A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
18 pág.
EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA

Pré-visualização | Página 1 de 1

Docente: Jeruza Rocha Lima
Mestranda em Educação -UESC
Disciplina: EDUCAÇÃO FÍSICA NA DIVERSIDADE – 60 horas
Estudo analítico das deficiências sob o ponto de vista histórico, social e cultural. Aplicação de metodologias em Educação Física Adaptada no ambiente escolar e não escolar. Estudo crítico das políticas de inclusão e a exclusão do deficiente. Deficiências mais comuns e convívio social, educacional e familiar. Legislação e intervenção profissional como agente de saúde.
Esta apresentação demonstra os novos recursos do PowerPoint e é visualizada com melhor resolução no modo Apresentação de Slides. Esses slides foram projetados para fornecer a você idéias excelentes de criação de apresentações no PowerPoint 2010.
Para obter mais exemplos de modelos, clique na guia Arquivo e, na guia Novo, clique em Exemplos de Modelos.
1
2
EDUCAÇÃO FÍSICA COMO UM MEIO PARA A INCLUSÃO SOCIAL E QUALIDADE DE VIDA
HÁ ALGUMA DIFERENÇA NOS OBJETIVOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA PARA AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E PARA AS PESSOAS SEM DEFICIÊNCIA? 
NO BRASIL, A POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA ASSEGURA ACESSO AO ENSINO REGULAR A ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA (INTELECTUAL, FÍSICA, AUDITIVA E VISUAL), COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) E COM ALTAS HABILIDADES/ SUPERDOTAÇÃO, ENTRE OUTROS, DESDE A EDUCAÇÃO INFANTIL ATÉ O ENSINO SUPERIOR.
O OBJETIVO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
CONTRIBUIR NA FORMAÇÃO GERAL DOS ESTUDANTES ATRAVÉS DO DESENVOLVIMENTO DE CULTURA DAS CAPACIDADES MOTORAS, COGNITIVAS, AFETIVAS E SOCIAIS, VISANDO À AQUISIÇÃO DO HÁBITO DA PRÁTICA REGULAR DE ATIVIDADES FÍSICAS COMO COMPONENTE FUNDAMENTAL DA EDUCAÇÃO PARA UMA VIDA SAUDÁVEL. 
A EDUCAÇÃO FÍSICA TEM COMPROMISSOS
COM AS GRANDES QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS DA HUMANIDADE COMO A INCLUSÃO SOCIAL, O ATENDIMENTO A PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, A PROMOÇÃO DO FAIR PLAY, DA PAZ, DA EXCELÊNCIA, DOS CUIDADOS COM O MEIO AMBIENTE. 
HISTORICAMENTE, AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA ERAM EXCLUÍDAS DA SOCIEDADE, SENDO MESMO MARGINALIZADAS.
A LEGISLAÇÃO DETERMINA
O DIREITO DE TODOS À EDUCAÇÃO E PRINCIPALMENTE A INCLUSÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO PROCESSO EDUCACIONAL. 
CONSTATA-SE QUE O BRASIL TEM OPORTUNIZADO AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E EM ESPECIAL A INCLUSÃO DAS EQUIPES REPRESENTATIVAS DO PAÍS NOS JOGOS PARAOLÍMPICOS E DEMAIS CAMPEONATOS MUNDIAIS.
Através da educação física trabalha-se o aspecto motor, o aspecto cognitivo, o aspecto da sociabilidade e o aspecto psicológico.
AO SISTEMA ESCOLAR, A DISCIPLINA EDUCAÇÃO FÍSICA E AOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA CABE:
PROPORCIONAR O DEBATE DESTE PROBLEMA NAS “SALAS” DE AULA
BUSCAR SAÍDAS, DISCUTIR E DESENVOLVER ATIVIDADES QUE 
ENVOLVAM A QUESTÃO DA MARGINALIZAÇÃO E DISCRIMINAÇÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA. 
ELABORE UMA POLÍTICA ESPECÍFICA, SE ORGANIZE PROGRAMAS E AÇÕES QUE POSSIBILITEM A INCLUSÃO E SE PROCEDA A UTILIZAÇÃO DA DISCIPLINA EDUCAÇÃO FÍSICA, NA FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES.
Para que a educação física exerça um papel de suma importância no desenvolvimento do aluno, como um todo, nas diferentes dimensões:
O papel da educação física está definido como parte integrante no processo educativo de todos. 
Capaz de proporcionar aos estudantes as necessárias competências para o seu pleno desenvolvimento
Através da educação física trabalha-se o aspecto motor, o aspecto cognitivo, o aspecto da sociabilidade e o aspecto psicológico.
A educação física é a disciplina com maior e melhor propriedade para favorecer e possibilitar a educação inclusiva, uma vez que as atividades são executadas em conjunto possibilitando a interação e integração entre todos os alunos.
 IMPLANTAR E DESPERTAR DA AUTOESTIMA 
Nas aulas de Educação Física um conjunto de valores são indispensáveis para que a criança cresça e exerça a cidadania com plenitude – valores como: 
TRABALHO EM EQUIPE
RESPEITO À DIVERSIDADE
RESPEITO AS NORMAS, AOS COLEGAS E ÀS DIFERENÇAS
Educação Física deve ser ofertada a todos
A prática de atividade física e/ou esportiva por pessoas que possuem algum tipo de deficiência, sendo esta visual, auditiva, intelectual ou física, pode proporcionar dentre os diferentes benefícios da prática regular de atividade física, a oportunidade de:
Testar seus limites 
Testar potencialidades
Prevenir as enfermidades secundárias à sua deficiência
Promover a sua adequada integração social.
Além do processo de inclusão social, é fundamental que a Educação Física seja ofertada a todos, uma vez que as atividades físicas e esportivas para as pessoas com deficiência física apresentam uma considerável gama de valores terapêuticos evidenciando os benefícios tanto na esfera física quanto na psíquica.
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1997) trazem muitos benefícios para aos alunos com alguma dificuldade, quanto ao desenvolvimento das capacidades perceptivas, afetivas, de integração e inserção social.
PROPOSTA PARA O CAMPO ÉTICO E PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA:
► LIBERDADE
► IGUALDADE
► SOLIDARIEDADE
► DIÁLOGO
► TOLERÂNCIA
Quais as questões uma teoria do currículo buscaria responder?
O que ensinar?
Natureza da Aprendizagem
 Natureza Humana
Natureza do conhecimento
Cultura
&
Sociedade
O que as pessoas devem saber??
PROJETO
AÇÕES
MUDANÇAS POSSÍVEIS
APLICAÇÃO PEDAGÓGICA
RECURSOS METODOLÓGICOS

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.