Buscar

av2 de patologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201202415040)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Uma lesão local em um nervo afeta todo o nervo, provavelmente, pela diminuição do fluxo axoplasmático, além do efeito mecânico de má distribuição de tensão ao longo do nervo. O nervo fica susceptível a lesões em outros locais. Esse fenômeno é conhecido como:
		
	 
	dormência do nervo.
	
	neurite.
	
	hiperpolarização.
	
	despolarização.
	 
	double crush.
	 2a Questão (Ref.: 201202217019)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Em relação à morte e necrose tecidual, assinale a alternativa incorreta:
		
	 
	A apoptose, ou o suicídio celular, representa uma grave lesão ao organismo, já que representa a morte celular.
	
	A medição de enzimas intracelulares encontradas no plasma pode ajudar no diagnóstico de infartos, hepatites e envenenamentos.
	
	A necrose de coagulação é comum em infartos e se deve basicamente a deficiência de aporte sanguíneo e consequentemente de nutrientes e oxigênio. Nesse caso, predomina a coagulação de proteínas sobre a lise celular.
	 
	A necrose caseosa ocorre em casos de tuberculose.
	
	A necrose de liquefação é comum em tecidos com poucas proteínas, onde a lise enzimática prevalece em relação à coagulação proteica. É comum no cérebro.
	3a Questão (Ref.: 201202225653)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A primeira manifestação de quase todas as formas de lesão celular reversível é o aumento no volume da célula devido:
		
	 
	ao acúmulo intracitoplasmático de proteínas.
	 
	ao acúmulo intracitoplasmático de água e eletrólitos na célula.
	
	ao acúmulo intracitoplasmático de lipídios.
	
	à diminuição no metabolismo celular.
	
	à hipertrofia celular.
	4a Questão (Ref.: 201202217015)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Sobre distúrbios circulatórios é correto afirmar que:
		
	
	Após muito tempo acamada, uma pessoa pode apresentar trombose porque a constituição de seu sangue muda.
	 
	O excesso de colesterol pode causar trombose porque altera o fluxo sanguíneo.
	 
	De acordo com o local onde ocorre, uma pequena hemorragia pode ser fatal.
	
	O exemplo mais claro de congestão ativa fisiológica é o que ocorre na inflamação aguda, gerando rubor e calor.
	
	A cor azulada de órgãos com congestão passiva se deve ao alto teor de oxigênio desse sangue.
	5a Questão (Ref.: 201202423741)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A hemossiderose é um dos distúrbios da pigmentação endógeno, onde há o acúmulo de hemossiderina, que é um pigmento granular ou cristalino amarelo a castanho-dourado, derivado da hemoglobina, sendo a principal forma de armazenamento de _____________.
		
	 
	Ferro
	
	Melanina
	
	Hematina
	
	Carbono
	 
	Bilirrubina
	6a Questão (Ref.: 201202415064)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A inflamação, também chamada de processo inflamatório, é uma resposta natural do organismo contra uma infecção ou lesão, com o objetivo de destruir os agentes agressores. Ela faz parte do sistema imunológico. As causas da inflamação podem ser bactérias, vírus ou parasitas, veneno, calor, exposição à radiação ou traumatismos, como quebra de um osso. Quando há lesão ou infecção de um órgão, são libertadas substâncias no organismo como a histamina, que originam a resposta inflamatória. Estas substâncias aumentam a irrigação sanguínea no local da lesão, produção de substâncias inflamatórias que aumentam a permeabilidade dos vasos sanguíneos e também quimiotaxia, um processo químico pelo qual as células do sangue como neutrófilos e macrófagos são atraídas para o local da lesão. Estas células vão destruir os agentes causadores da inflamação e produzir substâncias químicas que ativam as plaquetas para controlar um possível sangramento. A partir da análise do texto, a alternativa que expressa corretamente o conceito de inflamação crônica é:
		
	
	é uma resposta imediata e precoce a um agente nocivo. Em consequência dos leucócitos e anticorpos (os dois principais componentes de defesa contra patógenos) serem conduzidos na corrente sanguínea, os fenômenos vasculares desempenham um importante papel neste tipo de inflamação.
	
	é dita também imediata por se desenvolver no instante da ação do agente lesivo, e inespecífica por ser sempre qualitativamente a mesma, independentemente da causa que a provoque.
	 
	é uma inflamação que persiste por mais de 3 meses e os seus sintomas não são muito específicos nem visíveis. Alguns exemplos são a artrite reumatoide ou tuberculose.
	
	é a respostas inicial e rápida a uma lesão nas células ou tecido de um órgão, sendo caracterizada apenas por calor e vermelhidão. Um exemplo de inflamação aguda é a rinite.
	
	é a respostas inicial e rápida a uma lesão nas células ou tecido de um órgão, sendo caracterizada pelos sinais típicos da inflamação como o calor, vermelhidão, inchaço e dor. Um exemplo é a amigdalite.
	7a Questão (Ref.: 201202224944)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Um paciente com distúrbios mentais vem administrando medicamentos que contêm o metal (mineral) vanádio. Sabemos que alguns metais, como é o caso do vanádio, inibem um complexo enzimático dependente de ATP importantíssimo para a manutenção da homeostase hidroeletrolítica celular. À microscopia ótica (MO) foram observadas células tumefeitas apresentando pequenos vacúolos de água distribuídos de forma regular no citoplasma. Com base nos dados, responda: a) Que complexo enzimático foi inibido no caso I ? b) De acordo com a MO, que distúrbio celular (processo patológico ou lesão celular) ocorreu devido a essa inibição?
		
	
	
Gabarito: a) Sódio-potássio- ATPase b) Apoptose
	8a Questão (Ref.: 201202219056)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O derrame pericárdico constitui-se do extravasamento exagerado de fluido límpido, diluído, derivado do plasma sanguíneo devido a um processo inflamatório. Sobre esse tipo de inflamação, é CORRETO dizer que se trata de:
		
	
	inflamação supurativa
	
	inflamação ulcerativa
	 
	inflamação serosa
	
	inflamação piogênica
	
	inflamação fibrinosa
	9a Questão (Ref.: 201202228683)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Paciente idoso, 93 anos, diabético, desidratado e desnutrido deu entrada na emergência de um hospital sendo encaminhado imediatamente para a UTI. O paciente já tinha sido hospitalizado na mesma unidade hospitalar uma semana antes em virtude de uma descompensação do diabetes. Teve alta, mas retornou à unidade. O paciente era portador de insuficiência renal crônica e na internação anterior foi submetido a uma sondagem vesical que é a introdução de uma sonda ou cateter na bexiga, que pode ser realizada através da uretra ou por via supra-púbica, e tem por finalidade a remoção da urina, ou seja, esvaziar a bexiga do paciente que apresentava retenção urinária. O paciente apresentou febre alta logo no primeiro dia de alta hospitalar sendo, então, submetido à nova internação. A temperatura se manteve elevada pelos sete dias, além de prostração, calafrios, oligúria (diminuição do volume urinário), hematúria (perda de sangue na urina), face e extremidades ruborizadas. Foi realizada cultura de microrganismos na urina do paciente sendo detectada a espécie Escherichia coli, que é uma bactéria gram negativa e faz parte das enterobactérias. Infelizmente, o paciente foi ao óbito no oitavo dia tendo como causa mortis a falência múltipla de órgãos em decorrência da progressão para o estágio final do choque. O resultado da avaliação leucocitária, no primeiro dia de internação foi 18.000 leucócitos/mm3 (60% de neutrófilos) e no sétimo dia foi 42.000 células/mm3 (90% de neutrófilos). De acordo com o caso clínico, responda: a) Como você interpretaria essa leucocitose (aumento no número de leucócitos) especificamente neutrofilia (aumento no número de neutrófilos)? b) Que tipo de choque que levou o paciente ao óbito?
	
Gabarito: a) A leucocitose está relacionada à presença de uma inflamação de cunho infecciosa constatadapela neutrofilia. Sob estímulo dos mediadores pró-inflamatórios, a medula óssea aumentou a produção de leucócitos justificando a presença da leucocitose. Os neutrófilos correpondem a primeira linha de defesa contra agressões. O aumento na quantidade de neutrófilos está associado a diversos tipos de infecções microbianas, nesse caso, bacteriana (E.coli). b) choque séptico.
	10a Questão (Ref.: 201202220388)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Assinale o item que representa uma neoplasia benigna de origem no tecido glandular:
		
	 
	Neuroblastoma
	
	Osteoma
	
	Carcinoma escamoso
	
	Adenocarcinoma
	 
	Adenoma

Outros materiais