Buscar

compostos de enxofre

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

. FUNDAMENTOS TEÓRICOS:
O enxofre é um sólido amarelo, inodoro, insípido, podendo se apresentar na forma amorfa e cristalina. Neste estado, apresenta várias formas alotrópicas devido a existência de moléculas de enxofre com distintos graus de complexidade.
Funde facilmente a uma temperatura um pouco superior à temperatura de ebulição da água, formando um líquido muito fluido, transparente e com cor amarelo palha. Se continuar o aquecimento, a certa altura, o líquido começa a escurecer e a tornar-se viscoso, de modo que, se o tubo de ensaio onde ele estiver sendo aquecido, for invertido, ele já não escorrerá. Aumentando a temperatura e com o arrefecimento rápido, obtém-se uma massa transparente, parecida com a borracha, pelas suas propriedades físicas. Trata-se de uma variedade alotrópica de enxofre que tem o nome de enxofre plástico. Cita-se ainda o enxofre coloidal.
Com alguns metais, o enxofre reage à temperatura ambiente, como por exemplo, com o Hg. O enxofre reage diretamente com o hidrogênio e com o oxigênio. Reage com não metais também com compostos. Reduz o ácido sulfúrico e o ácido nítrico, com aquecimento; reage com soluções saturadas de bases fortes formando sulfetos e tiosulfatos.
K3[Fe(CN)6
3.1. COMPOSTOS DE ENXOFRE
3.1.1. SO2 - SULFITOS E BISSULFITOS:
O dióxido de enxofre é um gás incolor, possuindo odor característico de enxofre em combustão. É duas vezes mais pesado que o ar. A solução aquosa é fortemente ácida apresentando propriedades gerais características dos ácidos. Acredita-se que ela contém o ácido sulfuroso, H2SO3. Este ácido não pode ser isolado. 
O dióxido de enxofre úmido e suas soluções são poderosos agentes redutores, devido à facilidade com que o ácido sulfuroso se oxida a ácido sulfúrico. Reduz o cloro a HCl, os permanganatos a sais manganosos, os cromatos a sais crômicos, os sais férricos a sais ferrosos, os iodatos a iodo, etc. Os efeitos descorantes do ácido sulfuroso são devidos as suas propriedades redutoras.
O dióxido de enxofre pode ser preparado queimando enxofre ao ar (recordar). Obtêm-se também pela redução do ácido sulfúrico com metais. O carbono e o enxofre também reduzem o ácido sulfúrico concentrado, a quente, dando SO2. No laboratório, pode-se preparar convenientemente SO2, fazendo gotejar ácido sulfúrico em uma solução concentrada de bissulfito de sódio ou de tiossulfato de sódio.
Os sais do ácido sulfuroso são denominados sulfitos e são conhecidas duas séries dos mesmos: sulfitos normais e os bissulfitos, indicando que o H2SO3 é dibásico.
SO2 é usado na fabricação de ácido sulfúrico, como agente refrigerante, como solvente para extração de cola, gelatina, etc, na conservação de carnes e vinhos. Impede o crescimento de certos fungos, destrói alguns germes patogênicos; é usado na fabricação do açúcar e para alvejar a palha, seda e lã. O branqueamento com este composto dá lugar à formação de substâncias incolores relativamente instáveis, que usualmente queimam com o tecido. Visto que a luz decompõe estes compostos, os sombreiros de palha e papel, amarelam lentamente por exposição à luz solar.
3.1.2. H2SO4 - SULFATOS E BISSULFATOS:
O ácido sulfúrico é um líquido incolor, oleoso e inodoro. É extremamente corrosivo para a pele e todos os tecidos do organismo e, devido a isto, ocasiona queimaduras muito sérias. É extremamente solúvel em água e a mistura de H2SO4 e H2O se verifica com grande desprendimento de calor. Por isto, sempre se deve misturar o ácido sulfúrico com a água, com grande precaução, vertendo o ácido sobre a água, pouco a pouco, agitando constantemente para que toda a água e não apenas uma reduzida parte dela, absorva o calor desenvolvido. Se não fizer assim, este calor será suficiente para converter a água em vapor e espalhar o ácido concentrado e quente em todas as direções.
A grande afinidade do ácido sulfúrico pela água torna-o um útil agente dessecante. Daí o seu uso em dessecadores, no interior das caixas de balança para manter a atmosfera seca e secagem de gases. Atua sobre substâncias sólidas e líquidas, privando-as de água ou mesmo decompondo-as, removendo os elementos da água, quando não exista água já formada. Devido a separação de carbono, que acompanha a eliminação dos elementos da água, a madeira, o papel, o açúcar, o amido, e muitas substâncias orgânicas, enegrecem quando tratadas pelo ácido sulfúrico concentrado.
Apresenta todas as propriedades ordinárias de um ácido forte. O ácido diluído, reage com metais liberando Hidrogênio; o ácido concentrado, a frio, não reage com os metais, independentemente do lugar que estes ocupam na série eletroquímica. Deste modo, os ácidos sulfúrico concentrado e diluído diferem pela sua ação sobre os metais, como se fossem duas substâncias diferentes.
O elevado ponto de ebulição do ácido sulfúrico permite que ele desloque os ácidos de menor ponto de ebulição, especialmente o HCl e HNO3.
Oxida muitos não metais. Oxida brometos e iodetos.
Ao reagir com alguns metais, óxidos metálicos, hidróxidos ou carbonatos, forma sais conhecidos como sulfatos. Preparam-se também os sulfatos, aquecendo ácido sulfúrico com sais de ácido mais volátil, tais como HCl. Forma duas séries de sais: sulfatos ácidos e normais. Existem também sulfatos duplos importantes, os alúmens. São bastante solúveis em água.

Outros materiais