Buscar

Monografia: O que é e como fazer

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
Profº Aline Arruda
*
*
➡MONOGRAFIA significa “trabalho escrito sobre um único tema”. 
➡Monografia [mon(o) + graf(o) + ia] S.f. Dissertação ou estudo minucioso que se propõe esgotar determinado tema relativamente restrito (Ferreira, 1986).
➡“Documento que apresenta a descrição exaustiva de determinada matéria, abordando aspectos científicos, históricos, técnicos, econômicos, artísticos, etc.” (ABNT)
➡“É o tratamento escrito de um tema específico que resulte de investigação científica com o escopo de apresentar uma contribuição relevante ou original e pessoal à ciência” (Salomon, 1973).
*
*
➡Um estudo científico de uma questão bem determinada e limitada, realizado com profundidade.
➡Também conhecida como TCC (Trabalho de Conclusão de Curso)
➡Pode ser um trabalho:
Teórico (Revisão da literatura/ Pesquisa bibliográfica)
Documental (Pesquisa Documental)
Campo (Pesquisa de Campo)
*
*
Trabalho escrito, sistemático e completo;
Tema específico ou particular de uma ciência ou parte dela;
Estudo pormenorizado e exaustivo, abordando vários aspectos e ângulos do objeto de estudo;
Tratamento extenso em profundidade, mas não em alcance (nesse caso é limitado);
Metodologia científica;
Contribuição importante, original e pessoal para a ciência.
Não deve exceder 80 páginas;
*
*
Repetição de algo dito, sem apresentar nada de novo;
Executar um trabalho semelhante ao que se faz em um exame ou trabalho acadêmico;
Manifestar meras opiniões, pensamentos, preocupações, conhecimentos ou desejos pessoais; sem fundamentá-los com dados comprobatórios logicamente correlacionados e embasados;
Expor ideias demasiado abstratas ou soltas;
Manifestar uma “erudição livresca”, citando frases irrelevantes, não pertinentes e mal-assimiladas.
*
*
Um trabalho que observa e acumula observações;
Organizar, sistematicamente, informações e observações;
Procurar as relações e regularidades que podem haver entre elas;
Indagar sobre os seus porquês;
Utilizar de forma inteligente as leituras e experiências para comprovação;
Comunicar aos demais seus resultados (publicação).
*
*
Compreende as seguintes partes: 
A ) Elementos pré-textuais
Capa, Folha de Rosto, Errata, Folha de Aprovação, Dedicatória, Agradecimentos, Epígrafe, Resumo em Língua Vernácula, Resumo em Língua Estrangeira, Listas, Sumário (obrigatório).
B) Elementos textuais
 Introdução: Parte inicial do texto. Delimitação do assunto, objetivos da pesquisa e outros elementos necessários para situar o tema do trabalho;
 Desenvolvimento: Parte principal do texto. Exposição ordenada e pormenorizada do assunto. Divide-se em seções e subseções.
 Conclusão: Parte final do texto, na qual se apresentam conclusões correspondentes aos objetivos ou hipóteses.
C) Elementos pós-textuais
Referências, glossário, anexo.
*
*
*
*
Capítulo I: (O PROBLEMA)
Introdução
Problema de pesquisa
Objetivos gerais
Objetivos específicos
Justificativa
Hipóteses
Delimitação
Definição de termos e abreviações
Capítulo II: (REVISÃO DE LITERATURA)
Capítulo III: (METODOLOGIA)
Modelo do estudo
Descrição da amostra
Instrumentos
Procedimento da coleta de dados
Análise dos dados
Limitações do estudo
Capítulo IV: (RESULTADOS E DISCUSSÃO)
Capítulo V: (CONCLUSÕES E SUGESTÕES)
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ANEXOS
*
*
“A tese de doutoramento e a dissertação de mestrado, no contexto da vida acadêmica, e os  trabalhos resultantes de pesquisas rigorosas são exemplos de monografias científicas” (Severino, 1996).
“Dissertações e teses constituem o produto de pesquisas desenvolvidas em cursos de nível de pós-graduação (mestrado e doutorado). Abordam um tema único, exigindo investigações próprias à área de especialização e métodos específicos. (...) A diferença entre tese e dissertação refere-se ao grau de profundidade e originalidade exigido na tese, defendida na conclusão de curso de doutoramento”. (França, 1996)
*
*
➡ Resultado de um estudo sem preocupação em apresentar novas descobertas.
➡ Preocupação é expor novas formas de ver uma realidade já conhecida.
➡ Possui rigor metodológico e o objetivo é de reunir, analisar e interpretar informações.
➡ Realizado sob a coordenação de um orientador (doutor), visando à obtenção do título de mestre.
➡ Esse tipo de trabalho não deve ultrapassar 150 páginas.
*
*
➡ Documento que representa o resultado de uma pesquisa ou estudo científico de tema único bem delimitado.
➡ Deve ser elaborado com base em investigação original.
➡ É feito sob a coordenação de um orientador (doutor) e visa à obtenção de título de doutor ou similar (PhD). O número máximo de páginas não deve ultrapassar 300.
➡ O pesquisador deve apresentar um ponto de vista original acerca de uma realidade (tese).
*
*
Refere a um projeto de pesquisa ou um período específico da pesquisa
Exigência comum das agências de fomento (CAPES, CNPq)
Visa historiar o desenvolvimento, apresentando os caminhos percorridos, descrevendo as atividades e apresentando os resultados obtidos (parciais ou finais).
Deve ser objetivo.
Tem início com a retomada dos objetivos do projeto, passando em seguida para a descrição das atividades e resultados obtidos.
No caso de relatório parcial, acrescentar a programação das próximas etapas da pesquisa.
*
*
➡ Texto com autoria declarada que apresenta e discute idéias, métodos, processos, técnicas e resultados nas diversas áreas de conhecimento.
➡ O artigo científico deve mostrar o que foi feito, por que foi feito, como foi feito e o que foi encontrado. Dessa forma, cumpre o requisito fundamental do trabalho de pesquisa: a reprodutibilidade. 
➡ Devem ser considerados a forma e o conteúdo do texto. A forma deve ser adequada ao tipo de publicação. Sua estrutura é definida de acordo com organização prévia, aceita e incorporada pela comunidade científica. O conteúdo deve ser claro, preciso e conciso. 
*
*
Artigo original
Artigo de revisão
“parte de uma publicação que apresenta temas ou abordagens originais.”
(NBR 6022/maio 2003)
“parte de uma publicação que resume, analisa e discute informações já publicadas.”
(NBR 6022/maio 2003)
*
*
Título ► contem conceitos-chave que o tema encerra, deve figurar na página de abertura. Se houver um sub-título, este deve aparecer diferenciado tipograficamente ou separado por dois-pontos (:) do título.
Ex: Qualidade de vida e saúde: aspectos conceituais e metodológicos
Autoria ► O(s) autor(es) do artigo deve vir indicado do centro para a margem direita. Caso haja mais de um autor, vir em ordem alfabética, ou se houver titulações diferentes deverão seguir a ordem da maior para a menor titulação. Os dados da titulação serão indicados em nota de rodapé.
*
*
Resumo e Abstract ► Texto breve, com uma quantidade predeterminada de palavras, onde se expõe o objetivo do artigo, a metodologia utilizada para solucionar o problema e os resultados alcançados. O Abstract é o resumo traduzido para o inglês, sendo que alguns periódicos aceitam a tradução em outra língua.
Palavras-chave ► São palavras características do tema que servem para identificar o artigo, até no máximo 6 palavras.
*
*
RESUMO: O conceito qualidade de vida tem suscitado pesquisas e cresce a sua utilização nas práticas desenvolvidas nos serviços de saúde, por equipes profissionais que atuam junto a usuários acometidos por enfermidades diversas. O presente artigo tem como objetivo descrever a evolução histórica e tecer algumas considerações sobre aspectos conceituais e metodológicos do conceito qualidade de vida (QV) no campo da saúde. Baseando-se na revisão da literatura, dois aspectos do termo são destacados no plano conceitual: subjetividade e multidimensionalidade. Quanto aos aspectos metodológicos, uma tendência significativa tem sido a construção e/ou adaptação de instrumentos de medida e de avaliação da QV. Conclui-se que os esforços
teórico-metodológicos têm contribuído para a clarificação e relativa maturidade do conceito. Trata-se de um construto eminentemente interdisciplinar, o que implica a contribuição de diferentes áreas do conhecimento para o seu aprimoramento conceitual e metodológico. Sua utilização, portanto, pode contribuir para a melhoria da qualidade e da integralidade da assistência na perspectiva da saúde como direito de cidadania.
Palavras-chave: Qualidade de Vida; Literatura de Revisão; Avaliação; Metodologia
*
*
Abstract: The quality of life (QL) concept has led to extensive scientific research and has been increasingly used by health care professionals treating a wide range of diseases. This paper addresses the historical use of the concept and specific issues linked to conceptual and methodological aspects of the QL construct within the health care context. Reviewing the literature, two aspects stand out: subjectivity and multidimensionality. In the methodological field, the construction and/or adaptation of QL measurement instruments appear as a significant trend.Theoretical and methodological efforts have helped clarify and improve the concept’s adequacy. The QL construct is definitely interdisciplinary, encompassing contributions by different areas of knowledge and research, there by improving its conceptual and methodological potential as a research instrument. Therefore, use of the concept can actually help improve both the quality and the integrated, multidimensional nature of health care from a perspective that views the latter as a basic citizen’s right.
Key words: Quality of Life; Review Literature; Evaluation; Methodology
*
*
1. Introdução ► A introdução é a parte inicial do artigo onde devem constar a delimitação do assunto tratado, os objetivos da pesquisa e outros elementos necessários para situar o tema do artigo.
2. Desenvolvimento ► O desenvolvimento é a parte principal do artigo que contém a exposição ordenada e pormenorizada do assunto tratado:
revisão de literatura;
materiais e métodos;
resultados;
discussão.
*
*
3. Conclusão ► É a parte final do artigo no qual se apresentam as conclusões correspondentes às hipóteses do autor.
Agradecimentos
Referências bibliográficas ► “Conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de um documento, que permite sua identificação individual.” (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 2002). Elemento obrigatório, elaborado de acordo com as recomendações da NBR 6023.
Anexos 
*
*
	“Uma grande descoberta científica não passa a existir apenas por força da autoridade moral ou do talento literário de seu criador, e sim pelo seu reconhecimento e sua apropriação 
	por toda a comunidade científica.” 
							John Ziman

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando