Buscar

ESTUDO DE CASO nextcaerd

Prévia do material em texto

ESTUDO DE CASO: NEXTCARD FAZ MARKETING DIRETO PELA INTERNET
INTRODUÇÃO:
Antes de começarmos a explanar o que realmente interessa em nosso estudo de caso, vamos fazer uma breve retrospectiva sobre a origem dos cartões de créditos. O cartão de crédito, tal como conhecemos, foi criado nos Estados Unidos, em 1950. Porém, ainda na década de 20, a idéia de dar crédito aos clientes fiéis já eracolocada em prática por hotéis, postos de gasolina e outros tipos de comércio. 
Mas a história do cartão de crédito teve início em um restaurante, na cidade de Nova York, em meados de 1950. O executivo Frank MacNamara e seus convidados, após um jantar no referido restaurante, perceberam que haviam esquecido talões de cheque e dinheiro, e, portanto, não tinham como pagar. Sem outra saída, diante dasituação, o dono do restaurante aceitou que o executivo pagasse a conta no dia seguinte, sob uma condição: que MacNamara assinasse a conta com as despesas. Resolvido o problema, o executivo se deu conta do potencial de um “cartão de crédito”.
No mesmo ano foi lançado o primeiro cartão de crédito, o Diners Club Card, a princípio aceito em 27 restaurantes do país, e, com aproximadamente 200clientes (grande parte executivos conhecidos de MacNara) que utilizaram tal serviço para o pagamento de despesas em viagens. Inicialmente foi feito de papel cartão, tendo de um lado o nome do cliente, e do outro o nome dos estabelecimentos que o aceitavam. A partir de 1955, passou a ser feito de plástico.
Dois anos mais tarde, em 1952, foi emitido o primeiro cartão de crédito internacional, na épocaaceita principalmente em hotéis e restaurantes.
A idéia do cartão de crédito chegou ao Brasil em 1954, quando o empresário tcheco Hanus Tauber adquiriu a franquia do Diners Club nos Estados Unidos, e ofereceu sociedade ao empresário Horácio Klabin. O lançamento ocorreu em 1954, inicialmente como um cartão de compra, não de crédito. Em 1960 o cartão de crédito já era aceito em mais de 50 paísesespalhados pelo mundo, e já com concorrentes: em 1958, havia sido lançado o American Express. Nesse mesmo ano, ao perceber que estava perdendo terreno, o Bank of America introduziu o seu BankAmericard, que, em 1977, passou a ser chamado de Visa.
Atualmente, existem vários tipos de cartões de crédito. Associações entre o comércio e as financeiras fazem com que as marcas de cartão de crédito semultipliquem. A maioria busca facilitar a vida do cliente, diminuindo o tempo antes gasto com a burocracia dos financiamentos. Porém, tal comodidade pode custar bem caro. As operadoras de cartão geralmente cobram uma taxa anual por seus serviços. Quando as faturas são pagas em dia, o uso do cartão de crédito não traz problemas. O grande “perigo” da comodidade dos cartões tem inicio quando o cliente, paga,apenas a taxa mínima estabelecida pela operadora. Os juros que incidem no restante da dívida são altíssimos, sendo comuns os casos em que a dívida vira uma “bola de neve”. 
NEXTCARD:
Esta operadora foi uma das primeiras emissoras de cartões de crédito online, e as primeiras a oferecer a aprovação on-line instantâneo. O fato é que a nextcard, foi criada por métodos com o desafio deidentificar e recrutar clientes que fizessem amplo uso de cartões de crédito, e que foi alcançado graças às novas eficiências em marketing direto oferecidas pela tecnologia da Internet. O marketing direto, através da mala direta, busca trazer a satisfação do cliente. Em nossa cidade, podemos dar exemplos de empresas que se utilizam desse serviço: o DOGÃO e a pizzaria BELL’ITALIA, viabilizam aos seusclientes a comodidade de suas casas, por intermédio da entrega a domicilio, como também através de um banco de dados, tem disponíveis todos os gostos do cliente, bem como a preferência por determinado alimento, observa-se ai, um caso de fidelidade entre consumidor e empresa.
Mas, voltemos ao Nextcard, sua criação deu-se com o convencimento de seu criador no intuito de que ele poderia adaptar essa...
Planejamento Estratégico
Tomar decisões estratégicas é a função típica deste tipo de planejamento. É o nível de decisões estratégicas onde são criados fundamentos da empresa como missão, valores, visão, dentre outras. Também é neste nível que são traçados os objetivos estratégicos da organização a curto, médio e longo prazo.
Os ocupantes deste nível de planejamento são os sócios, diretores, CEOs e proprietários. Eles tomam as decisões estratégicas e sua principal função é empreender para que a organização obtenha resultados.
Cabe também ao nível estratégico prover os recursos para que os níveis tático e operacional cumpram suas atribuições com eficiência e eficácia, além de criar condições para que as pessoas envolvidas desenvolvam corretamente suas funções.
Planejamento Tático
A palavra mais importante deste nível de decisão é administrar. No nível tático os envolvidos têm o objetivo do desdobramento da estratégia, ou seja, criar metas e condições para que a mesma seja realizada. É o nível que intermedeia os outros dois (estratégico e operacional) sendo o nível de gerência intermediária.
São os ocupantes deste nível os gerentes, coordenadores, supervisores, líderes de projetos, dentre outros. Eles têm o objetivo de cuidar para que as pessoas, os processos e os recursos estejam em ação e alinhados às decisões estratégicas.
Planejamento Operacional
No nível operacional estão as pessoas que executam as ações e metas traçadas pelo nível tático para atingir os objetivos das decisões estratégicas. São os que estão em contato com a “ponta”.
Os ocupantes deste nível são os técnicos e operadores. São os que “colocam a mão na massa” para que a estratégia traçada e os objetivos sejam alcançados de forma eficiente e eficaz.
Como se percebe, os três níveis são igualmente importantes e contam com seus objetivos e agentes envolvidos para que a organização alcance seus resultados.

Continue navegando