Buscar

Orientação profissional e teste vocacional resumo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Os testes vocacionais surgiram com a finalidade de orientar profissionalmente os indivíduos de acordo com sua capacidade levando com consideração as suas escolhas. Entretanto, este surgimento foi baseado visando a maior eficiência do processo produtivo. Fato que pode ser esclarecido a partir da citação de Isaias Alves (1930, p.229) apud Antunes(2005), onde deixa claro que os exames psicotécnicos tem a finalidade de evitar perda em relação a indivíduos incapazes de exercer eficientemente as funções. 
A aplicação de testes no campo do trabalho, assim como nas escolas é traduzida como uma busca pela racionalização, que está ligada e tem como objetivo o aumento da produtividade, expandindo o campo da industrialização massiva, visando um sentido econômico capitalista.
A orientação profissional tem como objetivo selecionar os indivíduos para as profissões de acordo com suas capacidades, não levando em consideração o fato de que estas capacidades são diretamente relacionadas à história de vida do sujeito, bem como classe social onde está inserido, e não por características inerentes ao individuo, por isso a sua “inequívoca objetividade” baseada na neutralidade, mencionada por Antunes (2005).
As individualidades que os testes são capazes de identificar são então estabelecidas na verdade pela origem de classe. Assim, acabam por dividir e segregar elementos indesejáveis aos detentores do poder econômico. Desta forma, os indivíduos que não se enquadram social, política e moralmente nos padrões favoráveis à classe detentora do poder econômico, são considerados “inapropriados” e segregados no mercado de trabalho.

Continue navegando