Buscar

Revisão RESPONDIDA para a P2 de Avaliação Nutricional – Prática Clínica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Federal Fluminense
Disciplina Avaliação Nutricional
Professora: Vivian Wahrlich 
Monitora: Patricia Almeida
Revisão para a P2 – Prática Clínica
Que aspectos devem ser observados na avaliação clínica?
Diagnóstico: É feita uma triagem dos pacientes para saber se há necessidade de algum acompanhamento mais específico e favorece também alguns dados que vão guiar a conduta nutricional
Intervenção: A partir dos dados obtidos com a triagem podem ser feitas a prescrição de dietas de apoio nutricional adequado e suporte nutricional
Prognóstico: A avaliação permite identificar pacientes com risco de desenvolver complicações. 
Quais medidas antropométricas mais são utilizadas na prática clínica? Quais são relacionados, respectivamente, ao compartimento proteico, ao compartimento energético e ao compartimento energético-proteico?
As medidas antropométricas mais utilizadas são: MC, estatura, dobras cutâneas e perímetros. 
- Compartimento energético-proteica: Pode ser medido de 2 formas - área total do braço ou perímetro do braço (pode ser feito com a pessoa deitada). 
- Compartimento energético: Pode ser medido através da dobra cutânea triciptal, dobra cutânea subescapular ou área de gordura do braço. A DCT e DCS são os mais acessíveis para paciente acamado. 
- Compartimento proteico: Pode ser medido através do perímetro muscular do braço ou área muscular do braço. 
Dê a classificação dos edemas e sua respectiva localização. 
Quanto mais cruzes tiver, mais grave é. 
Tornozelo a classificação é + e apresenta retenção hídrica de 1 Kg.
Joelho a classificação é de ++ e apresenta retenção hídrica de 3-4 Kg.
Coxa a classificação é de +++ e apresenta retenção hídrica de 5-6 Kg.
Anasarca a classificação é de ++++ e apresenta retenção hídrica de 10-12 Kg. 
O que é desvio a esquerda? Como ele pode ser percebido em um leucograma?
Significa que há aumento na produção de neutrófilos jovens. 
Qual a finalidade do índice creatinina/estatura e no que se baseia?
Tem como finalidade avaliar o estado da massa muscular de acordo com a quantidade de creatinina é excretada na urina, porque quanto maior é a quantidade de músculo, maior é a excreção, pois a creatinina é derivada do catabolismo da creatina-fosfato. Para cada estatura é esperado uma quantidade de excreção de creatinina. É feita a relação entre a quantidade de creatinina excretada na urina com a quantidade esperada de excreção de acordo com a estatura. Se a excreção for menor do que a esperada, significa que o indivíduo tem uma diminuição leve da massa muscular.
Descreva o que é o balanço nitrogenado e situações em que ele pode ficar negativo ou positivo.
É a relação da quantidade de nitrogênio que é excretada com a quantidade de nitrogênio que é ingerida. Quando o BN é negativo significa que está havendo maior excreção do que é ingerido, está havendo catabolismo da proteína provavelmente devido a baixa ingestão energética. Pode ocorrer quando há má absorção, há menor perda de N e o BN fica positivo. Dietas com restrição energética severa ou estado de inanição aumentam a excreção de amônia e o BN fica negativo. Há doenças que retém o N (insuficiência renal e hepática) faz com que o BN fique positivo. 
Que fatores relacionados a condição do paciente podem ser fatores de risco nutricional?
A avaliação do estado proteico, pois boa parte da massa corporal é proteína e não há reserva proteica para ser gasta. Elas são essenciais para funções de estrutura e regulação. A diminuição da proteína corporal resulta em perda de elementos estruturais e prejuízo de funções. Grandes períodos de jejum podem ser prejudiciais, causando desnutrição.
Que aspectos são avaliados na avaliação subjetiva global?
Essa avaliação é mais simples e rápida de ser feita porque é fundamentada exclusivamente na história clínica do paciente. Deve identificar pacientes com risco de desenvolver complicações. Deve avaliar as alterações de MC nos últimos 6 meses e considerar a taxa de perda de peso, ingestão dietética atual em relação a habitual, alteração no tipo da dieta (consistência), tempo de duração da alteração alimentar, presença de sintomas gastrointestinais (náusea, vômitos, diarreia e anorexia), vômitos secundários, capacidade funcional (se o paciente mantém as capacidades normais ou foi afetado pela doença), demandas metabólicas da doença (se a doença impõem aumento do requerimento energético). 
Caracterize o kwashiorkor e o marasmo.
Kawshiorkor: Estado mais grave da desnutrição, é caracterizado por baixo déficit proteico (devido a baixa ingestão ou perda de proteína), com gordura (edema) na região abdominal e aumento do fígado. Há ingestão energética, mas não o suficiente para reverter o quadro. O edema pode mascarar o estado nutricional porque pode não haver alteração da MC ao pesar a criança. A fita de Shakir é capaz de apresentar o estado nutricional real da criança. 
- Marasmo: É o déficit proteico e energético (não há reserva de proteína e energia) sem a formação de edema. É a desnutrição enérgico-proteica. 
Cite as proteínas usadas para avaliação bioquímica de proteínas viscerais e suas respectivas vantagens e limitações. 
Proteínas viscerais: albumina (vantagem: é afetada pela restrição energética e/ou proteica. Desvantagem: as alterações podem ser por fatores não nutricionais), transferrina (vantagem: como está no espaço intracelular a resposta é mais rápida, desvantagem: infecção provoca alteração), pré albumina (vantagem: tem meia vida de 2 a 3 dias e pool menor do que a albumina e transferrina, desvantagem: é extremamente sensível ao estresse e inflamação, portanto não são indicados para pacientes críticos) e proteína ligada ao retinol (vantagem: é sensível às alterações do EN, principalmente a restrição proteica e responde rápido à reposição nutricional, desvantagem: é afetada por fatores não nutricionais como doenças renal e hepática). Todas são proteínas circulantes. As alterações delas nem sempre estão relacionadas a fatores nutricionais.

Continue navegando

Outros materiais