Buscar

AUDITORIA APOL 3

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Legislação Tributária
SIMPLES NACIONAL OU "SUPER SIMPLES"
A Lei Complementar nº 123/2006, instituiu, a partir de 01.07.2007, novo tratamento tributário simplificado, também conhecido como Simples Nacional ou Super Simples.
O Simples Nacional estabelece normas gerais relativas ao tratamento tributário diferenciado e favorecido a ser dispensado às microempresas e empresas de pequeno porte no âmbito da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, mediante regime único de arrecadação, inclusive obrigações acessórias.
Tal regime substituiu, a partir de 01.07.2007, o Simples Federal (Lei 9.317/1996), que foi revogado a partir daquela data.
http://www.portaltributario.com.br/guia/simplesnacional.html
Considerando o estudado nas aulas sobre o Simples Nacional, analise as afirmativas elencadas e assinale as que são corretas em relação ao Simples Nacional:
I - Para ser enquadrado como empresa de pequeno porte na Lei Complementar do Simples Nacional, em cada ano-calendário, a receita bruta deve ser superior a R$ 360.000,00 e igual ao inferior a R$ 3.600.000,00.
II - O Simples Nacional implica o recolhimento mensal em único documento de arrecadação do IRPJ, IPI, CSLL, COFINS, PIS/PASEP, CPP, ICMS E ISS.
III - A opção pelo recolhimento do Simples Nacional é realizada por meio do primeiro recolhimento no ano, sendo definitivo para todo o ano calendário.
IV - Para efeito de determinação da alíquota, no Simples Nacional, o sujeito passivo utilizará o lucro líquido apurado no ano anterior ao do período de apuração.
Estão corretas as seguintes afirmativas:
Nota: 20.0
	
	A
	I e III, apenas.
	
	B
	II e IV, apenas.
	
	C
	I e II, apenas.
Você acertou!
Justificativa da resposta: c) I e II, apenas. A questão III está incorreta, pois a opção do regime de tributação é realizada de forma on-line pelo portal do Simples, até o dia 31 de janeiro, e não pelo recolhimento. A questão IV está incorreta, pois o Simples Nacional utiliza a Receita Bruta acumulada nos doze meses anteriores ao período de apuração.
	
	D
	I, II e III, apenas.
	
	E
	I, II, III e IV.
Questão 2/5 - Legislação Tributária
No Lucro Presumido deve-se observar qual é a atividade da empresa, enquadrando em qual percentual de presunção se enquadra para aplicação do mesmo, sobre a receita operacional. Analise as atividades relacionadas a seguir e relacione com a respectiva alíquota de presunção do IRPJ.
ATIVIDADES
I – Comércio, Indústria, Transporte de Cargas, Serviços Hospitalares.
II – Revenda de Combustível e Derivados.
III – Serviços em Geral, Intermediação de Negócios, Locação de Bens.
IV – Transporte de Passageiros
ALÍQUOTAS
( ) 1,6%
( ) 8%
( ) 16%
( ) 32%
Marque a sequencia correta:
Nota: 20.0
	
	A
	I, II, III e IV.
	
	B
	II, I, IV e III.
Você acertou!
Justificativa da resposta: b) II, I, IV e III. A sequencia correta é:
1,6% = II – Revenda de Combustível e Derivados.
8% = I – Comércio, Indústria, Transporte de Cargas, Serviços Hospitalares.
16% = IV – Transporte de Passageiros
32% = III – Serviços em Geral, Intermediação de Negócios, Locação de Bens.
	
	C
	III, II, I e IV.
	
	D
	IV, III, I e II.
	
	E
	II, III, I e IV.
Questão 3/5 - Legislação Tributária
O Lucro Presumido é um regime de tributação do Imposto de Renda, onde a própria legislação determina o lucro, que entende ser aplicado a cada atividade, independente do resultado contábil auferido no período de apuração.
Em relação ao Lucro Presumido, analise as afirmativas a seguir indicando as que são corretas em relação a esse regime de tributação do IR.
I - No Lucro Presumido não importa a despesa da empresa em determinado período, pois o IRPJ e CSLL é calculado com base no faturamento.
II - O IRPJ e o CSLL é determinado mediante a aplicação do percentual de presunção cabível a atividade da empresa sobre a receita bruta auferida em cada período, deduzindo dela os descontos incondicionais, vendas canceladas ou devoluções, IPI e ICMS-ST.
III - A opção pelo regime de tributação do Lucro Presumido pela empresa é realizada por meio do primeiro recolhimento do IRPJ do mesmo, sendo possível a alteração somente no trimestre seguinte.
IV - As atividades de Comércio, Indústria, Transporte de Cargas, Serviços Hospitalares, tem os percentuais de presunção de 8% para o IRPJ e 12% para o CSLL.
Estão corretas as seguintes afirmativas:
Nota: 0.0
	
	A
	I e III, apenas.
	
	B
	II e IV, apenas.
	
	C
	II, III e IV, apenas.
	
	D
	I, II e IV, apenas.
Justificativa da resposta: d) I, II e IV, apenas. A questão III está incorreta, pois a opção do regime de tributação realizada no primeiro recolhimento do IRPJ do ano, e a mesma será definitiva para todo o ano calendário.
	
	E
	I, II, III e IV.
Questão 4/5 - Controladoria e Auditoria
A respeito da elaboração de relatórios sobre o parecer técnico que envolve os indicadores financeiros, é corretor afirma que:
Nota: 20.0
	
	A
	A estrutura do relatório deve seguir normas e procedimentos obrigatórios.
	
	B
	O relatório deve somente relacionar os indicadores levantados, não sendo possível a emissão de parecer técnico das condições verificadas.
	
	C
	Como item acessório das demonstrações contábeis, não deve ser utilizado como referência para análise financeira.
	
	D
	É através da metodologia que são descritos os processos de coleta de dados e suas fontes de pesquisa. Nesta etapa, o relatório deve descrever os documentos, eventuais entrevistas e outros artefatos que demonstram as informações necessárias. Também é nesta etapa que se menciona os critérios de avaliação.
Você acertou!
A estrutura, o teor e a metodologia não são procedimentos obrigatórios. Se o relatório apresenta consistência na sua elaboração, com procedimentos metodológicos e rigor na analise financeira, pode ser utilizado como referencia para a análise financeira. O objetivo do relatório é justamente apresentar um parecer técnico a respeito dos indicadores levantados.
Questão 5/5 - Controladoria e Auditoria
São inúmeros os tipos de orçamentos existentes, apesar de suas finalidades e objetivos serem praticamente os mesmos, que é o planejamento de um período futuro dentro de uma empresa, seja ela, sem fins lucrativos, governamental ou outros tipos de empresa, a respeito dos conceitos de orçamento empresarial, é adequado afirmar que:
Nota: 20.0
	
	A
	O orçamento empresarial surge somente no final do século XIX, partir da globalização evidenciada nos anos 1990.
	
	B
	O orçamento empresarial é uma ferramenta elaborada pelos gerentes operacionais onde é informada a todos os colaboradores, a previsão dos gastos para o ano seguinte de cada setor.
	
	C
	O orçamento empresarial pode ser entendido como uma sinalização das metas e objetivos que necessitem de cuidado por parte dos gestores, contribuindo para a tomada de decisões com vistas ao cumprimento das orientações estratégias das empresas.
Você acertou!
Há três níveis de planejamento empresarial, onde as diretrizes estratégicas são definidas pela cúpula de gestão da empresa, no nível estratégico. Os outros níveis são táticos e operacionais. Os gerentes operacionais de cada área contribuem na construção do orçamento a partir desta orientação no nível estratégico. Há evidências da utilização dos conceitos do orçamento empresarial no início do século XX com o surgimento das primeiras organizações industriais complexas. A utilização do orçamento como ferramenta de planejamento avalia várias situações que pode  incluir a avaliação das vendas para os próximos anos, porem não pode-se considerar um objetivo a projeção de crescimento constate da área de vendas, pois esta pode estar sendo influenciada por fatores alheios ao controle da empresa.
	
	D
	O objetivo do orçamento é adotar instrumentos para elevar as vendas dos próximos anos com base no crescimento constante que toda negócio deve manter.
O objetivo do orçamento é adotar instrumentos para elevar as vendas dos próximosanos com base no crescimento constante que toda negócio deve manter.

Continue navegando