Buscar

Disciplina de Histologia e Embriologia (ATIVIDADE)

Prévia do material em texto

Disciplina de Histologia e Embriologia
Cursos: Fisioterapia e Enfermagem	Turma:		Turno: 
Prof. M. Sc. Mário Soares			Data: 
Componentes: 
Assunto: Noções do Aparelho Reprodutor:
Onde encontrar? Use o caderno de atividades em Morfologia Humana fornecido pela Estácio para responder as seguintes questões:
a) Caracterize a genitália feminina (página 2)
R: Genitália externa: vagina, vestíbulo, clitóris, pequenos e grandes lábios.
Genitália interna: útero, tubas uterinas e ovários.
b) Cite e diferencie as camadas encontradas no endométrio (página 2)
R: Está subdividido em duas regiões ou camadas: funcional, onde ocorre a implantação do embrião ou que se descama na menstruação; basal, adjacente ao miométrio e que reconstitui a funcional após cada menstruação.	
c) Caracterize histologicamente a tuba uterina (página 2)
R: As tubas uterinas são responsáveis pela aspiração dos ovócitos após a ovulação, servem de sítio para a fecundação e podem ainda transportar o zigoto até o útero. Podem ser divididas nas seguintes regiões: intramural (extremidade proximal que atravessa a parede do útero), istmo (porção fina e intermediária), ampola (porção dilatada e local da fecundação) e infundíbulo (extremidade distal, contendo as fímbrias que auxiliam na captura do ovócito). Sua mucosa de revestimento apresenta células produtoras de muco e células ciliadas que serão importantes durante o trânsito de gametas e/ou do zigoto. Sua estrutura de parede apresenta ainda uma camada muscular que realiza movimentos peristálticos, auxiliando na movimentação interna.
d) Caracterize histologicamente ovário (página 2)
R: As gônadas femininas se apresentam divididos em duas regiões: cortical (periférica, contendo folículos ovarianos em diferentes níveis de desenvolvimento) e medular (central, rica em tecido conjuntivo altamente vascularizado).
e) Quais os órgãos que caracterizam o sistema reprodutor masculino? (página 10)
R: É constituído pelos testículos, epidídimo, ductos deferentes, ductos e ejaculatórios, uretra, pênis e glândulas acessórias (próstata, vesícula seminal e glândula bulbouretral).
f) Onde são produzidos os espermatozóides? (página 10)
R: O testículo tem a função de produzir os espermatozóides e o hormônio sexual masculino.
g) Caracterize histologicamente o pênis? (página 10)
R: O órgão copulador masculino, é constituído por três massa de tecido erétil ao longo de seu corpo, juntamente com a uretra, e envolvidas por pele externamente. Duas massas eréteis são localizadas dorsalmente e recebem o nome de corpos cavernosos do pênis; a outra massa, localizada ventralmente, chama-se corpo cavernoso da uretra (ou corpo esponjoso do pênis) e envolve a uretra peniana em todo seu trajeto, formado a glande na região terminal.
h) Qual a importância da testosterona? (página 10)
R: É responsável pelo desenvolvimento dos órgãos genitais masculinos e caracteres sexuais secundários. Liga-se aos receptores de LH nas células de Leydig.
2) Faça uma pesquisa para esclarecer o significado das seguintes condições anatômicas/ histológicas
a) Útero duplo: ou didelfo, bastante raro. É quando o útero tem duas cavidades internas, sendo que cada uma delas pode levar a um colo do útero e a uma vagina. A mulher pode assim ter duas vaginas.
b) Útero bicorno: (útero com dois "chifres"): é o mais comum. Em vez de parecer uma pêra de cabeça para baixo, o útero parece mais um coração, com um recorte na parte superior central. O bebê fica com menos espaço para crescer do que num útero normal.
c) Útero didelfo: é o mesmo que o Útero duplo.
d) Útero Ânterovertido: (invertido) é quando a mulher possui a posição do útero diferenciada. Uma porcentagem de mulheres que pode variar entre 15 a 25% tem o útero voltado para a região posterior do corpo (retrovertido). Algumas mulheres podem sofrer um deslocamento do útero, que varia sua posição em pouco espaço de tempo, dependendo das condições dos elementos orgânicos periféricos (ex: bexiga cheia), condições de estresse físico (ex: pós-parto) ou até mesmo por condições de envelhecimento.
e) Endometriose: é uma doença que acomete as mulheres em idade reprodutiva e que consiste na presença de células endometriais em locais fora do útero. O endométrio é a camada interna do útero que é renovada mensalmente pela menstruação. É um transtorno ginecológico comum, atingindo entre 10% e 15% das mulheres em idade reprodutiva.
f) Gestação Ectópica: é a gestação que ocorre fora da cavidade uterina. As causas incluem todos os fatores que retardam ou impedem a passagem do ovo para a cavidade uterina.
Assunto: Gametogênese masculina e feminina
Lembrete: A ovulogênese (ou ovocitogênese) e a espermatogênese acontecem através da meiose
1) Faça um esquema mostrando a espermatogênese (Consulte seu caderno ou livro de Embriologia Clínica de Moore, página 17)
2) Faça um esquema mostrando a ovulogênese (Consulte seu caderno ou livro de Embriologia Clínica de Moore, página 17)
Assunto: Primeira Semana do desenvolvimento embrionário:
Onde encontrar? Material da Estácio: Langman/Fundamentos de Embriologia Médica
1) Faça um esquema (desenho) para mostrar as fases do desenvolvimento embrionário humano até a implantação no endométrio (pág. 6)
2) “Nesse momento , o trofoblasto já se diferenciou em duas camadas: o sinciotrofoblasto e o citotrofoblasto”. Que momento é esse? Por volta de que dia da primeira semana este momento acontece? (página 6)
R: Durante o sexto dia após a fecundação, o blastocisto se implanta ligando-se ao epitélio uterino, e então, durante os dias seguintes, invade esse tecido. Nesse momento o trofoblasto já se diferenciou em duas camadas chamadas de sinciotrofoblasto e citotrofoblasto.
3) O que significa compactação? (página 6)
R: É um processo pelo qual os contatos célula-célula são maximizados por junções de oclusão, e as células internas são segregadas das células externas. 
4) Quantas células tem a mórula humana? (página 6)
R: de 12-32 células.
Assunto: Segunda Semana do desenvolvimento embrionário:
Onde encontrar? Material da Estácio: Langman/Fundamentos de Embriologia Médica
1) Cite 7 eventos marcantes da segunda semana de desenvolvimento embrionário (página 7).
R: Sinciciotrofoblasto, Citotrofoblasto, Embrioblasto, Epiblasto, Hipoblasto, Cavidade Amniótica e Cavidade do Saco Vitelino.
2) Explique por que não é recomendável a realização de testes de gravidez durante a primeira semana ou mesmo antes do fim da segunda. (página 7).
R: Porque só a partir da segunda semana o sinciciotrofoblasto produz um hormônio chamado de hCG.
3) Qual o hormônio diagnóstico da gravidez? Cite duas fontes produtoras deste hormônio. (página 7). 
R: Sinciotrofoblasto - Produção de hCG.	
Assunto: Terceira Semana do desenvolvimento embrionário:
1) Por que durante a terceira semana o embrião é chamado de disco trilaminar? E na segunda semana como é chamado e por quê? (página 10)
R: Ocorre durante a gastrulação. Essas mudanças começam com o aparecimento da linha primitiva, que aparece no início da terceira semana como um espessamento do epiblasto na extremidade caudal do disco embrionário. 
E na segunda semana ele é chamado de bilaminar. Porque é formado pelo Epiblasto, voltado para cavidade amniótica e pelo Hipoblasto, adjacente à cavidade blastocística. 
2) Cite um outro apelido do embrião na terceira semana (página 10).
R: Gástrula
3) Explique o processo de gastrulação mostrado na (página 11).
R: O processo de gastrulação continua por quase duas semanas, começando no 16ª dia e terminando logo antes do fechamento da parte mais caudal do tubo neural no 28ª dia. Ele continua em uma sequencia craniana para caudal, com o mesoderma cefálico formando-se primeiro. Na realidade, a indução das partes cefálicas e craniana da medula espinhal se inicia enquanto a gastrulação continua nos segmentos mais caudais. Assim, a formação das estruturas embrionárias está caracteristicamente mais avançada nas regiões cranianas do que nas regiões caudais do embrião.
4) Explique a origem dotumor chamado teratoma sacrococcígeo (página 13)
R: É um tumor localizado na região sacrococcígea que aparentemente surge pela proliferação e migração continuada das células do epiblasto pela linha primitiva após a época que se formaram as regiões mais caudais do embrião. Como essas células têm o potencial de formar todas as três camadas germinativas, derivados de todas essas camadas estão presentes nesses tumores, incluindo pêlos, pele, osso, fígado, e assim por diante. Em contraste, quando o epiblasto cessa sua migração muito cedo, é produzida uma quantidade insuficiente de mesoderma, e as estruturas caudais não podem se desenvolver.
5) O que é disgenesia caudal e o que causa na formação do embrião e do feto? Qual a causa da morte (se houver). – página 13
R: É uma expressão mais grave, os membros inferiores se fundem, causando sirenomelia. As crianças com essa condição geralmente morrem por agenesia renal, pois não há mesoderma intermediário suficiente, e os rins não se formam.
6) Por que a disgenesia gonadal é mais comum em filhos de mães diabéticas insulino-dependentes (essa vocês terão que pesquisar na internet).
R: Trata-se de um distúrbio do desenvolvimento gonadal (testículos ou ovários). Em pacientes que apresentam cariótipo normal, é chamada de disgenesia gonadal pura.
Sendo a produção de hormônios sexuais prejudicada, em mulheres a disgenesia gonadal é causa de infantilismo sexual e amenorréia.
7) O que é situs inversus? (página 12)
R: Nessa situação o coração esta à direita, o fígado à esquerda, e assim por diante. Em outros casos, ocorre apenas uma reversão parcial da coloração dos órgãos, de tal modo que uma pessoa é predominantemente esquerda ou direita. Os braços reflete as diferenças: os que são predominantemente direitos apresentam asplenia (braço ausente) ou braço hipoplásico (pequeno), e os que predominantemente do lado esquerdo apresentam polisplenia. 
Assunto: Neurulação (4ª semana) e Estabelecimento da forma do corpo (4ª até a 8ª semana)
Onde encontrar? Material da Estácio: Langman/Fundamentos de Embriologia Médica
Consultar as páginas 16 até 26 para resolver as questões abaixo:
1) O que significa o termo neurulação?
R: É o processo de formação do tubo neural.
2) Qual a importância do tubo neural?
R: O tubo neural origina o cérebro e a medula espinhal. Se houver má formação do tubo neural pode aparecer algumas doenças como: Espinha Bífida, Anencefalia, entre outros.
3) Qual a importância das células da crista neural?
R: Originam os gânglios espinhais e os gânglios do sistema nervoso autônomo.
4) Cite 10 derivados das células da crista neural.
R: Tecido conjuntivo e ossos da face e do crânio; Melanócitos; Células da glia; Células de Schwann; Gânglios da medula espinhal (raiz dorsal); Odontoblastos; Cadeia simpática e gânglios pré-aórticos; Células C da Glândula tireóide; Gânglios parassimpáticos do trato gastrointestinal; Derme da face e do pescoço.
5) Estabeleça a localização da mesoderme paraxial, mesoderma intermediário e da placa lateral.
R: Mesoderme paraxial: está situado ao longo das laterais do tubo neural, ou seja, ao longo do eixo d embrião;
Mesoderme intermediário: está situado entre o mesoderma paraxial e a placa lateral;
Mesoderma da placa lateral: fica nas margens laterais do disco embrionário.
6) O que significa o termo neurulação?
R: É o processo de formação do tubo neural.
7) Caracterize aas seguintes condições:
a) anencefalia
R: Ma formação rara do tubo neural acontecida entre a 16ª a 26ª dia de gestação, caracterizada pela ausência parcial do encéfalo e da calota craniana, o que resulta na morte da criança.
b) espinha bífida cística
R: Ocorre ao longo da medula espinhal, local mais comum é na área sacrolombar.
c) espinha bífida oculta
R: É na área sacrolombar, que pode estar coberta por pele contendo uma área com pelos escuros.
d) Qual prevenção básica é recomendada pelo médico à gestante para evitar as condições citadas acima?
R: 400µg de ácido fólico por dia, começando 2 a 3 meses antes da concepção e continuando durante toda a gestação.
8) Caracterize o defeito conhecido como gastrosquise e hérnia diafragmática
Gastrosquise: Defeito da parede vegetal do corpo no qual as alças intestinais formam uma hérnia através da parede abdominal lateral ao umbigo, geralmente do lado direito.
Hérnias diafragmáticas: falha de fechamento do diafragma, geralmente ocorre do lado esquerdo do diafragma, comprometendo o pulmão.
9) Na sétima semana de desenvolvimento ocorre o evento chamado de herniação umbilical. É a mesma coisa que hérnia citada na questão anterior? Se não, diferencie. (necessita pesquisa complementar.)
Não. Hérnias diafragmáticas: falha de fechamento do diafragma, geralmente ocorre do lado esquerdo do diafragma, comprometendo o pulmão.
Hérnia umbilical: os intestinos penetram no celoma extra-embrionário na parte proximal do cordão umbilical.
Assunto: Período Fetal (9ª semana ao nascimento), Nascimento e defeitos do nascimento
Onde encontrar? Material da Estácio: Langman/Fundamentos de Embriologia Médica
Consultar as páginas 129 até 141 para resolver as questões abaixo:
1) Apresente dois possíveis sinais que dão início ao trabalho de parto.
R: Esvaecimento do colo uterino e dilatação cervical.
2) Explique os estágios do trabalho de parto.
R: Dilatação Da Cérvice. Esse estágio é produzido por contrações uterinas, que forçam o saco amniótico contra o canal cervical como uma cunha, Expulsão e Dequitação da placenta, ou, quando as membranas já se romperam, a cabeça do feto exerce a pressão. O segundo estágio é o Parto do feto que é ajudado pelas contrações uterinas, mas realizado primeiramente pelo aumento da pressão intra-abdominal por meio de contrações musculares abdominais. O terceiro e último estágio é a saída da placenta e das membranas fetais, que é feita pelas contrações uterinas e da parede abdominal. As contrações uterinas têm uma direção definida indo de cima para baixo, e geralmente, no inicio, ocorrem intervalos de 10 minutos. Durante o segundo estágio o parto, ocorrem contrações com intervalos menores que 1 minuto, durando de 60 a 90 segundos cada.
3) Explique a formação de gêmeos dizigóticos e monozigóticos, caracterizando a quantidade de placentas, sacos coriônicos e bolsas amnióticas (três anexos embrionários essenciais).
R: Dizigóticos: por resultarem da fecundação de dois ovócitos, os gêmeos DZ desenvolvem-se a partir de dois zigotos e podem ser do mesmo sexo ou de sexos diferentes. 2 placentas; 2 sacos coriônicos e 2 sacos amnióticos.
Monozigóticos: por resultarem da fecundação de um ovócito e se formar a partir do zigoto, os gêmeos MZ são do mesmo sexo, geneticamente idênticos e muito semelhantes no aspecto físico. Monocariônica-diamniótica: 1 saco coriônico, 2 saco amniótico, 1 placenta.
4) Explique a função dos três anexos embrionários mencionados na questão anterior (necessita pesquisar: use o livro de Embriologia Clínica de Moore para ajudar na sua resposta).
R: Placenta: proteger, nutrir e produzir hCG; Saco coriônico: amortecedor de choque; Bolsa Amniótica: protetora, permitindo que o embrião se desenvolva num ambiente.
5) Explique a síndrome da transfusão entre gêmeos.
R: Passagem direta de sangue arterial de um gêmeo para a circulação venosa do outro gêmeo através de anastomoses arteriovenosas.
6) O que são agentes teratogênicos? Cite sete infecções na gravidez que podem prejudicar o feto.
R: São responsáveis pelo aparecimento das malformações. Podem ser de origem genética ou ambiental.
7) Qual a importância da alfa-fetoproteína (AFP) para o diagnóstico fetal? Como podemos obter a dosagem desta proteína? (Parte da resposta está na página 141, porém necessita complementar com pesquisa na internet).
R: A alfa-fetoproteína (AFP) está elevada nos casos de defeitos do tubo neural. Em tais casos, essa proteína também esta elevada no sangue materno e pode ser detectada por meio da sua dosagem no soro materno. As células fetais que estão suspensas nas amostras do líquidoamniótico podem ser isoladas, cultivadas e estudadas, buscando verificar a presença de anomalias cromossômicas.
INCENTIVO AO USO DA BIBLIOTECA VIRTUAL:
1) Use o capítulo 10 deste livro para responder:
a) Quais são os movimentos da gastrulação?
R: Epibolia, extensão, invaginação, ingressão, involução. 
b) Como ocorrem os movimentos morfogenéticos nesta etapa do desenvolvimento do embrião?
R: Os movimentos morfogenéticos durante a gastrulação não podem ser considerados movimentos do embrião como um todo, mas são função de partes isoladas de gástrula jovens ou mesmo de células individualizadas. 
2) Use o capítulo 20 deste livro para responder:
a) Quais são os derivados dos folhetos germinativos (endoderme, mesoderme, ectoderme)?
R: Os tecidos e os órgãos do embrião.
b) O que é concepto é como é feita a determinação da idade de sua idade?
R: A determinação do inicio da gravidez pode ser difícil, em parte, porque depende a memória da mãe e da data do ultimo período menstrual (UPM). Contudo deve-se lembrar que a fecundação ocorre em torno de 14ª dias do ciclo menstrual de uma mulher com ciclo regular de 28ª dias.
No período embrionário, a idade do embrião geralmente é determinada pelo numero de somitos, a partir de 20ª dias que surge o 1ª somito.
A partir do segundo mês, costuma-se determinar a idade do embrião pela medida do comprimento vértices-nádegas (VN).
3) Sabendo que nos seres humanos o saco vitelino é subdesenvolvido, no que consiste este saco e para que serve? (capítulo 21)
R: A endoderme do teto do saco vitelino, por ocasião dos dobramentos do disco embrionário, formará o revestimento epitelial do tubo digestivo primitivo.
4) Resuma em uma folha todo o capítulo 22.

Continue navegando