Buscar

Questões de revisão respiratório

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questões de revisão respiratório 2° ano
(UECE) Nos mamíferos, incluindo o homem, o percurso do ar inspirado, nos pulmões é:
a) bronquíolos ® brônquios ® alvéolos;
b) brônquios ® bronquíolos ® alvéolos;
c) alvéolos ® brônquios ® bronquíolos;
d) bronquíolos ® alvéolos ® brônquios.
e) n.d.a.
(UFF-RJ) Descreva o caminho que o ar atmosférico percorre no aparelho respiratório humano, citando seus segmentos anatômicos e explicando a diferença na composição do ar inspirado e expirado.
O ar penetra pelas fossas nasais, passa pela faringe, laringe e traquéias e chegando aos pulmões, onde segue pelos brônquios e bronquíolos até chegar aos alvéolos, onde ocorrem as trocas gasosas. A diferença entre o ar inspirado e expirado está na concentração de oxigênio e gás carbônico. No ar inspirado há maior quantidade de oxigênio e menor de gás carbônico. No ar expirado ocorre o contrário, há maior concentração de gás carbônico e menor de oxigênio.
De que maneira o muco secretado pela nossa traquéia protege nosso aparelho respiratório? O muco retém partículas poluentes e agentes infecciosos que podem causar lesões no aparelho respiratório
 Qual a sequência de eventos que ocorre no nosso organismo durante a inspiração e expiração? Durante a inspiração ocorre a contração do diafragma (abaixamento) e elevação das costelas. Estes movimentos aumentam o volume da caixa torácica, a pressão do ar no interior dos pulmões diminui facilitando a entrada do ar.Na expiração ocorre o relaxamento do músculo diafragma e dos músculos intercostais, diminui o volume da caixa torácica que ao se contrair, expulsa o ar existente no interior dos pulmões.
A epiglote e as cordas vocais são importantes estruturas do aparelho respiratório. Onde se localizam? Qual a função de cada uma?
Tanto a epiglote como as cordas vocais localizam-se na laringe. A epiglote - fecha a glote durante a deglutição evitando a entrada de alimento no canal respiratório. As cordas vocais estão ligadas com a fonação.
Como o oxigênio e o gás carbônico são transportados através do sangue? Oxigênio é transportado principalmente associado à hemoglobina no interior dos glóbulos vermelhos (cerca de 97 %).Gás carbônico é transportado dissolvido no plasma (mais ou menos 10%), associado à hemoglobina (mais ou menos 20%) e dissolvido na forma de íon bicarbonato (cerca de 70%).
Por que respiramos diferentemente quando estamos dormindo e quando corremos? Quando estamos dormindo a atividade fisiológica é menor, logo, produz menos gás carbônico e o movimento respiratório é mais lento.
A pessoa seria capaz de produzir anoxia total simplesmente parando de respirar? Justifique a sua resposta. Não. Chega um momento que o centro respiratório (bulbo raquidiano), em função da acidificação do sangue (excesso de gás carbônico), assume o controle dos movimentos respiratórios.
(UNICAMP) Um atleta morador da cidade de São Vicente, SP (nível do mar), deveria participar de um evento esportivo em La Paz, Bolivia (3 650 m de altitude). Foi sugerido que ele viajasse semanas antes para esta cidade. Explique, em termos fisiológicos, a razão da sugestão dada.
O grande problema enfrentado pelo atleta é o oxigênio rarefeito em grandes altitudes. Para solucionar tal problema, foi sugerido a ele que viajasse semanas antes para La Paz. Este período de adaptação tem por finalidade fazer com que o organismo aumente o número médio de glóbulos vermelhos no sangue. Desta forma, haverá maior rendimento na captação do oxigênio rarefeito, e não ocorrerão problemas na respiração celular e na obtenção de energia.
Os órgãos que compõem o sistema respiratório são respectivamente:
a) nariz, esôfago, traqueia, epiglote, brônquio, bronquíolo e alvéolo. 
b) nariz, epiglote, glote, faringe, laringe, traqueia, bronquíolo, brônquio, alvéolo. 
c) nariz, glote, laringe, traqueia, faringe, brônquio, bronquíolos e alvéolos. 
d) nariz, epiglote, glote, faringe, laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos, alvéolos.
11. A função do nariz não é simplesmente a entrada e saída do ar. O nariz também tem função de:
a) aquecer, umidificar e filtrar o ar. 
b) aquecer e filtrar o ar. 
c) aquecer e umidificar o ar. 
d) umidificar e filtrar o ar. 
e) nenhuma das alternativas está correta.
12.  O processo pelo qual a troca dos gases oxigênio e gás carbônico nos alvéolos ocorre é por:
a) difusão. 
b) osmose. 
c) transporte passivo. 
d) nenhuma das anteriores.
13. Assinale a alternativa que apresenta uma alteração do sistema respiratório relacionada ao envelhecimento. 
a) Diminuição do tamanho da via aérea.
b) Diminuição do diâmetro anteroposterior do tórax.
c) Aumento do reflexo da tosse.
d) Diminuição da complacência pulmonar. 
e) Aumento da velocidade do fluxo expiratório.
(UNESP) Vários atletas do continente americano foram convidados a participar de uma competição de atletismo na cidade do Rio de Janeiro. Assim que os atletas desembarcaram no Aeroporto Internacional, eram submetidos a vários testes e exames, um dos quais o hemograma. Um determinado atleta tendo perdido seu passaporte durante a viagem, alegou ser mexicano e que morava na Cidade do México.
a) Qual o elemento figurado do sangue que, analisado através do hemograma deste atleta, possibilita acreditar na sua origem? Hemácia
b) Justifique sua resposta.
 Indivíduos provenientes de regiões de elevada altitude possuem um número maior de hemácias, para compensar a baixa pressão parcial do O2, nessas regiões onde o ar é rarefeito.

Continue navegando