Buscar

DTE - RESPOSTAS EDs

Prévia do material em texto

ESTUDOS DISCIPLINARES 
OBS.: fiquem atentos nas questões 23, 24 e 25, elas estão invertidas, não consigo lembrar qual é a ordem correta, mas prestando atenção no enunciado, você consegue identificar. 
 
1) Alternativa A 
Pois se trata de um sólido com bases paralelas iguais e as arestas são oblíquas. 
 
2) Alternativa D 
O terceiro eixo estará sempre obliquo em relação aos outros, e sofrerá reduções conforme o ângulo adotado. 
 
3) Alternativa C 
Justificativa pessoal. 
 
4) Alternativa A 
O teatro do mundo foi inspirado numa tradição do século XVIII e, entretanto desaparecido do teatro flutuante que ancoraria na cidade de Veneza na época do carnaval. 
 
5) Alternativa E 
As afirmações I e II estão corretas, visto que o museu possui sua base circular como um tronco de cone e as figuras geométricas representam os volumes onde os círculos demarcando e representando as regiões mais altas. 
 
6) Alternativa E 
Justificativa pessoal 
 
7) Alternativa E 
Todas as afirmações são verdadeiras, pois descrevem corretamente as características da perspectiva isométrica. 
 
8) Alternativa E 
As vistas são representadas de forma inversa, ou seja, a lateral direita é representada do lado esquerdo e assim por diante. 
 
9) Alternativa C 
As afirmações indicadas na alternativa estão corretas, pois descrevem corretamente as características da perspectiva militar.
10) Alternativa D 
Podemos perceber a sequencia indicada das vistas e identificá-las através de detalhes, como por exemplo, as vistas serem representadas no lado oposto (vista direita é desenhada no lado esquerdo, vista esquerda no lado direito), além disso, temos também nas vistas A, B e C as linhas mais escuras que representam cortes, e nas vistas D, E e F, tem-se os mesmos cortes representados em tracejados oque indica que eles estão presentes, porém não estão visíveis. 
 
11) Alternativa B 
Com o auxilio de um escalímetro podemos observar que a escala utilizada foi a 1:50. 
 
12) Alternativa E 
Percebemos uma relação entre a vista B e as formas superiores da perspectiva isométrica da figura A. 
 
13) Alternativa C 
A aresta mais próxima do observador possui a verdadeira grandeza, portanto, quanto mais longe a aresta, menor será ela. 
 
14) Alternativa B 
Justificativa pessoal 
 
15) Alternativa A 
Por conta da falta de iluminação, o lado oposto produz sombra no próprio objeto, a sombra também será projetada na superfície em que o objeto está apoiado. A luz artificial devido à intervenção humana aparece com mais contraste deixando o objeto em questão com sombra e claridade mais nítida. 
 
16) Alternativa B 
Todas as linhas do desenham seguem a um ponto focal na linha do horizonte, ocorrendo à interseção de retas paralelas para um único ponto, no qual é denominado ponto de fuga. 
 
17) Alternativa D 
Através da observação das vistas a representação correta para a perspectiva cavaleira é apresentada na alternativa D.
 
18) Alternativa B 
Corte B é longitudinal, pois corta as edificações na maior medida, e o corte A é transversal, pois corta na menor medida. 
19) Alternativa C 
Justificativa pessoal 
 
20) Alternativa C 
As imagens nos mostram as verdadeiras, mas o site de referência validou, pois fala do projeto. 
 
21) Alternativa E 
O corte representado na figura é um corte transversal, por isto, o corte representa a interseção do plano vertical com o volume. O desenho apresentado na figura 2 é um corte transversal, pois corta o edifício em sua menor dimensão da edificação. Os cortes devem ser representados com letras diferenciando o tipo de corte, para uma melhor visualização e entendimento no desenho bidimensional. 
 
22) Alternativa B 
Analisando a afirmações, percebemos que somente as duas últimas estão corretas e a primeira está incorreta, pois um croqui não possui todas as dimensões do projeto, mas somente a ideia da construção. 
 
23) Alternativa B 
Justificativa pessoal 
 
24) Alternativa B 
Justificativa pessoal 
 
25) Alternativa C 
A linha do horizonte está próxima ao chão, no primeiro desenho e próxima ao 2º andar da igreja, no segundo desenho. 
 
26) Alternativa A 
As duas afirmações são verdadeiras, pois podemos perceber a presença de recursos computacionais no projeto, além da compreensão na relação de projeto e obra. A segunda afirmativa pode justificar a primeira, pois realmente mostra que a informatização ajuda a evitar repetição de peças no projeto. 
 
27) Alternativa C 
A planta vista e foto são da Basílica e Praça de São Pedro. De acordo com as dimensões reais, a escala mais apropriada é a da alternativa C. (OBS.: A Basílica de São Pedro mede 212 metros de comprimento, 140 de largura e 133 metros de altura na sua cúpula. Fonte: http://pascomdaparecida.blogspot.com.br/2010/11/dedicacao -basilica-
de-sao-pedro-e-sao.html).
28) Alternativa B 
O recurso compositivo é empregado de forma a ordenar, e não limitar. A simetria está presente, por ser característica da arquitetura da época. 
 
29) Alternativa E 
Com base na leitura do texto de Le Corbusier em seu próprio site, não resta dúvidas nas afirmações acima. Baseado também na razão de ouro e nos números de Fibonacci e usando as dimensões médias humanas. 
 
30) Alternativa B 
Um retângulo é um paralelogramo, cujos lados são formam ângulos retos entre si, e por isso, possui dois lados paralelos verticalmente e outros dois, horizontalmente. 
 
31) Alternativa B 
De acordo com os conceitos de ergonomia para arquitetura, uma pessoa que tenha estatura mediana, com o braço levantado mede cerca de 2,16 m de altura, como a altura de um pavimento deve ser um pouco maior que essa medida, supõe-se que a altura de cada pavimento seja cerca de 2,50 m. Analisando a proporção do volume, com a escala humana, podemos deduzir que o edifício tenha o pavimento térreo, além de outros dois pavimentos. 
 
32) Alternativa C 
Entendemos proporção como a relação de dimensões de um elemento, e desse elemento com um todo. Usamos tal relação para que as medidas não fiquem maiores ou menores demais, deixando o desenho mais próximo o possível do real. 
 
33) Alternativa E 
Usamos a linha tracejada para representar algo que não esteja visível naquele dado momento ou posição. 
 
34) Alternativa D 
A figura apresenta um corte transversal, que é feito na menor dimensão da edificação. 
 
35) Alternativa B 
Na imagem 1, podemos perceber que é uma perspectiva militar, onde os eixos X e Y formam um ângulo reto entre si, e o eixo Z fica em evidência, fazendo com que tenhamos uma vista aérea. A imagem 2 é uma perspectiva isométrica, que é feita sobre um plano perpendicular à diagonal de um cubo, onde as arestas são paralelas aos três eixos principais. Já a imagem 3 seria de perspectiva cônica, a representação das distâncias ao horizonte, em uma imagem ilustrada utilizando ponto de fuga.
36) Alternativa C 
Fazendo a subtração do valor 101.52 que é do nível térreo e do valor 104.17 que é do pavimento superior teremos o valor de 2,65. S abemos que a altura do pé direto é de 2.50, a sobra será de 0,15. 
 
37) Alternativa D 
Na circulação horizontal, deve-se garantir que qualquer pessoa possa se movimentar no pavimento onde e encontra com total autonomia e independência. Para deslocamentos de usuários de cadeira de rodas é necessária a previsão de áreas de rotação e de aproximação 0,90m é a medida para uma pessoa usuária de cadeira de rodas. 1,20m/1,50m é a medida para um pedestre e uma pessoa usuária de cadeira de rodas. 1,50m/1,80 é a medida para duas pessoas usuárias de cadeira de rodas. 
 
38) Alternativa A 
A partir da observação das imagens podemos perceber que as afirmações I e II estão corretas, pois o quarto da empregada e área de serviço estão realmente localizados na parte frontal, e que o aceso ao pavimento superior é feito por apenas uma escada linear. Também observamos que as outras afirmações estão incorretas, pois na perspectiva, o observador naquelaposição consegue sim visualizar a escada e o pé direito do hall de entrada não é simples. 
 
39) Alternativa B 
Deduzindo que o pé direito do pavimento térreo é igual a 2,50 m, mais os 0,50 m do nível e 0,15 m de altura da laje, o resultado da soma é igual a 3,15 m, o nível do pavimento superior. 
 
40) Alternativa E 
A soma da ultima laje com a altura da platibanda, o resultado dessa soma menos a medida do nível do solo resulta em 15,25m. (14,50m + 1m – 0,25 = 15,25m)

Continue navegando