Buscar

FOLHA DE PAGAMENTO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

FOLHA DE PAGAMENTO
 
Folha de pagamento é um documento, elaborado mensalmente, em que são relacionados todos os empregados da empresa com a respectiva remuneração e descontos, originando o salário líquido que a empresa tem a pagar ao final do mês.
 
O Decreto nº 3.048/1999 (Regulamento do INSS), nos incisos I e II do art. 225, exige que a empresa prepare folha de pagamento da remuneração paga, devida ou creditada a todos os segurados a seu serviço, devendo manter, em cada estabelecimento, uma via da respectiva folha e recibos de pagamentos, e lance mensalmente em títulos próprios de sua contabilidade, de forma discriminada, os fatos geradores de todas as contribuições, o montante das quantias descontadas, as contribuições da empresa e os totais recolhidos.
 
Portanto, a preparação da folha e a discriminação das verbas, dos benefícios e dos encargos sociais, além de serem necessários para controle interno dos gastos, também, são uma exigência da legislação previdenciária.
 
Atualmente, boa parte das empresas possui um sistema de folha de pagamento por processamento eletrônico integrado com a contabilidade, mas mesmo assim, é necessários que o profissional conheça o mecanismo do registro contábil da folha de pagamento. Na contabilidade os gastos devem ser separados por departamentos, ou seja, por centros de custo. No mínimo é preciso distinguir as despesas administrativas, as despesas de vendas e custos de mão-de-obra alocados à produção.
 
Uma folha de pagamento deve conter, no mínimo, as seguintes informações:
 
Nome do funcionário
Remuneração (Vantagens)
Descontos
Salário Líquido a Pagar
 
 VERBAS POR CONTA DA EMPRESA (REMUNERAÇÃO)
 
Salários e Ordenados
Neste item será lançado o valor dos salários normais brutos, e outros adicionais, como
 
Horas extras
Engloba o valor pago aos empregados por período trabalhado excedente à jornada contratualmente acordada.
 
Adicionais
Valores acrescidos ao salário do empregado, como por exemplo, adicional noturno, adicional insalubridade, adicional periculosidade, etc.
 
Férias
Corresponde ao salário relativo ao período de férias dos empregados. Devem ser provisionadas, mensalmente, para atender aos Princípios da Competência e Prudência.
 
13º Salário
Corresponde à gratificação anual concedida aos empregados. O valor do 13º Salário deve ser provisionado, mensalmente, para atender aos Princípios da Competência e Prudência.
 
Gratificações
Correspondem às gratificações concedidas pela empresa espontaneamente, que não integram o salário normal.
 
VERBAS POR CONTA DA PREVIDÊNCIA SOCIAL
 
Salário-maternidade
É um encargo atribuído à previdência social que corresponde ao pagamento do salário às mulheres em determinados períodos, pré e pós parto. A previdência assegura-lhe a remuneração como se estivesse trabalhando.
 
Auxílio-doença
É a remuneração recebida pelo empregado quando constatado, através de perícia médica, incapacidade para o trabalho durante determinado período. Durante esse período em que o empregado está afastado de suas funções, a previdência assume o pagamento do salário, conforme legislação própria.
 
Salário-família
Valor pago pela previdência aos empregados que tiverem dependente menor de 14 anos ou inválidos de qualquer idade. O valor pago obedece à tabela fixada pela previdência social e alterada por época do aumento do salário mínimo. O profissional deve acompanhar a divulgação dessa tabela, já que sofre alterações anuais.
 
DESCONTOS
 
Adiantamento de Salários
São comuns acordos ou normas coletivas determinarem percentual de adiantamento de salário. O pagamento é feito num determinado dia do mês e descontado no momento do pagamento mensal.
 
Faltas e atrasos
É o desconto dos dias ou horas que efetivamente o empregado não compareceu e não apresentou nenhuma comprovação que autorizasse o pagamento.
 
Contribuição previdenciária 
É uma contribuição compulsória instituída pelo sistema da previdência social, onde todos os empregados estão sujeitos ao pagamento. O valor é descontado na folha de pagamento e recolhido, pela empresa, aos cofres públicos da União. Segue escalonamento com base na tabela divulgada pela Previdência Social, e sua base de cálculo é a remuneração recebida pelo empregado. O profissional deve acompanhar a divulgação dessa tabela, já que sofre alterações anuais.
 
Imposto de Renda Retido na Fonte
Desconto compulsório determinado pelo governo sobre o rendimento assalariado. É escalonado de acordo com a tabela divulgada pela Receita Federal. Para compor a base de cálculo é permitida a dedução da contribuição à previdência social, dependentes e pensão alimentar integral. O profissional deve acompanhar a divulgação dessa tabela, já que sofre alterações anuais.
 
Contribuição Sindical
É devida pelo empregado a contribuição de 1 dia de trabalho no exercício anual de sua atividade. O desconto ocorre, normalmente, no mês de março de cada ano, porém caso não tenha sido feito o desconto deverá ser feito no mês seguinte à admissão.
 
Vale Refeição 
Caso a empresa forneça vale refeição ao empregado, cujo desconto é limitado a 20% do valor entregue. Não há lei que obrigue tal prática, salvo existindo acordo ou convenção coletiva.
 
Vale Transporte
É um benefício concedido por força de lei. O empregador pode descontar no máximo 6% do salário base, se o valor entregue for maior, caso contrário, deve descontar apenas o valor entregue. No caso do salário for de $ 700,00 e o valor gasto $ 120,00, 6% do salário = $ 36,00, só poderá descontar do empregado a importância de $ 36,00.

Continue navegando