Buscar

Financiamento de iniciativas socioambientais no contexto brasileiro

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Financiamento de iniciativas socioambientais no contexto brasileiro
1. Os negócios de impacto social caracterizam-se por gerar, também, impacto ambiental, além de lucro. Em geral, esse tipo de negócio carece de financiamento nas diferentes fases de maturidade: ideação, validação, lançamento, operação e, ainda, expansão e escala. Podem ser elencados, como formas de financiamento mais utilizadas na etapa de validação do negócio:
D. financiamento coletivo e aceleradoras.
2. Para que as organizações do terceiro setor possam operacionalizar suas atividades, existe a possibilidade de recorrer a recursos de terceiros. Tais recursos podem ser captados de fontes públicas ou privadas; entretanto, existem algumas situações que proíbem que instituições públicas realizem doações para empresas do terceiro setor.
Quais são essas situações?
A. Ausência de metas e planos de trabalho pouco detalhados.
3. Para os negócios de impacto social do setor 2.5, é possível realizar uma série de financiamentos; entre eles, o microcrédito produtivo orientado. Quais as características desse tipo de crédito e em qual etapa da maturidade do negócio é mais adequado utilizá-lo?
A. Financiamento para empreendedores de baixa renda, voltado para o capital de giro do negócio. É mais indicado no estágio de lançamento do negócio.
4. Uma das formas de captação de recursos, tanto para pessoas físicas e jurídicas do terceiro setor e do setor 2,5, é definida pela Lei Federal n.º 8.313/91, conhecida como Lei Rouanet. A Lei trata de política de incentivos fiscais que possibilita a cidadãos e empresas captarem valores de doações ou patrocínio para projetos de cunho cultural e artístico.
Quais as exigências de finalidade de projeto para a obtenção de tais doações e patrocínios?
B. Projetos que estimulem o conhecimento de bens e valores culturais.
5. Para as organizações do terceiro setor, há diversas possibilidades para a captação de recursos. São exemplos de captação de recursos, por meio de incentivos fiscais para iniciativas socioambientais do terceiro setor:
A. a Lei n.º 8.313/91, conhecida como Lei Rouanet de incentivo à cultura, e a Lei de incentivo ao esporte, Lei n.º 11.438/2006.

Outros materiais