Buscar

Regras na passagem do bastão

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1) Os atletas devem obedecer a três comandos: as suas marcas, prontos e o tiro (festim) de partida.
A passagem do bastão deve ocorrer no interior da zona de troca. Uma área de 20 metros de comprimento. Existe à zona opcional de (10 metros). Existe uma zona de referência ou Handcap, é ponto que o atleta receptor começa a correr.
- Descendente (Francês): Passagem de baixo para cima.
-Ascendente (Alemão): Passagem de cima para baixo
Tanto na prova se 4 x 100 metros quanto na de 4 x 400 metros a partida é na curva, com os corredores escalonados.
1.A) Recebimento não visual
É empregado no revezamento 4 x 100 metros, normalmente. O atleta que receberá o bastão não olha para trás, no momento da passagem do bastão, a fim de não perder tempo. Desta forma, a maior responsabilidade pela passagem é do atleta que está entregando o bastão, pois será ele que dará o sinal para que o recebedor levante o braço e colocará o bastão na mão do recebedor. Este processo requer muito tempo para treinamento da equipe.
2) Posição de partida do recebedor
 O corredor que vai receber o bastão deve colocar no início da zona de tolerância (10 metros antes do setor) numa posição favorável para executar a sua ação de partida. Para isso existem duas maneiras de posicionamento: a saída alta e a saída semi-agachada.
2.A) Saída alta
O corredor se coloca em pé, ligeiramente inclinado para frente, com as pernas em afastamento anteroposterior, tendo o peso do corpo sobre a perna da frente. A cabeça deve estar voltada para trás, com o olhar dirigido ao comprimento que vem ao seu encontro.
2.B) Saída Semi-agachada
O corredor se coloca em posição de três apoios, com as pernas em afastamento anteroposterior e a mão contrária ao pé da frente apoiada no chão. O olhar deve estar voltado para trás do lado oposto à mão que está apoiada, observando o companheiro que se aproxima. O braço livre é colocado atrás, em posição normal de corrida.
Essas duas posições adotadas pelos corredores, além de ajudar a impulsão inicial da corrida, permitem uma melhor visualização do companheiro que se aproxima com o bastão. Assim, quando este passa por um ponto de referência na pista, denominado “marca”, o receptor começa a correr e não olha mais para trás, porque a partir desse instante toda a ação realizada pelos dois corredores é automática, obtida por meio de treinamento, até que o bastão seja passado de um corredor para outro.
3) Aspectos táticos
Em princípio, escolhe-se os atletas que irão fazer parte da equipe, dentre os melhores corredores da distância base do revezamento. Assim, serão escolhidos os melhores corredores de 100 metros rasos. Após a seleção dos 4 componentes da equipe, o técnico deverá considerar os aspectos abaixo relacionados, para definir a sequência que os atletas correrão.
	ASPECTO TÁTICO
	DEFINIÇÃO
	VELOCIDADE
	Normalmente, os dois mais velozes são colocados para abrir o revezamento e para fecha-lo, ou seja, em 1º e em 4º lugar. sendo reservado para 4º lugar o atleta mais veloz.
	COMBATIVIDADE
	O atleta mais combativo, normalmente é colocado na 3ª posição, com a finalidade de recuperar terreno perdido, caso seja necessário. Entende-se como combatividade a qualidade que alguns atletas tem de não se entregar e, diante de uma situação desvantajosa, saber tirar forças para supera-la.
	PARTIDA
	O atleta que tiver a partida mais rápida deverá ser colocado em 1º lugar, pois será o único que utilizará o bloco de partida (partida baixa).
	HABILIDADE NA PASSAGEM
	Os atletas mais hábeis na passagem do bastão deverão ser colocados na 2ª e na 3ª posições, pois serão os que farão o recebimento e passagem do bastão, ao passo que o 1º só passa e o 4º só recebe.
	CORRIDA EM CURVA
	Os atletas que melhor correm em curva deverão ser colocados na 1ª e 3ª posições.
	DUPLAS
	Deve-se distribuir os homens de modo que os que melhor se entendam, façam passagem um para o outro.

Outros materiais

Outros materiais