Buscar

Av2 de Fund. de Bioquímica 2014.2 (outra prova)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: FUNDAMENTOS DE BIOQUÍMICA
	
	1a Questão
	O colesterol é uma molécula que pertence ao grupo dos lipídeos, chamada de esteroide por apresentar quatro anéis de carbono, dando a ela a característica de insolubilidade a água. Descreva as relações de HDL versos LDL e o que significa fatores de compensação metabólica no organismo?
		
	
Resposta: O LDL é o colesterol ruim, sua presença em excesso no organismo pode trazer sérias complicações, com por exemplo, infarto agudo do miocárdio; já o HDL é o colesterol Bom, onde um de suas funções é inibir as reações do LDL.
	
Gabarito: O HDL tem uma relação com o LDL no controle dos seus níveis, onde a diminuição do HDL influirá no aumento sérico de LDL sendo assim os efeitos compensatórios.
	
	
	2a Questão
	
	Os carboidratos são os nutrientes energéticos que devem estar presentes em maior quantidade na alimentação humana. Devido a isso, atletas de endurance, como maratonistas e triatletas, devem ser orientados a aumentar o consumo de carboidratos (dieta hiperglicídica) com objetivo de melhorar sua performance através da promoção da:
		
	
	glicogenólise muscular e hepática.
	 
	glicogênese muscular e hepática.
	
	protéolise muscular e visceral.
	
	excreção urinária de cálcio.
	
	gliconeogênese hepática.
	
	
	3a Questão
	 
	Experimentos realizados com um nadador demonstraram que este apresentava, após nadar por 90 segundos, um nível aumentado de lactato no sangue, que diminuía após 20 minutos em repouso. Por que o nível de lactato aumentou neste nadador e o que fez com esse nível diminuísse após 20 minutos em repouso?
		
	
Resposta:
	
Gabarito: O aumento de lactato no sangue ocorre devido principalmente a glicólise anaeróbica que acontece nas fibras musculares brancas, durante um exercício intenso. A retirada do lactato ocorre devido ao ciclo de Cori, onde o lactato difunde-se do músculo para os capilares, de onde é transportado para o fígado, oxidado em piruvato e, então, convertido em glicose pela gliconeogênese.
	
	
	 4a Questão
	
	O colágeno do tecido conjuntivo, as queratinas dos cabelos, as esclerotinas dos tegumentos dos artrópodes a conchiolina das conchas de moluscos, a fibrina do soro sanguíneo e a miosina dos músculos são exemplos de proteínas:
		
	
	globulares
	
	primárias
	
	filamentadas
	
	terciárias
	 
	fibrosas
	
	
	5a Questão
	
	A maioria das enzimas é representada pelas proteínas. Possuem um centro ativo, onde há a entrada do substrato. Sobre a interação enzima e substrato é correto destacar que:
		
	
	O substrato, estando fora do centro ativo, faz com que as ligações químicas enfraqueçam, facilitando assim a reação química.
	 
	O substrato, estando no centro ativo, faz com que as ligações químicas se tornem mais forte, facilitando assim a reação química.
	
	O substrato, estando no centro ativo, faz com que as ligações químicas enfraqueçam, dificultando assim a reação química.
	 
	O substrato, estando no centro ativo, faz com que as ligações químicas enfraqueçam, facilitando assim a reação química.
	
	O substrato, estando no centro ativo, faz com que as ligações químicas se tornem mais forte, dificultando assim a reação química.
	
	
	6a Questão
	
	A cadeia respiratória mitocondrial pode sofrer inibição ou pode ser desacoplada por algumas substâncias. O cianeto de potássio, por exemplo, que é considerado um veneno, atua inibindo a cadeia respiratória mitocondrial. Quanto ao que pode acontecer com a célula, em consequência deste efeito é CORRETO afirmar que:
		
	
	há interrupção na cadeia transportadora de elétrons e um aumento compensatório na produção de ATP através do ciclo de Krebs.
	
	há interrupção do fluxo de elétrons causando uma maior produção de ATP pelo Complexo ATP sintase.
	 
	há um severo comprometimento na produção de ATP pois a glicólise é inibida pelo veneno, determinando a paralização da respiração celular.
	 
	toda a cadeia respiratória se interrompe, com parada na produção de ATP e morte celular.
	
	a célula torna-se dependente da fermentação cujo rendimento energético é superior ao da respiração aeróbica.
	
	
	7a Questão
	
	Os Lipídios são sintetizados a partir de vias endergônicas e redutoras, ou seja:
		
	
	consomem ATP e utilizam NADH como agente oxidante.
	
	consomem ADP e utilizam NADPH como agente redutor.
	
	consomem ATP e utilizam NAD como agente oxirredutor.
	
	consomem ADP e utilizam NADH como agente redutor.
	 
	consomem ATP e utilizam NADPH como agente redutor.
	
	
	8a Questão
	
	Os açúcares são moléculas amplamente distribuídas em tecidos animais e vegetais. Em relação aos carboidratos é correto afirmar que:
		
	
	não são a principal fonte de energia, possuindo importantes funções no metabolismo e na composição estrutural dos seres vivos, tornando-se assim uma estrutura inorgânica muito importante.
	
	são a única fonte de energia, possuindo importantes funções no metabolismo e na composição estrutural dos seres vivos
	
	não são a principal fonte de energia, possuindo importantes funções no metabolismo e na composição estrutural dos seres vivos, tornando-se assim uma estrutura orgânica muito importante
	
	são a principal fonte de energia, possuindo importantes funções no metabolismo e na composição estrutural dos seres vivos, tornando-se assim uma estrutura inorgânica muito importante.
	 
	são a principal fonte de energia, possuindo importantes funções no metabolismo e na composição estrutural dos seres vivos, tornando-se assim uma estrutura orgânica muito importante
	
	9a Questão
	
	Você resolveu fazer uma dieta de restrição zero de carboidratos, composta apenas de lipídeos e proteínas. Estava super feliz, pois em uma semana perdeu bastante peso. Entretanto, começou a sentir tonturas, enjôo e perda de memória, além de estar exalando um hálito de acetona muito forte. Ao procurar o médico este relatou que sua dieta estava totalmente errada e que você estava sofrendo os efeitos colaterais dela. Baseado no relato acima, assinale a alternativa que aponte as vias bioquímicas que se encontram ativadas no seu organismo após a introdução da dieta e o motivo dos efeitos colaterais que você estava sentindo.
		
	
	Oxidação de ácidos graxos, síntese de glicogênio, glicólise, tendo como principal motivo dos efeitos colaterais a oxidação de ácidos graxos
	 
	Quebra do glicogênio, cetogênese, síntese de lipídeos , tendo como principal motivo dos efeitos colaterais a ausência na produção de glicose
	
	Síntese de ácidos graxos, glicólise e síntese de glicogênio, tendo como principal motivo dos efeitos colaterais a produção de ácidos graxos
	 
	Gliconeogênese, beta-oxidação de ácidos graxos, quebra do glicogênio, tendo como principal motivo dos efeitos colaterais a produção de corpos cetônicos
	
	Gliconeogênese, cetogênese, síntese de glicogênio, tendo como principal motivo dos efeitos colaterais a produção de corpos cetônicos
	
	
	10a Questão
	
	A entrada na era da genômica possibilitou ao norte-americano Eugene V. Koonin investigar qual seria o número mínimo de genes capazes de sustentar o funcionamento de uma célula. Para isso, ele comparou 21 genomas completos de representantes das três linhagens primárias da vida: as eubactérias, as arqueobactérias e os eucariontes. O resultado da pesquisa mostrou que o número de genes deve situar-se em torno dos 150. Esse enfoque é interessante, pois permite imaginar os primeiros sistemas genéticos surgidos por ocasião da origem da vida. (Adaptado de SALZANO, F. M. Ciência Hoje, v. 29, n. 173, jul. 2001.) Considere as seguintes afirmações: I. No código genético, cada códon deve corresponder a maisde um aminoácido. II. Os genes compartilhados pelos genomas dos diferentes grupos devem ser essenciais. III. Os genes envolvidos na replicação, transcrição e tradução do material genético devem fazer parte do conjunto mínimo de genes. Quais delas poderiam ter embasado o raciocínio de Koonin?
		
	 
	Apenas II e III.
	 
	Apenas I e III.
	
	Apenas II.
	
	Apenas III.
	
	Apenas I.

Outros materiais