exerício de fixação 1 políticas públicas e legislação educacional
7 pág.

exerício de fixação 1 políticas públicas e legislação educacional

Pré-visualização2 páginas
Questão 1
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Sobre o surgimento do Estado como uma instituição que centraliza vários tipos de poder e que define políticas e diretrizes, podemos afirmar que o mesmo:
Escolha uma:
a. Suas origens coincidem com o nascimento da economia comercial, a partir do século XI, na Europa Ocidental.
As origens do Estado se remontam na Europa Ocidental, vinculada a nascente econômica comercial do século XI, ainda articuladas com o feudalismo.
b. Aconteceu no Brasil após a Independência e ao retorno de João VI a Portugal.
c. Aconteceu em Paris, após a Revolução Francesa quando os burgueses guilhotinaram a rainha.
d. Ocorreu na Argentina após a grande imigração que hoje no final do século XVII.
e. Teve início na Europa Ocidental, século V, quando os soberanos de alguns reinados reuniram-se e chegaram a conclusão de que este seria o instrumento ideal para manter o poder e controlar a plebe.
Feedback
A resposta correta é: Suas origens coincidem com o nascimento da economia comercial, a partir do século XI, na Europa Ocidental..
Questão 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
O FUNDEF e a Resolução nº 03/1997 do CNE com a reforma administrativa do Estado Brasileiro foi construída a emenda constitucional nº 14 de 12 de Setembro de 1996 alterando o art. 208 inciso II: progressiva extensão da obrigatoriedade e gratuidade ao ensino médio. Sendo assim com a emenda supracitada, o inciso II foi substituído para qual texto? Assinale a alternativa correspondente.
Escolha uma:
a. Progressiva atualização do ensino médio particular.
b. Progressiva atualização do ensino médio gratuito.
c. Progressiva universalização do ensino médio gratuito.
O autor ressalta a importância do histórico das leis acerca da valorização financeira dos professores, com isto ele expõe a alteração do art 208 inciso II que passa a ser \u201cProgressiva universalização do ensino médio gratuito\u201d.
d. Progressiva universalização do ensino médio particular.
e. Progressiva universalização do ensino médio CEEBJA.
Feedback
A resposta correta é: Progressiva universalização do ensino médio gratuito..
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Quando falamos sobre a reconfiguração da cidadania, o instrumento é definido como unificação e nivelamento dos indivíduos como sujeitos jurídicos, criando uma igualdade formal. Segundo Afonso (2001) essa igualdade serviu para ocultar e legitimar a permanência de outras desigualdades:
I. De classe.
II. De raça.
III. De gênero.
IV. De grau.
Assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a. Todas as afirmativas estão corretas.
b. Está correta apenas a afirmativa IV.
c. Está correta apenas a alternativa III.
d. Estão corretas apenas as alternativas I, II e III.
Classe, raça e gênero.
e. Nenhuma das afirmativas.
Feedback
A resposta correta é: Estão corretas apenas as alternativas I, II e III..
Questão 4
Correto
Marcar questão
Texto da questão
De acordo com o autor Florenzano (2007), na Europa entre os séculos XIV à XVI, foi dominante o tipo de Estado Coorporativo. Aos poucos o governo foi se inovando e desenvolvendo gradativamente instituições estatais muito diferentes do que existia no período. Dessa forma, assinale a definição correta para Estado Coorporativo.
Escolha uma:
a. Compreende-se que é governado pelo rei com o apoio de órgãos representativos das diversas camadas sociais do reino.
Compreende-se que é governado pelo rei com o apoio de órgãos representativos das diversas camadas sociais do reino.
b. Estado coorporativo é aquele governado pelos órgãos representativos da classe social privilegiada.
c. Estado coorporativo é aquele governado em conjunto por varias pessoas, sendo estas representantes de diversas camadas sociais.
d. É aquele no qual o povo elege um representante da alta sociedade para governar.
e. Os reis são os únicos responsáveis por este tipo de governo tradicionalista.
Feedback
A resposta correta é: Compreende-se que é governado pelo rei com o apoio de órgãos representativos das diversas camadas sociais do reino..
Questão 5
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Racionalização e constante busca por eficiência, norteando o quadro e atribuindo à modernização desse modelo de gestão, responsabilizando-se pela qualidade da educação brasileira. Para isso o Estado investe em um carro-chefe dessas transformações.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Modelo de gestão dos sistemas de ensino e unidades escolares, embebidos de preceitos da Gerência de Qualidade Total (GQT), que, em seu processo de implementação, é intencionalmente igualado à \u201cgestão democrática\u201d concebida e conquistada na constituição.
Modelo de gestão dos sistemas de ensino e unidades escolares, embebidos de preceitos da Gerência de Qualidade Total (GQT), que, em seu processo de implementação, é intencionalmente igualado à \u201cgestão democrática\u201d concebida e conquistada na constituição.
b. Modelo de gestão dos sistemas de ensino e unidades escolares, embebidos de preceitos da Qualidade Integral (QI), que, em seu processo de implementação, é intencionalmente igualado à \u201cgestão democrática\u201d concebida e conquistada na constituição.
c. Modelo de gestão dos sistemas de ensino e unidades escolares, embebidos de preceitos da Gerência de Estabilidade (GE), que, em seu processo de implementação.
d. Modelo de gestão dos sistemas de ensino e unidades escolares, embebidos de preconceitos da Gerência Integral (GI), que, em seu processo de implementação, é intencionalmente igualado à \u201cgestão democrática\u201d concebida e conquistada na constituição.
e. Modelo de gestão dos sistemas de ensino e unidades escolares, igualado à \u201cgestão sistemática\u201d concebida na constituição.
Feedback
A resposta correta é: Modelo de gestão dos sistemas de ensino e unidades escolares, embebidos de preceitos da Gerência de Qualidade Total (GQT), que, em seu processo de implementação, é intencionalmente igualado à \u201cgestão democrática\u201d concebida e conquistada na constituição..
Questão 6
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Ao analisarmos que a Educação é um direito fundamental, compreender a relação da mesma com o Estado, faz-se necessário para a apreensão da política educacional brasileira. Dessa forma, sobre esta relação, podemos afirmar que:
I. As políticas educacionais afetam apenas o funcionamento das instituições de ensino.
II.A compreensão da política educacional se dá por meio das leis que garantem a Educação como um direito de poucos.
III.A compreensão profunda da política educacional brasileira, está intrinsecamente ligada ao entendimento da composição e organização estatal em um determinado momento histórico.
IV.A Educação enquanto um direito, automaticamente já faz relação com o Estado, porém de forma restrita de acordo com a situação socioeconômica.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Está correta apenas as alternativas II e IV.
b. Estão corretas apenas as alternativas I e II.
c. Está correta apenas a alternativa III.
A compreensão profunda da política educacional brasileira, está intrinsecamente ligada ao entendimento da composição e organização estatal em um determinado momento histórico.
d. Estão corretas apenas as alternativas I e IV.
e. Estão corretas apenas as alternativas I, II e IV.
Feedback
A resposta correta é: Está correta apenas a alternativa III..
Questão 7
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A relação entre a constituição do Estado Moderno e o desenvolvimento do capitalismo são tratadas por alguns autores para melhor compreensão da ossatura do Estado e seus elementos constitutivos. São considerados autores clássicos da Ciência Política cujo trabalho intelectual nos auxilia na compreensão do papel do Estado:
Escolha uma:
a. Weber, Bobbio e Poulantzas.
Weber, Bobbio e Poulantzas.
b. Durkheim, Weber e Marx.
c. Saviani, Frigotto e Duarte.
d. Marx, Engels e Lenin.
e. Hitler, Marx e Weber.
Feedback
A resposta correta é: Weber, Bobbio e Poulantzas..
Questão 8
Correto
Marcar questão
Texto da questão