Buscar

Av De Didática

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
			
	 
	 Fechar
	Avaliação: CEL0304_AV_201301933244 » DIDÁTICA
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201301933244 - DEISE LUCIA DE MEDEIROS
	Professor:
	THEREZINHA DE JESUS CONDE PINTO
	Turma: 9008/AF
	Nota da Prova: 4,5        Nota de Partic.: 2        Data: 10/11/2014 14:19:22
	
	 1a Questão (Ref.: 201302290844)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	De acordo com as tendências Pedagógicas marque V (VERDADEIRA) ou F (FALSA) e depois marque a resposta correta.
( ) A pedagogia tradicional é centrada no professor, cuja função se define em aconselhar alunos, ensinar e corrigir a matéria, respeitando o pensamento crítico reflexivo dos alunos.
( ) Na pedagogia renovada, que se liga ao movimento da Escola Nova. Possui como princípio norteador a valorização do individuo como ser ativo e social. O centro da atividade escolar é o professor e os conteúdos disciplinares, e não o aluno, como ser ativo e curioso.
( ) O tecnicismo educacional, definiu uma prática altamente controlada pelo professor com atividades mecânicas. O que é valorizado nessa perspectiva não é o professor, mas a tecnologia, professor é um mero especialista na aplicação de manuais.
( ) Na pedagogia libertadora, as atividades pautam-se em discussões e temas sociais e políticos, organiza-se de forma de transformar a realidade política e social.
		
	
	V F V F
	 
	F F V V
	
	F V F V
	
	F V V F
	
	V F F V
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201302057411)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Toda a situação didática, por mais simples que possa parecer, é complexa. Todo método de ensino é intencional e não se constitui em um simples caminho atrelado a formas de agir determinadas a priori do fato educativo específico. Isso significa dizer que a ciência, a ação docente: Marque a INCORRETA:
		
	
	não é neutra.
	
	é criação.
	 
	é descomprometida ideológica e socialmente.
	 
	é um ato político.
	
	é influenciada por condições subjetivas.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201302066249)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A tendência crítico-social dos conteúdos tem como objetivo:
		
	
	preparar a consciência do indivíduo para o trabalho, fazendo com que aprenda o necessário para lidar com instrumentos de trabalho.
	
	adaptar o aluno ao meio social e assimilação dos conteúdos propostos e presentes na sociedade.
	
	valorizar o saber popular do aluno, relacionando-o com questões do senso comum que ocorrem fora da escola.
	
	garantir o meio eficaz de obter a maximização da produção e garantir um ótimo funcionamento da sociedade a partir do enquadramento às exigências do mercado de trabalho.
	 
	visa propor um processo de ensino, no qual tanto professores como alunos tenham uma postura ativa para que possam realizar uma troca de experiência que acentue a importância do domínio sólido dos conteúdos como condição para a participação nas lutas sociais.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201302057436)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A questão primordial que, hoje, se coloca para a metodologia do ensino é a da superação do apriorismo e do dogmatismo metódico reinante na prática pedagógica ______________________ .
		
	 
	tradicional liberal.
	
	progressista.
	
	dialética.
	
	sociointeracionista.
	
	dialógica.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201302095269)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Toda sociedade tem um projeto de desenvolvimento e, dentro dele, idealiza um papel para a educação. Nesse sentido, quando a função da escola é acumulação da cultura passada de geração para geração, podemos afirmar que a prática pedagógica terá um caráter:
		
	 
	conservador
	
	transformador
	
	crítico
	
	dialético
	
	autônomo
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201302199549)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Cada vez mais, movimentos e organizações têm questionado o universo escolar. Tem sido discutido o quanto é preciso reinventar a escola tornando-a mais que um espaço de disseminação do conhecimento socialmente produzido, um lócus diferenciado de diálogo, intercâmbio de diferentes experiências educativas. Espaço dinâmico de articulação entre os vários agentes educativos que se encontram numa determinada comunidade. Espaço para o exercício do debate, da análise crítica, para o fortalecimento de uma visão plural e histórica de diferentes saberes e linguagens. Logo, o professor respaldado nessa linha de pensamento deve ser aquele que adota a prática da:
		
	
	Transmissão de conhecimento
	
	Imposição de disciplinas
	
	Reprodução de modelos pedagógicos alheios
	 
	Mediação de saberes
	
	Negação de conflitos
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201302274755)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A ação educativa, embora guarde uma dimensão subjetiva e pessoal, se realiza no plano coletivo, mobiliza o interesse comum. Portanto, o planejamento em educação deve necessariamente ser resultado da participação de toda a comunidade envolvida. Se a ação educativa é entendida como processo social, complexo, dialético, de produção de sentido/conhecimento com a finalidade última de transformar a realidade, então qual o papel do professor no que diz respeito ao planejamento? MARQUE A INCORRETA
		
	
	Lançar mão de temas geradores
	
	Partir de uma realidade vivida e construir a realidade desejada
	 
	Seguir as determinações legais do Ministério da Educação
	
	Reduzir as distâncias entre o ideal e o real
	
	Contemplar os diversos saberes no universo escolar
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201302077047)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Fundamentado no modelo construtivista, produza um texto de 5 linhas em que apareça na redação a expressão abaixo:
Avaliação escolar
		
	
Resposta: .
	
Gabarito: A avaliação escolar respaldada no modelo construtivista valoriza processo em detrimento do produto, do resultado final, enfatiza mais a formação integral do que a informação, permite que o aluno apresente mais de uma possibilidade de resposta, sem perder de vista, contudo, a ciência, não determina previamente o que o aluno deve responder, não cria um padrão de resposta, não tem como finalidade a classificação, a quantificação e o erro é visto como positivo pelo professor, pois a partir dali, os sujeitos do processo de aprendizagem, ambos, alunos e professores constroem o conhecimento, funcionando como desafios cognitivos.
	
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201302085876)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	Tratando-se da aprendizagem, fundamentada na pedagogia libertadora, como são definidos os objetivos educacionais?
		
	
Resposta: Trazer para sala de aula assuntos que despertem a curiosidade e o pensamento crítico do aluno. Como temas geradores de uma análise crítica como: sociocultural, político e filosóficos ou acontecimentos cotidianos que o aluno possa interagir em seu conteúdo.
	
Gabarito: Definidos a partir da realidade concreta do educando, do contexto histórico-social no qual se encontram os sujeitos, sem perder de vista o desenvolvimento da visão crítica de mundo, bem como a libertação da condição de opressão, sendo a educação comrpeendida como elemento de transformação social.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201302274587)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	No processo de ensino-aprendizagem, a proposta de que a avaliação do aproveitamento escolar seja praticada como uma atribuição de qualidade ao resultado da aprendizagem dos educandos, tendo por base seus aspectos essenciais e, como objetivo final, uma tomada de decisão que (re) direcione o aprendizado, impõe que a escola, ao avaliar, adote os seguintes parâmetros, EXCETO:
		
	 
	Atribuir uma qualidade a essa configuração da aprendizagem, a partir de um padrão preestabelecido e admitido como válido pela comunidade dos educadores e especialistas dos conteúdos que estejam sendo trabalhados, porém que não se perca de vista as reflexõessobre o processo de aprendizagem pelos alunos e a legitimação de seus saberes.
	
	Coletar, analisar e sintetizar, da forma mais objetiva possível, as manifestações das condutas cognitivas, afetivas e psicomotoras dos educandos, produzindo uma configuração do que efetivamente foi aprendido.
	
	Encaminhar os educandos para passos subsequentes da aprendizagem, caso se considere que, qualitativamente, eles tenham atingido um nível satisfatório acerca do que estava sendo ensinado.
	
	Estabelecer que o objetivo primeiro da aferição do aproveitamento escolar não seja a aprovação ou reprovação do educando, mas o direcionamento da aprendizagem e seu consequente desenvolvimento.
	 
	Tomar decisão sobre as condutas docentes e discentes a serem seguidas, com a reorientação imediata da aprendizagem, caso sua qualidade se mostre insatisfatória, e avaliar se os conteúdos e habilidades que estejam sendo ensinados e aprendidos satisfazem o estabelecimento de ensino.
	
	
	Período de não visualização da prova: desde 06/11/2014 até 25/11/2014.
Parte inferior do formulário

Outros materiais