profundamente os valores alheios.

A respeito do conceito de diversidade cultural, assinale a alternativa correta.
A) Esse conceito é utilizado para descrever a diferença de culturas de um país para o outro.
B) É possível haver diversidade tanto de um país para o outro, como dentro de um mesmo país.
C) Utilizamos o conceito para descrever o processo de influências culturais dentro da globalização.
D) Não é correto afirmar que a diversidade cultural acompanha o ser humano, ou seja, que sempre fez parte da nossa realidade.
E) Esse conceito é utilizado para descrever a forma como os indivíduos são moldados para fazer parte de um grupo social diferente do que pertencia antes, ou seja, quando muda de cultura.

Entre as características que encontramos em todas as culturas humanas, é correto apontar:
a) que em todas as culturas os crimes são punidos, bem como em todas as culturas a noção de justiça é equivalente; assim, os valores humanos sobre o que pode ser considerado crime são universais, não variam de uma cultura para outra.
b) que toda cultura é acumulativa, seletiva e dinâmica, o que significa dizer que recebemos uma herança cultural que pode ser transformada, bem como selecionamos os costumes e conhecimentos considerados mais importantes para a nossa época.
c) que é possível encontrarmos alguns traços absolutamente semelhantes e universais, como, por exemplo, as noções de beleza e feiúra e aquilo que é aceito ou reprovado como conduta social; apesar disso outros traços são particulares, de uma única cultura, como os hábitos de consumo de alimentos.
d) que as características básicas da cultura são a adaptação, a estrutura, a teoria cognitiva e os sistemas simbólicos.
e) que não é possível encontrarmos características semelhantes em nenhuma cultura humana.

“... a cor preta significa luto entre nós, e entre os chineses é o branco que exprime esse sentimento. Um símio não saberia fazer a distinção entre um pedaço de pano, sacudido ao vento, e uma bandeira desfraldada.” (Laraia, R. B. - Cultura - um conceito antropológico, RJ: Jorge Zahar, 19ªed, pg. 55) A frase citada acima coloca de forma apropriada algumas observações acerca da cultura. Das frases abaixo, assinale a que a comenta e explica corretamente.
A) Essa afirmação diz respeito à importância da linguagem simbólica na evolução humana, fundamental para nos distinguir de outras espécies e a questão da diversidade cultural, que afirma que para perceber o significado de um símbolo é necessário conhecer a cultura que o criou.
B) O principal aspecto que a frase ressalta é que os chineses não expressam adequadamente seu sentimento de luto e que os símios confundem as informações acerca da diversidade cultural, uma vez que, em cada cultura, diferentes tipos de bandeiras são utilizadas.
C) Percebe-se que os chineses e os símios são semelhantes, pois não conseguem compreender a diferença entre cores e formas.
D) Conclui-se que a cor preta deveria ser utilizada nas bandeiras em rituais de luto entre nós, enquanto para os chineses a bandeira deveria ser branca; ao mesmo tempo coloca a incapacidade dos símios em compreender essas sutilezas culturais.
E) A importância de conhecermos adequadamente a cultura chinesa antes de utilizarmos bandeiras nos rituais de luto, para não incorrermos nos mesmos erros que um símio.

Clifford Geertz, em 1973, definiu para a antropologia o conceito de cultura conforme a frase abaixo: “Cultura é um sistema simbólico, característica fundamental e comum da humanidade de atribuir, de forma sistemática, racional e estruturada, significados e sentidos às coisas do mundo”. Assim sabemos que todas as culturas dependem da criação de símbolos para a nossa comunicação e compreensão do mundo que nos cerca. Sobre os símbolos, assinale a alternativa correta.
A) Cada cultura tem um conjunto de símbolos que lhe é própria, e não é possível encontrarmos um mesmo símbolo em duas culturas diferentes.
B) A simbolização pode ser compreendida como uma forma de evolução cultural, assim, quanto mais símbolos tem uma cultura, mais evoluída ela é.
C) Apesar dos símbolos serem próprios a cada cultura, alguns símbolos atualmente são encontrados em muitas culturas diferentes; isso é consequência principalmente da circulação de bens no mercado e das trocas culturais entre diferentes povos.
D) Apenas as religiões conseguem que seus símbolos se espalhem em diferentes culturas, mantendo o mesmo significado; já o mercado consumidor de bens depende que cada cultura crie e divulgue seus próprios símbolos.
E) Os símbolos das culturas dominantes economicamente são menos interessantes e originais que os símbolos das culturas mais tradicionais e isoladas.

A antropologia adota um tipo de pesquisa de campo chamada “etnometodologia”. Nesse tipo de pesquisa, o observador permanece durante um tempo convivendo e participando da vida do grupo pesquisado. Um dos resultados mais importantes dessa metodologia para as ciências humanas consistiu em:
A) Mergulhar nas razões mais profundas do comportamento do outro, passando a ter uma nova compreensão sobre a diversidade cultural e revelando, assim, os erros do etnocentrismo.
B) Permitir um avanço no aprofundamento do etnocentrismo, pois os pesquisadores demonstram a necessidade de haver uma única cultura mais avançada que possa influenciar todas as outras.
C) Haver uma concordância em abandonar o relativismo cultural para que as diferentes culturas fossem mais respeitadas dentro de sua própria lógica.
D) Conviver com culturas diferentes, o que permitiu aos cientistas humanos comprovarem a tese do evolucionismo cultural, criando um padrão para podermos julgar em que aspectos cada cultura pode estar mais atrasada ou mais avançada em relação às outras.
E) Aperfeiçoar as técnicas de observação, como utilizar o caderno de campo para registrar os acontecimentos, além dos recursos audiovisuais como fotografia, gravadores ou filmadoras.

A cultura nos permite dar soluções para a sobrevivência, a vida prática; mas também nos possibilita atribuir valores, uma concepção simbólica e moral para o mundo. Quando não aceitamos soluções e valores diferentes daqueles que aprendemos em nossa cultura de origem estamos praticando:
A) Aculturação.
B) Endoculturação e socialização.
C) Multiculturalismo.
D) Relativismo cultural.
E) Etnocentrismo.

“Existe uma tendência em julgar a cultura ou os hábitos e valores de outras culturas como piores, mais atrasados ou errados”. Essa tendência pode ser denominada de:
a) endoculturação
b) relativismo cultural
c) etnocentrismo
d) modelagem de comportamento
e) teorias modernas sobre a cultura.

A capacidade de simbolização e criação cultural pode ser associada à seguinte afirmação:
A) Simbolizar significa acreditar em coisas que não estão presentes, que não são palpáveis.
B) A simbolização e a criação da cultura nos possibilitam pensar no que não está presente, e comunicar nossa experiência aos próximos.
C) Simbolização é uma forma de garantir a evolução de nossa espécie, gerando uma prole cada vez mais adaptada a qualquer meio ambiente.
D) A criação cultural depende do criacionismo, que decorre de nossa imensa capacidade de simbolizar tudo que está à nossa volta.
E) Aprender a simbolizar nos deu uma vantagem em relação às outras espécies vivas, pois é uma herança genética.

Etnocentrismo pode ser definido como:
A) incapacidade de aceitar a lógica de uma cultura alheia como válida.
B) capacidade de uma cultura superar as demais, aperfeiçoando seus elementos práticos e o conhecimento.
C) transformação de uma cultura em algo estático, sem mudanças.
D) característica fundamental das culturas humanas, que permite a comunicação humana.
E) processo de modelagem do comportamento que nos torna membros de uma sociedade.

O ser humano possui inteligência e um aparelho psíquico que lhe dota das capacidades racionais e afetivas. Sabendo que essa afirmação está correta, podemos concordar que:
a) dentre as experiências que vivencia, o ser humano tem capacidade de saber exatamente o que é real e o que é projeção de seus próprios desejos e influências do meio, o tempo todo.
b) o real depende daquilo que cada indivíduo pensa que está acontecendo, pois é uma construção subjetiva, ou seja, da mente de cada um.
c) ao experimentar diferentes vivências, o indivíduo precisa refletir racionalmente sobre elas para entender o que faz parte de sua percepção, o que é real e o que é imaginação ou sentimentos.
d) todo o real é fruto de uma construção ao mesmo tempo individual e social, baseada em valores e símbolos construídos culturalmente.
e) a imaginação contamina sempre e em qualquer situação a percepção do real, por isso, a cada cultura o imaginário pessoal e social é diferente.

Partindo da premissa que cada cultura tem lógica própria, e que os hábitos e técnicas de cada uma fazem parte de sua especificidade, podemos afirmar que:
A) Todas são iguais em seu status cultural.
B) Há superiores e inferiores em status cultural.
C) As sociedades que acreditam em magia devem ser vistas como culturalmente primitivas.
D) As sociedades que possuem muita tecnologia devem ser vistas como mais desenvolvidas culturalmente.
E) As sociedades que não fazem parte do processo de globalização devem ser vistas como menos desenvolvidas culturalmente.

Comparando o período anterior ao fenômeno da globalização cultural com os dias atuais e a principal diferença em relação à forma como os símbolos de cada cultura operam para influenciar seus indivíduos, é correto afirmar que:
a) antes da globalização os símbolos de uma cultura eram mais “enraizados”, ou seja, faziam parte do lugar em que um povo desenvolve seus costumes, e hoje eles estão mais “desenraizados”, ou seja, estão presentes em muitos lugares.
b) atualmente é mais difícil para uma pessoa de qualquer cultura ser influenciada por símbolos de outras culturas. Principalmente porque a intensificação das trocas por meio do mercado de consumo estimula apenas as tradições culturais.
c) com a globalização há uma troca cultural que iguala as culturas do mundo todo, e antes da globalização existia uma diversidade cultural maior.
d) como a criação e a transmissão dos símbolos são processos determinados geograficamente e biologicamente, a globalização não afetou a forma como eles influenciam os indivíduos.
e) a globalização colocou um fim ao multiculturalismo, pois intensificou a padronização cultural.

Ao longo do tempo, vários autores se dedicaram a desenvolver o conceito de cultura. Em seu capítulo intitulado “Antecedentes históricos do conceito de cultura” (Laraia, Roque B. Cultura - um conceito antropológico, RJ: Jorge Zahar, 19 ª Ed.) o autor demonstra que:
A) Diversos autores destacaram a coerência e a veracidade das teorias evolucionistas.
B) Diversos autores contribuíram para a negação do conceito antropológico de cultura.
C) Não há diferenças entre as visões de mundo, a cultura sempre se apresenta de uma mesma forma em qualquer sociedade.
D) Um índio amazonense concebe o mundo e a sua forma de vida da mesma maneira que um paulistano que sempre viveu na cidade de São Paulo.
E) Na concepção de mundo, todo ser humano deve se submeter aos seus instintos e desprezar a cultura em que vive.

É um processo que acompanha os indivíduos ao longo de suas vidas, lhes permitindo um aprendizado dos comportamentos adequados para viver em sociedade. Pode ser compreendido como um processo de “modelagem”, que tem início na família e que nos torna membros de uma sociedade. O pensamento acima refere-se ao conceito de:
A) Evolução cultural.
B) Diversidade cultural.
C) Socialização.
D) Globalização cultural.
E) Etnocentrismo.

Analise as frases a seguir sobre os efeitos da cultura em nosso comportamento, e assinale a alternativa correta.
I - Ao adquirir a cultura, o homem deixa de agir de acordo com seu instinto natural.
II - A linguagem não é apenas uma forma de comunicação, mas tem relação com os significados que cada cultura atribui ao mundo.
III - A linguagem humana foi um processo de desenvolvimento por meio da cultura.
IV - O gosto e o comportamento do indivíduo são determinados pelo grupo em que ele vive.
V - As condutas morais de cada indivíduo não dependem de sua cultura.
A) Todas as afirmativas estão corretas.
B) Estão corretas as afirmativas I, II e III.
C) Estão corretas as afirmativas I, III e IV.
D) Estão corretas as afirmativas I, III e V.
E) Estão corretas as afirmativas I, II, III e IV.

Sabemos que ao longo da história, quando as diferentes sociedades são colocadas em contato, acabam de alguma forma se influenciando culturalmente, ou seja, “trocam” ou adotam hábitos umas das outras. Com a chamada “globalização”, um dos efeitos sobre esse fenômeno é (são):
A) As diferentes culturas do mundo que não possuem mais nenhuma tradição ou originalidade, pois o efeito mais marcante da globalização foi homogeneizar as culturas, tornando-as todas idênticas.
B) As diferentes culturas do mundo que se fecharam para as possíveis influências externas, pois a globalização é um fenômeno econômico que impõe barreiras alfandegárias como forma de garantir o crescimento do mercado.
C) O fato de existir uma influência cultural maior dos países mais ricos sobre os mais dependentes economicamente, entretanto em nenhuma época histórica anterior houve tanta aceitação de influências mútuas.
D) O fato de que antes da globalização os países mais tradicionais e mais dependentes influenciavam de forma mais intensa os países mais ricos e modernos; agora o que acontece é o inverso.
E) O fato de a globalização possibilitar o isolamento cultural dos povos mais tradicionais e aumentar o ritmo de mudança de hábitos nos países mais ativos economicamente no chamado “mercado global.

Entre as características de comportamento que servem para diferenciarmos o ser humano das demais espécies, podemos citar:
A) O uso dos instintos como modelo para estabelecer as regras de conduta coletiva.
B) A evolução biológica superior a outras espécies, a presença do determinismo biológico, a imposição de condutas baseadas nas tradições e os hábitos biológicos.
C) A presença do livre-arbítrio, o crescimento do polegar opositor, a manipulação genética e a presença de determinismo biológico.
D) As características inatas e as características instintivas.
E) O raciocínio, a linguagem, a construção e o uso de ferramentas, a postura ereta, a plasticidade de comportamento, o que significa que podemos modelar nosso comportamento conforme o contexto.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

O comportamento humano está intimamente associado com a presença da cultura. Sobre a importância desse fato, assinale a alternativa correta.
A) A cultura é o que garante que o ser humano evolua, por isso podemos encontrar alguns povos menos evoluídos que outros.
B) A cultura garante que cada geração receba todo o conhecimento produzido anteriormente, por meio da educação e da comunicação, por isso não dependemos dos instintos para sobreviver.
C) Podemos afirmar que existe relação entre a diversidade cultural e o determinismo biológico.
D) A cada geração a cultura evolui mais, garantindo ao ser humano que nossos descendentes recebam um mesmo padrão biológico.
E) A cultura está associada com a capacidade de inteligência, por isso temos o fenômeno da diversidade cultural.

Todas as culturas dependem da nossa capacidade de simbolização. Sobre a importância dos símbolos nas culturas humanas, assinale a alternativa correta.
A) Os símbolos de uma cultura são visíveis, como, por exemplo, nas religiões, na vestimenta e até mesmo nos hábitos alimentares das pessoas.
B) Simbolizar significa criar um alfabeto que possa expressar a linguagem de um povo; os símbolos são apenas a forma de expressão da língua escrita e falada.
C) Não é possível interpretar símbolos de culturas diferentes, pois apenas os indivíduos socializados em uma cultura podem interpretar adequadamente seus próprios símbolos.
D) Simbolizar pode ser definido como a capacidade humana de se organizar para dividir tarefas, se organizar em grupos e criar especialização do trabalho.
E) Apenas nas religiões podemos encontrar a capacidade de simbolização humana, enquanto os outros aspectos de nossa vida social são resultantes de nossa herança genética.

A pesquisa de campo realizada pelos antropólogos que convivem com os indivíduos de uma outra cultura, participando de sua vida cotidiana, mudou a forma como encaramos atualmente a diversidade cultural. A esse respeito, assinale a alternativa correta.
a) por meio desse tipo de pesquisa, pôde-se compreender que não é possível uma cultura influenciar outras, pois cada uma tem sua própria totalidade, impedindo qualquer forma de multiculturalismo.
b) com essas pesquisas pudemos concluir que a diversidade cultural impede a evolução cultural da humanidade.
c) como resultado das pesquisas de campo, foi possível constatar que o determinismo biológico é uma tese correta, mas o determinismo geográfico deixou de influenciar as diferentes culturas com o passar do tempo.
d) ao realizar essa pesquisa, o antropólogo não deve se envolver com os hábitos da cultura estudada e deve manter uma postura de julgamento a partir de seus próprios valores.
e) ao realizar essa pesquisa, o antropólogo deve se colocar no lugar do outro, para relativizar seus julgamentos e poder compreender profundamente os valores alheios.

A respeito do conceito de diversidade cultural, assinale a alternativa correta.
A) Esse conceito é utilizado para descrever a diferença de culturas de um país para o outro.
B) É possível haver diversidade tanto de um país para o outro, como dentro de um mesmo país.
C) Utilizamos o conceito para descrever o processo de influências culturais dentro da globalização.
D) Não é correto afirmar que a diversidade cultural acompanha o ser humano, ou seja, que sempre fez parte da nossa realidade.
E) Esse conceito é utilizado para descrever a forma como os indivíduos são moldados para fazer parte de um grupo social diferente do que pertencia antes, ou seja, quando muda de cultura.

Entre as características que encontramos em todas as culturas humanas, é correto apontar:
a) que em todas as culturas os crimes são punidos, bem como em todas as culturas a noção de justiça é equivalente; assim, os valores humanos sobre o que pode ser considerado crime são universais, não variam de uma cultura para outra.
b) que toda cultura é acumulativa, seletiva e dinâmica, o que significa dizer que recebemos uma herança cultural que pode ser transformada, bem como selecionamos os costumes e conhecimentos considerados mais importantes para a nossa época.
c) que é possível encontrarmos alguns traços absolutamente semelhantes e universais, como, por exemplo, as noções de beleza e feiúra e aquilo que é aceito ou reprovado como conduta social; apesar disso outros traços são particulares, de uma única cultura, como os hábitos de consumo de alimentos.
d) que as características básicas da cultura são a adaptação, a estrutura, a teoria cognitiva e os sistemas simbólicos.
e) que não é possível encontrarmos características semelhantes em nenhuma cultura humana.

“... a cor preta significa luto entre nós, e entre os chineses é o branco que exprime esse sentimento. Um símio não saberia fazer a distinção entre um pedaço de pano, sacudido ao vento, e uma bandeira desfraldada.” (Laraia, R. B. - Cultura - um conceito antropológico, RJ: Jorge Zahar, 19ªed, pg. 55) A frase citada acima coloca de forma apropriada algumas observações acerca da cultura. Das frases abaixo, assinale a que a comenta e explica corretamente.
A) Essa afirmação diz respeito à importância da linguagem simbólica na evolução humana, fundamental para nos distinguir de outras espécies e a questão da diversidade cultural, que afirma que para perceber o significado de um símbolo é necessário conhecer a cultura que o criou.
B) O principal aspecto que a frase ressalta é que os chineses não expressam adequadamente seu sentimento de luto e que os símios confundem as informações acerca da diversidade cultural, uma vez que, em cada cultura, diferentes tipos de bandeiras são utilizadas.
C) Percebe-se que os chineses e os símios são semelhantes, pois não conseguem compreender a diferença entre cores e formas.
D) Conclui-se que a cor preta deveria ser utilizada nas bandeiras em rituais de luto entre nós, enquanto para os chineses a bandeira deveria ser branca; ao mesmo tempo coloca a incapacidade dos símios em compreender essas sutilezas culturais.
E) A importância de conhecermos adequadamente a cultura chinesa antes de utilizarmos bandeiras nos rituais de luto, para não incorrermos nos mesmos erros que um símio.

Clifford Geertz, em 1973, definiu para a antropologia o conceito de cultura conforme a frase abaixo: “Cultura é um sistema simbólico, característica fundamental e comum da humanidade de atribuir, de forma sistemática, racional e estruturada, significados e sentidos às coisas do mundo”. Assim sabemos que todas as culturas dependem da criação de símbolos para a nossa comunicação e compreensão do mundo que nos cerca. Sobre os símbolos, assinale a alternativa correta.
A) Cada cultura tem um conjunto de símbolos que lhe é própria, e não é possível encontrarmos um mesmo símbolo em duas culturas diferentes.
B) A simbolização pode ser compreendida como uma forma de evolução cultural, assim, quanto mais símbolos tem uma cultura, mais evoluída ela é.
C) Apesar dos símbolos serem próprios a cada cultura, alguns símbolos atualmente são encontrados em muitas culturas diferentes; isso é consequência principalmente da circulação de bens no mercado e das trocas culturais entre diferentes povos.
D) Apenas as religiões conseguem que seus símbolos se espalhem em diferentes culturas, mantendo o mesmo significado; já o mercado consumidor de bens depende que cada cultura crie e divulgue seus próprios símbolos.
E) Os símbolos das culturas dominantes economicamente são menos interessantes e originais que os símbolos das culturas mais tradicionais e isoladas.

A antropologia adota um tipo de pesquisa de campo chamada “etnometodologia”. Nesse tipo de pesquisa, o observador permanece durante um tempo convivendo e participando da vida do grupo pesquisado. Um dos resultados mais importantes dessa metodologia para as ciências humanas consistiu em:
A) Mergulhar nas razões mais profundas do comportamento do outro, passando a ter uma nova compreensão sobre a diversidade cultural e revelando, assim, os erros do etnocentrismo.
B) Permitir um avanço no aprofundamento do etnocentrismo, pois os pesquisadores demonstram a necessidade de haver uma única cultura mais avançada que possa influenciar todas as outras.
C) Haver uma concordância em abandonar o relativismo cultural para que as diferentes culturas fossem mais respeitadas dentro de sua própria lógica.
D) Conviver com culturas diferentes, o que permitiu aos cientistas humanos comprovarem a tese do evolucionismo cultural, criando um padrão para podermos julgar em que aspectos cada cultura pode estar mais atrasada ou mais avançada em relação às outras.
E) Aperfeiçoar as técnicas de observação, como utilizar o caderno de campo para registrar os acontecimentos, além dos recursos audiovisuais como fotografia, gravadores ou filmadoras.

A cultura nos permite dar soluções para a sobrevivência, a vida prática; mas também nos possibilita atribuir valores, uma concepção simbólica e moral para o mundo. Quando não aceitamos soluções e valores diferentes daqueles que aprendemos em nossa cultura de origem estamos praticando:
A) Aculturação.
B) Endoculturação e socialização.
C) Multiculturalismo.
D) Relativismo cultural.
E) Etnocentrismo.

“Existe uma tendência em julgar a cultura ou os hábitos e valores de outras culturas como piores, mais atrasados ou errados”. Essa tendência pode ser denominada de:
a) endoculturação
b) relativismo cultural
c) etnocentrismo
d) modelagem de comportamento
e) teorias modernas sobre a cultura.

A capacidade de simbolização e criação cultural pode ser associada à seguinte afirmação:
A) Simbolizar significa acreditar em coisas que não estão presentes, que não são palpáveis.
B) A simbolização e a criação da cultura nos possibilitam pensar no que não está presente, e comunicar nossa experiência aos próximos.
C) Simbolização é uma forma de garantir a evolução de nossa espécie, gerando uma prole cada vez mais adaptada a qualquer meio ambiente.
D) A criação cultural depende do criacionismo, que decorre de nossa imensa capacidade de simbolizar tudo que está à nossa volta.
E) Aprender a simbolizar nos deu uma vantagem em relação às outras espécies vivas, pois é uma herança genética.

Etnocentrismo pode ser definido como:
A) incapacidade de aceitar a lógica de uma cultura alheia como válida.
B) capacidade de uma cultura superar as demais, aperfeiçoando seus elementos práticos e o conhecimento.
C) transformação de uma cultura em algo estático, sem mudanças.
D) característica fundamental das culturas humanas, que permite a comunicação humana.
E) processo de modelagem do comportamento que nos torna membros de uma sociedade.

O ser humano possui inteligência e um aparelho psíquico que lhe dota das capacidades racionais e afetivas. Sabendo que essa afirmação está correta, podemos concordar que:
a) dentre as experiências que vivencia, o ser humano tem capacidade de saber exatamente o que é real e o que é projeção de seus próprios desejos e influências do meio, o tempo todo.
b) o real depende daquilo que cada indivíduo pensa que está acontecendo, pois é uma construção subjetiva, ou seja, da mente de cada um.
c) ao experimentar diferentes vivências, o indivíduo precisa refletir racionalmente sobre elas para entender o que faz parte de sua percepção, o que é real e o que é imaginação ou sentimentos.
d) todo o real é fruto de uma construção ao mesmo tempo individual e social, baseada em valores e símbolos construídos culturalmente.
e) a imaginação contamina sempre e em qualquer situação a percepção do real, por isso, a cada cultura o imaginário pessoal e social é diferente.

Partindo da premissa que cada cultura tem lógica própria, e que os hábitos e técnicas de cada uma fazem parte de sua especificidade, podemos afirmar que:
A) Todas são iguais em seu status cultural.
B) Há superiores e inferiores em status cultural.
C) As sociedades que acreditam em magia devem ser vistas como culturalmente primitivas.
D) As sociedades que possuem muita tecnologia devem ser vistas como mais desenvolvidas culturalmente.
E) As sociedades que não fazem parte do processo de globalização devem ser vistas como menos desenvolvidas culturalmente.

Comparando o período anterior ao fenômeno da globalização cultural com os dias atuais e a principal diferença em relação à forma como os símbolos de cada cultura operam para influenciar seus indivíduos, é correto afirmar que:
a) antes da globalização os símbolos de uma cultura eram mais “enraizados”, ou seja, faziam parte do lugar em que um povo desenvolve seus costumes, e hoje eles estão mais “desenraizados”, ou seja, estão presentes em muitos lugares.
b) atualmente é mais difícil para uma pessoa de qualquer cultura ser influenciada por símbolos de outras culturas. Principalmente porque a intensificação das trocas por meio do mercado de consumo estimula apenas as tradições culturais.
c) com a globalização há uma troca cultural que iguala as culturas do mundo todo, e antes da globalização existia uma diversidade cultural maior.
d) como a criação e a transmissão dos símbolos são processos determinados geograficamente e biologicamente, a globalização não afetou a forma como eles influenciam os indivíduos.
e) a globalização colocou um fim ao multiculturalismo, pois intensificou a padronização cultural.

Ao longo do tempo, vários autores se dedicaram a desenvolver o conceito de cultura. Em seu capítulo intitulado “Antecedentes históricos do conceito de cultura” (Laraia, Roque B. Cultura - um conceito antropológico, RJ: Jorge Zahar, 19 ª Ed.) o autor demonstra que:
A) Diversos autores destacaram a coerência e a veracidade das teorias evolucionistas.
B) Diversos autores contribuíram para a negação do conceito antropológico de cultura.
C) Não há diferenças entre as visões de mundo, a cultura sempre se apresenta de uma mesma forma em qualquer sociedade.
D) Um índio amazonense concebe o mundo e a sua forma de vida da mesma maneira que um paulistano que sempre viveu na cidade de São Paulo.
E) Na concepção de mundo, todo ser humano deve se submeter aos seus instintos e desprezar a cultura em que vive.

É um processo que acompanha os indivíduos ao longo de suas vidas, lhes permitindo um aprendizado dos comportamentos adequados para viver em sociedade. Pode ser compreendido como um processo de “modelagem”, que tem início na família e que nos torna membros de uma sociedade. O pensamento acima refere-se ao conceito de:
A) Evolução cultural.
B) Diversidade cultural.
C) Socialização.
D) Globalização cultural.
E) Etnocentrismo.

Analise as frases a seguir sobre os efeitos da cultura em nosso comportamento, e assinale a alternativa correta.
I - Ao adquirir a cultura, o homem deixa de agir de acordo com seu instinto natural.
II - A linguagem não é apenas uma forma de comunicação, mas tem relação com os significados que cada cultura atribui ao mundo.
III - A linguagem humana foi um processo de desenvolvimento por meio da cultura.
IV - O gosto e o comportamento do indivíduo são determinados pelo grupo em que ele vive.
V - As condutas morais de cada indivíduo não dependem de sua cultura.
A) Todas as afirmativas estão corretas.
B) Estão corretas as afirmativas I, II e III.
C) Estão corretas as afirmativas I, III e IV.
D) Estão corretas as afirmativas I, III e V.
E) Estão corretas as afirmativas I, II, III e IV.

Sabemos que ao longo da história, quando as diferentes sociedades são colocadas em contato, acabam de alguma forma se influenciando culturalmente, ou seja, “trocam” ou adotam hábitos umas das outras. Com a chamada “globalização”, um dos efeitos sobre esse fenômeno é (são):
A) As diferentes culturas do mundo que não possuem mais nenhuma tradição ou originalidade, pois o efeito mais marcante da globalização foi homogeneizar as culturas, tornando-as todas idênticas.
B) As diferentes culturas do mundo que se fecharam para as possíveis influências externas, pois a globalização é um fenômeno econômico que impõe barreiras alfandegárias como forma de garantir o crescimento do mercado.
C) O fato de existir uma influência cultural maior dos países mais ricos sobre os mais dependentes economicamente, entretanto em nenhuma época histórica anterior houve tanta aceitação de influências mútuas.
D) O fato de que antes da globalização os países mais tradicionais e mais dependentes influenciavam de forma mais intensa os países mais ricos e modernos; agora o que acontece é o inverso.
E) O fato de a globalização possibilitar o isolamento cultural dos povos mais tradicionais e aumentar o ritmo de mudança de hábitos nos países mais ativos economicamente no chamado “mercado global.

Entre as características de comportamento que servem para diferenciarmos o ser humano das demais espécies, podemos citar:
A) O uso dos instintos como modelo para estabelecer as regras de conduta coletiva.
B) A evolução biológica superior a outras espécies, a presença do determinismo biológico, a imposição de condutas baseadas nas tradições e os hábitos biológicos.
C) A presença do livre-arbítrio, o crescimento do polegar opositor, a manipulação genética e a presença de determinismo biológico.
D) As características inatas e as características instintivas.
E) O raciocínio, a linguagem, a construção e o uso de ferramentas, a postura ereta, a plasticidade de comportamento, o que significa que podemos modelar nosso comportamento conforme o contexto.

Prévia do material em texto

SIMULADO HOMEM E SOCIEDADE 
QUESTÃO 1: O comportamento humano está intimamente associado com a presença da cultura. 
Sobre a importância desse fato, assinale a alternativa correta. 
A) A cultura é o que garante que o ser humano evolua, por isso podemos encontrar alguns povos menos evoluídos que 
outros. 
B) A cultura garante que cada geração receba todo o conhecimento produzido anteriormente, por meio da 
educação e da comunicação, por isso não dependemos dos instintos para sobreviver. 
C) Podemos afirmar que existe relação entre a diversidade cultural e o determinismo biológico. 
D) A cada geração a cultura evolui mais, garantindo ao ser humano que nossos descendentes recebam um mesmo 
padrão biológico. 
E) A cultura está associada com a capacidade de inteligência, por isso temos o fenômeno da diversidade cultural. 
 
QUESTÃO 2: Todas as culturas dependem da nossa capacidade de simbolização. Sobre a importância dos 
símbolos nas culturas humanas, assinale a alternativa correta. 
A) Os símbolos de uma cultura são visíveis, como, por exemplo, nas religiões, na vestimenta e até mesmo nos 
hábitos alimentares das pessoas. 
B) Simbolizar significa criar um alfabeto que possa expressar a linguagem de um povo; os símbolos são apenas a forma 
de expressão da língua escrita e falada. 
C) Não é possível interpretar símbolos de culturas diferentes, pois apenas os indivíduos socializados em uma cultura 
podem interpretar adequadamente seus próprios símbolos. 
D) Simbolizar pode ser definido como a capacidade humana de se organizar para dividir tarefas, se organizar em grupos e 
criar especialização do trabalho. 
E) Apenas nas religiões podemos encontrar a capacidade de simbolização humana, enquanto os outros aspectos de 
nossa vida social são resultantes de nossa herança genética. 
 
QUESTÃO 3: A pesquisa de campo realizada pelos antropólogos que convivem com os indivíduos de uma outra 
cultura, participando de sua vida cotidiana, mudou a forma como encaramos atualmente a diversidade cultural. A 
esse respeito, assinale a alternativa correta. 
A) Por meio desse tipo de pesquisa, pôde-se compreender que não é possível uma cultura influenciar outras, pois cada 
uma tem sua própria totalidade, impedindo qualquer forma de multiculturalismo. 
B) Com essas pesquisas pudemos concluir que a diversidade cultural impede a evolução cultural da humanidade. 
C) Como resultado das pesquisas de campo, foi possível constatar que o determinismo biológico é uma tese correta, mas 
o determinismo geográfico deixou de influenciar as diferentes culturas com o passar do tempo. 
D) Ao realizar essa pesquisa, o antropólogo não deve se envolver com os hábitos da cultura estudada e deve manter uma 
postura de julgamento a partir de seus próprios valores. 
E) Ao realizar essa pesquisa, o antropólogo deve se colocar no lugar do outro, para relativizar seus julgamentos e 
poder compreender profundamente os valores alheios. 
 
QUESTÃO 4: A respeito do conceito de diversidade cultural, assinale a alternativa correta. 
A) Esse conceito é utilizado para descrever a diferença de culturas de um país para o outro. 
B) É possível haver diversidade tanto de um país para o outro, como dentro de um mesmo país. 
C) Utilizamos o conceito para descrever o processo de influências culturais dentro da globalização. 
D) Não é correto afirmar que a diversidade cultural acompanha o ser humano, ou seja, que sempre fez parte da nossa 
realidade. 
E) Esse conceito é utilizado para descrever a forma como os indivíduos são moldados para fazer parte de um grupo social 
diferente do que pertencia antes, ou seja, quando muda de cultura. 
 
QUESTÃO 5: Entre as características que encontramos em todas as culturas humanas, é correto apontar: 
A) Que em todas as culturas os crimes são punidos, bem como em todas as culturas a noção de justiça é equivalente; 
assim, os valores humanos sobre o que pode ser considerado crime são universais, não variam de uma cultura para outra. 
B) Que toda cultura é acumulativa, seletiva e dinâmica, o que significa dizer que recebemos uma herança cultural 
que pode ser transformada, bem como selecionamos os costumes e conhecimentos considerados mais 
importantes para a nossa época. 
C) Que é possível encontrarmos alguns traços absolutamente semelhantes e universais, como, por exemplo, as noções 
de beleza e feiúra e aquilo que é aceito ou reprovado como conduta social; apesar disso outros traços são particulares, de 
uma única cultura, como os hábitos de consumo de alimentos. 
D) Que as características básicas da cultura são a adaptação, a estrutura, a teoria cognitiva e os sistemas simbólicos. 
E) Que não é possível encontrarmos características semelhantes em nenhuma cultura humana. 
 
QUESTÃO 6: “... a cor preta significa luto entre nós, e entre os chineses é o branco que exprime esse sentimento. 
Um símio não saberia fazer a distinção entre um pedaço de pano, sacudido ao vento, e uma bandeira 
desfraldada.” (Laraia, R. B. - Cultura - um conceito antropológico, RJ: Jorge 
Zahar, 19ªed, pg. 55) 
A frase citada acima coloca de forma apropriada algumas observações acerca da cultura. Das frases abaixo, 
assinale a que a comenta e explica corretamente. 
A) Essa afirmação diz respeito à importância da linguagem simbólica na evolução humana, fundamental para nos 
distinguir de outras espécies e a questão da diversidade cultural, que afirma que para perceber o significado de 
um símbolo é necessário conhecer a cultura que o criou. 
B) O principal aspecto que a frase ressalta é que os chineses não expressam adequadamente seu sentimento de luto e 
que os símios confundem as informações acerca da diversidade cultural, uma vez que, em cada cultura, diferentes tipos 
de bandeiras são utilizadas. 
C) Percebe-se que os chineses e os símios são semelhantes, pois não conseguem compreender a diferença entre cores e 
formas. 
D) Conclui-se que a cor preta deveria ser utilizada nas bandeiras em rituais de luto entre nós, enquanto para os chineses a 
bandeira deveria ser branca; ao mesmo tempo coloca a incapacidade dos símios em compreender essas sutilezas 
culturais. 
E) A importância de conhecermos adequadamente a cultura chinesa antes de utilizarmos bandeiras nos rituais de luto, 
para não incorrermos nos mesmos erros que um símio. 
 
QUESTÃO 7: Clifford Geertz, em 1973, definiu para a antropologia o conceito de cultura conforme a frase abaixo: 
“Cultura é um sistema simbólico, característica fundamental e comum da humanidade de atribuir, de forma sistemática, 
racional e estruturada, significados e sentidos às coisas do mundo”. 
Assim sabemos que todas as culturas dependem da criação de símbolos para a nossa comunicação e 
compreensão do mundo que nos cerca. Sobre os símbolos, assinale a alternativa correta. 
A) Cada cultura tem um conjunto de símbolos que lhe é própria, e não é possível encontrarmos um mesmo símbolo em 
duas culturas diferentes. 
B) A simbolização pode ser compreendida como uma forma de evolução cultural, assim, quanto mais símbolos tem uma 
cultura, mais evoluída ela é. 
C) Apesar dos símbolos serem próprios a cada cultura, alguns símbolos atualmente são encontrados em muitas 
culturas diferentes; isso é consequência principalmente da circulação de bens no mercado e das trocas culturais 
entre diferentes povos. 
D) Apenas as religiões conseguem que seus símbolos se espalhem em diferentes culturas, mantendo o mesmo 
significado; já o mercado consumidor de bens depende que cada cultura crie e divulgue seus próprios símbolos. 
E) Os símbolos das culturas dominantes economicamente são menos interessantes e originais que os símbolos das 
culturas mais tradicionais e isoladas. 
 
QUESTÃO 8: A antropologia adota um tipo de pesquisa de campo chamada “etnometodologia”. 
Nesse tipo de pesquisa, o observador permanece durante um tempo convivendo e participando da vida do grupo 
pesquisado. Um dos resultados mais importantesdessa metodologia para as ciências humanas consistiu em: 
A) Mergulhar nas razões mais profundas do comportamento do outro, passando a ter uma nova compreensão 
sobre a diversidade cultural e revelando, assim, os erros do etnocentrismo. 
B) Permitir um avanço no aprofundamento do etnocentrismo, pois os pesquisadores demonstram a necessidade de haver 
uma única cultura mais avançada que possa influenciar todas as outras. 
C) Haver uma concordância em abandonar o relativismo cultural para que as diferentes culturas fossem mais respeitadas 
dentro de sua própria lógica. 
D) Conviver com culturas diferentes, o que permitiu aos cientistas humanos comprovarem a tese do evolucionismo 
cultural, criando um padrão para podermos julgar em que aspectos cada cultura pode estar mais atrasada ou mais 
avançada em relação às outras. 
E) Aperfeiçoar as técnicas de observação, como utilizar o caderno de campo para registrar os acontecimentos, além dos 
recursos audiovisuais como fotografia, gravadores ou filmadoras. 
 
QUESTÃO 9: A cultura nos permite dar soluções para a sobrevivência, a vida prática; mas também nos possibilita 
atribuir valores, uma concepção simbólica e moral para o mundo. Quando não aceitamos soluções e valores 
diferentes daqueles que aprendemos em nossa cultura de origem estamos praticando: 
A) Aculturação. 
B) Endoculturação e socialização. 
C) Multiculturalismo. 
D) Relativismo cultural. 
E) Etnocentrismo. 
 
QUESTÃO 10: “Existe uma tendência em julgar a cultura ou os hábitos e valores de outras culturas como piores, 
mais atrasados ou errados”. Essa tendência pode ser denominada de: 
A) Endoculturação. 
B) Relativismo cultural. 
C) Etnocentrismo. 
D) Modelagem de comportamento. 
E) Teorias modernas sobre a cultura. 
 
QUESTÃO 11: A capacidade de simbolização e criação cultural pode ser associada à seguinte afirmação: 
A) Simbolizar significa acreditar em coisas que não estão presentes, que não são palpáveis. 
B) A simbolização e a criação da cultura nos possibilitam pensar no que não está presente, e comunicar nossa 
experiência aos próximos. 
C) Simbolização é uma forma de garantir a evolução de nossa espécie, gerando uma prole cada vez mais adaptada a 
qualquer meio ambiente. 
D) A criação cultural depende do criacionismo, que decorre de nossa imensa capacidade de simbolizar tudo que está à 
nossa volta. 
E) Aprender a simbolizar nos deu uma vantagem em relação às outras espécies vivas, pois é uma herança genética. 
 
QUESTÃO 12: Etnocentrismo pode ser definido como: 
A) Incapacidade de aceitar a lógica de uma cultura alheia como válida. 
B) Capacidade de uma cultura superar as demais, aperfeiçoando seus elementos práticos e o conhecimento. 
C) Transformação de uma cultura em algo estático, sem mudanças. 
D) Característica fundamental das culturas humanas, que permite a comunicação humana. 
E) Processo de modelagem do comportamento que nos torna membros de uma sociedade. 
 
QUESTÃO 13: O ser humano possui inteligência e um aparelho psíquico que lhe dota das capacidades racionais e 
afetivas. Sabendo que essa afirmação está correta, podemos concordar que: 
A) Dentre as experiências que vivencia, o ser humano tem capacidade de saber exatamente o que é real e o que é 
projeção de seus próprios desejos e influências do meio, o tempo todo. 
B) O real depende daquilo que cada indivíduo pensa que está acontecendo, pois é uma construção subjetiva, ou seja, da 
mente de cada um. 
C) Ao experimentar diferentes vivências, o indivíduo precisa refletir racionalmente sobre elas para entender o que faz 
parte de sua percepção, o que é real e o que é imaginação ou sentimentos. 
D) Todo o real é fruto de uma construção ao mesmo tempo individual e social, baseada em valores e símbolos 
construídos culturalmente. 
E) A imaginação contamina sempre e em qualquer situação a percepção do real, por isso, a cada cultura o imaginário 
pessoal e social é diferente. 
 
QUESTÃO 14: Partindo da premissa que cada cultura tem lógica própria, e que os hábitos e técnicas de cada uma 
fazem parte de sua especificidade, podemos afirmar que: 
A) Todas são iguais em seu status cultural. 
B) Há superiores e inferiores em status cultural. 
C) As sociedades que acreditam em magia devem ser vistas como culturalmente primitivas. 
D) As sociedades que possuem muita tecnologia devem ser vistas como mais desenvolvidas culturalmente. 
E) As sociedades que não fazem parte do processo de globalização devem ser vistas como menos desenvolvidas 
culturalmente. 
 
QUESTÃO 15: Um dos pioneiros da antropologia a desenvolver o conceito de cultura foi o americano Franz Boas, 
que afirma que cada cultura tem uma particularidade histórica. Sobre a importância do desenvolvimento do 
conceito de cultura dentro da proposta desse autor, indique a alternativa correta. 
A) Para Boas e a antropologia, só podemos identificar a produção de cultura a partir da produção de documentos escritos. 
B) Os povos desenvolvem a cultura a partir do meio em que vivem e podem ser vistos como povos de cultura exatamente 
iguais. 
C) Para a antropologia, é a partir das experiências vividas pelos povos, em seus locais e em sua história, que 
cada povo desenvolve a sua cultura. 
D) Todos os povos, independentemente do local em que vivem, desenvolvem a cultura de uma mesma forma. 
E) Tanto Franz Boas como Edward Tylor pensam de forma idêntica sobre cultura: as culturas são diferentes e podemos 
compará-las em seu grau de desenvolvimento (selvagem, bárbara e civilizada). 
 
QUESTÃO 16: Comparando o período anterior ao fenômeno da globalização cultural com os dias atuais e a 
principal diferença em relação à forma como os símbolos de cada cultura operam para influenciar seus 
indivíduos, é correto afirmar que: 
A) Antes da globalização os símbolos de uma cultura eram mais “enraizados”, ou seja, faziam parte do lugar em 
que um povo desenvolve seus costumes, e hoje eles estão mais “desenraizados”, ou seja, estão presentes em 
muitos lugares. 
B) Atualmente é mais difícil para uma pessoa de qualquer cultura ser influenciada por símbolos de outras culturas. 
Principalmente porque a intensificação das trocas por meio do mercado de consumo estimula apenas as tradições 
culturais. 
C) Com a globalização há uma troca cultural que iguala as culturas do mundo todo, e antes da globalização existia uma 
diversidade cultural maior. 
D) Como a criação e a transmissão dos símbolos são processos determinados geograficamente e biologicamente, a 
globalização não afetou a forma como eles influenciam os indivíduos. 
E) A globalização colocou um fim ao multiculturalismo, pois intensificou a padronização cultural. 
 
QUESTÃO 17: Ao longo do tempo, vários autores se dedicaram a desenvolver o conceito de cultura. Em seu 
capítulo intitulado “Antecedentes históricos do conceito de cultura” (Laraia, Roque B. Cultura - um conceito 
antropológico, RJ: Jorge Zahar, 19 ª Ed.) o autor demonstra que: 
A) Diversos autores destacaram a coerência e a veracidade das teorias evolucionistas. 
B) Diversos autores contribuíram para a negação do conceito antropológico de cultura. 
C) Diversos autores negaram o caráter inato da cultura, já que a humanidade é dotada de capacidade de assimilar 
ideias e transmiti-las aos seus descendentes, não sendo a cultura resultado de uma determinação biológica. 
D) Diversos autores procuraram demonstrar que a cultura inclui um conjunto de conhecimentos, crenças, arte, moral, 
costumes, ou seja, características adquiridas de forma homogênea e semelhante em todas as culturas ou etnias. 
E) Diversos autores contribuíram para a redução do conceito de cultura, já que esta seria um atributo exclusivo dos povos 
europeus. 
 
QUESTÃO 18: Partindo do princípio de que a cultura é uma lente através da qual o homem vê o mundo, pessoas 
de culturas diferentes usam lentes diferentes e, portanto, têm visões distintas das coisas. Assinale a alternativacorreta. 
A) A visão de mundo determina as respostas e o comportamento humano a partir da sociedade em que está 
inserido. 
B) O processo de alimentar-se é característica de todo ser vivo, portanto, o homem se alimenta de uma mesma maneira 
em qualquer que seja a cultura de que faça parte. 
C) Não há diferenças entre as visões de mundo, a cultura sempre se apresenta de uma mesma forma em qualquer 
sociedade. 
D) Um índio amazonense concebe o mundo e a sua forma de vida da mesma maneira que um paulistano que sempre 
viveu na cidade de São Paulo. 
E) Na concepção de mundo, todo ser humano deve se submeter aos seus instintos e desprezar a cultura em que vive. 
 
QUESTÃO 19: É um processo que acompanha os indivíduos ao longo de suas vidas, lhes permitindo um 
aprendizado dos comportamentos adequados para viver em sociedade. Pode ser compreendido como um 
processo de “modelagem”, que tem início na família e que nos torna membros de uma sociedade. 
O pensamento acima refere-se ao conceito de: 
A) Evolução cultural. 
B) Diversidade cultural. 
C) Socialização. 
D) Globalização cultural. 
E) Etnocentrismo. 
 
QUESTÃO 20: Analise as frases a seguir sobre os efeitos da cultura em nosso comportamento, e assinale a 
alternativa correta. 
I - Ao adquirir a cultura, o homem deixa de agir de acordo com seu instinto natural. 
II - A linguagem não é apenas uma forma de comunicação, mas tem relação com os significados que cada cultura atribui 
ao mundo. 
III - A linguagem humana foi um processo de desenvolvimento por meio da cultura. 
IV - O gosto e o comportamento do indivíduo são determinados pelo grupo em que ele vive. 
V - As condutas morais de cada indivíduo não dependem de sua cultura. 
A) Todas as afirmativas estão corretas. 
B) Estão corretas as afirmativas I, II e III. 
C) Estão corretas as afirmativas I, III e IV. 
D) Estão corretas as afirmativas I, III e V. 
E) Estão corretas as afirmativas I, II, III e IV. 
 
QUESTÃO 21: Sabemos que ao longo da história, quando as diferentes sociedades são colocadas em contato, 
acabam de alguma forma se influenciando culturalmente, ou seja, “trocam” ou adotam hábitos umas das outras. 
Com a chamada “globalização”, um dos efeitos sobre esse fenômeno é (são): 
A) As diferentes culturas do mundo que não possuem mais nenhuma tradição ou originalidade, pois o efeito mais 
marcante da globalização foi homogeneizar as culturas, tornando-as todas idênticas. 
B) As diferentes culturas do mundo que se fecharam para as possíveis influências externas, pois a globalização é um 
fenômeno econômico que impõe barreiras alfandegárias como forma de garantir o crescimento do mercado. 
C) O fato de existir uma influência cultural maior dos países mais ricos sobre os mais dependentes 
economicamente, entretanto em nenhuma época histórica anterior houve tanta aceitação de influências mútuas. 
D) O fato de que antes da globalização os países mais tradicionais e mais dependentes influenciavam de forma mais 
intensa os países mais ricos e modernos; agora o que acontece é o inverso. 
E) O fato de a globalização possibilitar o isolamento cultural dos povos mais tradicionais e aumentar o ritmo de mudança 
de hábitos nos países mais ativos economicamente no chamado “mercado global”. 
 
QUESTÃO 22: Entre as características de comportamento que servem para diferenciarmos o ser humano das 
demais espécies, podemos citar: 
A) O uso dos instintos como modelo para estabelecer as regras de conduta coletiva. 
B) A evolução biológica superior a outras espécies, a presença do determinismo biológico, a imposição de condutas 
baseadas nas tradições e os hábitos biológicos. 
C) A presença do livre-arbítrio, o crescimento do polegar opositor, a manipulação genética e a presença de determinismo 
biológico. 
D) As características inatas e as características instintivas. 
E) O raciocínio, a linguagem, a construção e o uso de ferramentas, a postura ereta, a plasticidade de 
comportamento, o que significa que podemos modelar nosso comportamento conforme o contexto. 
 
Questão 23: Com relação à importância do Estado e dos conceitos de nação e território para a antropologia, é 
correto afirmar que: 
A) A totalidade de uma cultura necessariamente coincide com os traços nacionais. 
B) O conceito de nação está vinculado basicamente à dimensão biológica. 
C) O Estado é uma categoria política por excelência, embora seja resultado de processos econômicos, territoriais 
e culturais, historicamente definidos. 
D) A formação de grandes blocos econômicos destrói a soberania, a autonomia política dos Estados, o que os afasta das 
negociações tanto comerciais quanto diplomáticas. 
E) Os Estados nacionais são formações separadas da cultura e não requerem território (recursos ambientais). 
 
Questão 24: Sobre os determinismos, pode-se afirmar que: 
A) As teorias deterministas são recentes e apresentam ideias até então eram desconhecidas. 
B) Essas teorias explicam cientificamente a existência de países de terceiro mundo. 
C) O processo de endoculturação se encontra com essas barreiras quase intransponíveis. 
D) O processo de endoculturação, para a antropologia, é muito mais importante que a biologia e a climatologia 
(elementos básicos das abordagens deterministas correspondentes a estas ciências) para determinar o 
comportamento humano. 
E) São as construções intelectuais mais robustas e completas para se compreender os processos sociais, posto que, ao 
utilizarem os raciocínios de base linear, sejam mais eficazes para dar conta da complexidade das culturas. 
 
Questão 25: Assinale a alternativa correta no que diga respeito à relação entre natureza e cultura. 
A) Natureza e cultura são imiscíveis, permanentemente separadas. 
B) Os processos naturais, ecológicos e aqueles culturais, têm uma distância inconciliável, posto que tratem de questões 
muito próprias. 
C) Os objetos artificiais são os que o ser humano cria, ao passo que os naturais são aqueles que dele prescindem. 
D) A fala serve de exemplo de síntese entre natureza e cultura, pois caracteriza o encontro de habilidades físicas 
(naturais) do Homo sapiens-sapiens com o aprendizado cultural. 
E) Cultura e natureza são caminhos importantes do conhecimento humano que, para maior eficiência desse aprendizado, 
devem ser estudados separadamente. 
 
Questão 26: Determinismo biológico é a concepção que: 
A) Atribui ao ser humano a causa eficiente de tudo, pois é autor psicológico e cultural de sua vida. 
B) Numa de suas frentes, trata das ações humanas como produto de sua constituição genética. 
C) Trata das ações humanas como produto de seu meio. 
D) Aborda as relações sociais como determinadas pelo mercado. 
E) Acredita que os indivíduos são responsáveis pelos seus atos, pois são membros de um contexto cultural. 
 
Questão 27: Originalmente, toda sociedade é etnocêntrica. Então, como consequência, temos que: 
A) Não há “vigilância” no convívio social, pois podemos observar como as pessoas aceitam as atitudes e comportamentos 
dos outros todo o tempo. 
B) Frases como: “mas também, mereceu!”, “fulano é muito fofoqueiro”, “eu não faria isso”, “você pode me explicar por que 
fez isso?”, entre tantas outras, são formas pelas quais indivíduos demonstram a necessidade da participação de todos, de 
alguma forma, no conjunto de valores e na linha da aceitação irrestrita da conduta dos membros da coletividade, como 
uma melhor maneira de conviver e de manter vivos os padrões culturais. 
C) Os que não seguem as normas e os valores são premiados pela criatividade e pela liberdade com que transformam 
sua cultura. 
D) Normas e valores sociais têm apenas caráter preditivo, inspirador das ações, não sendo importantes no dia a dia das 
comunidades. 
E) As normas e os valores precisam ser mantidos e, para isso, há uma espécie de “vigilância”, com diversos 
níveis, criados pela sociedade para zelar pelo seu cumprimento e punir quem não se comporta “adequadamente”.Como exemplo de vigilância, temos escolas, prefeituras, a polícia, as leis e a jurisdição, além do Estado. 
Exemplos de níveis de “vigilância”: institucional e convívio social. 
 
Questão 28: Quanto à “Proibição do incesto”, leia o trecho do livro-texto a seguir e assinale a alternativa que 
apresente uma afirmação falsa sobre essa noção, para a evolução do ser humano. 
A proibição do incesto: passagem da natureza para a cultura. 
“Dois dos mais influentes pensadores do século XX procuraram dar uma resposta à questão sobre a regra fundadora da 
cultura: Claude Lévi-Strauss e Sigmund Freud - ainda que fundadores de escolas de pensamento tão distintas, como a 
antropologia estruturalista e a psicanálise, e partindo de pressupostos teóricos diversos - reconheceram na proibição das 
relações sexuais incestuosas a regra que é o princípio de uma ordem que leva o ser humano a superar suas condições 
naturais de existência, resultando no surgimento da cultura como condição da espécie.” (In: 
Passador, L. H. “A noção de regra”, in Guerriero, S. Antropos e psique - o outro e sua subjetividade. São Paulo: Olho 
d´Água, 2005). 
A) A proibição do incesto indica que em determinado momento da nossa evolução começou a existir a noção de família e 
parentesco. Os outros mamíferos não possuem essa noção e, eventualmente, pode haver cruzamentos entre irmãos ou 
entre pais e filhos. 
B) A proibição do incesto como fenômeno humano tem muita importância, pois representa que nossa espécie abandonou 
o impulso sexual instintivo, uma vez que os instintos básicos de sobrevivência de qualquer espécie são alimentação, 
abrigo e reprodução. O fato de o ser humano estabelecer uma noção moral sobre os instintos indica a relevância de 
compreender cientificamente suas origens e seu impacto em nosso comportamento. 
C) A troca de mulheres proporcionou uma mudança histórica para a humanidade. Os laços de reciprocidade entre 
pessoas antes estranhas e que por meio do casamento se tornam solidários por toda a sua vida, representam o 
parentesco. 
D) A proibição do incesto ocorreu por pressão da Igreja às comunidades, pressão à qual ao grupos sociais não 
resistiram, cedendo, pois, à nova regra e aproximando-nos de nossos instintos. 
E) Por que a antropologia afirma que a proibição do incesto é importante para entender a cultura humana? O humano é a 
única espécie que tem como princípio em seu comportamento sexual/reprodutivo evitar contato com pessoas que são 
consideradas parentes. É uma regra universal. Mas essa proibição não atinge todas as culturas da mesma forma pela 
simples razão de que a atribuição de parentesco não é universal. A consanguinidade biológica não é o único fator que 
afirma quem é ou não parente entre si. 
 
Questão 29: Sobre o relacionamento dos seres humanos com a cultura, é correto afirmar que: 
A) Os seres humanos são determinados pela cultura e não há como modificá-la. 
B) A falta de cultura é o que gera os conflitos contemporâneos. 
C) O capitalismo acabou com a existência dos grandes pensadores e dos homens cultos. 
D) Os seres humanos são produtos e produtores da cultura. 
E) A cultura não é para todos. 
 
Questão 30: Considere a afirmação do livro-texto Homem e Sociedade, de Kenia Kemp, e assinale a alternativa 
coerente relacionada à expansão do capitalismo (globalização da economia). "[...] de uma cultura para outra esses 
significados (produto de convenção social a partir da produção simbólica) variam imensamente, o que torna 
necessária a compreensão do contexto cultural em que os símbolos são criados e utilizados para que nossa 
comunicação seja eficaz e consiga atingir seus objetivos". 
A) Inviabilidade técnica da globalização, perceptível no inexpressivo comércio internacional. 
B) Cada vez mais o referido contexto é o da sociedade global, pois os lugares perdem totalmente seus significados. 
C) Conforme os fatos, não há formas de resistência a esta expansão. 
D) A globalização dos mercados faz de tudo para tornar as relações sociais, em geral, mais espessas e mais expressivas 
em relação a seu conteúdo cultural original, estimulando seu resgate sempre que possível. 
E) Por mais que a modernização capitalista busque padronização cultural, pelo e para o mercado, fatos como a 
diversidade étnica, a variedade de línguas e as profundas desigualdades sociais mostram os limites históricos do 
processo de globalização, ao menos as barreiras culturais que têm se mostrado de difícil transposição. 
 
Questão 31: Assinale a alternativa com a definição correta de diversidade cultural. 
A) Representa, basicamente, povos que entram em comércio internacional. 
B) É, essencialmente, a passagem do tempo para as culturas. 
C) A cultura é um fenômeno produzido pelo ser humano, mas que depende da condução da coletividade, ou seja, 
ela é construída socialmente, não herdada biologicamente. Isso faz com que em cada lugar e em cada época 
histórica exista uma imensa diversidade de regras, símbolos e formas de conduzir a vida coletiva. É o que 
chamamos de diversidade cultural. 
D) É originada dos processos ambientais de formação das culturas e de suas convenções sobre os significados para a 
vida dos membros. 
E) É outro nome para etnocentrismo. 
 
Questão 32: Pode-se afirmar que na globalização: 
A) Os grupos culturais são facilmente localizados geograficamente. 
B) Os grupos culturais podem ser facilmente diferenciados por possuírem símbolos de identidade muito claros em todos 
os lugares. 
C) Os grupos culturais estão misturados e muitas vezes não podem ser identificados. 
D) Os grupos culturais não existem. 
E) Grupos culturais tornam-se "força de expressão", pois não há diferença entre os seres humanos, uma vez que todos 
somos iguais. 
 
Questão 33: É uma atitude preconceituosa com relação aos mitos afirmar que: 
A) Têm importância na compreensão de algumas características psicossociais (psicológicas e sociais). 
B) São necessários no que diz respeito à doação de sentido aos fenômenos circundantes aos grupos de seres humanos. 
C) Sua função social é mais urgente que aquela da ciência, posto que a vida humana não é possível sem sentido e este 
deve superar o terror absoluto de sua ausência. 
D) São falsos, pois só têm a função de entretenimento. 
E) São importantes no processo de endoculturação e responsáveis por alguns valores que os seres humanos têm dentro 
de si. 
 
Questão 34: Assinale a alternativa que melhor define o que é endoculturação: 
A) Processo por meio do qual se apreende a cultura. 
B) Processo por meio do qual se apreendem os instintos. 
C) Processo por meio do qual se apreendem a cultura e os instintos. 
D) Processo idêntico à socialização, a mesma coisa. 
E) Processo que permite o tratamento, basicamente, econômico da sociedade. 
 
Questão 35: Com base nas relações entre natureza, cultura e comportamento humano, assinale a alternativa que 
apresente uma afirmação correta sobre a humanidade, com base em preconceitos. 
A) A Bioética tem por finalidade estimular as intolerâncias. 
B) Há concordância absoluta entre as diversas interpretações sobre o ser humano. 
C) O conceito de raça envolve hierarquia e serve aos desejos de poder e dominação. 
D) É possível o diálogo entre antropologia e biologia - especialmente com o darwinismo - e é bastante produtivo. 
E) Não pode haver mútua dependência entre mudanças culturais e evolução genética. 
 
Questão 36: A antropologia ocupa-se das mais variadas manifestações culturais para estudar a história e as 
funções sociais envolvidas em suas concepções de vida e de morte. Assinale a alternativa com trechos do livro-
texto, de Kênia Kemp, que apresente transformações em significados originais da morte, coerentes aos novos 
tempos de intensos contatos culturais entre os povos. 
A) Pensando no caso dos funerais, a dor da perda de um indivíduo tem sido, ao longo da história humana, um exemplo de 
diversidade. Os funerais são rituaisque expressam diferentes questões humanas com relação à inevitabilidade da morte, 
dos medos sobre a condição do morto após a morte, da putrefação do corpo, da perda de um ente querido etc., já que 
cada cultura responde de uma forma diferente: a cremação e o canibalismo do corpo do indivíduo morto são formas de 
solucionar a sua decomposição física; os egípcios desenvolveram o embalsamento para evitar esse processo; já o 
sepultamento é uma forma de afastar os vivos dos mortos. 
B) Objetos utilitários como as facas podem servir também para demarcar posições de status social ou de especialização 
de funções. Assim, existem as facas com cabos adornados com madre pérola, ou com pequenos encraves de pedras 
preciosas e ouro. Nesse caso, não há uma utilidade no adorno do cabo, mas uma função social simbólica. Quando vemos 
o objeto, mesmo longe de seu proprietário, sabemos se tratar de algo que pertence a alguém com posição social 
privilegiada. A estética, a ornamentação das facas ou de qualquer objeto utilitário que está à nossa disposição, também 
simboliza e expressa as características da forma de organização de uma sociedade. Isso porque nós “atribuímos 
significado às coisas do mundo” e percebemos que a quase totalidade do que vemos, ouvimos e sentimos adquirem 
significado. Assim, as facas trazem ornamentos como pedras ou formas adicionadas ao cabo, que as tornam atraentes ou 
únicas. As cores têm significado: o branco pode simbolizar a paz, o preto pode simbolizar tristeza ou mistério, o vermelho 
a sensualidade ou o amor. Os sons também: o badalar dos sinos em uma igreja podem simbolizar comemoração ou 
morte, o som da água em uma fonte pode simbolizar tranquilidade e, por isso, é utilizado terapeuticamente para acalmar. 
C) Existem rituais fúnebres tradicionais, como os excêntricos realizados na cidade de New Orleans nos Estados 
Unidos. Há uma procissão que leva o corpo até o cemitério, acompanhada de uma banda de jazz, que segue entoando 
canções tristes e cheias de lamento. Os parentes e amigos que seguem a procissão a pé demonstram tristeza, perda e 
consternação. Entretanto, ao sair do cemitério, a procissão faz o caminho inverso, retornando. E de fato, tudo se inverte. A 
música se torna alegre e agitada, e as pessoas que seguem a procissão dançam, demonstram muita alegria e satisfação. 
Isso é um exemplo de diversidade e de como dependemos de um aprendizado social para dar sentido a tais ações. Pode-
se lembrar também dos rituais realizados no México, em que há festas nos cemitérios. 
D) O caso de Sakineh, de 43 anos, atraiu a atenção do mundo inteiro, em uma campanha que mobilizou inúmeros 
governos e entidades humanitárias. Considerada culpada de adultério pela justiça iraniana, ela foi condenada à 
morte por apedrejamento, mas a pena acabou sendo suspensa no início de setembro de 2010. Em seguida, 
autoridades locais anunciaram o castigo de enforcamento como punição pela participação na morte do marido. A 
medida foi logo retificada pela Chancelaria do Irã, a qual afirmou que as formalidades legais do processo ainda 
não estavam concluídas. Entre os que tentaram intervir estiveram o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que 
pediu a libertação de Sakineh e ofereceu-lhe asilo. 
E) Alguns exemplos sobre a socialização e o aprendizado das atitudes sociais: para um muçulmano, faz sentido o 
autoflagelamento após a morte de um líder político como forma de expressão de todo seu pesar e sofrimento, 
comportamento esse esperado de todos os colegas. Entretanto, em nossa cultura, os padrões, valores e hábitos são bem 
diferentes, de modo que nossa reação diante da morte de políticos não segue esse tipo de conduta. Exemplos como este 
nos leva a perceber como a cultura e os processos de socialização modelam nossa forma de perceber o mundo e agir em 
cada situação. Quanto mais somos expostos a situações, mais a compreendemos e nos tornamos pessoas mais seguras 
de nossas atitudes, reafirmando-as. 
 
Questão 37: A vida no campo (cultura de base rural) e o trabalho na agricultura (geografia e economia agrárias) 
podem ser compreendidas pela antropologia. Assinale a questão que apresenta uma abordagem dos elementos 
citados pela antropologia. 
A) Pode-se perceber a integração simbólica dos aspectos biológicos (ritmos orgânicos do corpo, das sementes e 
animais empregados), astronômicos (movimento dos astros, como a lua, o sol, as estrelas), geográficos (as 
formas de relevo e de hidrografia, a relações de distância) e econômicos (valores de uso e de troca dos produtos 
cultivados), respectivamente, para marcação do tempo, atribuição de significado às localizações, valores dos 
objetos familiares e para uso ou venda. 
B) O preço da terra é um fator limitante à fixação das famílias à terra. 
C) Os movimentos pela posse da terra devem ser interpretados política e economicamente. 
D) A produção brasileira tem vivido números recordes. 
E) O trabalhador do campo sofre muitas dificuldades sazonais, ligadas ao clima e ao consumo. 
 
Questão 38: Sobre o ser humano, o correto é afirmar que: 
A) É explicado totalmente pelo pensamento científico, a verdadeira forma de conhecer o mundo. 
B) Deve ser estudado pela ciência, já que esta possui um nível de precisão maior que outros saberes e explica toda a 
realidade, sem lacunas. 
C) É resultado de múltiplas práticas, e defini-lo em suas várias dimensões requer o recurso a diversos saberes. 
D) É o único animal que se comunica e tem associações. 
E) É explicado apenas por conhecimentos provenientes do criacionismo. 
 
Questão 39: A antropologia demonstra que: 
A) Há uma cultura global, produto do capitalismo que se globaliza, apagando completamente as formas originárias de 
cultura. 
B) As culturas tradicionais são tomadas como melhores pelos países mais ricos, que não empregam os critérios do 
mercado internacional para julgar as nações. 
C) Devemos julgar depreciativamente os costumes alheios. 
D) Sempre consideramos muito melhores os nossos próprios costumes, embora possamos equilibrar tal 
tendência do etnocentrismo com o relativismo cultural. 
E) Procuramos novas influências culturais que possam nos auxiliar a compreender melhor o costume alheio. 
 
Questão 40: Assinale a afirmação que apresenta uma das consequências positivas da globalização com relação 
ao convívio humano: 
A) Chamado pelos pensadores e intelectuais de “filosofia do povo”, e popularmente de “escola da vida”, nem sempre o 
senso comum nos proporciona soluções eficientes no que se refere aos contatos sociais. É de responsabilidade do senso 
comum o conjunto de preconceitos e ideias equivocadas sobre questões complexas cuja polêmica exigiria reflexão, 
interação e ponderação. 
B) Não podemos generalizar nossas comparações nem julgar com preconceitos, pois isso é relativizar, analisar cada 
aspecto de uma cultura de acordo com seu próprio contexto. Antes é necessário conhecer e ponderar as implicações e os 
aspectos de cada traço de uma cultura, como sua tecnologia, seu conhecimento, suas leis ou suas crenças. Por isso, a 
antropologia nega a existência de uma hierarquia de culturas, que começaria com as mais “primitivas” ou 
“atrasadas” e iria até o topo das mais “avançadas” e “evoluídas”. 
C) Quando conversamos sobre o mundo baseados na ciência ou na filosofia, precisamos aceitar certas verdades, mesmo 
que não sejam adequadas à nossa moral, aos nossos princípios religiosos ou preconceitos. 
D) A globalização da economia tem como um dos resultados mais importantes a intensa aproximação entre 
diferentes culturas de todo o mundo. Essa aproximação afeta a todos, tanto países mais desenvolvidos e 
dominantes desse processo, quanto alguns países mais frágeis que precisam se adaptar à nova ordem mundial. A 
intensificação desse contato tem promovido a necessidade de uma compreensão sobre a diversidade menos 
baseada em preconceitos e no etnocentrismo, além de mais amadurecida e aberta às novas soluções.Surgem 
novas formas de identidade cultural, que são fortemente influenciadas pela diversidade e que exigem uma 
mentalidade baseada em novos valores mais inclusivos e democráticos. 
E) Não há solução para as diversas formas de preconceito, pois os grupos étnicos devem se proteger uns dos outros para 
evitar violência e derramamento de sangue. 
 
Questão 41: Duas concepções básicas de cultura integram-se no modo de ser dos povos: num sentido, todas as 
dimensões sociais originam-se da cultura (política, geografia, economia), em outro, cultura é mais uma dimensão 
em meio às demais. A partir desta afirmação, assinale a alternativa correta. 
A) Uma concepção envolve todas as expressões de um povo. A outra, mais particular, é definida pela dimensão 
básica das crenças, valores e símbolos. 
B) São correntes inquestionáveis, deterministas, mas uma tem base na biologia (a humanidade é essencialmente produto 
biológico), outra, na geografia (a humanidade é essencialmente produto territorial, ambiental). 
C) Uma é cientificista, e outra religiosa, que sempre andam juntas. 
D) Uma é antropológica, e outra religiosa, muito parecidas. 
E) Uma é relativista, e outra absoluta, quase idênticas. 
 
Questão 42: Os símbolos fora de contexto, como o exemplo da tatuagem tribal dos maori descrito no livro-texto, 
são cada vez mais abundantes. Partindo dessa constatação, assinale a alternativa correta para os dias atuais 
influenciados pelo processo de globalização. 
A) Como os símbolos cotidianos independem do consenso em torno da interpretação, é incomum que, quando usados em 
um contexto diferente do original, eles sejam interpretados de igual modo às convenções da cultura que lhes deram 
origem. 
B) Não se “adotam” símbolos de outras culturas ou de outras convenções sociais, pois há a tendência de que as pessoas 
não adaptem os significados desse símbolo à sua própria realidade. 
C) Há movimento patrocinado pela globalização para impedir essa difusão de símbolos, posto que tal alastramento 
prejudique a expansão das corporações para outros mercados (Estados-nação). 
D) Os símbolos fora de seus contextos culturais atrapalham a propaganda e o marketing das empresas transnacionais, 
pois as pessoas vão perdendo suas raízes, o que as distancia do mercado global, generalizante. 
E) Os símbolos, fora de sua cultura original, podem ir parar em lugares onde não há essa convenção sobre como 
ele deve ser interpretado, de modo que as pessoas tendem a dar o sentido mais apropriado de acordo com seu 
próprio contexto, linguagem e vida social. 
 
Questão 43: A relação entre os seres humanos e o entorno imediato é responsável por boa parte de seus padrões 
de comportamento e símbolos, sem determiná-los, absolutamente. Isso significa que: 
A) Os grupos de seres humanos têm suas formas de vida totalmente induzidas, impostas pelo ambiente. 
B) Ao competirem e cooperarem, os humanos exercitam estritamente suas habilidades humanas, sem a consideração dos 
recursos ambientais. 
C) A evolução se dá, principalmente, em resposta a problemas impostos pelas condições ambientais 
desfavoráveis à satisfação das necessidades dos seres humanos. 
D) As adaptações dos seres humanos ao entorno são em si mesmas o processo evolutivo, pois em nada contam os 
eventuais novos padrões de comportamentos assim gerados. 
E) A simbolização comentada é estritamente a criação das palavras. 
 
Questão 44: A antropologia demonstra que a cultura de cada sociedade influencia profundamente a forma como 
cada um de seus membros veem o mundo e como julgam costumes diferentes dos seus, que fogem ao padrão 
imposto pelas normas sociais. Por isso, existe tendência a: 
A) Participarmos de uma identidade globalizada e homogênea, uma vez que não podemos ter consciência da cultura de 
nossa própria época, nos lugares em que habitamos. 
B) Considerarmos as culturas tradicionais como melhores, uma vez que elas parecem ter maior controle sobre os 
indivíduos, regrando suas atitudes. 
C) Julgarmos depreciativamente aquilo que foge à lógica cultural que herdamos, o que dificulta, historicamente, a 
convivência com os costumes alheios. 
D) Sempre considerarmos muito melhor os costumes alheios, uma vez que a rotina e a tradição reprimem a liberdade de 
expressão de nossa identidade. 
E) Procurarmos sempre novas influências culturais que possam nos auxiliar a compreender melhor o costume alheio. 
 
Questão 45: Duas concepções básicas de cultura integram-se no modo de ser dos povos: num sentido, todas as 
dimensões sociais originam-se da cultura (política, geografia, economia), em outro, cultura é mais uma dimensão 
em meio às demais. A partir desta afirmação, assinale a alternativa correta. 
A) Uma concepção envolve todas as expressões de um povo. A outra, mais particular, é definida pela dimensão 
básica das crenças, valores e símbolos. 
B) São correntes inquestionáveis, deterministas, mas uma tem base na biologia (a humanidade é essencialmente produto 
biológico), outra, na geografia (a humanidade é essencialmente produto territorial, ambiental). 
C) Uma é cientificista, e outra religiosa, que sempre andam juntas. 
D) Uma é antropológica, e outra religiosa, muito parecidas. 
E) Uma é relativista, e outra absoluta, quase idênticas. 
 
Questão 46: Assinale a alternativa que faça referência aos principais e mais evidentes benefícios do estudo da 
antropologia: 
A) Ajuda a conhecer melhor os abundantes casos de “crianças-selvagens”. 
B) Permite evitar e ignorar os percalços à coexistência humana. 
C) Admite a convivência com os animais superiores, como os primatas, mais próximos de nós na escala evolutiva. 
D) Serve à compreensão das sociedades animais, organizadas como as nossas. 
E) Ao estudar as associações humanas e animais, ajuda a descobrir padrões e participar da elaboração de 
instrumentos conceituais que permitem melhorar o convívio entre os seres humanos diferentes, tornando-o mais 
respeitoso, além de estimular a tolerância. 
 
Questão 47: Assinale as consequências culturais negativas mais evidentes da globalização. 
A) Com o aumento da velocidade, a diminuição do tempo para conversar pessoalmente e a falta de estímulo para 
observar e descrever, a vida social passa a ser representada por uma cultura aplainada, sem muito exercício de 
significados. 
B) As atividades produtivas nas grandes cidades passam por progressiva automação, o que é, em si mesmo, péssimo. 
C) Aumento de problemas nas atividades fabris, com a produção e empregos, principalmente no que concerne a 
expansão das atividades manuais. 
D) As classes sociais mais abastadas têm muita dificuldade para arranjar emprego. 
E) A remuneração é um problema generalizado da sociedade global. 
 
Questão 48: Uma importante característica da cultura é que, em seu processo de representação e experimentação 
do mundo, ela sempre inclui tudo do ambiente ao redor e do universo interno. Isso significa que: 
A) Toda cultura é universal, atribuindo valores e sentido a tudo que existe, daí as raízes do etnocentrismo. 
B) Na impossibilidade de tudo explicar, cada sociedade, originalmente, precisa complementar suas referências com 
aquelas de outras culturas. 
C) Não há fatos culturais universais, mas fenômenos particulares que não podem ser generalizados. 
D) Nada em uma sociedade pode ser generalizado; tudo o que nela acontece é singular, havendo apenas explicações 
locais para os fatos e processos naturais. 
E) Como nenhum lugar e nenhum povo são iguais a outros, também não pode haver processos universais. 
 
Questão 49: Assinale a alternativa correta no que diz respeito ao trabalho humano e suas funções na socialização 
e endoculturação dos sujeitos. 
A) É preciso levar em consideração o trabalho como maior responsável pela transformação da natureza dupla do 
homem, interna (psicológica) e externa (territorial, ambiental). 
B) O trabalho é um indicador de riqueza, em termos financeiros; principalobjeto de análise do antropólogo. 
C) O trabalho vem progressivamente sendo alvo de intensa automação. 
D) As vagas de trabalho, em geral, tornam-se cada vez mais disputadas. 
E) As grandes corporações têm os cargos mais cobiçados no mundo do trabalho. 
 
Questão 50: “O modo de ver o mundo, as apreciações de ordem moral e valorativa, os diferentes comportamentos 
sociais e mesmo as posturas corporais são produtos de uma”: 
A) Característica pessoal, essencialmente psicológica. 
B) Atitude filosófica, inteiramente reflexiva. 
C) Cultura herdada, até mesmo pré-científica. 
D) Ciência humana, como a antropologia. 
E) Mudança de comportamento. 
 
Questão 51: "[...] de uma cultura para outra esses significados (produto de convenção social a partir da produção 
simbólica) variam imensamente, o que torna necessária a compreensão do contexto cultural em que os símbolos 
são criados e utilizados para que nossa comunicação seja eficaz e consiga atingir seus objetivos". Considere a 
afirmação do livro-texto Homem e sociedade, de Kenia Kemp, e assinale a alternativa coerente relacionada à 
expansão do capitalismo (globalização da economia): 
A) Inviabilidade técnica da globalização, perceptível no inexpressivo comércio internacional. 
B) Cada vez mais o referido contexto é o da sociedade global, pois os lugares perdem totalmente seus significados. 
C) Conforme os fatos, não há formas de resistência a essa expansão. 
D) A globalização dos mercados faz de tudo para tornar as relações sociais, em geral, mais espessas e mais expressivas 
em relação a seu conteúdo cultural original, estimulando seu resgate sempre que possível. 
E) Por mais que a modernização capitalista busque padronização cultural, pelo e para o mercado, fatos como a 
diversidade étnica, a variedade de línguas e as profundas desigualdades sociais mostram os limites históricos do 
processo de globalização, ao menos as barreiras culturais que têm se mostrado de difícil transposição. 
 
Questões discursivas 
 
Questão 1: O que explica a adoção de uma escala única de classificação das sociedades, assim como as 
consequências desse procedimento? 
 
 
 
 
Questão 2: Por que o senso comum não é estruturado de modo que nos leve além de alguns tipos de preconceito, 
principalmente o étnico?

Mais conteúdos dessa disciplina