Buscar

AP2 LAZER

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

INSTRUÇÕES:
Leia toda a prova, com bastante atenção.
Assinale com X sua resposta.
Para cada questão, existe apenas 01 resposta correta.
Cada questão vale 1.43. A nota total da AP2 poderá transitar entre 0.0 até 10.0.
________________________________________________________________________________
1. Brincar é um processo criativo intrínseco à vida de todo ser humano, especialmente quando criança. Para tais indivíduos essa prática propicia:
(a) O desenvolvimento da criatividade graças a uma série de regras formais que auxiliam sua execução.
(b) Rotinas que se enquadram em seus próprios limites de tempo e espaço, possuindo uma flexibilidade impar em sua execução.
(c) Ações sistematizadas que privilegiam a formação física, emocional e mental.
(d) Educação e desenvolvimento por meio de relações entre objetos culturais e a natureza, responsáveis pelo desenvolvimento físico, moral e cognitivo.
2. De maneira sucinta, como você definiria os principais benefícios que os jogos possibilitariam aos seus participantes:
(a) Apresentam-se enquanto um meio de preparar as crianças para a vida futura.
(b) O participante aprende a dominar a angústia e a conhecer o seu corpo, a fazer representações do mundo exterior e mais tarde a agir sobre ele.
(c) Os jogos são importantes meios de aprendizagem social, capazes de aperfeiçoar qualidades e superar defeitos, aprender de forma voluntária, divertida e prazerosa sobre nossos próprios domínios.
(d) Todas as alternativas estão erradas.
3. O planejamento do lazer e do turismo tem se destacado nas cidades, pois:
(a) Transforma, organiza e otimiza os espaços antes não utilizados ou subutilizados.
(b) Valoriza patrimônios naturais, culturais e históricos, com o apoio da comunidade local.
(c) Reconhece a importância da história, dos costumes e das tradições, além de beneficiar economicamente sua localidade, através de novas oportunidades de trabalho e da projeção da cidade pelo marketing turístico.
(d) Todas as alternativas estão corretas.
4. Como os equipamentos de lazer podem contribuir para que as cidades modernas cumpram suas funções sociais e se estabeleçam no competitivo cenário dos destinos turísticos?
(a) Os espaços planejados para o turismo não devem excluir o direito ao cidadão de usufruí-lo e, sim, promover um convívio que proporcione benefícios para a cidade, seus habitantes e visitantes.
(b) O turismo deve descaracterizar os valores patrimoniais e atribuir novos usos a espaços antes degradados, de forma a atender às necessidades de seus consumidores.
(c) Estabelecendo uma produção associada à iniciativa privada, tratando tais espaços como mercadorias.
(d) Buscando consumidores que paguem pelo uso desses equipamentos. Fato que possibilitaria o cumprimento das funções sociais, uma vez que haveria o capital necessário para a construção de outros espaços capazes de atender a necessidade de sua população.
5. As Unidades de Conservação Integral têm o objetivo principal de preservar a natureza e, portanto, somente é permitido o uso indireto dos recursos naturais. Dentre suas ramificações, em qual(is) é(são) permitida(s) a prática do turismo e de atividades de lazer?
(a) Parque Nacional.
(b) Reserva Biológica.
(c) Refúgio da Vida Silvestre.
(d) Estação Ecológica.
6. Das ideias iniciais até seu o acesso à população, o lazer passa pelas seguintes fases: ações, projetos, programas e políticas. Enumere abaixo a representação de cada uma dessas fases.
1. Ações.
2. Projetos.
3. Programas.
4. Políticas.
(4) Aborda o lazer por uma perspectiva democrática que não deve ser engessada e/ou reaplicada como fórmula de sucesso indiscriminadamente em qualquer lugar, para qualquer grupo social.
(2) Apresenta as possíveis atividades de recreação e lazer que poderiam ser desenvolvidas na região, associando a identificação do público alvo às características do local e analisando outras experiências.
(1) Dão suporte e apoio ao processo de planificação de lazer. Levam em consideração necessidades e recursos.
(3) É constituído por um ou mais projetos que visam a aproximar a realidade existente da realidade desejada. Para tanto, abordam quatro dimensões: ações concretas a realizar; orientações para toda a ação (atitudes, comportamentos); determinações gerais; atividades permanentes.
7. Um projeto pode ser estruturado a partir dos tópicos mencionados abaixo. A partir de suas exposições, enumere-os conforme as descrições apresentadas:
1. Introdução.
2. O diagnóstico.
3. O planejamento.
4. A implementação.
5. A execução.
6. O monitoramento.
7. A avaliação.
8. Anexos.
(4) Coloca em prática tudo o que foi pensado na fase do planejamento.
(7) Mensura erros e acertos das atividades desenvolvidas.
(1) Apresenta o projeto e de seus proponentes e é reconhecido como a calma do negócio por apresentar sucintamente quem pretende realizar o quê
(3) Responde as seguintes questões: O que pretendemos fazer? Por que fazer? Para que fazer? Para quem? Como realizar? Com quais recursos/meios? Com que pessoas? Quando, onde e quanto?
(8) Expõe planta baixa do local, cartas de apoio, fotos, matérias jornalísticas, currículos, outros.
(2) Produz uma justificativa através de pesquisas de opiniões, de mercado e observações e aponta caminhos para a realização da atividade.
(6) Acompanha o andamento dos trabalhos, medindo e registrando as ações desenvolvidas.
(5) Composta por tarefas como formalização de contratos e correspondências, aquisição de recursos, montagem das instalações, do teste de equipamentos de som, iluminação, gravação, reprodução; da decoração e sinalização dos ambientes do projeto; de propagação do projeto ao público-alvo e na mídia.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais