Buscar

Apol 5 nota 80

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Tecnologia dos Materiais
Compósitos são materiais formados por dois ou mais constituintes, que apresentam propriedades distintas e /ou melhoradas destes constituintes, analisados separadamente. Por sua diversidade de aplicações e propriedades, hoje são os materiais que tem maior crescimento de uso no Mercado. Com relação ao tipo de ligação que forma os compósitos, temos que esta ligação é :
Nota: 20.0
	
	A
	Iônica
	
	B
	Covalente
	
	C
	Metálica
	
	D
	Mista
Você acertou!
Conforme pg.3 do Material de Leitura da Aula 5:
A ligação que dá origem aos compósitos é a ligação mista. Assim, podem ser formados pela composição de ligação molecular com metálica, ou molecular com iônica e covalente, ou metálica com iônica e covalente. Cada tipo de ligação conferirá ao compósito características próprias.
Questão 2/5 - Tecnologia dos Materiais
Seleção de Materiais é o conjunto de técnicas usadas para a escolha dos materiais, nas mais diversas dimensões do desenvolvimento ou otimização de um produto, visando o atendimento a uma série de pressupostos de propriedades, de processos de fabricação, econômicos, ambientais, de ergonomia e de confiabilidade. Assim, os elementos dessa escolha envolvem a decisão dos limites e das restrições do projeto e, a partir desses limites, são estabelecidos critérios que possam ser utilizados para a maximização do desempenho do material selecionado. Técnicas como os Mapas de Ashby, o Índice de Mérito e a Matriz Decisão são ferramentas decisivas para essa importante etapa, tanto no desenvolvimento de um novo produto quanto na otimização de um já existente, visando uma maior competitividade. Com relação ao exposto, em que etapa da seleção de materiais são usados os Mapas de Ashby?
Nota: 0.0
	
	A
	São usados na seleção final de materiais que atenda a um par de quesitos técnicos considerados como fundamentais para o projeto.
	
	B
	São usados na pré-seleção de materiais que atenda a um par de quesitos técnicos considerados como fundamentais para o projeto.
Conforme Tema 2 do Material de Leitura da Aula 6:
São usados para uma pré-seleção de materiais que atenda a quesitos técnicos considerados como fundamentais para o projeto.
	
	C
	São usados na seleção final de materiais que atendam a quesitos técnicos, de fabricação, de logística e de custos considerados como estratégicos para o projeto.
	
	D
	São usados na pré-seleção de materiais que atendam a quesitos técnicos, de fabricação, de logística e de custos considerados como estratégicos para o projeto.
Questão 3/5 - Tecnologia dos Materiais
Usando como referência o gráfico de força x deformação, indicar a quantidade de negro de fumo para ser usado como reforço em borracha para propiciar  a maior força limite de ruptura possível e a quantidade de negro de fumo para propiciar um maior alongamento na ruptura.
Nota: 20.0
	
	A
	Tomando como base o gráfico, as adições são, respectivamente de 30% e 15%.
	
	B
	Tomando como base o gráfico, as adições são, respectivamente de 30% e 5%.
Você acertou!
A melhor  adição para aumentar a força de ruptura é de 30% e a melhor adição para aumentar o alongamento na ruptura é de 15%.
	
	C
	Tomando como base o gráfico, as adições são, respectivamente de 15% e 5%.
	
	D
	Tomando como base o gráfico, as adições são, respectivamente de 20% e 10%.
Questão 4/5 - Tecnologia dos Materiais
Após a pré-seleção de materiais, para um projeto de patins de gelo, se chegou a seguinte pré-seleção de materiais. Aço Inox, Polímero reforçado com fibra de vidro, liga de Alumínio e SiC. Usando a técnica da matriz decisão, para os dados abaixo, selecionar o material a ser usado.
	Critério
	Prioridade de Projeto
	Custo
	7
	Resistência ao Impacto
	9
	Módulo de Young
	7
	Material
	Aço
	PRFV
	Al-SiC
	
	Custo
	9
	7
	7
	
	Resistência ao Impacto (J)
	7
	9
	5
	
	Módulo de Young (GPa)
	9
	7
	5
	
Nota: 20.0
	
	A
	PRFV
	
	B
	Aço Inox
Você acertou!
Conforme Tema 4, Aula 6, o material selcionado será o aço inox, com Média Ponderal 8,2, sendo maior que 7,8 do PRFV e 5,6 da liga Al-SiC.
	
	C
	Liga Al-SiC
	
	D
	Não há diferença entre as médias ponderais usadas para selecionar os materiais pela Matriz Decisão.
Questão 5/5 - Tecnologia dos Materiais
Usando o Mapa de Ashby, pré-selecionar os materiais necessários para uso em um elemento de máquina que necessite ter um Módulo de Young entre 100GPa e 1000GPa , tendo uma densidade entre 1 e 10 Mg/m3.
Nota: 20.0
	
	A
	Ligas de Ni, de Cu, de Ti, Aços, Al2O3, SiC, Si3N4, B4C, CFRP.
Você acertou!
Conforme Anexo 2, Transparência 8 da Aula 6; os materiais pré-selecionados são: Ligas de Ni, de Cu, de Ti, Aços, Al2O3, SiC, Si3N4, B4C, CFRP.
	
	B
	PMMA, Madeira, Poliester, PEEK, PET, EPOXI, PC.
	
	C
	Concreto, Liga de Zn, GFRP, Ligas de Mg e vidros.
	
	D
	Ligas de Ni, de Cu e de W.

Continue navegando