Buscar

Artigo Fordimos Ontem e Hoje, TGA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

O Fordismo “Ontem & Hoje”
Com certeza, você já ouviu falar nesse nome Henry Ford (1963-1947), talvez ele seja uma das pessoas mais conhecidas do mundo da Administração Moderna graças a três princípios de negócios adotados por ele, sendo:
Princípio de intensificação: diminuição do tempo de produção e rápida colocação do produto no mercado.
Princípio de economicidade: reduzir ao mínimo o volume do estoque da matéria prima em transformação, para assim recuperar rapidamente custos com matérias primas e salários, por exemplo.
Princípio da produtividade: aumentar a capacidade de produção do homem no mesmo período (produtividade) por meio da especialização.
Sua história começa como um simples mecânico que chegou ao cargo de Engenheiro chefe de uma fábrica, mas seu maior feito foi ter constituído em 1903 a Ford Motor Company. Fabricando um modelo de carro denominado ‘Ford Modelo T’, fabricação entre os anos 1908 a 1927, sua popularização ocorreu devido o valor de venda acessível, um plano de vendas e de assistência técnica de grande alcance, o que revolucionou a indústria automobilista e estratégia comercial da época.
O que garantiu esse sucesso foi a criação de um sistema de esteira a Linha de Montagem, também conhecida como Fordismo – luz ao nome de Henry Ford, que movimentava o carro até o funcionário para que este pudesse executar sua operação de modo especifico, repetitivo e cronometrado, aumentando consideravelmente a produtividade, assim um carro ficava pronto a cada 98 minutos.
Outras contribuições importante podemos citar a criação da assistência técnica de grande alcance, a repartição das ações da empresa com os funcionários (1914), jornada de trabalho de 8 horas e salário mínimo de US$ 5,00/dia. E, por fim o uso de um sistema de concentração horizontal e vertical o qual produzia desde a matéria prima inicial ao produto acabado, criando até a distribuição através de agencias própria.
Em 1970 inicia-se o pós-fordismo, uma revisão na doutrina de Ford, as características desse novo modelo foi à flexibilização das relações de trabalho as de consumo, buscando em outros continentes novos mercados. O desenvolvimento do conceito de "just in time", que enfatiza que as empresas produzam de forma rápida, eficiente, enxuta e somente para atender demandas, sem a manutenção de grandes estoques, permitindo assim que elas se adaptem melhor e com menos custos a novas tendências do mercado.
Contudo, apesar da sua grande contribuição para a Administração Cientifica, para economia e desenvolvimento, Henry Ford também contribuiu de forma negativa, ao tornar os funcionários meros robôs programados a fazer uma mesma tarefa repetitiva diante de uma esteira rolante. Nesse sistema, o trabalhador fica sem noção da sua participação no contexto da produção e com baixa perspectiva de ascensão profissional.
Para os dias atuais, é interessante observar que os princípios de Ford, ainda antigo, foram aperfeiçoadas com o passar dos anos e solucionou dificuldades atuais. Exemplo é modelo de trabalho das redes de Fast-food, como Mc Donald’s e Burguer King. O trabalho é todo padronizado, desde a matéria prima até os uniformes dos funcionários. O salários são os mais baixos dentro do ramo de atividade e o nível escolar para se trabalhar nessas empresas é menor possível. Os equipamentos são dispostos próximos uns dos outros para que o funcionário possa fazer mais de uma função, tudo é pensado, planejado e executado para que o lanche saia em até 1 minuto.
Para refletir
A tirinha de "Frank e Ernest" abaixo, foi publicada no Jornal do Brasil, em 19 de janeiro de 1997. Evidenciando que a Administração Cientifica de Taylor e a Linha de Produção de Ford eram temas polêmico na década de 90.
Pois, o Taylorismo trouxe a especialização do trabalho e o Fordismo o aperfeiçoamento das linhas de produção, entretanto ambos não davam uma visão sistêmica ao funcionário, pois ao realizar sempre a mesma atividade (a todo momento), este não consegui deslumbrar o produto pronto, tão pouco mudariam sua função ou saberiam atuar em outra área. Por isso, quando um funcionário resolve se aposentar, o que ele quer, é poder ir até o fim da linha de montagem para poder descobrir o que ele fazia durante todo tempo que trabalhou na fábrica.
Você também pode conhecer
Museu do Automóvel Parque Barigui, Curitiba/Paraná.
O espaço:
Dispõe da exposição de exemplares de FORD-T nos anos de fabricação de 1919, 1925 e 1926.
Relevância:
Por ser o primeiro veículo projetado para a manufatura, a partir um engenhoso sistema de esteiras que movia o carro em montagem a frente do operário, linha de produção ou fordismo, possibilitando que este pudesse executar tarefas especificas e repetitivas (baseados no Taylorismo), o que garantiu um baixo custo, alta demanda e maior lucro.
Os FORD T em exposição possibilitam a visualização de todos os detalhes em design e tecnologia da época, como a pintura em preto (marca do veículo), aros em madeira, faróis e buzina – que eram itens adicionais, partida elétrica e a manivela frontal – para partida manual. E, apesar de aparentar ser um carro pequeno, visto pessoalmente, é um automóvel robusto e grande.
Além do pioneiro Ford T, outros modelos de automóveis que ganharam mercado no passado estão no acervo como o FIAT 520 (1928), o clássico CORD L-29 Brougham (1929) e Cabriolet (1930), LINCOLN Zephyr (1937), CHEVROLET Style Line Station (1950) e o CADILLAC Presidencial (1952), destacam-se ainda, uma Caleça francesa Rotschil (1910), um Jipe Anfíbio (1942) e a McLaren M23 (1974).
Para mais informações - site: http://www.museuautomovel.com.br/
Fonte:
ARTIGOS, A Contribuição de Henry Ford para a Administração Moderna. Disponível em: http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/a-contribuicao-de-henry-ford-para-a-admi nistracao-moderna/51728/. Acessado em: 16/05/2018.
ARTIGOS, Henry Ford. Disponível em: http://www.administradores.c om.br/ artigos/tecn olo gia/henry-ford/109 06/. Acessado em: 16/05/2018.
PORTAL DO PROFESSOR, Taylorismo. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.govbr/f ichaTecnicaAula.html?aula=52084. Acessado em: 16/05/2018.
UNIFAJ, Fordismo. Disponível em: http://www.unifaj.edu.br/NetManager/documentos/For d%20e% 20a%20administracao%20cient%C3%ADfica.pdf. Acessado em: 16/05/2018.

Outros materiais