Buscar

AA2 de Seminario Integrador

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina: Seminário Integrador
Nome da Atividade: Atividade Avaliativa II
Nome do aluno: Nevton Ferreira Leite
Polo: Paracambi Matrícula:
Artigo de referência: Oliveira e Sauerbronn (2007, pág.149-170). Trajetória, desafios e tendências no ensino superior de administração e administração pública no Brasil: uma breve contribuição. RAP. Rio de Janeiro. Edição Especial Comemorativa 149-70,1967-2007.
Trabalho de Pesquisa 2 (TP2)
Questões
(1) IDENTIFIQUE e RETIRE do artigo de OLIVEIRA e SAUERBRONN (2007), os trechos que identificam o objetivo e o interesse principal do texto. Atenção: você fará duas citações diretas!
Segundo Oliveira e Sauerbronn (2007, pág. 150) “O desafio deste artigo é promover uma breve revisão do ensino superior de Administração (AD) e Administração Pública (AP) no Brasil. ”
Os referidos autores também destacam que “o interesse principal recai sobre os rumos do ensino de administração e administração pública no Brasil. ”
(2) IDENTIFIQUE e EXPLIQUE a justificativa apresentada pelas autoras para a importância do trabalho.
A justificativa apresentada pelas autoras para a importância deste trabalho é decorrente das iniciativas positivas dos acadêmicos que fazem parte de relevantes instituições, tais como a ANPAD, a Angrad, a CAPES e a Secretaria de Educação Superior do MEC. O objetivo destes estudiosos é proporcionar melhorias na qualidade do ensino na área de Administração e da Administração Pública.
(3) De acordo com as autoras, “Recuperar os debates e contribuições desses autores
apresenta algumas finalidades fundamentais ao desenvolvimento do ensino da
administração enquanto área de conhecimento das ciências sociais” (OLIVEIRA &SAUERBRONN, 2007:150-151). O texto aponta três finalidades para tal; IDENTIFIQUE e APONTE que finalidades são essas.
Segundo Oliveira e Sauerbronn (2007:150-151):
Primeiro, reconhecer a área como um campo de conhecimento no qual seus principais representantes e acadêmicos estão em constante reflexão sobre os rumos do ensino e da pesquisa. Segundo, recuperar os eixos centrais dessa reflexão sobre o ensino e promover o pluralismo de visões e correntes dentro deste campo de natureza interdisciplinar. Terceiro, agrupar o que esses representantes e acadêmicos consideram tendências para a transformação do ensino em AD e AP no Brasil.
(4) APONTE, de acordo com as autoras, qual a finalidade do item 2 “Uma trajetória do ensino superior de administração”
De acordo com os ensinamentos de Oliveira e Sauerbronn (2007:151), “Nossa pretensão envolve apenas recontar uma trajetória com a finalidade de tratar dos principais desafios e tendências que o campo da administração enfrenta no ensino superior. ”
(5) APONTE o contexto nacional em que se desenvolveu inicialmente o campo da
administração pública no país.
A administração pública no Brasil se desenvolveu pela preocupação do ente federativo em modernizar o Estado Brasileiro, apoiado pelas ideias do gerenciamento científico. Surgem então, instituições como o Departamento de Administração do Setor Público (Dasp), em 1938. Em seguida, em 1944, foi criada a Fundação Getúlio Vargas, onde foi criado o primeiro curso de administração pública brasileiro. De acordo com Oliveira e Sauerbronn (2007:152):
 A criação do Dasp naquele momento se inseria fundamentalmente no processo de propagação do ideário da “gerência científica” e na primeira proposta de modernização do Estado (Nicolini, 2003). A partir do Dasp, foi criada em 1944 a Fundação Getúlio Vargas (FGV) visando a formação de pessoal para a administração pública e privada. Em 1952, tem início o curso de graduação em administração pública da Escola Brasileira de Administração Pública (Ebap). 
(6) EXPLIQUE o trecho a seguir: “Porém, a trajetória de constituição do ensino
superior de administração é marcada por uma certa ambigüidade” (idem, 2007:152).
Para se modernizar e se posicionar na vanguarda do desenvolvimento econômico, o Estado investiu nas bases de criação de instituições, que foram os alicerces para o ensino superior de administração. Porém, devido ao descontrole e falta e de adequada regulação, a expansão deste ensino sofreu com os mesmos revezes estruturais do ensino superior do Brasil.
(7) APONTE e EXPLIQUE os elementos discutidos pelas autoras no subitem “Pontos principais nos rumos da administração”.
Serão abordadas mais especificamente as questões relacionadas a:
 1) elementos centrais para uma nova estrutura curricular;
O estudante deve ser o protagonista, o sujeito da aprendizagem, devendo este também contribuir para o enriquecimento dos temas e das práticas durante sua formação superior.
2) foco na prática e no praticante;
Ensino voltado para a prática em sala de aula, para que haja a melhoria das competências e habilidades, sempre se adaptando às demandas dos estudantes.
3) novas estratégias de ensino e iniciativas correspondentes; 
As novas tecnologias de informação e comunicação revolucionaram a modalidade de EAD, ao encurtar as distâncias. A oferta de cursos de nível superior aumentou de forma exponencial no Brasil, sem a devida preocupação com a qualidade, regulamentação e compromisso com as boas práticas da educação a distância. Segundo Friga, Bettis e Sullivan, (2004), é importante que haja a adequada regulamentação e a criteriosa certificação dos cursos, bem como a capacidade desses elementos propiciarem transformações nas estruturas curriculares, aproximando o docente do discente.
4) iniciativas de transformação do ensino via capacitação docente.
Tornar o docente um agente da melhoria da qualidade do ensino de administração é um grande desafio, pois deve-se superar as resistências destes à mudança. O Programa de Capacitação Docente em Administração e o Programa Institucional de Capacitação Docente e Técnica (PICDT) são exemplos de políticos de governo para o incentivo dos docentes, com vistas a promoção da desconcentração da produção acadêmica e a melhoria do ensino superior, de forma a reduzir as disparidades regionais.
(8) Considerando a leitura do artigo, ESCREVA suas reflexões sobre o ensino à
distância em administração pública e JUSTIFIQUE sua perspectiva,
APRESENTANDO ARGUMENTOS. CITE pelo menos dois dados estatísticos
disponíveis no item 2 em sua argumentação.
O Brasil se apresenta como um país de dimensões continentais e com cerca de 5570 munícipios, muitos deles com a população maior do que vários países do mundo. As boas práticas de administração pública devem ser compartilhadas por todos os entes da Federação, para que se haja a harmonia na governança e a melhor gestão dos recursos públicos.
A expansão desordenada das matrículas dos cursos de Administração não acompanhou a qualidade dos mesmos. Há um gargalo no investimento da CAPES no incentivo à política de pós-graduação, desequilibrando a oferta e a demanda.
Diante deste grande desafio, a EAD surge como uma das soluções de governo para, junto com outros programas de incentivo educacional, ser mais um aliado dos docentes e discentes em administração pública, encurtando distâncias, padronizando procedimentos e nivelando com as melhores práticas de gestão, para todos os envolvidos neste processo.

Outros materiais