Buscar

plano de aula 9 habeas corpus caso feito

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ALUNA: SUELLEN ALVES DA SILVA VAZ
EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR DESEMBARGADOR PRESIDENTE  DO EGRÉGIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO
 IMPETRANTE, nacionalidade, estado civil, advogado, portador da carteira de identidade, inscrito no CPF sob o n.º ..., residente e domiciliado ... inscrito na OAB sob o nº..., domiciliado e residente nesta cidade, domiciliado e residente nesta cidade, ambos com escritório na ...,  para fins do artigo 39 do CPP, vem, respeitosamente, perante uma das Câmaras desse Egrégio Tribunal, com fundamento no art., LXVIII, da CRFB/88, impetrar ordem de
HABEAS CORPUS
em favor de ELESBÃO, nacionalidade, estado civil, profissão, portador da carteira de identidade, inscrito no CPF sob o n.º..., residente e  domiciliado..., o qual se encontra recolhido na ..., pela prática dos crimes previstos nos artigos 16, § único, IV da lei 10.826/03 e 28 da lei 11.343/06, apontando como autoridade coatora o juízo da VARA CRIMINAL DA ...ª Vara Criminal de São Paulo, pelos seguintes fatos e fundamentos.
DOS FATOS 
  Elesbão, sócio da firma Ligadaços, revendedora de materiais eletrônicos, foi denunciado pelo crime previsto no art. 1º, inciso II da Lei 8137/90, acusado de ter fraudado a fiscalização tributária, omitindo operação de compra e venda em livro contábil.
    O MM. Juiz da Vara Criminal da Comarca da Capital de São Paulo recebeu a denúncia. Na audiência de instrução, que só ocorreu 7 meses após o recebimento da denúncia, restou demonstrado através de documentos que o débito existe e que de fato não houve o lançamento no livro contábil. Interrogado, Elesbão alegou que a operação inexistiu e que o débito fiscal era objeto de impugnação em recurso administrativo, ainda pendente de julgamento, confirmando tal alegação com certidão emitida pelo órgão competente.
DOS FUNDAMENTOS
Sem decisão administrativa definitiva não se pode falar em débito fiscal e, conseqüentemente, em justa causa para o oferecimento da denúncia, conforme orientação do STF.
TJ-PR - Habeas Corpus Crime HC 3895450 PR 0389545-0 (TJ-PR)
Data de publicação: 15/02/2007
Ementa: HABEAS CORPUS. CRIMES CONTRA A ORDEM TRIBUTÁRIA (ARTIGO1º , INCISO II DA LEI 8.137 /90). PROCESSO ADMINISTRATIVO FISCAL. TRÂNSITO EM JULGADO. DISCUSSÃO DO CRÉDITO NO ÂMBITO JUDICIAL. PREVALÊNCIA DA ESFERA CÍVEL EM DETRIMENTO DA ADMNISTRATIVA.DECISÃO CÍVEL QUE JULGOU PARCIALMENTE PROCEDENTE A PRETENSÃO. APELAÇÃO EM TRÂMITE. MÉRITO AINDA NÃO TRANSITADO EM JULGADO. DENÚNCIA OFERECIDA E RECEBIDA, COM INSTAURAÇÃO DE PROCESSO PENAL. IMPOSSIBILIDADE. CRIMES MATERIAIS, CUJA CONSUMAÇÃO OCORRE COM O RESULTADO. CONDIÇÃO OBEJTIVA DO TIPO. DÉBITOTRIBUTÁRIO NÃO INSCRITO DEFINITIVAMENTE. ATIPICIDADE DA CONDUTA DESCRITA NA DENÚNCIA. NULIDADE ABSOLUTA, "AB INITIO". ORDEM CONCEDIDA. 1. O encerramento de processo administrativo fiscal não autoriza a persecução penal, quando existente demanda no Juízo Cível, cuja decisão prevalece sobre aquela proferida administrativamente. 2. Os delitos contra a ordem tributária, constantes no artigo 1º , incisos I a V , da Lei nº 8.137 /90, são classificados como crimes materiais, cuja consumação ocorre com a produção do resultado, aferido somente após o trânsito em julgado da ação no Juízo Cível, a partir de quando se torna possível aferir se ocorreu ou não a consumação, pela exegese do artigo 93 do Código de Processo Penal . 3. Acarreta falta de justa causa para instauração da ação penal, a existência de ação ordinária em grau de apelação pendente de julgamento, porque impossível verificar a materialidade do delito, na hipótese de supressão de tributo. Precedentes do Supremo Tribunal Federal, do Superior Tribunal de Justiça e desta Câmara.
Encontrado em: ª Câmara Criminal DJ: 7324 Habeas Corpus Crime HC 3895450 PR 0389545-0 (TJ-PR) João Kopytowski
DO PEDIDO
 Diante do exposto, requer o acolhimento do pedido liminar e no mérito a concessão do Habeas Corpus, com a consequente expedição do alvará de soltura, pela ausência de justa causa, por se tratar e medida da mais inteira justiça.
Nestes termos, pede deferimento.
Local, data 
Advogado
OAB/UF

Outros materiais