Buscar

AV DIDÁTICA

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0304_AV_ » DIDÁTICA Data: 12/11/2014
	1a Questão (Ref.: 201402103029)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As discussões em torno da avaliação do processo ensino-aprendizagem têm mostrado a necessidade de construção de uma nova cultura que ultrapasse os limites da técnica, incorporando uma dinâmica de dimensão ética. Nesta perspectiva, é correto afirmar que:
 I) É fundamental que o professor dê preferência a abordagens qualitativas, hierarquizando, sobretudo, os resultados alcançados pelos alunos, pois assim saberá quais devem ser submetidos à recuperação.
II) Não é adequado realizar questões discursivas, já que estas não permitem a definição de parâmetros de correção, podendo ocorrer injustiças.
III) É preciso que o professor estabeleça objetivamente suas intenções ao desenvolver determinada atividade pedagógica, comunicando-as aos alunos para que estes sejam corresponsáveis por sua aprendizagem.
IV) É indispensável que todos os envolvidos no processo ensino-aprendizagem tenham oportunidade de participar da avaliação. Para tanto, são válidos a autoavaliação e os conselhos de classe participativos.
Dentre as afirmativas, estão corretas:
		
	
	I, II, III e IV.
	
	II, III e IV.
	
	I, III e IV.
	 
	III e IV.
	
	II e IV.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402320300)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O autor da didática Magna é:
		
	
	Paulo Freire
	
	Piaget
	 
	Comenius
	
	Vygotsky
	
	Herbart
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402120355)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A educação envolve processos transmissão, reelaboração e produção de saberes, valores, modos de sentir, agir e pensar. São processos complexos e, portanto, a educação guarda múltiplas dimensões: pessoal, sociocultural, político-econômica, filosófica. Correlacione os enunciados abaixo à dimensão correspondente:
 I. a concepções de mundo e de homem
II. às dinâmicas de grupos e culturas
III. aos processos individuais de aprendizagem
IV. a determinantes e estruturas de produção e poder
(  ) dimensão pessoal
(  ) dimensão sociocultural
(  ) dimensão político-econômica
(  ) dimensão filosófica
Assinale a sequência que corresponde a correlação correta:
		
	
	I - IV - III - II
	
	II - III - I - IV
	
	IV - III - II - I
	 
	III - II - IV - I
	
	I - II - III - IV
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402120594)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	São diferentes as possibilidades de organização dos currículos escolares. Relacione as formas de organização curricular apresentadas na 1ª coluna de acordo com as suas respectivas características destacadas na 2ª coluna.
I- Currículo organizado a partir de Projetos
II- Currículo organizado a partir dos temas geradores
III- Currículo organizado em torno das áreas de conhecimento
IV- Currículo com organização disciplinar
( ) Procura reduzir as fronteiras que demarcam os campos específicos de cada área do saber e permitem aproximações conceituais e conhecimentos afins.
( ) Geralmente apoiados nos interesses dos alunos, envolvem tratamento multidisciplinar para as questões de temas atuais.
( ) Privilegia a abordagem teórica na organização do conhecimento escolar, sofrendo críticas pelos educadores que respaldam sua prática na pedagogia crítica.
(  ) Organizados em torno de uma pedagogia ativa que propõe a articulação de diferentes saberes na solução de um problema ou situação a ser pesquisada.
A opção que apresenta a sequência correta é:
		
	 
	III - II - IV - I
	
	II - III - I - IV
	
	I - III - II - IV
	
	III - IV - I - II
	
	IV - III - II - I
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402112229)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Paulo Freire assinala que ensinar exige disponibilidade para o diálogo com os outros. Essa disponibilidade tem correlação com os seguintes fatores, EXCETO:
		
	 
	a convicção de que se sabe tudo e que se pode saber mais e melhor
	
	a ética como é trabalhada a relação conteúdo /aluno / conhecimento
	
	a segurança no trato com o conhecimento
	
	a reflexão crítica e o fundamento político que sustentam a prática docente
	
	a convicção de que se ignora algo, mas que é possível aprender mais
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201402120421)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	(ENADE 2005) Na aula de Biologia, em uma escola de Ensino Médio, ao trabalhar um determinado assunto a partir do livro didático adotado, o professor é interpelado por um aluno sobre a atualidade daquela matéria. O aluno explicou que, tendo acessado o site de uma universidade pela Internet, leu que havia novos conhecimentos sobre o conteúdo em pauta, que contrariavam o que estava no livro. Diante da situação, o professor, que sempre tivera posturas que valorizam a produção de conhecimentos pelos alunos, deve:
		
	
	desqualificar a Internet como meio de transmissão do conhecimento, informando sobre a existência de muitos sites não confiáveis.
	
	dizer que o conteúdo é verdadeiro no livro porque foi escrito por um autor.
	
	recomendar à turma que estude pelo livro didático adotado, explicando que a prova terá o livro como base.
	
	impor-se ao aluno, confirmando que o livro adotado é atual e suas informações estão corretas.
	 
	incentivar a turma a pesquisar sobre o assunto para avaliar as novas informações trazidas pelo aluno, deslocando a discussão para uma próxima aula.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201402103032)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Contrapondo a prática adotada pela Pedagogia Tradicional, a corrente teórica educacional vigente, na maioria das instituições escolares nos dias de hoje, valoriza a construção do processo de aprendizagem e não mais a transmissão do conhecimento. De que forma a construção da aprendizagem é obtida?
		
	 
	Professor e aluno constroem juntos o conhecimento, sendo o professor o mediador deste processo.
	
	As informações são obtidas na escola, porém a organização das mesmas é de competência da família.
	
	O aluno obtém o conhecimento através de aulas expositivas e de exercícios de memorização.
	
	O conhecimento é construído somente pelo interesse e empenho do aluno através de suas experiências.
	
	O professor transfere para o aluno seus conhecimentos.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201402095974)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Informe se é falso (F) ou verdadeiro (V) o que se afirma abaixo. Sobre o educador reflexivo:
( ) Conquista seu lugar como membro da comunidade educativa.
( ) Tem uma atuação flexível e descontextualizada.
( ) Mobiliza e reconstrói o saber.
( ) Já percorreu seu processo de aprendizagem.
( ) Reflete na e sobre a ação.
		
	
	F - V - F - V - V
	 
	V - F - V - F - V
	
	V - F - V - V - V
	
	F - V - V - V - F
	
	F - V - F - V - F
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201402111138)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	A didática da escola nova também denominada de pedagogia ativa e pragmática, a partir da década de 30, foi considerada uma evolução na educação, uma vez que veio a superar a didática tradicional de ensino. A partir do enunciado da questão, argumente a favor da prática pedagógógica escolanovista, mostrando sentido para sua aplicação no universo escolar.
		
	
Resposta: A prática pedagógica escolanovista começa a se importar não só com a formação moral, mas com a formação intelectual do aluno, então, ele se torna mais ativo no processo de aprendizagem, o professor exerce o papel de facilitador e utliza-se de métodos como aulas passeio, aulas em laboratórios, pesquisas,trabalhos em grupo, que fazem com que a prática se aproxime da realidade concreta de seus alunos.
	
Gabarito: O professor não fica preso à dissertação, ele propõe aulas práticas em que o aluno deixa a condição de sujeito passivo e se torna ativo (sujeito cognoscente), estabelecendo uma relação direta entre indivíduo-meio, se debruçando sobre o objeto de estudos, fazendo pesquisa, solucionando problemas, constatando na prática,no concreto, o conceito teórico. Isso traz motivação ao aluno, fazer aulas passeio e aulas em laboratórios.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): A RESPOSTA ESTÁ DE ACORDO COM O PADRÃO ESPERADO.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201402122999)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Fundamentado na perspectiva progressista da educação, produza um texto de 5 linhas em que apareça na redação a expressão abaixo:
Prática pedagógica.
		
	
Resposta: A prática pedagógica fundamentada na perspectiva progressista precisa ser democrática, igualitária e participativa, promovendo uma ação reflexiva e transformadora da sociedade. Não é neutra, mas comprometida com as ações sociais e políticas.O aluno torna-se o protagonista da sua história e o professor se coloca como mediador dos diversos saberes e dos saberes científicos. A aprendizagem não tem mais o objetivo de formar um cidadão conformado com o sistema vigente, mas provoca a problematização que é a análise crítica do mundo, e a interação com a sociedade. Os conteúdos e os métodos estão em consonância com a realidade do aluno tornando-o mais ativo, o professor aprende e ensina ao mesmo tempo.
	
Gabarito: O professor que fundamenta sua prática pedagógica na perspectiva progressista da educação pode partir de temas geradores, polemizar sua aula, problematizar o conhecimento, dialogando com seus alunos, confrontando teoria e prática, levando-os ao pensamento crítico, desmistificando, desocultando realidades sociais, visando uma formação crítica, transformadora e não alienada. O conhecimento é tratado de forma contextualizada e não isolado e fragmentado, encontrando-se um sentido para o que se está aprendendo.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): A RESPOSTA ESTÁ DE ACORDO COM O PADRÃO ESPERADO.

Continue navegando