Buscar

METODOLOGIA CIENTIFICA, a construção do conhecimento - fichamento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

METODOLOGIA CIENTIFICA, a construção do conhecimento
Bibliografia 
SANTOS, A. RAIMUNDO DOS. Metodologia cientifica, a construção do conhecimento, São Paulo, ed. DP&A, 2006. 
“A pesquisa cientifica pode ser caracterizada como atividade intelectual intencional, que visa responder às necessidades humanas.” (p. 15)
“Teorizar é levar a um problema e gerar soluções possíveis.” (p.16)
“A pesquisa é o exercício intencional da pura atividade intelectual, visando melhorar a vida; da teoria aprimorar a pratica; da racionalidade, melhorar o animal humano.” (p. 17)
“Nada é mais útil e pratico para um animal racional, do que uma boa teoria. Resultado do esforço individual e coletivo para dar significação à realidade, a teoria é a geradora e organizadora das ciências e da cultura.” (p. 18)
“Pode-se [...] localizar a atividade de pesquisa em duas frentes fundamentais, que caracterizam dois níveis: a pesquisa acadêmica e a pesquisa ”de ponta”. (p.23- Grifo do autor)
SOBRE PESQUISA ACADEMICA: 
“Mais do que o conteúdo assimilado, o que conta é o efeito desse conteúdo sobre o conteúdo critico e criativo do sujeito. Desta forma, junto com a informação transmitida e assimilada, geradora de uma rotina cientifico-proficional.” (p. 24)
“A pesquisa acadêmica é, pois, uma atividade pedagógica que visa despertar o espírito de busca intelectual autônoma.” (p.24)
“A pesquisa acadêmica é, antes de tudo, exercício, preparação. O resultado mais importante não é a oferta de uma resposta salvadora para a humanidade, mas a aquisição do espírito e método para a indagação intencional.” (p.24)
PESQUISA DE PONTA	
“O profissional de nível superior é naturalmente convidado a integrar-se na pesquisa “de ponta”, a lidar com a problematização, a solução e a resposta às necessidades que ainda perduram, seja porque simplesmente não respondidas, seja porque não satisfatoriamente trabalhadas.” (p. 25)
CARACTERIZAÇÂO DAS PESQUISAS SEGUNDO SEUS OBJETIVOS:
“O objetivo maior de qualquer movimento intelectual é sempre atingir a ponta, isto é, chegar ao estágio da oferta de respostas a uma necessidade humana.” (p.26)
EXPLORATORIA
“Explorar é tipicamente a primeira aproximação de um tema e visa criar maior familiaridade em relação a um fato ou fenômeno.” (p. 26)
“A pesquisa exploratória é quase sempre feita como levantamento bibliográfico, entrevistas com profissionais que estudam/ atuam na are, visitas a Web sites etc. “(p. 26)
DESCRITIVA
“A pesquisa descritiva é um levantamento das características conhecidas, componentes do fato/fenômeno/problema. É normalmente feita na forma de levantamentos ou observações sistemáticas do fato/ fenômeno/ problema escolhido.” (p. 26)
EXPLICATIVA
“Explicativas - Criar uma teoria aceitável a respeito de um fato ou fenômeno construí a respeito de um fato ou fenômeno construí a pesquisa explicativa.” (p. 27) 
“Se preocupa com os porquês de fatos/fenômenos que preenchem a realidade, isto é, com a identificação dos fatores que contribuem ou determinam a ocorrência, ou a maneira de ocorrer dos fatos e fenômenos.” (p.27)
CARACTERIZAÇÂO DAS PESQUISAS SEGUNDO FORMAS DE COLETA DE DADOS:
“Procedimentos de coleta são os métodos práticos utilizados para juntar as informações, necessárias à construção do raciocínio em torno de um fato/fenômeno/problema.” (p. 27)
“A coleta de dados de cada pesquisa terá peculiaridades adequadas àquilo que se quer descobrir. Mas é possível apontar alguns procedimentos-padrão, comumente utilizados, aos quais se fazem as adaptações de espaço/tempo matéria, necessárias à existência de cada caso.” (p. 27)
EXPERIMENTO
“Quando um fato ou fenômeno da realidade é reproduzido de forma controlada, com o objetivo de descobrir os fatores que o produzem ou que por ele são produzidos.” (p.27)
“Experimentos são geralmente feitos por ‘amostragem’, isto é, escolhe-se dentro de um ‘universo’ ( a totalidade do fato/fenômeno/problema), quase sempre impossível de ser totalmente contemplado, um conjunto significativo de indivíduos, que comporão a amostra.” (p.28)
LEVANTAMENTO:
“É a pesquisa que busca informações diretamente com o gurpo de interesse a respeito dos dados que se deseja obter” (p. 28)
“Procedimento útil, especialmente em pesquisas exploratórias e descritivas” (p. 28)
Estudo de caso:	
CITAÇÂO INDIRETA: O precoce de levantamento é geralmente se divide em 3 partes: 1) Define-se o universo da pesquisa. 2) Aplicasse um questionário / formulário/ entrevistas etc. 3 )Os dados são então tabulados e aplicados em uma margem estatística. 
“Selecionar um objeto de pesquisa restrito, com objetivo de aprofundar-lhe os aspectos característicos é o estudo de caso.”(p.28)
“É também muito comum a utilização de estudo de caso quando se trata de reconhecer num caso, um padrão cientifico já delineado, no qual possa ser enquadrado” (p.28, 29)
“O estudo de caso exige do pesquisador grande equilíbrio intelectual e capacidade de observar (‘olho clinico’), além de parcimônia quanto à geração de resultados.” (p.29)
PESQUISA BIBLIOGRAFICA:
“O conjunto de materiais escritos/gravados, mecânica ou eletronicamente, que contêm informações já elaboradas e publicadas por outros autores.” (p. 29)
“Livros (de leitura corrente ou de referencia, tais como dicionários, [...] etc), publicações periódicas (jornais, revistas e panfletos etc), fitas gravadas de áudio e vídeo [...] A utilização total ou parcial de quaisquer destas fontes é o que caracteriza uma pesquisa como bibliográfica.” (p. 29)
PESQUISA DOCUMENTAL:
“Documentos são as fontes de informação que ainda não receberam organização, tratamento analítico e publicação” (p.29)
“São fontes documentais as tabelas estatísticas, relatórios de empresas, documentos informativos arquivados em repartição públicas, associações, igrejas, hospitais, sindicatos; fotografias, epitáfios, obras originais de qualquer natureza, correspondência pessoal ou comercial etc. “(p.29)
“Pesquisa-ação acontece quando qualquer dos processos é desenvolvido envolvendo pesquisadores e pesquisados no mesmo trabalho, já que a ambos interessaria a criação de respostas imediatas para uma certa necessidade.” (p.30)
 “pesquisa participante é aquela em que o pesquisador é ele mesmo, um dos dados pesquisados.” (p.30)
“pesquisa ex-post-facto é aquela que examina em fato/fenômeno que já esta pronto, anteriores ao controle do pesquisador." (p.30)
CARACTERIZAÇÃO DAS PESQUISAS SEGUNDO AS FONTES DE INFORMAÇÃO
“Campo – Lugar natural onde acontecem os fatos e fenômenos. A pesquisa de campo é a recolher os dados in natura, como percebidos pelo pesquisador. Normalmente a pesquisa de campo se faz por observação direta, levantamento ou estudo de caso.” (p. 30,31)

Continue navegando

Outros materiais