APOL 4   Análise Econômica e Administração Estratégica
4 pág.

APOL 4 Análise Econômica e Administração Estratégica

Disciplina:Adm Estrategica e Analise Economica24 materiais15 seguidores
Pré-visualização1 página
Questão 1/5 - Administração Estratégica
A estratégia de inovação de produtos permite a empresa a geração de novas vantagens competitivas, porém é a que apresenta maiores riscos para o negócio.
Qual das alternativas abaixo contém somente fatores que justificam esses riscos maiores da estratégia de inovação?
Nota: 20.0
	
	A
	baixo custo de investimentos; mão-de-obra especializada; certeza de sucesso.

	
	B
	alto custo de investimentos; mão-de-obra padronizada; certeza de sucesso.

	
	C
	alto custo de investimentos; mão-de-obra especializada; incerteza do sucesso. 
Você acertou!
Alternativa “c”. Os fatores que justificam os riscos maiores são: alto custo de investimentos; mão-de-obra especializada; incerteza do sucesso; evolução e ciclo de vida da tecnologia ou do produto desenvolvido; ação da concorrência; padrões de tecnologia a serem utilizados; legislação aprisionamento com a tecnologia desenvolvida. (Aula 5, pg. 23)

	
	D
	ação da concorrência; Legislação; certeza de sucesso.

	
	E
	baixo custo de investimento; ação da concorrência; incerteza de sucesso.

Questão 2/5 - Análise Econômica
As flutuações de emprego e produto que ocorrem na economia são explicadas por duas teorias que podem ser consideradas como a base da macroeconomia. Uma voltada para as flutuações de longo prazo e determinantes da oferta agregada e outra para as flutuações de curto prazo que determinam a demanda agregada.
Fonte: TEBCHIARINI, F. R. Princípios de economia: micro e macro. Curitiba, Editora Intersaberes, 2012.
 
Com base no texto acima, sabe-se que há duas linhas de pensamento sobre as flutuações macroeconômicas. A linha de pensamento que é baseada na Lei de Say, na qual a oferta cria sua própria demanda e, portanto, havendo equilíbrio de mercado é:
 
Nota: 20.0
	
	A
	demanda de fatores;

	
	B
	oferta de bens e serviços;

	
	C
	macroeconomia keynesiana;

	
	D
	economia clássica do pleno emprego;
Você acertou!
A opção correta é a letra “d”. A economia clássica é baseada na lei de Say em que a oferta cria sua própria demanda. De acordo com a economia clássica do pleno emprego, a demanda agregada será igual a oferta agregada. E, esta última é determinada pelos insumos, pelo progresso tecnológico e pela capacidade instalada. No longo prazo, o nível de emprego é o de pleno emprego e os preços ajustam o mercado.
As demais alternativas são incorretas porque na opção “a” a demanda por fatores é apenas a demanda de insumo das empresas, na opção “b”, a oferta de bens e serviços é apenas a oferta do mercado de bens, na opção “e” microeconomia da demanda é um conceito que não existe na economia. Já a opção “c” é o outro modo de enxergar o equilíbrio de longo prazo, citado no texto base, mas é o contrário da economia clássica do pleno emprego pois analisa o equilíbrio a partir da demanda.

	
	E
	microeconomia da demanda;

Questão 3/5 - Análise Econômica
Existem falhas de mercado que necessitam de atuação do governo, já que o mercado por si só não consegue eliminar as externalidades negativas ou em função da existência de poder de mercado. Com base nessas falhas de mercado, o governo pode atuar para melhorar as condições do mercado.
Dentre as funções do governo, julgue as afirmativas a seguir:

I. Função alocativa – transportar bens e serviços de um estado para outro que não produz determinado bem.

II. Função distributiva – promover a distribuição de renda.
III. Função estabilizadora – aumentar o nível de emprego e manter a estabilidade dos preços.

IV. Função de cargos públicos – gerar emprego para reduzir o desemprego no país.
 
São corretas as afirmativas:
Nota: 20.0
	
	A
	Afirmativas I e II, apenas.

	
	B
	Afirmativas I e IV, apenas.

	
	C
	Afirmativas II e III, apenas.
Você acertou!
As afirmativas II e III são duas das funções do governo.
Enquanto há a função alocativa “I”, mas não é a de transportar, mas sim, a de produzir bens como segurança e iluminação pública que não são produzidos pelo setor privado. A função de cargos públicos em “IV” é absurda e não existe.

	
	D
	Afirmativas III e IV, apenas.

	
	E
	Afirmativa IV, apenas.

Questão 4/5 - Administração Estratégica
O diretor da empresa Alfa tem uma tarefa a realizar e, para tanto, estabeleceu uma equipe de projetos, cujo objetivo é criar um novo produto para a empresa.
O que ele precisa fazer para que o projeto funcione e traga os resultados por ele esperados?
Nota: 20.0
	
	A
	Incentivar a todos os funcionários da organização, independentemente do nível hierárquico, a contribuírem com o projeto;

	
	B
	Propor incentivos aos interessados em participar do projeto, garantindo que existirão pessoas interessadas em dele participar;

	
	C
	Estabelecer um prazo para a realização do projeto, indicando pessoas e recursos para sua realização, indicando os resultados esperados, ganhos para a organização e para os participantes do projeto;
Você acertou!
Projetos: tem duração delimitada, são temporários, terminam quando o resultado pretendido é obtido, podem ser únicos e não repetitivos, muitas vezes exigindo envolvimento de várias pessoas de áreas diferentes por tempo determinado. Exigem do gestor do projeto capacidade de planejamento, organização, direção e controle de todo o projeto. Ex. Projeto de uma nova planta industrial, ou desenvolvimento de um novo produto (Aula 05)

	
	D
	Não vincular a este grupo qualquer tipo de recompensa, seja social ou financeira, mencionando os riscos da participação no projeto, inclusive possibilidade de demissões

	
	E
	Neste caso a ferramenta de projetos não é adequada, a empresa deveria ter um programa de pesquisa e desenvolvimento, com equipe de projetos fixa, onde as pessoas sejam remuneradas pela efetividade de seus desenvolvimentos, evitando pagamentos desnecessários.

Questão 5/5 - Administração Estratégica
A figura abaixo demonstra como funciona um mapa estratégico associado ao Balanced Scorecard, traduzindo a estratégia em objetivos, indicadores, metas e planos de ação.

Analise as afirmativas a seguir e a relação entre elas:
I - Para Kaplan e Norton (2004) a estratégia equilibra forças contraditórias. Os investimentos em ativos intangíveis (pessoas, informação e conhecimento) para aumentar a receita a longo prazo não raro conflitam com o corte de custos para melhorar o desempenho financeiro de curto prazo.
Porque
II - No curto prazo o investimento em treinamento e capacitação da mão-de-obra pode ser considerados um custo, porém no longo prazo representam um investimento que pode trazer bons resultados a organização.
Considerando-se essas frases é correto afirmar que:
Nota: 20.0
	
	A
	A primeira é verdadeira, e a segunda é falsa

	
	B
	A primeira é falsa, e a segunda verdadeira

	
	C
	As duas são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira
Você acertou!
Se o objetivo da organização é o crescimento sustentável a longo prazo, suas estratégia devem contemplar investimentos no curto prazo, muitas vezes considerados despesas ou custos, na formação de mão-de-obra que possa gerar diferenciais competitivos para a organização. A primeira afirmação, portanto, é verdadeira e a segunda explica/justifica a primeira. (Aula 05)

	
	D
	As duas são verdadeiras, mas a segunda contraria a primeira

	
	E
	As duas são falsas