Buscar

APOL EDUCAÇÃO E TRABALHO

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Educação e Trabalho
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Ao analisar o americanismo e o fordismo, Gramsci (1978) demonstra sua eficiência no tocante ao processo de valorização do capital através dos processos pedagógicos, à medida que, a partir das relações de produção e das novas formas de organização do trabalho, são concebidos e veiculados novos modos de vida, comportamentos, atitudes, valores. O novo tipo de produção racionalizada demandava um novo tipo de homem, capaz de ajustar-se aos novos métodos da produção, para cuja educação eram insuficientes os mecanismos de coerção social; tratava-se de articular novas competências a novos modos de viver, pensar e sentir, adequados aos novos métodos de trabalho caracterizados pela automação, ou seja, pela ausência de mobilização de energias intelectuais e criativasno desempenho do trabalho”.
Em relação ao taylorismo, de acordo com o livro-baseTrabalho e educação: uma perspectiva histórica, analise as assertivas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. O taylorismo é a gerência ou forma de organização do trabalho apresentado pelo engenheiro mecânico Frederick Taylor para aumentar a produção mesmo que comprometendo a qualidade de vida do trabalhador. O importante sempre foi garantir aumento de produtividade dispendendo o menor tempo possível e a realização de pequenas tarefas ao invés de grandes partes do todo garantia resultados nesse sentido.
                                                    Porque:
II. Com o taylorismo/fordismo passamos a ter uma divisão, simplificação, fragmentação e mecanização do processo de trabalho. Com a introdução da esteira na fábrica, foi possível intensificar a produtividade, tornando o trabalhador mais habilidoso, aumentando assim sua capacidade de produção.
A respeito dessas assertivas, assinale a opção correta.
	
	A
	A assertiva I é verdadeira e a assertiva II é falsa.
	
	B
	As duas assertivas são verdadeiras e se complementam.
	
	C
	As duas assertivas são falsas.
	
	D
	A assertiva II é verdadeira e a assertiva I é falsa.
	
	E
	A assertiva II contraria a afirmação da assertiva I.
Questão 2/5 - Educação e Trabalho
Leia o fragmento de texto a seguir:
“O sistema educacional, fruto de um processo histórico, configura-se no bojo das relações sociais e de produção, que dividiram e ainda dividem a sociedade em grupos econômicos distintos e, ainda mais, estabelece uma relação entre classes sociais antagônicas”.
Sobre as relações sociais e a educação, de acordo com o livro-baseTrabalho e educação: uma perspectiva histórica, analise as assertivas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. No contexto de crise e das consequências por maximização da produtividade capitalista, acentuam-se as perspectivas não críticas das pedagogias e seus respectivos trabalhos didáticos.
                               Porque:
II. O trabalho alienado ao mundo produtivo corresponde a uma educação emancipadora, voltada para a compreensão da sociedade capitalista e seu movimento.
A respeito dessas assertivas, assinale a opção correta.
	
	A
	As assertivas I e II são proposições que se complementam.
	
	B
	A assertiva I é falsa e a assertiva II é verdadeira.
	
	C
	As duas assertivas são falsas.
	
	D
	A assertiva I é verdadeira e a assertiva II é falsa.
	
	E
	As duas assertivas são verdadeiras.
Questão 3/5 - Educação e Trabalho
Leia o fragmento do texto abaixo.
“Dizer, então, que a educação é um ato político significa dizer que a educação não está divorciada das características da sociedade; ao contrário, ela é determinada pela sociedade na qual está inserida. E, quando a sociedade é dividida em classes cujos interesses são antagônicos, a educação serve a interesses de uma ou de outra das classes fundamentais”.
De acordo com o livro-baseTrabalho e Educação: uma perspectiva histórica,práticas de educação e trabalho foram determinantes ao longo da história da humanidade para a produção de diferentes modos de vida. Sobre esses fatos, analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas.
I.   ( ) Na Antiguidade Grega e Romana e da Idade Média, a base técnica artesanal era a mesma.
II. ( ) Algumas características do período feudal foram: lutas entre escravos e homens livres; escassez de conquistas de novos povos; ideologia de igualdade do cristianismo, fortalecimento das relações de servidão; ausência do enfeudamento, presença dos povos bárbaros e pela fraca presença da Igreja e dos princípios do Cristianismo.
III.( ) Nos séculos IX e X, marcado como a era Carolíngia, ocorreu a instituição da escola de palácio, criada pelos reis com o objetivo de formar os indivíduos para a monarquia.
IV. ( ) No século X, os monges se dedicavam à cópia de textos antigos e aos debates teológicos.
Agora, marque a sequência correta.
	
	A
	F – V – V – F
	
	B
	F – V – F – V
	
	C
	V – V – F – F
	
	D
	F – F – V – V
	
	E
	V – F – V – V
Questão 4/5 - Educação e Trabalho
Atente par ao excerto de texto a seguir.
“Este modo de produção, o Capitalista, sucedeu o antigo modo e produção feudal, de maneira praticamente absoluta tomou conta das relações de produção, afirmando-se entre o século XVIII e o século XIX, pois de princípio, somente o Socialismo significava uma espécie de contrária a ele, porém, ultimamente nenhuma outra forma de produção concorre com ele, estando presente de forma absoluta, tanto em sociedades desenvolvidas quanto nas sociedades subdesenvolvidas. [...]. Então, o capitalista, com uma quantia pequena, em relação ao retorno que terá, compra mercadorias, investindo em instrumentos e objetos de produção e assim, consegue colocar no mercado o produto industrializado por um preço alto, recebendo um lucro absurdo. Esse lucro é obtido através da força humana do proletariado, que a vende e produz objetos exacerbadamente, para dar lucro ao capitalista.”
De acordo com o excerto de texto e os conteúdos do livro-baseTrabalho e Educação: uma perspectiva histórica,o atual modo de produção de vida capitalista é composto nas relações entre o trabalho assalariado e o capital para a produção de bens. Analise as afirmativas seguintes sobre esses fatos, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas.
I. ( ) Os produtos e mercadorias pertencem ao capitalista, que lucra com a mais-valia, que vem da diferença entre o valor do produto e o valor do capital envolvido no processo de produção.
II. ( )  O capitalismo tem como características principais: atividades industriais como principal fonte de negócio e lucros, concentração de renda nas mãos da burguesia industrial, que são os grandes donos de indústrias e grande desigualdade social, pois os lucros ficam quase que totalmente com os donos de indústrias.
III.( ) À medida que a produção e o intercâmbio de mercadorias se desenvolvem, quando até mesmo a força de trabalho se torna mercadoria, o valor (trabalho abstrato) passa a ser representado pelo dinheiro, uma mercadoria que serve de valor de troca de todas as mercadorias. O dinheiro assume o caráter de capital quando o seu possuidor toma posse dos meios de produção e para acioná-los adquiri a mercadoria força de trabalho.
IV. ( )  As mudanças com a industrialização a partir do século XIX, caracterizada pela introdução de máquinas na produção, revolução científica, Iluminismo e ampliação da divisão do trabalho, não causaram nenhuma mudança no perfil da educação escolarizada.
Agora, marque a sequência correta.
	
	A
	V – F – V – F
	
	B
	F – V – F – V
	
	C
	V – V – V – F
	
	D
	F – F – V – V
	
	E
	F – F – F – V
Questão 5/5 - Educação e Trabalho
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Aos que se ocupam da educação escolar, das escolas, da aprendizagem dos estudantes, é requerido que façam opções pedagógicas, ou seja, assumam um posicionamento sobre objetivos e modos de promover o desenvolvimento e a aprendizagem de sujeitos inseridos em contextos socioculturais e institucionaisconcretos. Os educadores, tanto os que se dedicam à pesquisa quanto os envolvidos diretamente na atividade docente, enfrentam uma realidade educativa imersa em perplexidades, crises, incertezas, pressões sociais e econômicas, relativismo moral, dissoluções de crenças e utopias”.
Fundamentando-se nosconteúdodas aulas e no livro-baseTrabalho e Educação: uma perspectiva histórica, relacione corretamente os princípios educacionais de cada uma das vertentes pedagógicas.
	Pedagogia Tecnicista
	Pedagogia Tradicional
	Pedagogia Escolanovista
	Pedagogia Histórico-Crítica
	Pedagogia Progressista
(   )  Esta pedagogia tem como princípios que a escola deve se adequar às necessidades individuais dos alunos, os conteúdos são estabelecidos a partir das experiências vividas e o professor assume o papel de auxiliar a criança no processo de aprendizagem. O método é centrado no aluno e a aprendizagem baseada na motivação. De acordo com os estudiosos da relação educação e trabalho no capitalismo, as críticas pontuam no sentido de que os conhecimentos são frágeis e evidencia-se uma valorização dos conhecimentos de senso comum e da pedagogia do aprender a aprender e, nesse sentido, como resultado a escola pública tornou-se ainda mais precária.
(    ) Nesta pedagogia, a proposta é de modelar o comportamento humano por meio de técnicas específicas. Os conteúdos são apresentados numa sequência lógica e a aprendizagem é baseada no empenho. O professor transmite a informação até que o aluno consiga fixa-la. Ela veio para atender a necessidade de formação de mão de obra para o sistema de produtividade. Os métodos e conteúdos são definidos por equipes de secretarias, assessorias e gerentes em busca de operacionalidade.
(    ) Nesta pedagogia, os conteúdos são culturais e universais, aqueles incorporados pela humanidade ao longo da história da sua realidade social. O professor é um mediador entre o saber e o aluno e este atua como participante do processo de aprendizagem. Esta é baseada nas estruturas cognitivas já estruturadas dos alunos. É uma pedagogia que leva em conta os determinantes sociais da educação. Foi proposto numa perspectiva política na medida em que não assumiu o papel de reprodutora do sistema de exploração do capitalismo e nem de defensora dos interesses da classe dominante. Ao contrário, colocou a educação como uma defensora dos interesses da classe oprimida.
(     ) Nesta pedagogia, o papel da escola é o de preparar intelectual e moralmente os alunos para assumirem seu papel na sociedade. A prática pedagógica é massificadora e alienante, as relações são controladas pelas horas de trabalho dentro da escola em que há uma valorização maior da quantidade em detrimento da qualidade de ensino. Os conhecimentos são repassados como verdades absolutas e a relação professor-aluno é caracterizada pelo autoritarismo.
(    ) Esta pedagogia, que tem como um de seus defensores Paulo Freire, tem por finalidade a transformação social. Reivindica o ensino público e gratuito e propõe um relacionamento democrático entre professor e aluno. Coloca a educação numa perspectiva social, política e filosófica e defende que a prática pedagógica precisa estar sempre inserida na prática social. Propõe uma análise crítica da estrutura social e da ideologia dominante, atribuindo aos alunos, o papel de transformadores da sociedade.
 
Agora, selecione a sequência correta.
	
	A
	5 – 3 – 2 – 4 – 1
	
	B
	3 – 1 – 4 – 2 – 5
	
	C
	5 – 4 – 3 – 1 – 2
	
	D
	1 – 3 – 2 – 5 – 4
	
	E
	3 – 2 – 1 – 5 – 4
Atente para o excerto de texto a seguir.
“Ao longo da história, os conquistadores tratam sempre de dar, por meio das leis que eles mesmos promulgam, um certo referendo sociala seus títulos possessórios,originados simplesmente da força. Até que, por último, vem o filósofo, que se encarrega de explicar que ditas leis contam com o assentimento geral da sociedade. Entretanto, não resta dúvida de que, se a propriedade privada da terra repousasse mesmo nesse assentimento geral, ela desapareceria a partir do momento em que a maioria dasociedadedeixasse dereconhecer”.
De acordo com o livro- base Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica,oadvento da propriedade privada desencadeou transformações sociais importantes.
Sobre essas transformações, analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as verdadeiraseF para as falsas
I. ( ) A apropriação da propriedade privada teve uma influência insignificante para a divisão dos homens em classes sociais, pois eles continuaram a trabalhar na terra para garantir a própria sobrevivência. 
II. ( ) O advento da propriedade privada possibilitou que os proprietários vivessem do 
trabalho alheio. 
III.( ) Nas civilizações grega e romana, a ideia de uma aristocracia que detinha a propriedade privada da terra e dos escravos caracterizou o modo de produção antigo como modo de produção escravista. Nesse período, o trabalho era desenvolvido tanto pelos proprietários como pelos homens livres. 
IV.( ) Com o surgimento da separação de classes, a educação passou a acontecer de forma diferenciada para os homens livres e para os escravos, sendo que estes últimos passaram a receber uma educação mais intelectualizada.
Agora, marque a sequência correta.
A-V –V–F –F 
B-F–V –F–F 
C-V –V–F –V
D-F–F–V–V
E-F–V –V –V
Leia o fragmentode texto a seguir.
“Consideremosadesigualdadecategórica, istoé,aquelasformas de benefício desigualem que conjuntos inteiros de pessoas, de um lado e de outro da fronteira, não recebem o mesmo tratamento. Desigualdades categóricas são, por exemplo, as que dividem homens e mulheres, pessoas que falam hebraico das que falam árabe, membros de diferentes religiões ou cidadãos de nações distintas. [...]. As categorias são cruciais, pois moldam desigualdades e identidades, e sempre estabelecem fronteiras entre os que estão dentro e os que estão fora. Todos os dias nos deparamos com fronteiras sociais ”.
De acordo com o fragmento detexto e os conteúdos do livro - base Trabalho e educação: uma perspectiva histórica, analise as afirmativas a seguir, que tratam da influência da divisão dos homens em classes para a educação, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas.
I.( ) Com a transição da posse da propriedade comum, ocorre a apropriação privada em
que o produtor deixa de ser proprietário dos meios do seu trabalho. 
II.( ) As relações sociais se modificam e interferem na forma como os homens se organizam para produzir o que necessitam para viver por meio do trabalho. Essa nova forma de organização, embora influencie as relações de trabalho, não oferece impacto na forma de se pensar a educação. 
III. ( ) Aristóteles (384- 322 a.C.) considerava que o trabalho manual deveria ser executado pelos escravos, pois estes tinham almas diferentes dos homens livres e por isso estavam aptos a desenvolverem esse tipo de atividade. 
Agora, marque a sequência correta. 
A-F–F–V
B-V –F–F 
C-F–V –V
D-V –F–V
E-F–F–F
Leia o excerto de texto a seguir.
“O trabalho pedagógico, enquanto conjunto das práticas sociais intencionais e sistematizadas de formação humana que ocorrem nas relações produtivas e sociais, embora expresse em parte a concepção de trabalho em geral porquanto se constitui em uma das formas de construção material da existência através da reprodução do conhecimento, não deixa de se constituir, no capitalismo, em uma das suas formas de expressão ”.
O livro- base Trabalho e Educação : uma perspectiva histórica apresenta três educadores que ganharam centralidade na expansão da escola. Quais são esses educadores? Assinale a alternativa correta. 
A- Sócrates, Platão e Aristóteles .
B- Galileu Galilei, Isaac Newton, Copérnico.
C- Rousseau, Pestalozzi, Froebel.
D- Martinho Lutero, John Wyclif e João Calvino.
E- Maria Monessori, Ovide Decroly e John Dewey
Atentepara o excerto detexto a seguir.
“Como se sabe, a sociedade capitalista ou burguesa, ao constituir a economia de mercado,istoé,a produção para a troca, inverteu os termos próprios da sociedade feudal. Nesta, dominava a economia de subsistência. Produzia-se para a tender às necessidades de consumo, e só residualmente, na medida em que a produção excedesse em certo grau as necessidades de consumo, podia ocorrer algum tipo de troca. Mas o avanço das forças produtivas, ainda sob as relações feudais, intensificou o desenvolvimento da economia medieval, provocando a geração sistemática de excedentes e ativando o comércio. Esse processo desembocou na organização da produção especificamente voltada para a troca, dando origem à sociedade
Considerandoosconteúdosabordadosnasaulasenosestudospropostos,quaisaspectospermitiramaimplementaçãoeascensãodocapitalismo?Assinalea resposta correta.
A-As revoluções sociais e a introdução dos princípios escolanovista.
B- O modo de produção e a existência de classes sociais na organização sócia e a apropriação privada da terra.
C-O modo de produção feudal, as relações cooperativas e igualitárias entre os membros da sociedade,a distribuição hierárquica dos jovens no mercado de trabalho e a instalação da escola como assistencialista.
D-A ampliação do acesso à escola elementar, o ideário liberal que promulgava a democratização da sociedade por meio da educação e a articulação entre escola e economia.
capitalista ”.
SegundoMarx,2010,p.378, cooperaçãoéaformadetrabalho emquemuitostrabalhamjuntos,deacordocomumplano,no mesmo processode produção ou emprocessos de produção diferentes, mas conexos.”
Considerando isso, leia as asserções a seguir:
I. A divisão do trabalho modifica significativamente a relaçãoentreohomemeotrabalho.Nomomentoemqueamanufatura passaa sero novo mododeprodução,seiniciaoprocessode alienaçãodohomem;quandoelesetornafragmentado, produzindo mercadorias semterconsciênciado produto final, sendoforçadoautilizarapenasotrabalhofísico.Adivisãosocial dotrabalhoaconteceatravés daexploraçãodasforçasde trabalho parciaisporummesmocapitalista,queasemprega como força de trabalho coletiva.
Porque:
II. A divisãodotrabalhonãoéapenastécnica.Ela torna-se tambémumadivisão social através davenda de diferentes forçasdetrabalhoaomesmocapitalistaqueasempregacomoforçade trabalho. ComoafirmouMarx(1987, p. 403)“Adivisãosocial dotrabalhoeacorrespondentelimitaçãodosindivíduosaesferasprofissionaisdesenvolvem-se,comoadivisãodotrabalhona manufatura [...]”.
A As assertivas I e II são proposições excludentes.
B A assertiva I é uma proposição falsa e a assertiva II é verdadeira.
C As assertivas I e II são falsas.
D As duas assertivas são verdadeiras.
E A assertiva I é verdadeira e a assertiva II é falsa.
Leia os fragmentos do texto abaixo.
“Umdosprincipais dilemasdaeducaçãocontemporâneaé aquelequegiraemtornoda permanênciadosalunos do ciclo médio nosbancosescolares. Atraídospelonúmerode estímulos epela velocidade da sociedade, a escola lhes pareceenfadonha.No entanto,muitodoquelhespareceforadepropósitonessafase -experiências,relações, conhecimentos-só iráadquirir sentidoaolongodotempo.(...)
(...) Nessa perspectiva, o desafio dos sistemas de ensino nos últimos anos envolve a capacidade de organizar um programa curricular que consiga, ao mesmo tempo, formar osjovenspara continuar os estudos no ensino superior eprepara-los parao mercadodetrabalho. Ou seja, fazer com que se escolarizem o mais possível, o que muitas vezes obscurece outros sentidos da educação.”
Assinale a opção correta.
Com basenos conteúdosdas aulas e dos estudos propostos, o Ensino Médio no Brasil...
A-Integrado,concomitanteesequencialnaescolapública,éconsiderado,porumagrandeparceladeestudiososdaárea, comouma política agregada aos projetos do governo que visaa formação de umareserva de mão de obra para o mercado detrabalho, de formaaceleradaesemcomprometimentoemgarantirumaformaçãoqueváalémdos conhecimentos tácitos da ciência, filosofia, tecnologia e política.
B-Uma perspectiva para a universalização no meio educacional como democratização do acesso ao ensino, que pouco ajuda a enfrentar o problema da sua universalização, mas que garante a formação integral do educando.
C-É considerado historicamente como um nível de estudosque privilegia todas as classessociaise permite a formação de mão de obra qualificada.
D-Segmento de ensino que contempla políticas educacionais voltadas para a formação integral do aluno e que garante uma educação emancipadora em todos os níveis.
E-Segmento de ensino que apresenta iniciativas inovadoras, como diversidade do currículo com atividades e materiais integradores que garantem que esta seja uma fase da escolarização considerada atraente e mo
Leia os fragmentos do texto abaixo.
“Mas, o que constituiu a possibilidade de expandir em larga escala a produção, à custa do controle dos produtores, foi, também, sua própria contradição e condição da implosão da gerência fordista. Ela apresentou-se incapaz, a partir da década de 1970 e na conjuntura do aumento do preço do petróleo, de garantir os níveis de produtividade necessária em meio àconstante voracidade de acumulação do capital. (...)Então, além das características da mundialização (capitalismo monopolista) dos interesses do capital, vemos que a sobrevivência do modo de produção capitalista depende do controle do trabalho, da gerência científica–(...), da expansão dos meios de produção e da constante revolução das fontes de energia e das tecnologias,sob a pena de implodir.”
Com base nos conteúdos apresentados no livro-base, analise as alternativas abaixo e as enumere, na ordem sequencial, as explicações para algumas das crises pelas quais o capitalismo passou.
1. Crise de 1848.
2. Crise de 1929. 
3. Crise de 1909.
4. Crise de 2008. 
5. Crise de 2012.
( ) Esta crise de caracterizou pela Primeira Guerra Mundial, pela destruição da Europa e pelo fato histórico conhecido como “AGrande Depressão”.
( ) Esta crise e caracterizou pelo crescimento dos meios de produção que não encontrava correspondência na expansão das forças produtivas
( ) Esta crise se caracterizou pelo esgotamento da produção assente na força do vapor e do ferro e pela introdução do petróleo, da eletricidade e do aço, o que se configurou como segunda Revolução Industrial.
( ) Esta crise, que afetou a Espanha e Portugal, se caracterizoupelo desemprego e queimade arquivos das empresas públicas.
( ) Esta crise de caracterizou pela queda dos bancos, dasseguradoras e das bolsas de valores.
Agora, marque a sequência correta.
A-3,2,4,5,1.
B-2,4,3,5,1
C-2,1,3,5,4.
D-1,3,2,5,4.
Leiaotextoaseguir.
Dopontodevistadotrabalho,apalavraqueseimpõeé flexibilidade.Naprática,esse termosignificou:
•Relaçõesentreocapitaleostrabalhadoresmaisflexíveisnoscontratosetambémnagerênciadotrabalho;
•Aperfeiçoamentodagerênciafordista,tornando-a mais flexível,impondoaotrabalhadorodomíniodemaistarefaseacorreçãodosprocessosemáquinasquandonecessário,comose experimentounasfábricasdecarrodamarcaToyta.
Deacordocomosconteúdosabordadosnasaulasenolivro-base,comoaflexibilidadesetraduziupelocapitalismocomo forma de manutenção do sistema?
A-Na manutenção ininterrupta da produção; no não desligamento dos trabalhadores em relação ao trabalho e à preparação e na introdução do banco de horas trabalhadas.
B-Na remuneração de horas extras trabalhadas, nos intervalos para repouso do funcionário, a introdução do trabalho informatizado.
C-Na renovação automática de contratos de trabalho.
D-Na aplicação de medidas socioeducativas, na introdução de testes psicotécnicos e no antiautoritaríssimos no ambiente de trabalho.
E-Na oferta de Planos de Saúde e na alteração das formas de gerência.
“OvaloruniversaldoToyotismocomomomentopredominantedo complexodereestruturaçãoprodutiva,e comonovaofensiva do capitalnaprodução,éinstaurar,noplanodaproduçãode mercadorias,uma'novahegemonia'docapital,articulando,de modo original, coerção capitalista e consentimento operário. (...) Sob oToyotismo,a competição entreosoperárioseempregados éintrínsecaàideiadetrabalhoemequipe. Os supervisores eos líderes desempenhampapéiscentraisnotrabalhoem equipe (...) Permaneceainda,decertomodo,umasupervisãorígida,mas incorporada,'integrada',valesalientar,àsubjetividade contingentedotrabalho.Em virtudedoincentivoàcompetição entre os operáriose empregados, cadaumtendeatornar-se-se supervisor do outro. 'Somostodoschefes'éolemadotrabalho em equipe sob o Toyotismo. Nadécada de70,omodelodeproduçãoindustrial Taylorista/Fordistaperdeforçaeseiniciaumanovafasedo sistemadenominadaporalgunsestudiososde“acumulaçãoflexível”,oToytismo.
Emrelaçãoaestenovomeiode produção,analiseasafirmativasabaixoemarqueVparaas afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
I.()Enquantoquenofordismocadatrabalhadorficaresponsável porumaparceladaproduçãoeaoconcluí-lapassaparaoutro trabalhador,oToyotismoapresentaoutraformadedesenvolvero trabalho nacadeiademontagem. Neste caso, éo produto quese movimentaatravésderobôsouesteiras.Desta formaoprocesso economizao tempoqueseria gastoparaque oprodutoseja transportadodeumpostodetrabalhoparaoutro,otimizandoo tempodetrabalho.
II.( )O Toyotismo defendea utilizaçãoda estratégia deorganização deestoquescomo formadeaceleraro processoprodutivoe, consequentemente,obtermaioracúmulodecapital. Desta forma, asmercadoriaspermanecemestocadaseprontaspara atender nomenortempopossívelasdemandasquesurgirem.
III.()Comosuperaçãodaproduçãorígidaseguidaatéentão,o modeloflexívelaparecetrazendonovosconceitosdeproduçãoe introduzindonovastecnologiasdainformação.A ideiaprincipalé produzirmaisprodutosdiferentesatravésdamesmaorganização básica,estabelecendoassimoseucaráterflexível.
IV. ()Na década de 70, emmeioa uma crisede capital, omodelo Toyotistatomouforçanomercado,propondoproduzirsomenteo necessário,empequenoslotes,reduzindoosestoquese comamáximaqualidade. A inovaçãoseria substituira padronizaçãodosmétodosanteriores(Taylorismo/Fordismo)pela diversificação.
Agora, marque a sequência correta.
A-V,V,F,F.
B-F,F,V,V.
C- V,F,V,V.
D-F,V,F,F.
E-V,V,V,F.
Observe a imagem abaixo.
Assinale a alternativa correta.
Segundo conteúdo do livro-base, umtrabalho estruturado em segundo, como o dos Call Centers e sua máxima de maior vendade produtos e serviços bancários num menor tempo, de comunicação e de telefonia, corresponde a uma pedagogia...
A- Pedagogia Tecnicista.
B-Pedagogia Tradicional.
C-Pedagogia Libertadora.
D-Pedagogia Crítico-Social.
Leia as asserções a seguir
Comaintroduçãodasgrandesmáquinasnoprocessodeprodução,surgemnovasformas degerenciarostrabalhadoresbuscandogarantir ummaiorcontroletantodotrabalhadorisolado comodetodooprocesso.Esseprocessose caracterizouprincipalmenteporumaintensadivisãodotrabalho,simplificando e fragmentando os meios de produção.
Porque:
II.Evidencia-se nestemomento novasformasde gerenciar otrabalho,caracterizadaspelaseparaçãoentreconcepçãoea execuçãodotrabalho,fragmentaçãodotrabalhoemvárias etapasdalinhadeprodução,apropriaçãodossaberesdos trabalhadorespelagerênciaeformaçãotécnicadotrabalhador paraqueesteocupeolugarmaisadequadonalinhade montagem.
A respeito dessas assertivas, assinale a opção correta.
A-A assertiva II está correta e a assertiva I está incorreta.
B-Ambas as assertivas estão corretas e se complementam.
C-Ambas as assertivas estão incorretas.
D-A assertiva I está correta e a assertiva II está incorreta.
E- A assertiva II contraria o que foi expresso na assertiva I.

Continue navegando