Buscar

E FISICA 3

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1 Em seus trabalhos,no ano de 1820, o físico dinamarquês Oersted fez um condutor ser percorrido por uma corrente elétrica e percebeu que a agulha de uma pequena bússola sofria deflexão. Com esta experiência, foi possível mostrar que:
 	
R;Uma carga em movimento gera um campo magnético
2 Em um laboratório de elétrica, desenvolveu-se o experimento que consistia em colocar duas cargas elétricas positivas, de Q1=4 mC e Q2=5 mC, em vácuo separadas pela distância de 20cm. (Considere k0 =9x109 N.m2/C2)
	
R;90N
3 Em um experimento de Física, um aluno dispunha de 4 esferas idênticas e condutoras (A, B, C e D), carregadas com cargas respectivamente iguais a -2Q, 4Q, 3Q e 6Q. O estudante então colocou a esfera em contato com a esfera B e a seguir com as esferas C e D sucessivamente. Ao final do processo feito pelo aluno, podemos afirmar que a carga adquirida pela esfera A foi:
R;4Q
4 Em seus trabalhos,no ano de 1820, o físico dinamarquês Oersted fez um condutor ser percorrido por uma
corrente elétrica e percebeu que a agulha de uma pequena bússola sofria deflexão. Com esta experiência,
foi possível mostrar que:
R;Uma carga em movimento gera um campo magnético
5 Em um circuito elétrico existe, em certo ponto, um dispositivo no qual o deslocamento da carga parte uma energia potencial mais baixa para uma mais elevada, apesar da força eletrostática tentar empurrá-la de uma energia potencial mais elevada para uma mais baixa. A corrente elétrica nesse dispositivo terá seu sentido partindo do potencial mais baixo para o mais elevado, ou seja, totalmente oposto ao que se observa em um condutor comum. Ao agente que faz a corrente fluir do potencial mais baixo para o mais elevado, damos o nome
R;Força eletromotriz
6 Em um experimento de Eletricidade, um estudante abriu uma torneira, deixando cair um filete de água verticalmente. Em seguida, aproximou um bastão de vidro carregado negativamente do filete e notou que o filete se curvou ao encontro do bastão. Podemos atribuir a seguinte justificativa a este fato:
R= os momentos de dipolo das moléculas de águas se orientaram no campo elétrico produzido pelo bastão
7 Em um circuito elétrico existe, em certo ponto, um dispositivo no qual o deslocamento da carga parte uma energia
potencial mais baixa para uma mais elevada, apesar da força eletrostática tentar empurrá-la de uma energia
potencial mais elevada para uma mais baixa. A corrente elétrica nesse dispositivo terá seu sentido partindo do
potencial mais baixo para o mais elevado, ou seja, totalmente oposto ao que se observa em um condutor comum.
Ao agente que faz a corrente fluir do potencial mais baixo para o mais elevado, damos o nome
R= Força eletromotriz
8 Em Engenharia de Materiais é muito comum a utilização de diagramas de fase, que são simplesmente representações gráficas onde estão presentes as fases em equilíbrio da substância analisada em função da temperatura, pressão, composição e até mesmo intensidades de campos elétricos/magnéticos. Para expressar esta informação como uma figura plana de fácil assimilação, mantém-se um ou mais parâmetros constante (geralmente a pressão ou a composição).
Com relação ao diagrama exposto a seguir, onde em um eixo imaginário vertical tem-se temperatura e no eixo imaginário horizontal, tem-se composição, PODEMOS AFIMAR:
 
R= A composição C corresponde ao eutético.
9 Em um experimento de Eletricidade, um estudante abriu uma torneira, deixando cair um filete de água verticalmente. Em seguida, aproximou um bastão de vidro carregado negativamente do filete e notou que o filete se curvou ao encontro do bastão. Podemos atribuir a seguinte justificativa a este fato:
R= os momentos de dipolo das moléculas de águas se orientaram no campo elétrico produzido pelo bastão
10

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais