Buscar

AV2 - Tecnologia da Informação e Comunicação 2014.02

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: CCT0100_AV2_200702062572 » TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 
	Professor:
	VICENTE WILLIANS DO NASCIMENTO NUNES
ALBERTO WESTER
	Turma: 
	Nota da Prova: 4,5 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 0        Data: 25/11/2014 13:09:37
	
	 1a Questão (Ref.: 200702307784)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"Se um dia os profissionais da área de Tecnologia da Informação (TI) necessitavam de conhecimentos estritamente técnicos e tecnológicos para se sustentarem e evoluírem em suas carreiras profissionais, hoje este perfil não condiz mais com as exigências do mercado de trabalho. Segundo estudo realizado pela Randstad Technologies, empresa de soluções e consultoria de Recursos Humanos, especializada em Tecnologias de Informação, existe um déficit no mercado de TI, pois as empresas procuram por profissionais que tenham visão estratégica do negócio, seus diferenciais e como os potenciar, além de compreender as necessidades técnicas da companhia."
Segundo Frederico Costa, gerente nacional da Randstad Technologies, o que se presencia nos dias de hoje é um novo personagem: "são profissionais da área de TI atuando cada vez mais em gestão e contribuindo com seu conhecimento do negócio como um todo para alavancar os resultados. O papel do profissional desta área nunca esteve tão estratégico, afirma."
Fonte: http://www.metaanalise.com.br/inteligenciademercado/index.php
A partir desse texto, podemos afirmar que os profissionais de TI devem ter as seguintes características:
I - Ter capacidade para gerar inovação;
II - Ser, apenas, um bom executor de ordens;
III - Ter uma postura autônoma e proativa em sua vida profissional.
		
	
	Somente a afirmativa I está correta
	
	Somente a afirmativa III está correta
	
	Todas as afirmativas estão corretas
	
	Todas as afirmativas estão incorretas
	 
	As afirmativas I e III estão corretas
	
	
	 2a Questão (Ref.: 200702134915)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Leia os pequenos casos e os relacione corretamente às abordagens. Em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta para preenchimento dos parênteses.
(1) da neutralidade
(2) do determinismo tecnológico
(3) da dialética
(4) da associação em rede
(  ) Cássio é analista de sistemas e em suas atividades necessita escolher tecnologias para desenvolvimento de sistemas. Ele sempre opta por uma metodologia que acredita não influenciar seus funcionários e nem os usuários finais em suas atividades organizacionais. 
(  ) André está atuando como gerente em um projeto para desenvolvimento de aplicativos para aparelhos móveis e analisa cuidadosamente o papel e a atuação de cada ator na cadeia de desenvolvimento e também de utilização desses aparelhos. Está muito empolgado com a fase de testes, na qual poderá avaliar o impacto de cada ator na utilização desses aparelhos e identificar outros atores e artefatos também relacionados e não previstos nas fases de projeto e desenvolvimento. 
(  ) Clarice é professora universitária e, em uma de suas aulas, apresentou aos alunos e colocou em discussão a história da computação e qual a sua influência na vida pessoas, deixando bem claro que o computador por si só determinou grandes mudanças no comportamento das pessoas. 
(  ) A interatividade através da TV Digital vem sendo bastantes alardeada, mas alguns estudioso entendem que ¿para que a interatividade vire realidade na TV Digital, estão em jogo questões muito maiores que essas discussões de normas e certificações. O mercado será o palco onde todas essas coisas vão acontecer ou não. O consumidor é rei e tem o poder de alavancar ou enterrar de vez qualquer onda tecnológica.¿ Isso se deve ao fato de que a TV Digital vai influenciar a sociedade e ao mesmo tempo a sociedade vai influenciar nos rumos da TV Digital, numa relação expressa através de um contínuo relacionamento recíproco de determinação mútua.
		
	
	4, 3, 2, 1
	
	4, 3, 1, 2
	 
	1, 2, 3, 4
	
	1, 2, 4, 3
	 
	1, 4, 2, 3
	
	
	 3a Questão (Ref.: 200702135021)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	No novo modelo da Sociedade da Informação e do Conhecimento são utilizadas estratégias para reestruturar a produtividade. Uma dessas estratégias é:
		
	
	Organizar vários congressos para debater a expansão das redes.
	
	Reunir material impresso para acúmulo e transmissão de conhecimento.
	
	Ampliar os riscos de uso dos equipamentos com novas relações de trabalho de forma mais vertical.
	
	Gerar um déficit comercial para desvalorização da moeda nacional.
	 
	Utilizar o emprego de tecnologia sobre as relações de trabalho.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 200702135149)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Correlacione corretamente a definição ou característica a um dos conceitos: Seus nativos utilizam as TIC para comunicação, atividades financeiras e econômicas, lazer, interação, enfim, tem naturalidade e espontaneidade no uso das novas tecnologias.
		
	
	negócios digitais
	
	revolução digital
	 
	geração digital
	
	Internet
	
	imigrantes digitais
	
	
	 5a Questão (Ref.: 200702134768)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Quanto à sua disponibilidade, a tecnologia pode ser classificada como: materializada, documental ou imaterial. A tecnologia documental é:
		
	
	Aquela que não está relacionada à nenhuma ciência ou mesmo pesquisa, mas constitui-se como conhecimento essencilamente tácito.
	
	Tecnologia documentada é mais imediata, em termos de aquisição e uso, em relação à tecnologia materializada, pois não requer nenhum esforço de absorção por parte do utilizador.
	 
	Aquela que surge sob forma de documentação, que descrevem e expliquem a solução de manuais, plantas, layouts, livros técnicos e páginas na Internet.
	 
	Tecnologia documentada não é imediata, em termos de aquisição e uso, em relação à tecnologia materializada, pois requer algum esforço de absorção por parte do utilizador.
	
	Aquela que surge sob forma de experiência acumulada na resolução de problemas, necessários para conceber, fabricar e utilizar bens e serviços.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 200702133287)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Analise as sentenças abaixo sobre os impactos da TIC na sociedade e, em seguida, assinale a alternativa correta:
I. O trabalho cooperativo baseado nas TIC possibilitou que profissionais geograficamente próximos pudessem se comunicar e desenvolver projetos em equipe, aumentando significativamente custos e tempo de locomoção na geração e compartilhamento de novos conhecimentos;
II. A interação em rede, baseada em recursos como e-mail, chat, fóruns, comunidades virtuais, web cam, etc., proporcionou e vem demandando novos sistemas de comunicação e informação, impactando na forma de relacionamento e comunicação social;
III. A difusão das TIC dificultou o processo de automação, a flexibilidade na produção, gestão, industrialização, comercialização, etc., prejudicando a redefinição de fluxos de trabalho e a comunicação organizacional.
		
	 
	Somente a sentença II está correta
	
	Todas as sentenças estão corretas
	
	Somente as sentenças II e III estão corretas
	
	Somente as sentenças I e II estão corretas
	
	Somente a sentença III está correta
	
	
	 7a Questão (Ref.: 200702307290)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	"a ética profissional tem por objeto o conjunto de valores que uma determinada classe profissional deve se orientar e seguir para alcançar um "agir profissional" correto e adequado para com a sociedade em que se insere e, no mais das vezes, materializa-se por meio de regras, expressas em códigos de ética, orientadores da conduta profissional de um dado segmento". 
Refletindo sobre o conceito, marque a alternativa que representa uma ação que respeita a ética profissional:
		
	
	Apropriar-se do trabalho intelectual de terceiros.
	
	Utilizar oucopiar software sem direito ou autorização para tal.
	 
	Não revelar informações sigilosas solicitadas por órgãos judiciais.
	
	Interferir no trabalho de terceiros em TI sem autorização.
	 
	Proteger empregadores que não têm conhecimento técnico da área de TI e mantém relação baseada apenas em confiança com seus colaboradores.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 200702310773)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	HÁ CONCEITOS VARIADOS SOBRE OS TERMOS CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA. APESAR DA ANÁLISE PARTICULARIZADA DOS TERMOS SOCIEDADE, CIÊNCIA E TECNOLOGIA, NO MUNDO REAL É IMPOSSÍVEL ISOLAR ESSES CONCEITOS, POIS ESTÃO INTRINSICAMENTE LIGADOS POR UMA RELAÇÃO DIALÉTICA. COM SUAS PALAVRAS EXPLIQUE O QUE SIGNIFICA ¿RELAÇÃO DIALÉTICA¿.
		
	
Resposta: Como algo pode influenciar as pessoas, causando assim mudanças no seu comportamento como também mudanças de hábitos.
	
Gabarito: DO GREGO ¿DIA¿ (TROCA) E ¿LEKTICÓS¿ (APTO À PALAVRA) O TERMO DIALÉTICA TEM A MESMA RAIZ DE DIÁLOGO. UMA RELAÇÃO DIALÉTICA SIGNIFICA UMA CONTÍNUA RELAÇÃO RECÍPROCA, NA QUAL NADA PODE SER ENTENDIDO ISOLADAMENTE, FORA DA REALIDADE À SUA VOLTA E SEM RELAÇÕES CONSTANTES DE DETERMINAÇÃO MÚTUA. TUDO E TODOS PERTENCEM A UMA "TOTALIDADE DIALÉTICA" E FAZEM PARTE DE UMA ESTRUTURA.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): DO GREGO ¿DIA¿ (TROCA) E ¿LEKTICÓS¿ (APTO À PALAVRA) O TERMO DIALÉTICA TEM A MESMA RAIZ DE DIÁLOGO. UMA RELAÇÃO DIALÉTICA SIGNIFICA UMA CONTÍNUA RELAÇÃO RECÍPROCA, NA QUAL NADA PODE SER ENTENDIDO ISOLADAMENTE, FORA DA REALIDADE À SUA VOLTA E SEM RELAÇÕES CONSTANTES DE DETERMINAÇÃO MÚTUA. TUDO E TODOS PERTENCEM A UMA "TOTALIDADE DIALÉTICA" E FAZEM PARTE DE UMA ESTRUTURA
	
	
	 9a Questão (Ref.: 200702133058)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	"Aquecimento global, alterações climáticas, o excesso de lixo: no âmago de algumas das principais preocupações que afligem a humanidade hoje, está a questão da sustentabilidade ambiental - a noção de que, se continuarmos utilizando os recursos naturais no mesmo passo que seguimos desde a revolução industrial, os danos à biosfera serão irreversíveis, causando extinções em massa e até mesmo colocando a vida humana em risco. (...) Nesse contexto, surge a TI Verde, ou a idéia de que é possível criar e utilizar tecnologias que levarão ao crescimento sem agredir o meio ambiente, sempre com foco no aumento de produtividade (...)". 
Com base no texto tirado do site http://imasters.com.br vemos a importância da TI Verde. Cite e comente os benefícios de pelo menos quatro ações adotadas pelas empresas para torná-las cada vez mais verdes.
		
	
Resposta: Sistematização dos processos pode ser uma das formas de coscientização das empresas com relação a este tema. Um exemplo a ser citado é o que ocorre na empresa onde trabalho, onde são impressas propostas comerciais que devem circular por várias áreas da empresa para que os devidos responsáveis a assinem, com a implantação de um sistema de proposta eletrônica, é possível que essas assinaturas sejam feitas via sistema, sem que haja necessidade de papel e até mesmo agilizando o processo.
	
Gabarito: Criar ambientes que tornem viável projetos com foco em sustentabilidade; Manter regras que controlem as emissões de carbono; Procurar se adequar às regulamentações ligadas ao meio-ambiente; Adotar políticas de gerenciamento de energia.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Criar ambientes que tornem viável projetos com foco em sustentabilidade; Manter regras que controlem as emissões de carbono; Procurar se adequar às regulamentações ligadas ao meio-ambiente; Adotar políticas de gerenciamento de energia
	
	
	 10a Questão (Ref.: 200702133121)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Segundo Takahashi (2009), as práticas de TI Verde podem ser divididas em três níveis, que são:
		
	
	TI Verde de incrementação estratégica; TI Verde estratégico; TI Verde pouco abrangente.
	
	TI Verde de incrementação numérica; TI Verde em camadas; TI Verde "a fundo" (Deep IT).
	
	TI Verde estratégico; TI Verde societária; TI Verde com pouca profundidade (Hard IT).
	
	TI Verde computacional; TI Verde evasiva; TI Verde "rasa" (Low profile IT).
	 
	TI Verde de incrementação tática; TI Verde estratégico; TI Verde "a fundo" (Deep IT).

Outros materiais