Buscar

Apol Administração no Terceiro Setor

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Fazendo um apanhado histórico da economia global, é possível perceber basicamente três períodos: um período que teve início nos primórdios comerciais, indo até a concepção de Adam Smith, John Locke e Stuart Mill, quando a humanidade ingressou no segundo período econômico denominado liberalismo e outro terceiro que assiste-se na atualidade, o neoliberalismo.
Sobre as diferenças principais entre o liberalismo e o neoliberalismo, relacione as colunas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta:
Administração no 3º Setor
1 – Liberalismo
2 – Neoliberalismo
(  ) Na agricultura, promovia um desmantelamento das unidades agrícolas autossuficientes.
(   ) Converteu os camponeses em proletários.
(   ) Prejudica o movimento trabalhista, elimina a legislação social e representa um retorno à fase inicial do liberalismo.
(   ) Estimulou o crescimento das cidades e dos complexos urbano-industriais.
A	1 – 1 – 2 – 1 	Você acertou! conforme página 18 e 19 do livro base.
B	2 – 1 – 2 – 1
C	1 – 1 – 2 – 2
D	2 – 2 – 2 – 1
Questão 2/10 - Princípio é uma forma de integração das normas jurídicas, conforme o art. 4º do Decreto – Lei nº 4.657, de 04 de setembro de 1942 (Lei de introdução ao Código Civil), no qual, no caso de sua omissão, o juiz poderá utilizar os princípios para julgar uma lide.
Analise as opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que descreve, corretamente, o que são os princípios jurídicos:
A	São aqueles “que aspiram e dão embasamento à criação de toda e qualquer norma, inclusive e especialmente a Constituição, bem como os valores sociais que afetam o sistema e dirigem finalidade”. 
Você acertou! (Conforme página 85 do livro base).
B	São aqueles “que aspiram e dão embasamento à criação de, apenas, as normas financeiras, inclusive e especialmente a Constituição. Não influencia valores sociais que afetam o sistema e dirigem finalidade”.
C	Apesar de não dar embasamento à criação de toda e qualquer norma, os princípios jurídicos é o principal agente criador de valores sociais que afetam o sistema e dirigem finalidade”.
D	Apesar de embasar à criação de, apenas as normas administrativas, não pode ser considerado agente criador ou agente com relação ou vínculos aos valores sociais que afetam o sistema e dirigem finalidade”.
Questão 3/10 - O que realmente denota a peculiaridade das fundações é a existência de um conjunto de bens, qualificado pela doutrina como “patrimônio personalizado” (Rafael, 1997, p. 128), destinado a uma das finalidades especificadas na Lei Civil.
Analise as opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que descreve, corretamente, o conceito de “fundações”:
A	Pessoa física que pode ser criada por dois ou mais indivíduos, por ato inter vivos ou causa motis, em que a eventual reunião de pessoas não influi em sua natureza.
B	Pessoa jurídica que pode ser criada por um só indivíduo, por ato inter vivos ou causa motis, em que a eventual reunião de pessoas não influi em sua natureza. Você acertou! (Página 30 do livro base).
C	Pessoa jurídica que deve ser criada por dois indivíduos, por ato inter vivos ou causa motis, em que a eventual reunião de pessoas influi em sua natureza.
D	Pessoa física deve ser criada por um só indivíduo, por ato inter vivos ou causa motis, em que a eventual reunião de pessoas influi em sua natureza.
Questão 4/10 - “No limiar entre dois setores, há aquele que se compõe de pessoas que, sem integrar o Estado, almejam atividades sociais ou solidárias, sem desejar o lucro, ou seja, sem fins econômicos.”
Analise as opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa relacionada ao conceito acima:
A	Primeiro Setor
B	Segundo Setor
C	Terceiro Setor 
Você acertou! Conforme página 14 do livro base.
D	Setor Intermediário
Questão 5/10 - A tônica da relação advinda da regulamentação das Oscip é o “vínculo de cooperação”, ou seja, o estabelecimento de um vínculo de parceria qualificada pela comunhão de esforços para a consecução de um mesmo objetivo – o “interesse público”.
Tais organizações são pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos, que contêm em seu objetivo social pelo menos uma das finalidades previstas no art. 3º da Lei nº 9.790/1999.
Uma destas finalidades é a promoção da assistência social.
Analise as opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que descreve, corretamente, o conceito de assistência social:
A	Prestar, com fins lucrativos, atendimento e assessoramento aos beneficiários abrangidos pela assistência 
social.
B	Prestar, sem fins lucrativos, atendimento e assessoramento aos beneficiários abrangidos pela assistência 
social, bem como as que atuam na defesa de garantia de seus direitos. Você acertou! (Conforme página 47 do livro base).
C	Prestar, com ou sem fins lucrativos, atendimento e assessoramento aos beneficiários abrangidos pela 
assistência social, bem como as que atuam na defesa de garantia de seus direitos.
D	Prestar, com fins lucrativos, atendimento e assessoramento aos beneficiários, bem como as que atuam 
na defesa de garantia de seus direitos.
Questão 6/10 - Os termos de parceria são um misto entre contratos e convênios, pois existe um vínculo (parceria), ma prestação (o projeto objeto do termo) e as partes (Oscip e parceiro público em bilateralidade, com obrigações previstas em lei, ou seja, fomento por parte do parceiro público e a execução por parte da Oscip), contudo em regime de cooperação, que o torna atrelado conceitualmente, cabível aos convênios administrativos.
Analise as opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que descreve, corretamente, o significado de fomento:
A	Promover a cultura, o progresso de desestimular; dificultar.
B	Promover o financiamento, o progresso de estimular; dificultar.
C	Promover o desenvolvimento, o progresso de desestimular; dificultar.
D	Promover o desenvolvimento, o progresso de estimular; facilitar. Você acertou! (Página 121 do livro base).
Questão 7/10 - A Lei nº 8.666/1993, art. 116, parágrafo 1º, prevê os requisitos mínimos para que se possa elaborar um plano de trabalho para embasar um convênio.
Tal plano deve ser elaborado pela organização interessada, que, no caso em exame, será a organização sem fins lucrativos que deseja obter recursos públicos para a elaboração de um projeto em mútua colaboração com o Estado. Assim, deverá conter, no mínimo sete informações.
Sobre estas informações, analise as opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta:
I – extinguisse a identificação do objeto a ser executado.
II – Metas a serem atingidas.
III – Etapas ou fases de execução.
IV – Plano de aplicação dos recursos financeiros.
V – Cronograma de desembolso.
VI – Previsão apenas do início, descartando a previsão do fim da execução do objeto, assim, como da conclusão das etapas ou fases programadas.
VII – Se o ajuste compreender obra ou serviço de engenharia, comprovação de que os recursos próprios para complementar a execução do objeto estão devidamente assegurados, salvo se o custo total do empreendimento recair sobre entidade ou órgão descentralizador.
A	Apenas as alternativas I, II –IV – e V são verdadeiras.
B	Apenas as alternativas II –IV – V – VI e VII são verdadeiras.
C	Apenas as alternativas II – III – IV – V e VII são verdadeiras. Você acertou! (Conforme página 135 do livro base).
D	Apenas as alternativas III – IV e V são verdadeiras.
Questão 8/10 - Os convênios são instrumentos jurídicos destinados à execução, em regime de mútua cooperação, de serviços de interesse recíproco entre o Poder Público e o setor privado. A doutrina oferece dois pontos fundamentais no conceito de convênio.
Analise as opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que descreve, corretamente, estes dois pontos fundamentais:
A	Regime de cooperação unilateral e o interesse, apenas, do Ministério Público.
B	Regime de mútua cooperação e o interesse recíproco. Você acertou! (Página 130 do livro base).
C	Regime cooperação e o interesse único, ou seja, de apenas umadas partes.
D	Regime de mútua cooperação, e interesse de apenas uma das partes.
Questão 9/10 - A administração pública deve pautar suas condutas conforme os princípios constitucionais previstos no art., caput da Constituição Federal. Nesse art. Constitucional está previsto o princípio da impessoalidade.
Analise as opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que descreve, corretamente, o conceito do princípio da impessoalidade:
A	Nada mais é que o clássico princípio da legalidade, que o administrador público está, em toda a sua 
atividade funcional, sujeito aos mandamentos da lei e às exigências do bem comum.
B	Nada mais é que o clássico princípio da finalidade, o qual impõe ao administrador público que só 
pratique o ato para o seu fim legal. Você acertou! (Página 99 do livro base).
C	Nada mais é que o clássico princípio da moralidade, afirmando que a administração e seus agentes têm 
de atuar na conformidade de princípios éticos.
D	Nada mais é que o clássico princípio da publicidade, não sendo aplicável à admissibilidade ou à lisura 
do ato administrativo, é, sim, um requisito formal de eficácia posterior.
Questão 10/10 - Se para o particular o PODER DE AGIR é uma faculdade, para o administrador público é uma OBRIGAÇÃO DE ATUAR, desde que se apresente o ensejo de exercitá-lo em benefícios da comunidade. É que o Direito Público ajunta ao PODER do administrador o DEVER de administrar.
Dessa responsabilidade surgem algumas características peculiares do contrato administrativo que decorrem expressamente da lei, a saber, do art. 58 da Lei nº 8.666/1993. Costuma-se denominar tais peculiaridades de cláusulas exorbitantes, contudo, confere-se uma maior exatidão ao regime jurídico dos contratos administrativos quando referidos como: deveres contratuais extraordinários da administração pública.
Analise as opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que descreve, corretamente, estes deveres:
A	Dever de modificação unilateral, rescisão contratual, fiscalização da exportação e importação, aplicação 
de sanções e de ocupação provisória.
B	Dever de modificação bilateral, rescisão contratual, fiscalização da execução, aplicação de sanções e 
de ocupação imprópria.
C	Dever de modificação unilateral, rescisão unilateral, fiscalização da execução, aplicação de sanções e 
de ocupação provisória. Você acertou! (Conforme página 115 do livro base).
D	Dever de modificação contábil, rescisão bilateral, fiscalização da execução, aplicação de sanções e de ocupação imprópria.

Continue navegando