Buscar

Amenorreias by Ghizo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Amenorreia primária é quando alguém que já menstruou na vida fica sem menstruar por 3 ciclos. Amenorreia secundária é quando alguém nunca menstruou na vida até os 16 anos mas com caracteres secundários sexuais presentes, ou que nunca menstruou até os 14 anos e sem carcac.sec.presentes. As amenorreias podem ser (HHGATUM) Hipotalâmicas, hipofisárias, gonadais, adrenais, tireodianas, uterovaginais, metabólicas.
HIPOTALÂMICAS: é a mais comum causa de amenorreia SECUNDÁRIA. Maioria ocorre por supressão da secreção de GnRH. Tem várias causas:
 Estresse (altera funcionamento hipotálamo-cortical, comprovado por ex. por mulheres no campo de concentração na segunda guerra mundial)
Anorexia/Bulimia (a supressão do GnRH pode ocorrer até mesmo antes das manifestações de desnutrição, e está relacionada a problemas psíquicos e não a desnutrição em si)
Exercício Físico Muito Intenso (Causado pelo próprio gasto energético, causado tbm pelo estresse que causa e também pelo baixo percentual de gordura corporal, diminuindo a oferta de colesterol. Com isso, há déficit de hormônios esteroides)
Síndromes raras ( Kallman é a mais conhecida, é causada por falha na migração das células olfatórias e produtoras de GnRH na embriogênese, culminando num quadro com baixo GnRH, infantilismo sexual, e hiposmia ou anosmia (redução e perda do olfato respect.)
Anticoncepcionais (podem inibir GnRH por feedback negativo(faz parecer q já tem mt horm. A amenorreia pós pílula deve sumir após 6 meses da interrupção do uso no anticoncepcional combinado, ou 12 meses após suspensão no caso de aplicação intramuscular de acetato de medroxi-progesterona.
Outras drogas (Metoclopramida, que é um bloqueador dopaminérgico. Como a dopamina é o principal inibidor da prolactina, ao usar um bloqueador dopaminérgico, o dopamina cai e a prolactina(inibidora do GnRH) então aumenta, sendo causadora de Galactorreia, amenorreia e infertilidade. 
HIPOFISÁRIAS: 
Tumores: Mais frequentes causas de amenorreia Hipofisária. Geralmente benignos, mas capazes de causar várias desordens, pois como a hipófise fica na cela turca(há uma região óssea abaixo) os tumores tendem a crescer pra cima, comprimindo quiasma óptico e outras regiões neurológicas importantes. A classe mais comum são os adenomas, sendo o mais comum o prolactiloma (50% dos adenomas). O tumor produz altíssima prolactinam que gera galactorreia e amenorreia. Dá pra corrigir com o agonista de Dopamina, que inibe a prolactina, podendo diminuir o tumor. Esses medicamentos tem uma boa eficácia na volta da menstruação, mas não tão eficaz efeito no fim da galactorreia.
Doenças degenerativas e inflamatórias como meningites e enfalites, quando acometem hipófise, também são causas de disfunções resultantes em amenorreia. 
Síndrome de Sheehan: A hipófise sofre necrose secundária a uma isquemia local no momento de um parto. Tem então tanto amenorreia quando ausência de lactação.
GONADAIS: O impulso de GnRH, FSH, LH é normal, mas as gônadas não conseguem produzir seus hormônios mesmo com o impulso. Como não produzem, não geram feedback e a hipófise faz mais gonadotrofinas, caracterizando o Hipogonadismo Hipergonadotrófico.
Falência ovariana: Pode ocorrer por drogas como a Ciclofosfamida, tumores, síndrome de savage(ovário resistentes aos estímulos das gonadotrofinas)
ANOVULAÇÃO CRÔNICA: Não há ovulação. Tudo está normal (Não há hipogonadismo ou problema de produção de gonadotrofinas) mas o fato de não ter ovulação desequilibra o FeedBack do eixo hipotálamo-hipófise-gonadal de modo que haja insucesso na maturação folicular e ovulação. A própria SOP é uma anovulação, mas uma anovulação hiperestrogênica e hiperandrogênica.
TRATO GENITAL::: AGENESIA DOS DUCTOS DE MULLER: É uma ausência ou hipoplasia uterina do terço superior da vagina e trompas, podendo ser diagnosticado com exame ginecológico. Os ovários e desenvolvimento sexual são normais, assim como o eixo neuro-hormonal, com ciclos que são sim ovulatórios, mas não sangram nem podem gestar. Compõe cerca de 15% das amenorréias primárias, e está associada a malformações no trato urinário(1/3 dos pacientes) sendo mais comuns agenesia renal, rim pélvico ou em ferradura, então deve fazer USG/RM assim q descobrir a doença clinicamente. Trata com vaginoplastia.
HIPOTIREOIDISMO: TSH (produzido na hipófise) está elevado, tentando aumentar a produção de T4, que está reduzido.
SÍNDROME DA CELA VAZIA // HIPOTIREODISMO PRIMÁRIO//

Continue navegando