Buscar

Apol 03 Nota 100 Administração estratégica Analise Economica

Prévia do material em texto

Nota: 100
PROTOCOLO: 2018070219815791D294FA
Disciplina(s):
Análise Econômica
Administração Estratégica
Questão 1/5 - Administração Estratégica
A administração estratégica de um negócio consiste em um processo sequencial lógico de análises e escolhas que pode aumentar as chances de um gestor ou de uma equipe de gestores estratégicos tomarem decisões acertadas em uma organização, gerando vantagens competitivas que sejam duradouras.
 
Leia as afirmativas a seguir:
I. A missão organizacional procura expressar as habilidades e capacidades de uma organização (seus pontos fortes), demonstrando a realidade atual e futura da organização de forma compreensível, exprimindo o espírito da organização, motivando seus colaboradores para a realização da estratégia e para o atendimento e satisfação dos clientes atuais e futuros da organização.
Porque
II. A visão empresarial nos remete a um cenário imaginário para a organização, que corresponde às aspirações do gestor e muitas vezes acaba por gerar pressão e desmotivação, por ser muito além da realidade.
A respeito destas assertivas, assinale a opção correta.
Nota: 20.0
	
	A
	As assertivas I e II são falsas.
	
	B
	A assertiva I é falsa e a II é verdadeira.
	
	C
	As duas assertivas são falsas e a primeira explica a segunda.
	
	D
	A assertiva I é verdadeira e a II é falsa. 
Você acertou!
Alternativa “d”. A definição de missão está correta. A visão empresarial nos remete à visualização de um cenário futuro para a organização, que inspire, motive, nos traga uma imagem de um futuro excitante e desafiador que só depende da organização para se tornar realidade (Aula 4, pg 7).
	
	E
	As duas assertivas são verdadeiras e a segunda explica e complementa a primeira.
Questão 2/5 - Administração Estratégica
“Este tipo de estratégia de fabricação atende a mercados que exigem personalização, como é o caso de produtos fabricados sob encomenda (móveis e roupas por exemplo). O início do processo de fabricação se dá a partir do fechamento do pedido e o estoque mantido pela organização é o de matérias-primas básicas utilizáveis em todos os produtos. A grande desvantagem desta estratégia está na demora de entrega do produto ou serviço ao cliente”.
Selecione a alternativa que corresponde à estratégia de fabricação descrita acima:
Nota: 20.0
	
	A
	fazer contra pedido (Make to order – MTO) 
Você acertou!
Alternativa “a”. A opção correta é fazer contra pedido (Make to order – MTO), pois o início da produção depende do pedido do cliente. A alternativa “e” é uma opção inválida, não apresentada nos argumentos teóricos, e as alternativas “b”, “c” e “d” correspondem às demais estratégias de fabricação possíveis (Aula 4, pg 28-29).
	
	B
	fazer contra projeto (Engine to order – ETO)
	
	C
	montar contra pedido (Assemble to order – ATO)
	
	D
	fazer para estoque (Make to stock – MTS)
	
	E
	montar para estoque (Assemble to stock – ATS)
Questão 3/5 - Análise Econômica
O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro terá uma forte retração de 3,88% neste ano, segundo a previsão dos economistas do mercado financeiro. Se a expectativa dos analistas se confirmar, a situação da economia brasileira terá piora frente à retração registrada no ano passado, que foi de 3,8%, e o PIB terá o maior "tombo" desde 1990 - quando recuou 4,35% - ou seja, em 26 anos. Para o comportamento da inflação, houve nova melhora na expectativa do mercado financeiro. Para este ano, a estimativa dos economistas para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) recuou de 7,08% para 6,98%. Apesar da queda, a previsão de inflação do mercado para este ano ainda permanece acima do teto de 6,5% do sistema de metas e bem distante do objetivo central de 4,5% fixado para este ano.
Fonte:<http://g1.globo.com/economia/mercados/noticia/2016/04/mercado-ja-preve-que-pib-tera-tombo-maior-do-que-no-ano-passado.html> Acesso em 25 abr. 2016
 
Com base nas informações do texto sobre a expectativa do PIB e do índice de preços para 2016, pode-se dizer que:
Nota: 20.0
	
	A
	O PIB em 2016 será menor que o PIB de 2015 devido à melhora da situação econômica do país.
	
	B
	O PIB e a taxa de inflação de 2016 serão iguais ao PIB do ano anterior e, portanto, o PIB real também será o mesmo.
	
	C
	A taxa de inflação não influencia a economia e, portanto, o decréscimo dela é apenas simbólico, o que pode ser definido como PIB real e nominal sendo iguais.
	
	D
	O PIB real de 2016 será calculado a partir do PIB nominal, descontada a inflação deste ano.
Você acertou!
O PIB real é o PIB nominal, descontado a inflação. Portanto apenas a opção “d” está correta. Na letra “a”, o PIB poderá ser menor, mas porque a situação econômica piorou, portanto, a opção está incorreta. Na opção “b”, nem o PIB nem a inflação serão iguais, apenas o PIB pode ter uma taxa de crescimento próxima.
Em “c” a taxa de inflação influencia a economia e, o PIB real e nominal não são iguais em função da inflação. E, por fim, a opção “e” também está incorreta uma vez que o PIB de 2016 pode ter o maior decréscimo desde 1990, e, portanto, ao invés de crescimento, o país pode entrar em recessão. Além disso, o PIB real nesta última opção diz que não é calculado descontado a inflação, o que é completamente errado uma vez que é desta forma como é calculado a partir do PIB nominal.
(aula 6)
	
	E
	O PIB terá, em 2016, o maior crescimento registrado nos últimos anos, desde 1990 uma vez que para o cálculo do PIB real não é descontada a inflação.
Questão 4/5 - Análise Econômica
A macroeconomia estuda o comportamento da economia como um todo: as expansões ou recessões econômicas, o produto total da economia em bens e serviços, as taxas de inflação, o nível de desemprego e as taxas de câmbio. A macroeconomia considera tanto o crescimento econômico no longo prazo quanto as flutuações econômicas que ocorrem no curto prazo.
Fonte: DORNBUSCH, R.; FISCHER, S. STARTZ, R. Macroeconomia. Amadora, Portugal: Editora McGraw-Hill de Portugal, 7ª ed., 550 p., 1999.
Observação: (Pg. 3)
 
São objetivos da política macroeconômica:
Nota: 20.0
	
	A
	alto nível de emprego, estabilidade dos preços, crescimento da produção e distribuição equitativa da renda.
Você acertou!
A opção correta é a letra “a”. São objetivos da política macroeconômica: alto nível de emprego, estabilidade dos preços, crescimento da produção e distribuição equitativa da renda.
As letras “b”, “c”, “d” e “e” são incorretas. A maximização do lucro das empresas e a minimização de custo das empresas, contidas nestas assertivas, estão incorretas porque este é um objetivo das empresas e, portanto, mais voltado para o estudo da microeconomia. Além disso, as preferências do consumidor citadas em “b”, “c” e “d”, também não é um objetivo da política macroeconômica e, portanto, todas as demais opções estão incorretas.
livro base pg. 84
	
	B
	alto nível de emprego, maximização do lucro das empresas, crescimento da produção e preferências do consumidor.
	
	C
	estabilidade dos preços, distribuição equitativa da renda, preferências do consumidor e minimização de custo das empresas.
	
	D
	crescimento da produção, distribuição equitativa da renda, maximização do lucro das empresas e preferências do consumidor.
	
	E
	alto nível de emprego, estabilidade dos preços, maximização do lucro das empresas e minimização de custo das empresas.
Questão 5/5 - Administração Estratégica
A construção da estratégia busca criar na organização uma vantagem competitiva que seja rara, de difícil imitação e duradoura para a empresa, que permita sua competição no mercado. Os princípios e valores organizacionais regram a construção da estratégia, e determinam sua validade, os rumos da estratégia e sua constância de propósitos.
O processo de construção do modelo estratégico, passa inicialmente pela etapa de diagnóstico estratégico, que corresponde a:
Nota: 20.0
	
	A
	decisão estratégica
	
	B
	avaliação da estratégia
	
	C
	análiseinterna e externa 
Você acertou!
Alternativa “c”. A etapa de diagnóstico estratégico corresponde à análise interna da organização e análise externa dos elementos que envolvem sua atuação (Aula 4, pg. 8).
	
	D
	controle estratégico
	
	E
	modelagem estratégica
Conheça o novo AVA

Continue navegando