Buscar

GESTÃO ESCOLAR av

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

GESTÃO ESCOLAR: TEORIA E PRÁTICA
	1a Questão (Ref.: 201102285594)
	
	Um professor de uma escola procurou a diretora para reivindicar algumas ações que necessitavam ser tomadas para a melhoria do processo educativo, tais como colocação de ventiladores nas salas de aula, disponibilidade de computadores que estavam desativados no laboratório de informática por falta de manutenção entre outras. Após a conversa, a diretora irritada desabafou: "Procuro agradar a todos, trabalho o tempo inteiro para que tudo saia a contento, se ele passasse um dia no meu lugar entenderia como é complicado dirigir uma escola deste tamanho, sozinha". Pelo desabafo, entendemos que esta diretora assume um modelo de escola baseado :
		
	 
	D ( ) Na autonomia da escola que entende a necessidade de participação de todos os envolvidos;
	
	A ( ) Na capacidade de gerenciar um ambiente cada vez mais complexo;
	
	C ( ) Na capacidade de fundamentar teoricamente suas decisões;
	
	B ( ) Na disposição de assumir responsabilidade sobre os resultados;
	 
	E ( ) ) Em uma estrutura administrativa burocrática, vertical e hierarquizada
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201102285526)
	
	São princípios que os sistemas de ensino devem respeitar para a definição das normas da gestão democrática do ensino público na educação básica: (Concurso para Diretor de Escola ¿(VUNESP) - SP- 2012) I. Participação dos governos locais na elaboração do projeto pedagógico da escola; II. Participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes; III. Participação das empresas privadas na elaboração do projeto pedagógico da escola e no financiamento de atividades extracurriculares; IV. Participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola. De acordo com a Lei n.o 9.394/96, está correto apenas:
		
	 
	B) II e IV.
	
	C) III e IV.
	
	E) II, III e IV.
	
	A)I e II.
	
	D)I, II e III.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201102642569)
	
	Segundo Vasconcellos (2002) "O movimento de democratização e qualificação da educação é um amplo e complexo processo que tem como meta a mudança na prática em sala de aula." Neste sentido entendemos que a gestão da escola (considerando, direção, supervisão, coordenação pedagógica, orientação educacional) passa a ter um importante papel, dada a sua influência na criação de um clima organizacional que atenda aos pressupostos de uma gestão democrática. Assinale a afirmativa que não atende aos preceitos de uma Gestão Democrática.
		
	
	Cabe à gestão criar espaços para que o professor possa atender os alunos em suas dificuldades, seja de aprendizagem ou de relacionamento.
	
	É tarefa intransferível da equipe gestora, comprometer-se com a melhoria das condições de trabalho dos profissionais da educação
	
	Trabalhar com os pais para explicitar a linha político-pedagógica da escola, aproveitando a época de matrícula, reunião com os responsáveis e outros momentos de forma que estes se sintam membros corresponsáveis pelo processo educacional
	 
	Evitar a iniciativa de mudanças do professor com o objetivo de manter a ordem e a qualidade do ensino oferecido
	
	Superar a fragmentação do trabalho, opondo-se às relações autoritárias que levam a comportamentos passivos, inércia, comodismos, medo de repreensões afastando do novo.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201102199456)
	
	Durante os encontros para a preparação do ano letivo em uma escola, alguns tópicos foram considerados como os mais importantes. Dentre estes, destaca-se o conhecimento da realidade dos estudantes e, por isso, no planejamento das atividades, foi preciso levar-se em conta:
		
	 
	O contexto sociocultural específico da realidade dos alunos.
	
	A vivência limitada das pessoas de grupos sociais minoritários.
	
	O modelo social idealizado pelos pais dos alunos da escola.
	
	A realidade expressa nos programas escolares estabelecidos.
	
	O meio ambiente das classes mais favorecidas daquela região.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201102315392)
	
	Considerando que a pesquisa é um procedimento reflexivo, sistemático, controlado e crítico, avalie quais destes procedimentos seriam requeridos em um experimento sobre a eficácia de um fertilizante no desenvolvimento de uma certa plantação, ciente que a metodologia contaria com medições periódicas do ganho de biomassa (volume corporal) e registraria esses dados para posterior análise estatística.
		
	
	d) Reflexivo e controlado.
	 
	a) Sistemático e controlado.
	
	c) Crítico e sistemático.
	 
	b) Reflexivo e crítico.
	
	e) Sistemático e reflexivo.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201102282410)
	
	A escola que se pretende hoje requer uma base organizacional e pedagógica oposta ao modelo burocrático dos tempos passados, da qual se originou. Dessa forma, esta escola terá que propor um trabalho partindo de novas bases, revendo suas estruturas em função das necessidades sociais e da compreensão que se tem hoje, do processo de ensino e aprendizagem. Este pensamento nos leva a entender que também o professor deverá ter seu papel resinificado. Seu trabalho não poderá mais ser entendido isoladamente, mas em constante troca com seus pares e a partir de uma visão mais ampla, que extrapole os limites da sala de aula. Alunos e suas famílias, comunidades regionais e locais passam a fazer parte do quadro de responsáveis pela educação. Estes aspectos nos levam a refletir sobre as novas responsabilidades sociais não só dos educadores como da gestão escolar, de forma que o trabalho pedagógico seja entendido e executado pela comunidade escolar como equipe de trabalho e não mais isoladamente pelo professor. É neste sentido que entendemos a função da Escola nesta Sociedade como responsável por: Assinale a questão que em desacordo com o pensamento acima:
		
	
	E ¿ Auxiliar na formação do ¿ser humano¿, seu lado cognitivo, afetivo, social e moral, capaz de conviver com a diversidade em todos os sentidos.
	 
	B ¿ Preparar o aluno para o ingresso no mundo de trabalho, desenvolvendo competências compatíveis com a versatilidade, capacidade de ajustar-se a novas situações.
	
	C ¿ Propiciar o desenvolvimento de capacidades, habilidades e atitudes, oferecendo aprendizagem e oportunidades de vivências para seu aprimoramento integral
	 
	A ¿ Propiciar o desenvolvimento de habilidades cognitivas para pesquisar, escolher, selecionar informações, criar e desenvolver ideias própria, além de transmitir os conteúdos determinados pela direção.
	
	D ¿ Formar o cidadão participante, ativo, consciente do social.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201102204781)
	
	Marque a opção que contém o significado do Pró-Conselho:
		
	
	Programa de Capacitação de Conselheiros Escolares
	
	Programa Nacional de Capacitação de educadores
	 
	Programa Nacional de Capacitação de Conselheiros Municipais
	 
	Programa Nacional de Capacitação de Gestores Escolares
	
	Programa de Capacitação de Gestores Escolares
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201102200088)
	
	Em uma reunião do conselho escolar, os participantes definiram, como estratégia de aproximação entre escola e famílias, a realização de visitas às casas dos alunos, a fim de conhecer de perto a realidade em que vivem. Um dos professores foi à casa de Roberto, aluno que apresentava dificuldades de aprendizagem, principalmente em matemática. Lá chegando, viu que se tratava de uma moradia popular, de uma família que não teve oportunidades de estudo. O professor de Roberto, porém, ficou surpreso ao saber que o menino ajudava o pai, feirante, como "caixa" na venda de frutas. Se ele sabia calcular valores e fazer o troco, não havia motivos para ter dificuldades em matemática. Após a visita, o professor começou a pensar em estratégias para desenvolver com Roberto.
a) Explique a importânciade iniciativas como a desse conselho escolar, em contexto de gestão participativa.
b) Descreva outra ação que favoreça uma integração maior entre escola e comunidade e argumente por que essa ação é relevante.
		
	
Resposta: A) O conselho fazendo essa visita pode ver de perto a real situação do aluno e assim poderá auxilia-lo de acordo com a sua experiencia de vida. B) A escola e a comunidade deve sempre estar a par de todos os acontecimentos, fazendo com que possa ser vivido e estudado tudo ao mesmo tempo, os dois caminha juntos.
	
Gabarito:
a)  O texto do aluno deve transparecer o entendimento do que seja gestão participativa e o papel dos conselhos escolares nessa modalidade de gestão.
Um aspecto preliminar é a garantia da gestão participativa na legislação nacional: na Constituição Federal de 1988, no art. 206, princípio VI, que estabelece que o ensino público será desenvolvido em contexto de gestão democrática; na LDB 9394/96, no art. 14, que explicita que os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades, tendo como um de seus princípios a participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes.
 
b)  A ação deverá conter uma proposta que esteja fundamentada nessa concepção de gestão e que explicite o processo de integração escola-comunidade. Note-se que a questão propõe ultrapassar o contato com as famílias, envolvendo a comunidade escolar, da qual fazem parte outras representações.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): O texto do aluno deve transparecer o entendimento do que seja gestão participativa e o papel dos conselhos escolares nessa modalidade de gestão.Um aspecto preliminar é a garantia da gestão participativa na legislação nacional: na Constituição Federal de 1988, no art. 206, princípio VI, que estabelece que o ensino público será desenvolvido em contexto de gestão democrática; na LDB 9394/96, no art. 14, que explicita que os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades, tendo como um de seus princípios a participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes. b) A ação deverá conter uma proposta que esteja fundamentada nessa concepção de gestão e que explicite o processo de integração escola-comunidade. Note-se que a questão propõe ultrapassar o contato com as famílias, envolvendo a comunidade escolar, da qual fazem parte outras representações.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201102315383)
	
	¿ Segundo Libâneo (1985) ¿A escola, enquanto instrumento de apropriação do saber pode contribuir para eliminar a seletividade social e tornar a sociedade democrática¿. Assinale a alternativa que não corresponde à função da escola, no pensamento do autor.
		
	 
	A ( )A contribuição da escola para a democratização está no cumprimento da função preparar os alunos para o mercado de trabalho, desenvolvendo a competitividade;
	
	C ( ) A escola deve cumprir a função de socialização do saber sistematizado através do processo de transmissão/ apropriação ativa/reelaboração, tornando o conhecimento vivo através do seu confronto com a realidade;
	
	B ( )A despeito de todas as dificuldades enfrentadas a escola, pode contribuir para a transformação, empenhando-se para que os alunos dominem os conteúdos e possam fazer uma leitura crítica do mundo;
	
	D ( ) Através de uma ação democrática, fortalecer a participação de toda a comunidade escolar na definição e solução dos principais problemas enfrentados pela escola;
	
	E ( ) Proporcionar espaço para a construção de seu Projeto Político Pedagógico que se apresenta como instrumento proporcionador do processo de renovação e mudança de cultura educacional.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201102207257)
	
	"O movimento pelo aumento da competência da escola exige maior competência de sua Gestão". Não se pode esperar mais que os dirigentes escolares aprendam em serviço, pelo ensaio e erro. A capacitação dos dirigentes constitui-se um processo aberto, de formação continuada e permanente. Através de quais cursos/programas se dá a formação continuada dos gestores escolares ?
		
	
	
Gabarito: Cursos de Pós-graduação, Cursos de Extensão e Programas e projetos oficiais de formação de gestores.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Cursos de Pós-graduação, Cursos de Extensão e Programas e projetos oficiais de formação de gestores.

Continue navegando