Buscar

Comunicação Atividade 1

Prévia do material em texto

Atividade 1
 Comunicação
Olá, estudante! Vamos iniciar nosso diálogo! Bem-vindo(a) ao nosso Fórum Avaliativo.
Ele é sua oportunidade de debater com seus colegas, expressar sua opinião sobre um tema e refletir quanto a dos temas abordados na nossa disciplina. Juntos construímos um conhecimento muito mais sólido e completo. Para participar, leia o texto a seguir e as instruções. Ah! Não se esqueça também de ler com atenção os critérios de avaliação.
O pequeno texto a seguir traz a análise da repórter Adriana Negreiro sobre o resultado de uma pesquisa realizada pela Revista Nova. A pesquisa queria saber quais seriam os erros de português que as mulheres mais toleram tanto quando o tema é relacionamento quanto quando se trata de ambiente de trabalho.
“Metade das mulheres que participaram da pesquisa feita pelo site de Nova despacha um sujeito que cometa erros de português. A outra metade perdoa o deslize, desde que o cara seja muito legal. O que mais incomoda são os erros de concordância verbal. “E aí gata? É hoje que nós vai derrubar um engradado de cerveja?” Foi com essa frase sublime que um personal trainer perdeu todas as chances com a fotógrafa Diana Lopes. “Até perdoaria a abordagem nada sutil, porque estava muito interessada. Mas o ‘nós vai’ foi demais”, conta a ex-apaixonada.”
Tenho mais um material interessante para você assistir. Clique no vídeo e assista um trecho de apresentação do grupo teatral “Melhores do Mundo”:
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=CRyhCoszrvI
O primeiro texto nos coloca uma série de questões importantes a respeito da variedade linguística e dos preconceitos que existem ao redor dela. O vídeo do grupo teatral busca abordar o tema da norma padrão em um contexto comunicacional. Levando em conta o que você leu e também sua vivência, ou seja, sua história pessoal, compartilhe conosco sua visão quanto ao tema das variações e preconceitos linguísticos. Necessitamos utilizar a norma padrão da língua portuguesa em todas as situações? Há momentos com maior liberdade no uso das palavras e expressões? Em outras palavras: em sua opinião, a comunicação sempre precisa ser precisa gramaticalmente ou podemos abrir mão de algumas regras, dependendo da situação?
O tema da variação e preconceito linguístico ultrapassa as questões relacionadas ao estudo da língua portuguesa e da comunicação, você concorda?. Converse com os colegas, com amigos, professores e acesse o nosso material referencial/complementar. 
Participe do nosso fórum! Então, vamos debater e compartilhar nossa opinião no fórum. Não esqueça, argumente a opinião do seu colega (Clique aqui  e consulte os critérios de Avaliação e Pontuação)
Orientações importantes e complementares:• Caso você opte por usar alguma citação de outros autores, não se esqueça de fazer as devidas referências: coloque o trecho entre aspas e indique sua fonte;
• Opinar é permitido, desrespeitar não! Procure observar se seu texto não ofende a nenhum colega e não coloque em letras maiúsculas;
• Evite participações como “sim, não, concordo ou não concordo”, justifique suas respostas.
Esperamos por você!
Prof. Henrique Catai
  Professor Henrique Catai
  Boa noite
  Acho de extrema importância escrever e falar corretamente. Com a internet e as tecnologias de hoje, as pessoas tem muitos vícios na escrita, principalmente os jovens, se torna quase impossível compreender as abreviaturas, as gírias, os vícios de linguagens. Estamos vivenciando a preguiça da nova geração em aprender língua Portuguesa. A maioria dos jovens não se interessa pela leitura, dificilmente pegam em um livro pra ler.
  Existe também a diferença de região, cada uma se expressa de um modo diferente, mas acho que, não se pode dispensar as normas básicas da língua Portuguesa.
  Um simples erro de português ( às vezes nem tão simples assim ) pode comprometer seriamente a competência que você deseja transmitir em um trabalho ( como mostra no vídeo ).
  Erros de português acontecem, por mais que se dedique a estudar toda a gramática, cometemos erros e, muitas vezes, sequer nos damos conta deles.
Linha de discussão:
Valuzi
Boa noite
Na minha opinião, acredito que as normas da linguagem devem ser obedecidas e respeitadas em qualquer ocasião, seja formal ou não, além de ser uma forma de facilitar a comunicação, transmiti conhecimento.
Fernando,
Boa noite
Concordo e acho também que, a linguagem esta ligada a marca pessoal de cada indivíduo e que, a falta de interação pode fazer com que seja facilmente desclassificado em um processo seletivo de emprego.

Continue navegando