Buscar

Militarismo e Positivismo

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Militarismo e Positivismo
A relação entre o Militarismo e o Positivismo foi o que deu espaço para o crescimento da Educação Física no Brasil por volta do final do século XIX ao início do século XX.
 
 Militares adeptos a Educação Física trazida pela influência do Positivismo ( metodo científico que afirma que todo o axioma racional poderia ser explicado, justificado, por uma lógica experimental e matemática.
 Augusto Comte ( Principal líder do positivismo Francês) - Propagava a religião da humanidade.
 Thomas Skidmore: Afirma que o Brasil constituiu sua própria leitura positivista devido os debates ecléticos que aconteciam e críticas por mudanças , como algumas defendidas por Luís Pereira , visando um positivismo pragmático e conciliador. (médico sanitarista).
 Segundo Skidmore: O Positivismo manteve uma forte e difusa influência no Brasil do século XX, não por suas doutrinas detalhadas, mas por seu estilo intelectual.
 O exército criou em 1919 um curso similar ao da força pública de São Paulo, com sede no rio de janeiro. (curso de civis de professores iniciado na década de 1930).
 No final do século XIX, ocorreram debates sobre o modelo de Educação Física a ser implantados no Brasil ( Com resultados muito mais políticos do que científicos por conta da igreja ). 
 Marcando o ecletismo de preposições políticas e científicas que marcam os defensores da Ed.Física no Brasil.
Segundo Castro(1997): No XIX os militares se dividiam-se em os de baixa patente, sem nenhuma formação acadêmica e os oficiais “científicos”, onde o ensino predominante era o da matemática superior e das ciências ao invés das matérias profissionais. ( Maior interesse político no que profissional, culminando nada Revolta da Vacina em (1904) ).
 Em 08 de março de 1910 na cidade de São Paulo o primeiro curso e formação de professores de Educação Física do país ( “Curso de Esgrima e Gymnasticà “ ) Destinados a oficiais de força Pública do Estado e meio civil.
 Dois Franceses oficiais capitães Delphin Balancier e Louis Lemetrie, com a Missão Francesa de treinar militarmente a Força Pública, considerados mais tarde os fundadores da escola pioneira na Educação Física Brasileira.
Com a modernização e profissionalização do Exército brasileiro na década de 1930, por aspectos profissionais e técnico em termos doutrinários, organizacionais e de instrução decorrentes de alterações de atividades da Missão Militar Francesa.
 O Exército tornou-se mais técnico, adotado então o método Ginástico Francês.
 A escola de educação física do exército ,passa a constituir como referência nacional dando suporte as instituições de ensino superior em SP e RJ.
 Segundo Soeiro (2003): Em 1919 foi fundada a "união atlética da escola militar" um núcleo que culminou na criação da Escola de Educação Física do Exército. Seu primeiro marco foi em 10 de janeiro de 1922, quando criado o Centro Militar de Educação Física - CMEF.
 Nesse quadro atual os novos debates abrangiam o modernismo, integralismo, comunismo, liberalismo e antimodernismo, orientando-se no sentido da modernização e de profissionalização do Exército. 
Nos anos 30 a Educação Física experimentou um impulso destacado marcante no Governo Vargas pelas massas em ruas e estádios.
Criaram-se as primeiras instituições de ensino superior em Educação Física civis em SP (1934) e RJ (1939) o Departamento de Educação Física - DEF e estabeleceram bases para o funcionamento do conselho Nacional de Desporto já em 1941.
Logo após o curso de Instructores de Gymnastica, 30 estudantes engajaram-se no curso de licenciatura em Educação Física, que cumpriu o período letivo de julho de 1935 a março de 1936. Em 02 de abril de 1936 foram diplomados os primeiros licenciados em Educação Física do Brasil.
A partir desse momento, se os anos 30 representou a real institucionalização da Educação Física no país, os anos 40 encontraram um positivismo decadente num processo de crise com raízes na década anterior.
 A Educação Física era defendida por todas as correntes do positivismo, destacando-se o meio militar que ao se profissionalizar ampliou suas expectativas quanto à Educação Física, em oposição à decadência que então experimentava sua doutrina originária.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando