Buscar

avaliando aprendizado saúde da mulher

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201501425131)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A gravidez pressupõe modificações para permitir o crescimento e desenvolvimento do feto. Nem sempre essas modificações são confortáveis para a gestante. Complete as frases a seguir com as palavras/termos que melhor descrevem esse período: A progesterona é um importante hormônio para o sucesso da gravidez, mas promove a ________________ da tonicidade da musculatura lisa sistêmica. Deste modo, predispõe ao surgimento de ________________ nos membros inferiores, ________________ da pressão arterial e no intestino pode causar ________________.
		
	
	aumento, câimbras, aumento, constipação
	 
	diminuição, edema, diminuição, constipação
	
	diminuição, edema, aumento, constipação
	
	aumento, edema, diminuição, constipação
	
	aumento, edema, diminuição, diarréia
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201501927678)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A Resolução número 401 de 18 de agosto de 2011 do COFFITO resolve sobre a disciplina e especialidade profissional de Fisioterapia da Saúde da Mulher. Segundo o COFFITO, para o exercício da Especialidade Profissional em Fisioterapia na Saúde da Mulher é necessário o domínio de Grandes Áreas de Competência. A atuação do Fisioterapeuta Especialista em Saúde da Mulher se caracteriza pelo exercício profissional em todos os níveis de atenção à saúde, em todas as fases do desenvolvimento ontogênico, com ações de prevenção, promoção, proteção, educação, intervenção, recuperação e reabilitação da cliente/paciente/usuária. Reflita e indique quais dos seguintes ambientes listados a seguir correspondem à atuação do Fisioterapeuta Especialista Profissional em Fisioterapia na Saúde da Mulher: I Hospitalar; II Ambulatorial (clínicas, consultórios, centros, unidade ou núcleos de saúde); III Domiciliar e Home Care; IV Públicos; V Filantrópicos; VI Militares; VII Privados; VIII Terceiro Setor.
		
	
	Todos são falsos.
	
	Apenas os itens pares são corretos.
	 
	Todos são verdadeiros.
	
	Apenas os itens I, II, III e IV são corretos.
	
	Apenas os itens impares são corretos.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201501334556)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Considere as seguintes afirmações quanto ao sistema reprodutor feminino e assinale V para alternativa verdadeira e F para alternativa falsa:
1) Os ovários são responsáveis pela secreção dos hormônios estrogênio e progesterona.
2) O útero possui uma camada muscular denominada endométrio.
3) Os órgãos que compõe o sistema reprodutor feminino são ovários, útero, tubas uterinas, canal vaginal e vulva.
		
	
	F, F, V.
	 
	V, F, V.
	
	V, F, F.
	
	V, V, F.
	
	V, V, V.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201501425013)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	A avaliação fisioterápica é fundamental para que possa ser traçado um correto plano terapêutico para o atendimento da gestante. Analise as afirmativas abaixo e indique as verdadeiras com V e as falsas com F.
		
	 
	O aumento da motilidade da musculatura lisa e a compressão mecânica que o útero promove no intestino podem causar constipação intestinal. Cabe ao fisioterapeuta orientar sobre exercícios como a posição de quatro apoios associada à contração abdominal durante a expiração (desde que não haja risco para a gestante).
	 
	Praticamente todas as gestantes apresentam o seguinte padrão postural: alargamento da base de sustentação, hiperlordose lombar, hipercifose torácica, hiperlordose cervical, anteriorização da cabeça e rotação interna de ombros. O fisioterapeuta poderá intervir moderadamente na correção deste padrão, pois são compensações transitórias e pode haver luxação articular devido à frouxidão ligamentar causada pela relaxina.
	 
	É possível que ocorra incontinência urinária (IU) durante a gestação, sendo o tipo mais comum a IU de esforço. Para que seja prevenido e tratado este problema, o fisioterapeuta deverá orientar a gestante a realizar contrações dos músculos do assoalho pélvico associadas à manobra de Valsalva e apnéia.
	 
	A história clínica e investigação da localização da dor são fundamentais para que o fisioterapeuta possa diferenciar se há dor lombar, na cintura pélvica ou ambas. De todo modo, o diagnóstico funcional é que irá nortear qual a conduta a ser tomada pelo fisioterapeuta.
	 
	Como a gestante enfrenta dificuldade no retorno venoso, com surgimento de varizes e edema nos membros inferiores, o fisioterapeuta deverá orientar sobre o uso das meias de compressão, realização de drenagem linfática manual e exercícios aeróbicos leves.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201501837422)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Considerando a heterogeneidade que caracteriza o país, seja em relação às condições socioeconômicas e culturais, seja em relação ao acesso às ações e serviços de saúde, compreende-se que o perfil epidemiológico da população feminina apresente diferenças importantes de uma região a outra do País. Salienta-se que, no processo de implantação e implementação da Política Nacional para Atenção Integral à Saúde da Mulher, elas devem ser consideradas, possibilitando uma atuação mais próxima da realidade local e portanto com melhores resultados. No Brasil, as principais causas de morte da população feminina são as doenças cardiovasculares, destacando-se o infarto agudo do miocárdio e o acidente vascular cerebral; as neoplasias, principalmente o câncer de mama, de pulmão e o de colo do útero; as doenças do aparelho respiratório, marcadamente as pneumonias (que podem estar encobrindo casos de AIDS não diagnosticados); doenças endócrinas, nutricionais e metabólicas, com destaque para o diabetes; e as causas externas (BRASIL, 2004). Diante das informações acima, reflita sobre as afirmações abaixo e destaque APENAS aquela que é falsa:
		
	 
	A mortalidade associada ao ciclo gravídico-puerperal e ao aborto não aparece entre as dez primeiras causas de óbito nessa faixa etária. No entanto, a gravidade do problema é evidenciada quando se chama atenção para o fato de que a gravidez é um evento relacionado à vivência da sexualidade, portanto não é doença, e que, em 92% dos casos, as mortes maternas são evitáveis.
	 
	O aborto realizado em condições de risco frequentemente é acompanhado de complicações severas. As complicações imediatas mais frequentes são a perfuração do útero, a hemorragia e a infecção, que podem levar a graus distintos de morbidade e mortalidade. O aborto realizado em condições inseguras figura entre as principais causas de morte materna e é causa de discriminação e violência institucional contra as mulheres nos serviços de saúde. Violência que pode traduzir-se no retardo do atendimento, na falta de interesse das equipes em escutar e orientar as mulheres ou mesmo na discriminação explícita com palavras e atitudes condenatórias e preconceituosas.
	 
	Considerando que 70% das mulheres são usuárias do SUS e que cerca de 65% dos óbitos maternos ocorrem no momento do parto, é provável que, apesar do sub-registro e da subinformação, a queda na razão de mortalidade materna calculada com base nos dados do Sistema de Informação em Mortalidade (SIM) e do Sistema de Informação Sobre Nascidos Vivos (SINASC), observada a partir de 1999, seja real. Nesse caso, o Ministério da Saúde pode se orgulhar, pois os números atestam que a situação atual está melhorando e já se assemelha aos índices dos países desenvolvidos.
	 
	A atenção ao parto e nascimento é marcada pela intensa medicalização, pelas intervenções desnecessárias e potencialmente iatrogênicas e pela prática abusiva da cesariana. Ocorre ainda o isolamento da gestante de seus familiares, a falta de privacidade e o desrespeito à sua autonomia. Tudo isso contribui para o aumento dos riscos maternos e perinatais.
	 
	Apesar do aumento do número de consultas de pré-natal, a qualidade dessa assistência é precária, o que pode ser atestado pela alta incidência de sífilis congênita, estimada em 12 casos/1.000nascidos vivos, no SUS (PN-DST/AIDS), pelo fato da hipertensão arterial ser a causa mais frequente de morte materna no Brasil, e também porque apenas 41,01% das gestantes inscritas no Programa de Humanização no Pré-Natal e Nascimento (PHPN) receberam a 2.a dose ou a dose de reforço ou a dose imunizante da vacina antitetânica, segundo o sistema de informação do Programa.
	
	
	
	
	
	1a Questão (Ref.:201501340473)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Assinale a alternativa CORRETA sobre o período gestacional:
		
	
	Todas estão corretas.
	
	No período gestacional e pós-parto imediato a avaliação fisioterapêutica é mais específica para diástase supra-umbilical.
	
	Os músculos abdominais sofrem ação hormonal (relaxina), além das alterações mecânicas provenientes da anteversão pélvica e do crescimento uterino. Entretanto, dentre os músculos envolvidos na diástase, os oblíquos internos e externos são os que mais sofrem distensão, sendo o reto abdominal o menos prejudicado por ter inserção fixa no púbis.
	 
	Nenhuma das anteriores está correta.
	
	Avalia-se a força muscular do assoalho pélvico durante a gestação através do toque bidigital. Investiga-se também a data da última menstruação (DUM), data provável do parto (DPP) e idade gestacional (IG).
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201501353521)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Paciente 60 anos, costureira, G5P4A1, todos os partos normais com laceração cutâneo mucosa da fúrcula posterior da vulva, menopausa aos 57 anos, apresenta queixa de incontinência urinária associada a sensação de peso vaginal, como se tivesse uma bola saindo pela vagina. Ao exame ginecológico foi constatado histerocele grau 2. Responda: qual a etiologia da histerocele e qual o grau da ruptura perineal que esta paciente apresentou durante seus partos. Marque a alternativa correta.
		
	
	Debilitação nos elementos de suspensão / ruptura perineal grau 3
	
	Debilitação nos elementos de sustentação / ruptura perineal grau 1
	
	Debilitação nos elementos de sustentação / ruptura perineal grau 2
	
	Debilitação nos elementos de contenção / ruptura perineal grau 2
	 
	Debilitação nos elementos de suspensão / ruptura perineal grau 1
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201501334867)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Uma puérpera, parto normal há 20 dias, queixa-se de dor na região abdominal e relata que observou mudança no formato de seu abdome. O exame físico revela abaulamento na região da linha alba abdominal de cerca de quatro dedos. Possível causa para esta queixa:
		
	 
	Diastase do músculo reto abdominal.
	
	Hipotrofia do assoalho pélvico.
	
	Diastase do músculo transverso do abdome.
	
	Flacidez do assoalho pélvico.
	
	Hipotrofia dos músculos abdominais.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201502266421)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A osteoporose é uma afecção bastante conhecida. Assinale a alternativa que relaciona algumas de suas causas.
		
	
	Pré-menopausa, uso de esteroides por terapia sistêmica, paralisia flácida e artrite reumatoide.
	
	Pré-menopausa, uso de esteroides por terapia local, paralisia flácida e flebite crônica
	 
	Pós-menopausa, uso de esteroides por terapia sistêmica, paralisia flácida e artrite reumatoide.
	
	Pós-menopausa, uso de esteroides por terapia sistêmica, paralisia espástica e flebite crônica.
	
	Pós-menopausa, uso de esteroides por terapia local, paralisia espástica e artrite reumatoide.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201501903732)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Entende-se por parto natural aquele realizado sem intervenções ou procedimentos desnecessários durante todo o período de trabalho de parto, parto e pós-parto, e com o atendimento centrado na mulher. Também pode ser chamado de parto humanizado, devido a todo o respeito e ternura com que são tratados a mulher e o bebê neste período. Sobre o parto natural, é INCORRETO afirmar que:
		
	 
	Durante o trabalho de parto e no parto, é permitida a escolha da melhor posição de parto pela própria mulher.
	 
	A alimentação da parturiente deve ser suspensa durante o trabalho de parto, para evitar a ocorrência de náusea e vômitos, mas deve-se fornecer água de forma livre, visando manter a hidratação.
	 
	Para alívio da dor durante o trabalho de parto e parto, pode-se realizar massagens, banhos de chuveiro e, na banheira de hidromassagem, utilização de música e outras técnicas de relaxamento.
	 
	A presença de um acompanhante durante o trabalho de parto e parto, além de benéfico para a parturiente, é garantida por lei.
	 
	As caminhadas durante o trabalho de parto são estimuladas, proporcionando maior conforto e liberdade à parturiente.
	
	
	
	
	
	1a Questão (Ref.:201501744380)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Com relação ao tratamento fisioterápico para incontinência urinária leia as afirmativas abaixo: I - O perineômetro é um aparelho de alta confiabilidade para avaliar a força da MAP devendo ser sempre utilizado durante uma avaliação do assoalho pélvico. II - A cinesioterapia dos músculos do assoalho pélvico é indicada para todos os pacientes com incontinência urinária desde pacientes com grau 1 até aqueles com grau 5 de força muscular. III - A eletroestimulação endocavitária é indicada em todos os casos de incontinência urinária. IV - O biofeedback é um instrumento útil no ensino e aprendizado de processos de autorregularão que envolve treinamento, e tem importante potencial auxiliar no tratamento das desordens neuromusculares e comportamentais. V - Uma forma de trabalhar corretamente os músculos do assoalho pélvico é interromper o jato urinário durante a micção. VI - O diário miccional é de grande importância para confirmar os relatados do hábito miccional da paciente e, então, intervir se necessário.
		
	
	Apenas as afirmativas I, II e V são falsas
	
	Apenas as afirmativas III, IV e VI são falsas
	 
	Apenas as afirmativas II, IV e VI são verdadeiras
	
	Apenas as afirmativas I, III e V são verdadeiras
	
	Apenas as afirmativas I, V e VI são verdadeiras
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201501310886)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A lombalgia está definida como um sintoma que afeta a área entre a parte mais baixa do dorso da coluna e a prega glútea, podendo irradiar-se para os membros inferiores e é muito prevalente na gestação. Os principais fatores de risco da dor lombar na gestação são:
		
	
	O centro de gravidade desloca-se para cima e para frente devido ao alargamento do útero e das mamas.
	
	Compensações posturais que ocorrerão para dar equilíbrio e estabilidade.
	 
	Todas as questões acima estão corretas.
	
	Uma lordose exagerada, fazendo com que sobrecarregue os músculos lombares e posteriores da coxa.
	
	O deslocamento do centro de gravidade, além da liberação de hormônios, como estrógeno e relaxina, que ocasionam um crescente afrouxamento dos ligamentos.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201501907762)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	No tratamento fisioterapêutico da incontinência urinária (IU) utilizando estimulação elétrica, os eletrodos vaginais ou anais promovem contato com:
		
	 
	maior número possível de fibras nervosas eferentes do nervo pudendo.
	 
	maior número possível de fibras nervosas aferentes do nervo pudendo.
	
	parede vaginal ou anal, visando diminuir a sensação desagradável causada pela estimulação do plexo hipogástrico
	
	a parede vaginal ou anal, para que o estímulo não seja transmitido para a inervação, alcançando toda a cavidade pélvica.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201501767093)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Durante a fase de esvaziamento da bexiga, o sistema nervoso parasimpático atua no corpo da bexiga através do nervo pudendo estimulando o receptor colinérgico nicotínico. Qual é a função deste receptor?
		
	
	Relaxamentoda uretra.
	
	Contração do Esfíncter interno
	
	Contração da uretra.
	 
	Relaxamento do detrusor.
	 
	Contração do detrusor.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201501907763)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O uso do biofeedback no treinamento dos músculos do assoalho pélvico (AP) NÃO tem como objetivo:
		
	
	melhorar a propriocepção local.
	
	melhorar a coordenação muscular.
	
	ganhar força muscular indiretamente.
	 
	corrigir os prolapsos genitais.
	
	
	
	
	
	1a Questão (Ref.:201501417802)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Dentre alguns sintomas urológicos estudados, leia as afirmações abaixo e identifique a que se encontra verdadeira.
		
	
	Sintomas pós-miccionais são aqueles experimentados imediatamente antes da micção.
	 
	Sintomas miccionais ocorrem durante a fase de eliminação da urina (micção).
	 
	Sintomas de armazenamento são aqueles experimentados durante a fase de esvaziamento vesical.
	
	Sintomas urológicos associados ao coito podem ocorrer durante ou após a prática de atividade esportiva.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201501310842)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A infertilidade feminina pode dever-se a ciclos anovulatórios: embora haja períodos menstruais regulares, não ocorre ovulação. Estes ciclos anovulatórios são muito frequentes nos primeiros meses após a _____________e, novamente, antes da _____________.
		
	
	gravidez....... menopausa.
	
	menarca..... gravidez.
	
	amenorreia....... menarca.
	
	menopausa....... menarca.
	 
	menarca...... menopausa.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201501927630)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	MRRSG, 35 anos, G2, P0, A1, 22sIG, apresenta edema em MMII e constipação intestinal. Nega HAS, apresenta hipotireoidismo controlado e diabetes gestacional. Há 2 anos foi submetida FIV (fertilização in vitro) sem sucesso (a gestação não evoluiu). Peso pré-gestacional 80kg e peso atual 87kg. Profissão: médica. Apresenta dor lombar ao final do dia. A única intercorrência na gestação foi descolamento de placenta até a 14asIG. Faz uso de suplemento vitamínico. Praticava exercício funcional 3x/sem antes de engravidar. Atualmente está sedentária. Procurou atendimento fisioterápico para realizar algum tipo de atividade física (indicada pelo obstetra). Aponte a resposta mais correta sobre o caso em questão.
		
	
	A presença de diabetes gestacional não contribui para que a gestante tenha um risco aumentado em desenvolver HAS.
	
	A ausência de HAS é indicativo de que a diabetes gestacional não é tão grave.
	 
	A presença de dor lombar, edema em MMII, constipação intestinal e diabetes gestacional são indicações para que a gestante seja submetida a várias técnicas de fisioterapia (não apenas a atividade física).
	
	Devido à história obstétrica da gestante a única indicação fisioterapêutica é a realização de hidroterapia 2x/sem.
	
	Como a gestante tem sobrepeso e está diabética, a melhor opção é que ela não realize fisioterapia durante o período gestacional.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201501744384)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Sobre a drenagem linfática manual, leia as afirmativas abaixo e marque a opção correta:
		
	 
	Quando o linfedema é no membro superior, as manobras ganglionares são feitas na axila e na inguinal.
	
	Inflamações e infecções são contra-indicações para esta técnica, porém o edema sistêmico de origem cardíaca ou renal, não.
	
	Aumenta a absorção da linfa, porém o fluxo linfático se mantém inalterado.
	
	Para tal procedimento, deve-se utilizar muito óleo para poder deslizar as mãos sobre a pele do membro edemaciado.
	
	Consiste de manobras lentas e rítmicas, porém de alta pressão.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201501340456)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Em relação ao assoalho pélvico pode-se afirmar, EXCETO:
		
	 
	A nutação está relacionada com um encaixe anatômico para a cabeça do bebê; a contra-nutação com o momento do parto.
	
	Os músculos elevadores do ânus (iliococcígeno, pubococcígeno e puborretal) mais os isquiococcígenos constituem o diafragma pélvico e são localizados profundamente.
	
	O sacro possui movimentos de nutação e contra-nutação que auxiliam a gestação e o parto. Na nutação a base do sacro anterioriza e inferioriza, enquanto o ápice posterioriza e superioriza. Na contra-nutação acontecem os movimentos contrários.
	
	A existência do orifício vaginal no períneo feminino predispõe mais a mulher à incontinência urinária que o homem.
	
	O diafragma urogenital, mais superficial, é constituído pelo esfíncter anal, esfíncter uretral, pelos músculos tranversos (superficial e profundo) do períneo, isquiocavernoso e bulboesponjoso.

Continue navegando