Buscar

Aula 07 Violência de Gênero

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Violência de Gênero
Aula 07
Nesta aula, você:
Entendeu o que é gênero;
Aprendeu a diferença entre gênero e sexo;
Compreendeu os fatores psicológicos e sociais relacionados à violência de gênero.
Introdução:
Durante a maior parte do século XX, a sexualidade humana era delegada ao estudo da Medicina, pois era reconhecida somente pela sua base fisiológica, ou seja, pelos aspectos anatômicos e pelas questões orgânicas relacionadas.
Este determinismo, de tratar com caráter exclusivamente biológico tem como consequência a geração de preconceitos e estigmas com relação àqueles que se encontram fora dos comportamentos considerados normais, gerando, consequentemente, exclusão social como, por exemplo, a homofobia e a violência contra mulher.
Entretanto, este paradigma começa a ser rompido na década de 1960 com o surgimento, no âmbito mundial, de movimentos sociais vinculados a diversas lutas pelos direitos das minorias excluídas.
Movimentos contra a violência:
1 - No que se refere ao aspecto da sexualidade, devido a este quadro de naturalização do existir, começam a surgir o movimento feminista e pelos direitos dos homossexuais, com a intenção de buscar novas compreensões para as transformações do mundo pós-moderno. 
O movimento feminista surge como uma importante contribuição para a discussão sobre a questão dos gêneros, principalmente a desigualdade social entre eles.
2 - A evolução deste cenário inicia na década de 1960, com as lutas e reivindicações das mulheres burguesas e brancas pela igualdade de direitos, ou seja, a discussão ainda permanecia centrada em uma elite intelectual.
Conceito do gênero:
Na década de 1970, o estudo passou para “mulheres”, na tentativa de dar conta de diferentes situações culturais e sociais e para responder as questões de opressões de raça e classe social, como as mulheres negras. Neste contexto, surge a ideia de que as diferenças entre homens e mulheres não são apenas de ordem física, biológica.
 
A partir deste questionamento nasce no interior das ciências humanas e sociais o conceito de gênero, que abarca as dimensões do existir para além dos aspectos biológicos. Desta forma, sexo e gênero seriam categorias diferentes, onde:
1 - Sexo está vinculado à anatomia e genética do indivíduo, sendo considerada uma categoria absoluta e biológica.
2 - Gênero se enquadra em uma categoria cultural, vinculado aos papéis sociais estabelecidos pala cultura do ser homem e ser mulher; refere-se à expressão individual da existência do masculino e do feminino em uma determinada cultura.
Violência de gênero:
Na violência contra a mulher, o episódio agudo e mais grave, na maioria das vezes,  é o fim de linha de uma situação crônica, insidiosa, que aos poucos foi desmontando as defesas das vítimas até deixá-la completamente à mercê do agressor, sem condições até de pedir ajuda.
Este tipo de violência aparece nas relações de casal, nas relações afetivas e íntimas, no interior das famílias e expressa dinâmicas de afeto/poder nas quais estão presentes relações de subordinação e dominação.
CONSEQUÊNCIAS DA VIOLÊNCIA:
As consequências para a saúde física da vítima incluem a transmissão de doenças  sexualmente transmissíveis pelo abusados, ferimentos, escoriações, hematomas, fraturas recorrentes, problemas ginecológicos, corrimentos, infecções, dor pélvica  crônica, gravidez indesejada, abortamento espontâneo, maior exposição a comportamentos danosos à saúde como abuso de álcool e drogas, incapacidade física parcial ou permanente, podendo chegar até a consequências fatais como suicídio ou homicídio.
Com relação às consequências psicológicas, geralmente as vítimas apresentam estresse pós-traumático, depressão, ansiedade, perda da autoconfiança, disfunção sexual, desordens alimentares e comportamentos obsessivo-compulsivos.
a) Violência física – qualquer conduta que ofenda a integridade ou saúde corporal;
b) Violência psicológica – qualquer conduta que cause dano emocional e diminuição da autoestima ou que prejudique e perturbe o pleno desenvolvimento;
c) Violência sexual – qualquer conduta que constranja a presenciar, a manter ou a participar de relação sexual não desejada, mediante intimidação, ameaça, coação ou uso da força;
d)  Violência patrimonial – qualquer conduta que configure retenção, subtração, destruição total ou parcial de seus objetos, instrumentos de trabalho, bens, valores e recursos econômicos, incluindo os destinados a satisfazer as suas necessidades;
e) Violência moral – qualquer conduta que configure calúnia, difamação e injúria.
Tipificação Legal  - Lei 11.340 de 2006 – conhecida por Lei Maria da Penha:
- Para os efeitos da Lei 11.340/06, segundo o seu artigo 5º: configura violência doméstica e familiar contra a mulher qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial: 
(I) no âmbito da unidade doméstica, compreendida como o espaço de convívio permanente de pessoas,com ou sem vínculo familiar, inclusive as esporadicamente agregadas; 
(II) no âmbito da família, compreendida como a comunidade formada por indivíduos que são ou se consideram aparentados, unidos por laços naturais, por afinidade ou por vontade expressa; 
(III) em qualquer relação íntima de afeto, na qual o agressor conviva ou tenha convivido com a ofendida, independentemente de coabitação.

Outros materiais