Buscar

Drogas: Tipos e Efeitos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Drogas :
São substancias naturais ou sintéticas que visam modificar o comportamento físico, emocional e social das pessoas que a consomem.
Geralmente a pessoa começa a utilizar por:
Curiosidade – Falta de orientação dos pais e familiares
Chamamento dos amigos para experimentá-las
Distúrbio e desajuste do lar, separação etc...
Falta de religiosidade. 
Maconha:
 	É uma erva constituída pelas flores, folhas, sementes e fragmentos de caules secos e misturados da planta.
Quando queimada libera uma substancia conhecida como THC, que é responsável pelos efeitos psíquicos da droga no organismo, dentre os diversos males causados pela maconha destacam-se os principais como:
Psicoses (como esquizofrenia), Surto psicótico; Problemas de memória; Problemas de aprendizado;Morte de grande quantidade de neurônios; Xerostomia ( secura na boca causando dificuldade de fala e alimentação, causa também mau hálito e caries.) Sonolência e problemas na coordenação motora ; Ansiedade, depressão maior, distimia ( transtorno de personalidade onde a pessoa se torna negativa e melancólica, inicio depressão) apatia, pânico, paranoia, alucinação, delirium e confusão mental; 
Síndrome amotivacional (problemas de atenção e motivação) e queda em 50-60% dos níveis de testosterona. 
Cocaína:
 	Pode-se apresentar de duas formas, como uma pasta amarelada ou como um pó branco, é usada através da inalação e muitas vezes em conjunto com o consumo de bebidas alcoólicas. Efeitos imediatos 
euforia, sensação de poder, ausência de medo, ansiedade, agressividade, excitação física, mental e sexual, anorexia (perda do apetite), insônias, delírios, taquicardia, aumento na frequência dos batimentos cardíacos (sensação do coração bater mais rápido e mais forte contra o peito), hipertensão arterial, vasoconstrição, urgência de urinação, tremores, midríase (dilatação da pupila), hiperglicemia, suor e salivação intensa e com textura grossa, dentes anestesiados.
Efeitos em altas doses:
Perda de memória; Perda da capacidade de concentração mental; Perda da capacidade analítica; Falta de ar permanente, trauma pulmonar, dores torácicas; Destruição total do septo nasal (se inalada); Perda de peso até níveis de desnutrição
Cefaleias (dores de cabeça); Síncopes (desmaios); Distúrbios dos nervos periféricos ("sensação do corpo ser percorrido por insetos")
Heroina : 
 	Sub-produto da cocaína, é obtida através de processo químico. 
 	A heroína tem efeitos similares aos outros opióides. Logo após o uso, a pessoa fica:
Estado sonolento, fora da realidade. Os batimentos cardíacos e respiração aceleram, causando uma sensação de calor. As primeiras sensações são de euforia e conforto. Causa surdez, cegueira e inflamações nas válvulas cardíacas.
O dependente de heroína também pode ter problemas sociais e familiares. Ele torna-se apático, desanimado, perdendo o interesse por sua vida profissional e familiar.
Efeitos imediatos:
Euforia e disforia; Analgesia (perda da sensação de dor física e emocional); infarto, Sonolência, Sensação de tranquilidade e de diminuição do sentimento de desconfiança; Maior autoconfiança e indiferença aos outros; comportamentos agressivos; Depressão do centro neuronal respiratório.); humor bipolar.
Nicotina: 
 	É retirada da planta do tabaco, é liquido e oleoso e em contato com o ar se torna amarelado, a nicotina que é usada nos cigarros provoca uma dependência tão completa quanto a da heroína e cocaína. Os principais efeitos são: 
ardor na garganta, asfixia, arritmia, hipertensão arterial , câncer pulmonar entre outros.
Ecstasy 
 	É extraída de um cacto do deserto dos Mexico e Estados Unidos, é uma droga sintética produzida em laboratório, a droga faz com que o usuário perca a timidez. Dentre seus efeitos colaterais destacam-se :
boca seca, perda do apetite, reações musculares (espasmo), câimbras, contrações oculares, espasmo dos maxilares, coceira no corpo e náuseas podendo até a alterar a personalidade do individuo.
Crack 
 	Sub produto da cocaína, é extraído da pasta de coca e fumado em determinados cachimbos, a droga demora cerca de 08 segundos para agir no usuário. O crack é uma droga muito poderosa na qual na primeira dose o usuário já se torna viciado. 
comportamento violento; tremores, vertigens, espasmos musculares, paranoia; sentimentos de agitação, irritabilidade e ansiedade. Em casos raros, morte súbita pode ocorrer no primeiro uso do crack ou de forma inesperada depois. As mortes relacionadas ao crack são muitas vezes resultado de parada cardíaca ou convulsões seguida de parada respiratória.
Após o uso, a pessoa apresenta quadros de extrema violência, agressividade que se manifesta a princípio contra a própria família, desestruturando-a em todos os aspectos, e depois, por consequência, volta-se contra a sociedade em geral, com visível aumento do número de crimes relacionados ao vício em referência.
Álcool e Alcoolismo 
Ingerido em pequena quantidade o seu efeito é tranquilizante afetando o autocontrole. 
Ingerida em doses maiores, diminui os sentidos e altera a coordenação motora, a razão e a memoria.
Ingerida em grande quantidade causa doenças fatais no fígado, no coração e no cérebro.
Beber é considerado doença pela OMS (Organização Mundial de Saúde). 
Tabaco/fumo: 
 	Pode ser mascado, fumado ou aspirado, ela ataca o sistema nervoso:
provocando tremores, insônia, nervosismo, ataques do coração, 
câncer de: boca, faringe, esôfago, pulmão, bexigas, pâncreas e rins.
Inalantes/ delirantes: 
 	São substancias usadas como drogas apesar de não serem como: cola de sapateiro e aeromodelismo, gasolina, solventes, éter acetona, aerossóis e outros. Os inalantes produzem:
fala enrolada, deficiência na coordenação motora, juízo enfraquecido, comportamento violento
afetam também a respiração, causando a asfixia. 
Os inalantes não causam dependência física, mas causam dependência psicológica.
Alucinógenos: 
São drogas que provocam o funcionamento anormal das manifestações mentais, chagando a alucinação entre ela destacam-se: LSD, chá de cogumelo e chá de lírio. 
Após o uso o usuário fica depressivo, angustiado e com medo. Causa dependência psíquica e seu uso deixa o usuário “abobado”.

Outros materiais