Buscar

BioMicro módulo 1

Prévia do material em texto

Estudo dirigido 1- Biologia de Microorganismos
Quando os microorganismos surgiram no planeta Terra?
Há cerca de 4 bilhões de anos.
Quais os tipos de fotossíntese existem? Dê exemplos dos respectivos microorganismos.
Fotossíntese oxigênica- realizada por cianobactérias;
Fotossíntese anoxigênica- realizada por bactérias púrpuras.
Quantos tipos de autotrofia existem? Quais são as duas enzimas cruciais que permitem Aquifez produzir ATP autotróficamente?
Quimiorganotrofia, quimiolitotrofia e fototrofia.
Enzimas citrato liase e citrato sintase.
O que é um bioindicador?
Organismos utilizados para indicar a abundância, diversidade e composição dos organismos na Terra.
Quais são os 3 domínios da vida?
Bactéria, Archea e Eukarya.
Postulados de Koch:
São importantes na determinação de patógenos de enfermidades, sendo eles:
O microorganismo deve estar sempre presente nas lesões de hospedeiros doentes (associação constante); 
O microorganismo deve ser isolado e cultivado em cultura pura;
O microorganismo inoculado deve reproduzir os sintomas quando inoculado em um hospedeiro tardio;
O microorganismo deve ser reisolado do hospedeiro, inoculado artificialmente, e corresponder - em todas as características - com isolado de lesões.
Quais doenças infecciosas Koch descobriu?
Cólera e Tuberculose.
Qual foi um dos maiores feitos de Pasteur?
Criador da primeira vacina contra raiva, além de criar a pasteurização- o que impede que leite e vinho causem doenças, por exemplo.
O que você entende por Proteorodopsina?
Proteína que funciona como cromatóforo, utilizando energia solar para transformar em energia bioquímica.
	Estudo Dirigido 2- Biologia de Microorganismos
Quem foi Paul Erhlich e qual papel do Salvarsan (tipo de biocida) no início do século passado? Quem foi Alexander Fleming?
Bacteriologista que ficou conhecido pela descoberta do Salvarsan- medicamento utilizado no tratamento da sífilis. 
Fleming foi o descobridor da penicilina.
Por que o causador da sífilis é capaz de enganar nosso sistema imune e estabelecer infecção crônica?
O Treponema palidum, bactéria Gram negativa, causadora da sífilis, não possui camada de lipoproteínas, passando despercebido pelo sistema imunológico.
Como você definiria metabólito primário e secundário?
Primário: composto biológico que é necessário para o crescimento, desenvolvimento e reprodução.
Secundário: não é diretamente ligado no processo de crescimento, sua ausência não resulta em morte.
Qual mecanismo de ação da penicilina?
Interfere na síntese da parede celular, através de sua ligação com a enzima PBP. A penicilina acopla em um receptor presente na membrana interna bacteriana e interfere na transpeptidação, que ancora o peptídeoglicano estrutural, de forma rígida em volta da bactéria. Sem a parede, e devido ao interior da bactéria ser hiperosmótico, ocorre a explosão da bactéria.
Qual mecanismo de ação da tetraciclina?
Age inibindo a síntese proteica dos microorganismos, ligando-se aos ribossimos, impedindo que o tRNA se fixe no ribossomo, inibindo assim a síntese proteica.
Quais são os 10 mecanismos de ação dos antibióticos? Lembre-se de polimixina e novobiocina.
Inibição de síntese da parede celular;
Aceleração da permeabilidade da parede celular;
Inibição da síntese proteica;
Inibição da síntese de ácidos nucleicos;
Atividade antibacteriana;
Atividade antifúngica;
Interferem na síntese ácido fólico;
NÃO SEI MAIS 
Explique o que você entende por fermentador. Quantos litros pode ter um fermentador industrial?
Processo metabólico em que carboidratos e outros compostos não oxidados liberam energia e compostos orgânicos (ácido láctico). Sãos as bactérias Gram positivas que produzem ácido láctico, a partir de hexoses. Algas e fungos também podem ser usados.
Fermentador industrial: entre 10 e 500mm³
O uso de antimicrobianos (antibióticos) pode levar à formação de bactérias super-resistentes, KPC, Mycobacterium, Estafilococcus; por que? Quais são os mecanismos de resistência à ação de antibióticos?
Como forma de proteção, as bactérias adquirem resistência através de plasmídeos, que são fragmentos de DNA que podem ser transmitidos de bactéria para bactéria. 
Os genes resistentes se proliferam, com os genes, a bactéria produz a enzima KPC, que transformando-se em superbactéria, inibindo o efeito antibiótico.
Explique como funciona uma autoclave.
Utilizado para esterilizar materiais, mantendo-os em contato com um vapor d’água em alta temperatura, em um período de tempo suficiente para matar todos os microorganismos.
Que tipos de métodos, físicos e químicos, de esterelização existem?
Física: vapor saturado sob pressão, calor seco, radiação ionizante.
Química: formaldeído, glutaraldeído, óxido de etileno, peróxido de hidrogênio, ácido peracético, plasma de peróxido de hidrogênio.
PROVA DO NOTURNO 2018.1
Quais os primeiros organismos autótrofos? Qual o metabolismo de autotrofia do primeiro microorganismo e como fazia para gerar ATP?
Os organismos utilizadores de CO2 mais a energia do sol- os fotossintetizantes.
O metabolismo ocorre com a formação de glicose a partir de CO2 fixado- durante a fase clara da fotossíntese.
O que são holobiontes? Quais exemplos?
São a soma do organismo hospedeiro e toda sua biota simbiótica, ou seja: hospedeiro + microbiota; podem ser descritos como simbiontes. Exemplos: moluscos, rodolitos e corais .
Quais os mecanismos de ação da penicilina?
Interfere na síntese da parede celular, através de sua ligação com a enzima PBP. A penicilina acopla em um receptor presente na membrana interna bacteriana e interfere na transpeptidação, que ancora o peptídeoglicano estrutural, de forma rígida em volta da bactéria. Sem a parede, e devido ao interior da bactéria ser hiperosmótico, ocorre a explosão da bactéria.
Vibrios como bioindicadores.
Por possuir alta sensibilidade, é muito utilizada como biondicador na análise de efluentes, para avaliações de toxicidade aguda de efluentes industriais.
Diferença entre Gram + e –.
As bactérias Gram-positivas retém o cristal violeta devido à presença de uma espessa camada de peptidoglicano (polímero constituído por açúcares e aminoácidos que originam uma espécie de malha na região exterior à membrana celular das bactérias) em suas paredes celulares, apresentando-se na cor roxa.
Já as bactérias Gram-negativas possuem uma parede de peptidoglicano mais fina  que não retém o cristal violeta durante o processo de descoloração e recebem a cor vermelha no processo de coloração final.
A parede da célula Gram-negativa é constituída por estruturas de múltiplas camadas bastante complexas, que não retêm o corante quando submetidas a solventes nos quais o corante é solúvel, sendo descoloradas e, quando acrescentado outro corante, adquirem a nova coloração. Já a parede da célula Gram-positiva consiste de única camada que retém o corante aplicado, não adquirindo a coloração do segundo corante.
Nas bactérias Gram-negativas, a perede celular está composta por uma camada de peptidioglicano e três outros componentes que a envolvem externamente; lipoproteína, membrana externa e lipopolissacarídeo.
O peptidioglicano, responsável pela forma das células e proteção do citoplasma frente às diferenças de pressão osmótica entre os meios externo e interno, confere rigidez ao corpo bacteriano. Está formado por dois açúcares aminados, o ácido N-acetil glicosamina e o ácido N-acetil murâmico, e por um tetrapeptídio, sempre ligado ao resíduo de ácido N-acetil murâmico; as sub-unidades peptídeas de cadeias glicídicas adjacentes, são unidas entre si por ligações diretas ou indiretas (pontes de ligação). O peptidioglicano situa-se no espaço periplásmico, localizado entre a membrana citoplasmática (interna) e a membrana externa, onde também são encontradas enzimas hidrolíticas (fosfatases, nucleases, proteases e outras), que facilitam a nutrição bacteriana, proteínas de ligação, que participam da captação de açúcares e aminoácidos a partirdo meio, enzimas que inativam certos antibióticos (BURNETT & SCHUSTER, 1982; NISENGARD & NEWMAN, 1994).
A lipoproteína está ligada de modo covalente ao peptidioglicano e não covalente à membrana externa; sua função, inferida de estudos realizados com amostras mutantes, é estabilizar a membrana externa e ancorá-la à camada de peptídioglicano. A membrana externa é uma dupla camada, contendo fosfolipídeos e proteínas e apresentando, em sua camada externa, o lipopolissacarídeo.
Entre suas funções, a membrana externa representa uma barreira molecular, prevenindo ou dificultando a perda de proteínas periplasmáticas e o acesso de enzimas hidrolíticas e certos antibióticos ao peptidioglicano; possui receptores para bacteriófagos e bacteriocinas e participa da nutrição bacteriana. O lipopolissacarídeo consiste no lipídio A (endotoxina), àqual estão ligadas duas regiões de natureza polissacarídica, respectivamente, o “core” e as cadeias laterais. O lipídeo A é um glicofosfolipídeo cujo papel biológico consiste na  participação nos mecanismos de patogenicidade da célula bacteriana(BURNETT & SCHUSTER, 1982; NISENGARD & NEWMAN, 1994).
Entretanto, a parede celular das bactérias Gram-positiva e Gram-negativa são diferentes. A parede celular da bactéria Gram-positiva é espessa, 10 a 50 ?m, chegando até a 80 ?m e a da Gram-negativa é menos espessa, 7,5 a 10 ?m. A membrana citoplasmática adere fortemente ao componente interno da célula bacteriana. A parede celular da bactéria Gram-positiva é única e consiste de uma camada espessa, composta quase que completamente por peptídioglicano, responsável pela manutenção da célula e sua rigidez. As múltiplas camadas de peptidioglicano (15 a 50 ?m) das bactérias Gram-positivas constituem uma estrutura extremamente forte em tensão, enquanto que nas Gram-negativas o peptidioglicano é apenas uma camada espessa e, consequentemente, frágil (SLOTS & TAUBMAN, 1992; NISENGARD & NEWMAN, 1994).

Continue navegando