Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

ATOS, TERMOS E PRAZOS PROCESSUAIS.ART.770 A 782 CLT
Art. 777. Os requerimentos e documentos apresentados, os atos e termos processuais, as petições ou razões de recursos e quaisquer outros papéis referentes aos feitos formarão os autos dos processos, os quais ficarão sob a responsabilidade dos escrivães ou chefes de secretaria.
FORMA 
Art. 771 - Os atos e termos processuais poderão ser escritos a tinta, datilografados ou a carimbo.
Todo ato toma uma forma pela qual se fixa no processo. Em geral, os atos se exteriorizam por meio dos termos processuais. Assim, termo processual nada mais é que a exteriorização do ato processual." É a forma material que tomam os atos processuais, para que sejam assinados pelas partes.
 
Reduzir a termo...
Princípio da publicidade
ART. 5º, LX E ART. 93, IX. CF
Princípio que determina que os atos judiciais devem ser públicos, afastando-se, via de regra, o sigilo, que caracteriza os procedimentos inquisitivos. Tal princípio é verdadeiro instrumento de controle social, pois, com a publicidade dos atos, a sociedade se garante contra eventual arbítrio do julgador.
 
A regra é que a publicidade seja ampla, porém, ela comporta exceções. Ela será restrita nos casos em que a defesa da intimidade e o interesse social exigirem. Neste caso, a publicidade se dará somente em relação às partes e seus procuradores ou somente em relação a estes.
X - todos os julgamentos dos órgãos do Poder Judiciário serão públicos , e fundamentadas todas as decisões, sob pena de nulidade, podendo a lei, se o interesse público o exigir, limitar a presença, em determinados atos, às próprias partes e a seus advogados, ou somente a estes, em casos nos quais a preservação do direito à intimidade do interessado no sigilo não prejudique o interesse público à informação; 
art. 93, inc. IX,
da Carta Federal: 
Art. 189 CPC.  Os atos processuais são públicos, todavia tramitam em segredo de justiça os processos:
I - em que o exija o interesse público ou social;
II - que versem sobre casamento, separação de corpos, divórcio, separação, união estável, filiação, alimentos e guarda de crianças e adolescentes;
III - em que constem dados protegidos pelo direito constitucional à intimidade;
IV - que versem sobre arbitragem, inclusive sobre cumprimento de carta arbitral, desde que a confidencialidade estipulada na arbitragem seja comprovada perante o juízo.
SUJEITO CAPAZ;
OBJETO LÍCITO;
FORMA PRESCRITA OU NÃO DEFESA EM LEI.
VALIDADE DO ATO PROCESSUAL 
ATOS DOS JUÍZES – ART. 139 DO CPC, sentenças, decisões interlocutórias e despachos.
ATO DAS PARTES – depoimento pessoal e petição inicial; art.200 do CPC
ATOS DOS AUXILIARES – registro, autuação, expedição de certidões e etc ART. 152 DO CPC
ESPÉCIES
Art. 188 CPC- Os atos e termos processuais não dependem de forma determinada senão quando a lei expressamente a exigir, reputando-se válidos os que, realizados de outro modo, lhe preencham a finalidade essencial.
Forma dos Atos e Termos processuais
O processo não é um fim, mas instrumento da jurisdição. Logo, o processo existe com o escopo de resolver o mérito e efetivar o direito declarado na sentença, entregando-se a tutela jurisdicional.
Princípio da Instrumentalidade das formas ou da finalidade.
Art. 190. CPC  Versando o processo sobre direitos que admitam autocomposição, é lícito às partes plenamente capazes estipular mudanças no procedimento para ajustá-lo às especificidades da causa e convencionar sobre os seus ônus, poderes, faculdades e deveres processuais, antes ou durante o processo.
NÃO SE APLICA AO PROCESSO DO TRABALHO IN 39/2016
NO PROCESSO DO TRABALHO, A CITAÇÃO É RESTRITA AO PROCESSO DE EXECUÇÃO (art. 880, § 2º), UTILIZA-SE A NOTIFICAÇÃO PARA O PROCESSO DE CONHECIMENTO PELO CORREIO, POR OFICIAL DE JUSTIÇA OU POR EDITAL, SEM A PARTICIPAÇÃO DO JUIZ NA PRÁTICA DO ATO RESPECTIVO, É EXECUTADO PELO PRÓPRIO SERVENTUÁRIO.
COMUNICAÇÃO DOS ATOS PROCESSUAIS
NOTIFICAÇÃO
Art.841 Recebida e protocolada a reclamação, o escrivão ou chefe de secretaria, dentro de 48 (quarenta e oito) horas, remeterá a segunda via da petição, ou do termo, ao reclamado, notificando-o ao mesmo tempo, para comparecer à audiência de julgamento, que será a primeira desimpedida, depois de 5 (cinco) dias.
Súmula 16 - Presume-se recebida a notificação 48 (quarenta e oito) horas depois de sua postagem. O seu não-recebimento ou a entrega após o decurso desse prazo constitui ônus de prova do destinatário.
Art. 238.  Citação é o ato pelo qual são convocados o réu, o executado ou o interessado para integrar a relação processual.
Art. 239.  Para a validade do processo é indispensável a citação do réu ou do executado, ressalvadas as hipóteses de indeferimento da petição inicial ou de improcedência liminar do pedido.
§ 1o O comparecimento espontâneo do réu ou do executado supre a falta ou a nulidade da citação, fluindo a partir desta data o prazo para apresentação de contestação ou de embargos à execução.
CITAÇÃO 
INTIMAÇÕES
Art. 269.  Intimação é o ato pelo qual se dá ciência a alguém dos atos e dos termos do processo.
§ 1o É facultado aos advogados promover a intimação do advogado da outra parte por meio do correio, juntando aos autos, a seguir, cópia do ofício de intimação e do aviso de recebimento.
§ 2o O ofício de intimação deverá ser instruído com cópia do despacho, da decisão ou da sentença.
AGRAVO DE INSTRUMENTO EM RECURSO DE REVISTA CITAÇÃO - IMPESSOALIDADE. A citação, no processo do trabalho, não exige pessoalidade e, portanto, a notificação corretamente endereçada e entregue na sede da reclamada é regular, cabendo à parte, que a impugna, demonstrar sua irregularidade. Agravo de instrumento desprovido.
OBSERVAÇÃO
A FORMA DA NOTIFICAÇÃO, ART.841 DA CLT
§ 1º - A notificação será feita em registro postal com franquia. Se o reclamado criar embaraços ao seu recebimento, ou não for encontrado, far-se-á a notificação por edital, inserto no jornal oficial ou no que publicar o expediente forense, ou, na falta, afixado na sede da Junta ou Juízo. (não é previsto edital no procedimento sumaríssimo)
E POR MEIO DO OFICIAL DE JUSTIÇA? Em regra quando não existir Correio na localidade.
ATENÇÃO:
OBSERVAÇÕES 
FASE DE EXECUÇÃO – 880, § 3º DA CLT – 
§ 3º - Se o executado, procurado por 2 (duas) vezes no espaço de 48 (quarenta e oito) horas, não for encontrado, far-se-á citação por edital, publicado no jornal oficial ou, na falta deste, afixado na sede da Junta ou Juízo, durante 5 (cinco) dias. 
PROCEDIMENTO SUMARÍSSIMO – NÃO SE FARÁ CITAÇÃO POR EDITAL.
 
VEJA BEM:
Previsão apenas em Execução, Art. 880 da CLT, § 2º - A citação será feita pelos oficiais de diligência. 
CITAÇÃO POSTAL – DEVOLUÇÃO – RECUSA – PROCEDIMENTO A SER OBSERVADO – 1. Devolvida a notificação postal sem assinatura do destinatário, ainda que com a informação de ‘‘recusado’’, deve o juiz da causa determinar a citação por oficial de justiça e não presumir resistência. 2. Apenas depois da tentativa de realizar a citação por meio de oficial de justiça é que será possível ter certeza que o demandado está criando embaraços à citação, ficando autorizado o chamamento por edital (art. 841, § 1º, da CLT).
ENDENDIMENTO JURISPRUDENCIAL
Art. 825 - As testemunhas comparecerão a audiência independentemente de notificação ou intimação.
§ 2º As testemunhas, até o máximo de duas para cada parte, comparecerão à audiência de instrução e julgamento independentemente de intimação. (Incluído pela Lei nº 9.957, de 12.1.2000)
Art. 269.  Intimação é o ato pelo qual se dá ciência a alguém dos atos e dos termos do processo. CPC
INTIMAÇÃO 
As intimações endereçadas aos advogados nos módulos de primeiro e segundo graus, cuja ciência não exija vista pessoal, as inclusões em pauta de órgão julgador colegiado, a publicação de acórdãos e de decisões monocráticas, deverão ser feitas por meio do Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho, hipótese em que a contagem dos prazos reger-se-á na forma prevista nos §§ 3º e 4º doartigo 4º da Lei nº 11.419/2006” (art. 23, § 4º.)
Publicação de intimação no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho
O Conselho Superior da Justiça do Trabalho editou a Resolução 185/2017, que estabelece os parâmetros para implementação e funcionamento do sistema Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT).art. 17 Todas as citações, intimações e notificações, inclusive as destinadas a Fazenda Pública, serão feitas por meio eletrônico, sem prejuízo da publicação por Diário Eletrônico nas hipóteses previstas em lei. 
PROCESSO ELETRONICO
Na ocorrência de ato urgente em que o usuário externo não possua certificado digital para o peticionamento, ou em se tratando da hipótese prevista no artigo 791 da CLT, a prática será viabilizada por intermédio de servidor da Unidade Judiciária destinatária da petição ou do setor responsável pela redução a termo e digitalização de peças processuais’ (art. 23, § 3º da Resolução 136/2014).
AUSÊNCIA DE CERTIFICADO DIGITAL
Carta Precatória - É a forma de comunicação realizada entre um juiz de uma comarca competente e um juiz de uma outra comarca, ambas brasileiras, a fim de que este último, chamado deprecado, cumpra ou execute os atos necessários ao andamento judicial do feito. É uma forma de colaboração entre juízos, visando o cumprimento dos atos judiciais.
COMUNICAÇÃO POR CARTA
CPC
Art. 236.  Os atos processuais serão cumpridos por ordem judicial.
§ 1o Será expedida carta para a prática de atos fora dos limites territoriais do tribunal, da comarca, da seção ou da subseção judiciárias, ressalvadas as hipóteses previstas em lei.
§ 2o O tribunal poderá expedir carta para juízo a ele vinculado, se o ato houver de se realizar fora dos limites territoriais do local de sua sede.
I - de ordem, pelo tribunal, na hipótese do § 2o do art. 236;
II - rogatória, para que órgão jurisdicional estrangeiro pratique ato de cooperação jurídica internacional, relativo a processo em curso perante órgão jurisdicional brasileiro;
III - precatória, para que órgão jurisdicional brasileiro pratique ou determine o cumprimento, na área de sua competência territorial, de ato relativo a pedido de cooperação judiciária formulado por órgão jurisdicional de competência territorial diversa;
Art. 237CPC.  Será expedida carta:
É a carta expedida por juiz de hierarquia superior para que outro, de hierarquia inferior, execute algum ato necessário e determinado.
É o pedido feito ao órgão jurisdicional de outro país, para que este colabore na prática de um determinado ato processual. Note-se que a admissibilidade e o cumprimento dessas cartas devem obedecer às regras estabelecidas nas Convenções Internacionais.
CARTA de ordem e rogatória
I - a indicação dos juízes de origem e de cumprimento do ato;
II - o inteiro teor da petição, do despacho judicial e do instrumento do mandato conferido ao advogado;
III - a menção do ato processual que lhe constitui o objeto;
IV - o encerramento com a assinatura do juiz.
Art. 260.  São requisitos das cartas de ordem, precatória e rogatória:
Impõe o art. 770 da CLT que “ os atos processuais serão públicos, salvo quando o contrário determinar o interesse social e realizar-se- ão nos dias úteis (seg a sábado) das 06:00 às 20:00 horas”. (PARÁGRAFO ÚNICO) A penhora, entretanto, poderá ser realizada em domingos ou feriados, desde que autorizada pelo Juiz.
Obs: sábado não é dia considerado na contagem do prazo. 
Tempo do Ato processual
AUDIÊNCIAS 
  Art. 813 - As audiências dos órgãos da Justiça do Trabalho serão públicas e realizar-se-ão na sede do Juízo ou Tribunal em dias úteis previamente fixados, entre 8 (oito) e 18 (dezoito) horas, não podendo ultrapassar 5 (cinco) horas seguidas, salvo quando houver matéria urgente.
        § 1º - Em casos especiais, poderá ser designado outro local para a realização das audiências, mediante edital afixado na sede do Juízo ou Tribunal, com a antecedência mínima de 24 (vinte e quatro) horas.
§ 3o Quando o ato tiver de ser praticado por meio de petição em autos não eletrônicos, essa deverá ser protocolada no horário de funcionamento do fórum ou tribunal, conforme o disposto na lei de organização judiciária local.
Art. 213 CPC.  A prática eletrônica de ato processual pode ocorrer em qualquer horário até as 24 (vinte e quatro) horas do último dia do prazo.
Parágrafo único.  O horário vigente no juízo perante o qual o ato deve ser praticado será considerado para fins de atendimento do prazo.
Processo eletrônico (CPC)
NO CPC:
Art. 212.  Os atos processuais serão realizados em dias úteis, das 6 (seis) às 20 (vinte) horas.
PRESCRIÇÃO COM A REFORMA 
Art. 11. A pretensão quanto a créditos resultantes das relações de trabalho prescreve em cinco anos para os trabalhadores urbanos e rurais, até o limite de dois anos após a extinção do contrato de trabalho. 
I - (revogado);
II – (revogado).
§ 1º O disposto neste artigo não se aplica às ações que tenham por objeto anotações para fins de prova junto à Previdência Social
PRESCRIÇÃO PARCIAL E TOTAL
ART. 11, § 2o Tratando-se de pretensão que envolva pedido de prestações sucessivas decorrente de alteração ou descumprimento do pactuado, a prescrição é total (Ex. Danos morais), exceto quando o direito à parcela esteja também assegurado por preceito de lei. (equiparação, art.461, prescrição parcial)
TOTAL – direito não previsto em lei e ato único
PARCIAL – direito previsto em lei, renova-se mês a mês
CONCEITO 
 Súmula 294: Tratando-se de demanda que envolva pedido de prestações sucessivas decorrente de alteração do pactuado, a prescrição é total, exceto quando o direito à parcela esteja também assegurado por preceito de lei. (MANTIDA)
 
OJ-SDI1-175 COMISSÕES. ALTERAÇÃO OU SUPRESSÃO. PRESCRIÇÃO TOTAL. Inserida em 08.11.2000 (nova redação em decorrência da incorporação da Orientação Jurisprudencial nº 248 da SBDI-1, DJ 22.11.2005) A supressão das comissões, ou a alteração quanto à forma ou ao percentual, em prejuízo do empregado, é suscetível de operar a prescrição total da ação, nos termos da Súmula nº 294 do TST, em virtude de cuidar-se de parcela não assegurada por preceito de lei.
Súmula nº 452 do TST
DIFERENÇAS SALARIAIS. PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS. DESCUMPRIMENTO. CRITÉRIOS DE PROMOÇÃO NÃO OBSERVADOS. PRESCRIÇÃO PARCIAL. (conversão da Orientação Jurisprudencial nº 404 da SBDI-1) – Res. 194/2014, DEJT divulgado em 21, 22 e 23.05.2014
Tratando-se de pedido de pagamento de diferenças salariais decorrentes da inobservância dos critérios de promoção estabelecidos em Plano de Cargos e Salários criado pela empresa, a prescrição aplicável é a parcial, pois a lesão é sucessiva e se renova mês a mês.
CAUSA INTERRUPTIVA 
ART. 11, § 3o A interrupção da prescrição somente ocorrerá pelo ajuizamento de reclamação trabalhista, mesmo que em juízo incompetente, ainda que venha a ser extinta sem resolução do mérito, produzindo efeitos apenas em relação aos pedidos idênticos. 
Súmula nº 268 do TST PRESCRIÇÃO. INTERRUPÇÃO. AÇÃO TRABALHISTA ARQUIVADA (nova redação) - Res. 121/2003, DJ 19, 20 e 21.11.2003 A ação trabalhista, ainda que arquivada, interrompe a prescrição somente em relação aos pedidos idênticos.
 
CAUSA SUSPENSIVA
EX. COMISSÃO DE CONCILIAÇÃO PRÉVIA. ART.625 – G DA CLT
Obs. Durante os dez dias, o prazo congela (suspende) 
Com a Reforma – ex. Art.855- E (jurisdição voluntária) - ‘Art. 855-E.  A petição de homologação de acordo extrajudicial suspende o prazo prescricional da ação quanto aos direitos nela especificados. 
CAUSA IMPEDITIVA
EX. MENOR – NEM INICIA A CONTAGEM, NEM BIENAL NEM QUINQUENAL. 
PRESCRIÇÃO INTECORRENTE
Art. 11-A. Ocorre a prescrição intercorrente no processo do trabalho no prazo de dois anos.  
§ 1o  A fluência do prazo prescricional intercorrente inicia-se quando o exequente deixa de cumprir determinação judicial no curso da execução.  
§ 2o  A declaração da prescrição intercorrente pode ser requerida ou declarada de ofício em qualquer grau de jurisdição.” 
É PROIBIDO CUMULARA
PERCEPÇÃO DOS
ADICIONAIS DE
PERICULOSIDADE
E INSALUBRIDADE.
(ART 193, § 2º, CLT)
DOS PRAZOS:
O prazo processual é o lapso de tempo assinalado pelo juiz ou pela lei para que se pratique ou se deixe de praticar um ato processual.
Quanto à origem: (a) legais – fixados em lei; (b) judiciais – fixados pelo juiz; (c) convencionais – fixados pelas partes.
Quando à natureza: (a) dilatórios – ou prazos prorrogáveis, decorrem das normas dispositivas. Devem ser requeridas antes do término do prazo ou; (b) peremptórios – ou prazos fatais, são os que decorrem de normas cogentes, imperativas ou de ordem pública (art. 182CPC).
Aplica-se o art. 218, § 3º do CPC quando não houver previsão alguma.
CLASSIFICAÇÃO
Art. 218.  Os atos processuais serão realizados nos prazos prescritos em lei.
§ 1o Quando a lei for omissa, o juiz determinará os prazos em consideração à complexidade do ato.
§ 2o Quando a lei ou o juiz não determinar prazo, as intimações somente obrigarão a comparecimento após decorridas 48 (quarenta e oito) horas.
§ 3o Inexistindo preceito legal ou prazo determinado pelo juiz, será de 5 (cinco) dias o prazo para a prática de ato processual a cargo da parte.
§ 4o Será considerado tempestivo o ato praticado antes do termo inicial do prazo.
CPC
VI - dilatar os prazos processuais e alterar a ordem de produção dos meios de prova, adequando-os às necessidades do conflito de modo a conferir maior efetividade à tutela do direito;
Parágrafo único.  A dilação de prazos prevista no inciso VI somente pode ser determinada antes de encerrado o prazo regular.
Art.139 CPC Art. 139.  O juiz dirigirá o processo conforme as disposições deste Código, incumbindo-lhe:
Art. 223.  Decorrido o prazo, extingue-se o direito de praticar ou de emendar o ato processual, independentemente de declaração judicial, ficando assegurado, porém, à parte provar que não o realizou por justa causa.
§ 1o Considera-se justa causa o evento alheio à vontade da parte e que a impediu de praticar o ato por si ou por mandatário.
§ 2o Verificada a justa causa, o juiz permitirá à parte a prática do ato no prazo que lhe assinar.
Exceção CPC : 
As pessoas jurídicas de direito público têm prazo em quádruplo para contestar e em dobro para a interposição de qualquer recurso. (DL 779/69, art. 1º, III, normas trabalhista que se aplicam a Fazenda Pública).
O MP tem prazo em dobro para recorrer, quer atue como parte, quer como órgão interveniente (art. 188 antigo CPC). Obs. Como o CPC não repetiu esse artigo, aplica-se o prazo em dobro de forma geral. 
Observações:
CPC 
Art. 183.A União, os Estados, o Distrito Federal, os Municípios e suas respectivas autarquias e fundações de direito público gozarão de prazo em dobro para todas as suas manifestações processuais, cuja contagem terá início a partir da intimação pessoal.
§ 1º A intimação pessoal far-se-á por carga, remessa ou meio eletrônico.
§ 2º Não se aplica o benefício da contagem em dobro quando a lei estabelecer, de forma expressa, prazo próprio para o ente público.
O prazo em dobro previsto no artigo 229 do CPC, que é para os litisconsortes que tiverem diferentes advogados, não se aplica ao processo do trabalho. PERMANECE ESSE ENTENDIMENTO. 
OJ 310. LITISCONSORTES. PROCURADORES DISTINTOS. PRAZO EM DOBRO. art. 229, caput e §§ 1º e 2º, do CPC de 2015. ART. 191 DO CPC de 1973. INAPLICÁVEL AO PROCESSO DO TRABALHO (atualizada em decorrência do CPC de 2015) – Res. 208/2016, DEJT divulgado em 22, 25 e 26.04.2016
Inaplicável ao processo do trabalho a norma contida no art. 229, caput e §§ 1º e 2º, do CPC de 2015 (art. 191 do CPC de 1973), em razão de incompatibilidade com a celeridade que lhe é inerente.
Diferenças 
“Art. 229.  Os litisconsortes que tiverem diferentes procuradores, de escritórios de advocacia distintos, terão prazos contados em dobro para todas as suas manifestações, em qualquer juízo ou tribunal, independentemente de requerimento. § 1º Cessa a contagem do prazo em dobro se, havendo apenas 2 (dois) réus, é oferecida defesa por apenas um deles. § 2º Não se aplica o disposto no caput aos processos em autos eletrônicos.”
Antigo art.191 do CPC
1. prazo para contestação: inexiste prazo para apresentar contestação em cartório. A ação deve ser contestada em audiência no prazo de 20 minutos, se for oralmente, ou por escrito (art. 847 da CLT);
2. recursos: os prazos foram unificados em oito dias (art. 6° da Lei n° 5.584/70);
3. o prazo de contra-razões de recursos é de oito dias (art. 6° da Lei n° 5.584/70);
4. embargos declaratórios: prazo de cinco dias (art. 897-A da CLT);
5.as razões finais serão oferecidas oralmente em 10 minutos na audiência (art. 850 da CLT);
Aplica-se ao processo do trabalho?
Art. 191 do CPC.  De comum acordo, o juiz e as partes podem fixar calendário para a prática dos atos processuais, quando for o caso.
Art. 219.  Na contagem de prazo em dias, estabelecido por lei ou pelo juiz, computar-se-ão somente os dias úteis. A CLT prevê no art. 775. Ou seja prazo contínuo e irreleváveis.
 
Não se aplica ao processo do trabalho:
Com a Reforma
“Art. 775.  Os prazos estabelecidos neste Título serão contados em dias úteis, com exclusão do dia do começo e inclusão do dia do vencimento. EQUIPAROU AO CPC
§ 1o Os prazos podem ser prorrogados, pelo tempo estritamente necessário, nas seguintes hipóteses: 
I - quando o juízo entender necessário;
II - em virtude de força maior, devidamente comprovada. 
§ 2o  Ao juízo incumbe dilatar os prazos processuais e alterar a ordem de produção dos meios de prova, adequando-os às necessidades do conflito de modo a conferir maior efetividade à tutela do direito.”
Art. 224.  Salvo disposição em contrário, os prazos serão contados excluindo o dia do começo e incluindo o dia do vencimento. Obs: Sempre desconsiderando se não for dia útil. 
 Aplica-se ao processo do trabalho:
 Súmula 262. Prazo judicial. Notificação ou intimação em sábado. Recesso forense. I – Intimada ou notificada a parte no sábado, o início do prazo se dará no primeiro dia útil imediato e a contagem, no subseqüente.
INÍCIO DO PRAZO E INICIO DA CONTAGEM DO PRAZO.
CONTAGEM NO PJE
 Lei 11419/06 Art. 5o As intimações serão feitas por meio eletrônico em portal próprio aos que se cadastrarem na forma do art. 2o desta Lei, dispensando-se a publicação no órgão oficial, inclusive eletrônico.
§ 3o A consulta referida nos §§ 1o e 2o deste artigo deverá ser feita em até 10 (dez) dias corridos contados da data do envio da intimação, sob pena de considerar-se a intimação automaticamente realizada na data do término desse prazo.
Resolução 136/2014 Art. 25 . Para efeito da contagem do prazo de 10 (dez) dias corridos de que trata o art. 5º, § 3º, da Lei nº 11.419/2006, sendo a intimação feita pelo sistema do processo judicial eletrônico:
I- o dia inicial da contagem é o seguinte ao da disponibilização do ato de comunicação no sistema, independentemente de esse dia ser, ou não, de expediente no órgão comunicante;
II - o dia da consumação da intimação ou comunicação é o décimo a partir do dia inicial, caso seja de expediente judiciário, ou o primeiro dia útil seguinte, conforme previsto no art. 5º, § 2º, da Lei nº 11.419/2006
A publicação eletrônica no DJT substitui qualquer outro meio de publicação oficial, para quaisquer efeitos legais, à exceção dos casos que, por lei, exigem intimação ou vista pessoal.
Considera-se como data da publicação o primeiro dia útil seguinte ao da disponibilização da informação no DJT e os prazos processuais terão início no primeiro dia útil que seguir ao considerado como data da publicação. (Art.15. § 2º, § 3º ).Estas disposições apenas repetem o
que está disposto na lei 11.419/2006 em seu art.4°, § § 2°, 3° e 4°.
Processo eletrônico
Resolução ADMINISTRATIVA Nº 1589, DE 4 DE FEVEREIRO DE 2013 
Art.18. No processo eletrônico, todas as citações, intimações e notificações, inclusive da Fazenda Pública, far-se-ão por meio eletrônico, preferencialmente mediante publicaçãono Portal do PJE, sem prejuízo da publicação no Diário de Justiça Eletrônico, quando necessário. 
ATENÇÃO: 
§ 4º As intimações endereçadas aos advogados nos módulos de primeiro e segundo graus, cuja ciência não exija vista pessoal, as inclusões em pauta de órgão julgador colegiado, a publicação de acórdãos e de decisões monocráticas, deverão ser feitas por meio do Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho, hipótese em que a contagem dos prazos reger-se-á na forma prevista nos §§ 3º e 4º do artigo 4º da Lei nº 11.419/2006.
ASSIM, OBSERVE: 
 § 3o Considera-se como data da publicação o primeiro dia útil seguinte ao da disponibilização da informação no Diário da Justiça eletrônico.
§ 4o Os prazos processuais terão início no primeiro dia útil que seguir ao considerado como data da publicação.
Considera realizada a intimação quando o intimado efetivar a consulta eletrônica ao teor da intimação, fato que será certificado nos autos (art. 5º, § 1º - Lei 11.419/2006). 
         Caso o intimado não o fizer em dez dias corridos contados da data do envio da intimação eletrônica, está será considerada realizada na data do término deste prazo (art. 5º, § 3º - Lei 11.419/2006).
        Considerando-se intimada a parte no dia da consulta eletrônica, o prazo começará a ser contado a partir do dia útil subsequente, segundo a regra do art. 184 – CPC. Porém se a consulta se der em dia não útil, a intimação eletrônica será considerada realizada no primeiro dia útil seguinte (art.5º, § 2º - Lei 11.419/2006).
        Nas intimações feitas por meio eletrônico, a Lei 11.419/2006
Recesso Forense
Art. 220 CPC.  Suspende-se o curso do prazo processual nos dias compreendidos entre 20 de dezembro e 20 de janeiro, inclusive. Férias dos advogados. 
§ 1o Ressalvadas as férias individuais e os feriados instituídos por lei, os juízes, os membros do Ministério Público, da Defensoria Pública e da Advocacia Pública e os auxiliares da Justiça exercerão suas atribuições durante o período previsto no caput.
§ 2o Durante a suspensão do prazo, não se realizarão audiências nem sessões de julgamento. Será aplicado no processo do trabalho? 
Na justiça do trabalho, que é uma justiça federal, o recesso forense acontece nos termos do art.62, I, da lei 5010/6615. Ou seja, entre o dia 20 de dezembro de um ano e o dia 06 de janeiro do ano seguinte. Por tal
motivo, durante esse período a contagem dos prazos se suspende, voltando a contar após o fim do recesso, como estabelece a súmula 262, II, do TST. 
RECESSO FORENSE
Significa o encerramento da possibilidade de exercício de um direito, pelo transcurso de determinado prazo, pela inércia de quem possui legitimação ativa para exercitá-lo. 
PRECLUSÃO
A PRECLUSÃO PODE SER:
a)	lógica - a parte pratica determinado ato, num dado momento processual, e, mais na frente, pratica ou pretende praticar outro, logicamente incompatível com o anteriormente praticado;
b)	temporal - a parte deixa de praticar determinado ato que lhe competia, num dado momento processual.
c)	consumativa - quando a faculdade processual já foi exercida validamente (non bis in idem).
ART.794CLT Não se decreta a nulidade de um ato se não se provar a existência de um prejuízo (processual) à parte. Se a falta puder ser suprida, ou repetido o ato, a nulidade não será decretada. Também não se decreta nulidade argüida por quem lhe deu causa.
NULIDADE DOS ATOS PROCESSUAIS
Os atos processuais inexistentes não produzem efeitos no mundo jurídico.
AGRAVO. DECISÃO SEM ASSINATURA DO MAGISTRADO. ATO INEXISTENTE. DECISÃO ANULADA. REMESSA AO JUÍZO A QUO. AGRAVO NÃO CONHECIDO. "É uníssona a doutrina e a jurisprudência no sentido de afirmar que a sentença sem assinatura é nula ou, mais que isso, inexistente, posto que falta a ela a roupagem formal necessária para tornar-se instrumento eficaz da prestação jurisdicional."
ATO INEXISTENTE
Poderá ser declarada de ofício pelo juiz da causa.
Exs. Publicação no DO sem conter os nomes das partes e procuradores, ausência de proposta de conciliação. 
 
 
NULIDADE ABSOLUTA
O vício do ato processual viola normas de interesse privado, dependendo sempre da provocação do interessado, assim não podendo ser declarada de ofício pelo magistrado. Ex. Incompetência relativa.
NULIDADE RELATIVA
1º	Instrumentalidade (CPC, Art. 277.  Quando a lei prescrever determinada forma, o juiz considerará válido o ato se, realizado de outro modo, lhe alcançar a finalidade.) - se, mesmo preterida a forma, o ato atingir sua finalidade, será válido;
2º	Transcendência ou Prejuízo (CLT, art. 794 e CPC, art. 282, § 1º § 1o O ato não será repetido nem sua falta será suprida quando não prejudicar a parte.) - não há nulidade sem prejuízo; Esse princípio é ligado ao princípio da INSTRUMENTALIDADE DAS FORMAS.
PRINCÍPIOS
3º	Interesse (CLT, art. 796, a) - não se decreta nulidade por quem lhe der causa; Art. 276.CPC  Quando a lei prescrever determinada forma sob pena de nulidade, a decretação desta não pode ser requerida pela parte que lhe deu causa.
4º	Convalidação ou Preclusão- Deve ser argüida no primeiro momento em que a parte tiver de falar nos autos ou em audiência (CLT, art. 795 e CPC, Art. 278.  A nulidade dos atos deve ser alegada na primeira oportunidade em que couber à parte falar nos autos, sob pena de preclusão.
PRINCÍPIOS 
Princípio da economia processual ou RENOVAÇÃO DOS ATOS PROCESSUAIS ou SANEAMENTO DAS NULIDADES : Ao declarar a nulidade o juiz deverá declarar os atos a que ela se estende com o objetivo de atender ao princípio da economia processual, o qual também está incluído no art. 796 da CLT; CPC, Art. 282.  Ao pronunciar a nulidade, o juiz declarará que atos são atingidos e ordenará as providências necessárias a fim de que sejam repetidos ou retificados.
§ 1o O ato não será repetido nem sua falta será suprida quando não prejudicar a parte.
 
PRINCÍPIOS
Princípio da Utilidade (aproveitamento dos atos): também denominado de princípio da causalidade ou interdependência, encontra previsão no art. 798 da CLT e art.281 do CPC e, em síntese, demonstra que os atos processuais são concatenados mas que, em certas situações, a nulidade de um não prejudica os demais. art. 798 - A nulidade do ato não prejudicará senão os posteriores que dele dependam ou sejam conseqüência.
Art. 281.  Anulado o ato, consideram-se de nenhum efeito todos os subsequentes que dele dependam, todavia, a nulidade de uma parte do ato não prejudicará as outras que dela sejam independentes.
Recria tua vida, sempre, sempre.
Remove pedras e planta roseiras e faz doces. Recomeça.
Cora Coralina

Mais conteúdos dessa disciplina