Buscar

Pol_Pub_Quest_RESPOSTAS_2013-2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Respostas ao Questionário sobre Políticas Públicas
Brasil, Ufla (Lavras, MG), Prof. Dr. Celso Vallin (Dep. Educação), 2013-2
GDE116 – Escola e Currículo, Política e Planejamento Educacional
1- Procurando explicar o que é uma política pública (PolPúb), e para que serve, escreva um pequeno texto (até 10 linhas) que use estas palavras e expressões: negociação; Estado; povo; problemas e desafios; social; lei; programas de governo; projetos que especificam ações.
R. A política é a negociação que resulta em regras para realizar ações de Estado que visam o interesse do povo (coletivo), especialmente em situações em que há problemas e desafios de ordem social (de conjuntura). Essas regras, muitas vezes, são expressas por meio de uma lei. Uma política pública determina parâmetros que orientarão programas de governo, em nível federal, estadual ou municipal. Estes darão origem a projetos que especificam ações, com o propósito de conseguir o bem estar do povo.
2- Nossa sociedade é composta por milhões de pessoas e por isso é bastante complexa. O caminho organizativo para que uma Política Pública torne-se realidade pode ser política–financiamento–programa–projetos–ações–prestação de contas. Por que é importante ter regras públicas de financiamento, arrecadação e usos, que sustentem uma política pública? 
R. O esforço para realização de uma política pública é proporcional à dotação orçamentária ou financiamento dela. Não adianta discurso sem recurso. Os programas especificam o modo de organizar gastos que atendam aos objetivos de uma PolPúb. Possuem regulamentações mais operacionais e que permitirão a construção de editais públicos que darão condições para que muitas instituições (em nível federal, estadual ou municipal) possam apresentar projetos por meio dos quais receberão recursos que serão usados na realização concreta de ações dentro do proposto pela política.
3- Qual a diferença entre programas e projetos?
R. Os programas são mais gerais que os projetos. Estes, são derivados dos anteriores, mas colocam-se no nível das instituições (uma rede de ensino, ou uma escola) e contém informações detalhadas e executivas como cronograma de execuções, volume de contratações de serviços e pessoal, itens a serem comprados, entre outros.
4- Movimento Social é algo que movimenta um grupo de pessoas na sociedade em função da esperança por certas conquistas. Um movimento não é como uma instituição na qual os participantes são filiados e bem conhecidos. Nunca se sabe bem quantos participam e a todo momento pode haver pessoas que se incluem e outros que abandonam o movimento. Existe um campo de informalidade, e o que liga as pessoas ao movimento é uma identidade, que normalmente vem da definição das causas pelas quais lutam, da identificação de contextos indesejados aos quais se opõem. Constitui-se um processo contínuo de construção e evolve muitas articulações. O povo unido tem mais força. Uma vereta qualquer um quebra. 16 varetas unidas fica difícil quebrr. Pela participação em discussões torna-se possível construir opiniões mais bem formadas, compartilhadas. Os indivíduos formam o movimento e o Movimento forma as pessoas que dele participam, continuamente.
Agora entre neste endereço <http://youtu.be/9pHLze8PKF4> e assista ao vídeo chamado [Kika, de onde vem o espirro?]. Isso levará só quatro minutos e meio. 
Depois, imagine a Kika perguntando “De onde vêm as leis?” Como você responderia a ela? Que relação há entre leis, lutas e movimentos sociais? A luta se conclui quando uma lei é aprovada?
R. As leis nascem dos problemas e da necessidade de se ter combinados que valham para toda a sociedade ou para segmentos dela. Problemas envolvem contradições e contrariedades e a definição de leis vem de negociações. É ideal que haja amplas discussões na sociedade, de forma que todos os envolvidos possam ser representados nas discussões e negociações e contemplados nas decisões (política). A conquista de uma lei não assegura a realização do que foi negociado e instituido. Os movimentos sociais são o meio pelo qual o povo atua. É preciso continuar em luta, para conquistar e construir a solução de problemas e o bem comum. A lei será um apoio forte nessa luta.
5- O Fundef (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério) é uma política pública. Foi aprovado no final de 1996 e funcionou no país do início de 1998 até final de 2006. O Fundef instituiu que uma parte dos impostos destinados à educação fosse aplicada no Ensino Fundamental (15% da arrecadação global de Estados e Municípios). Uma das mais importantes mudanças instituidas por essa política é que a partilha desses recursos passou a ser feita de acordo com a quantidade de alunos atendidos internamente em cada estado ou unidade da federação. Isso passou a valer tanto para as escolas municipais quanto para as estaduais. Antes do Fundef, o dinheiro das escolas poderia mudar conforme a habilidade e prestígio de quem estivesse na direção, e em função de acordos partidários ou interesses pessoais e privados. Com o Fundef, todas as escolas de Minas, passaram a receber o mesmo valor por aluno. Em função dessas informações explique com suas palavras o que é um fundo monetário?
R. Um fundo pode ser definido como o produto de receitas específicas que, por lei, vincula-se à realização de determinados objetivos. Acontece a automaticidade nos repasses de seus recursos aos Estados e Municípios, de acordo com coeficientes de distribuição estabelecidos e publicados previamente.
6- Quando começou o Fundeb, e quais as principais mudanças em relação do Fundef?
R. Começou em 2007. Os recursos totais aumentaram e foram incluidos a Educação Infantil, o Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA). 
7- Cite e explique duas críticas feita ao Fundeb conforme os artigos indicados para leitura.
R. a- ainda não foi atendida a necessidade de um valor mínimo por aluno que assegure um ensino de qualidade e que minimize as disparidades regionais; 
b- foram destinados poucos recursos novos para o sistema educacional como um todo, pois a complementação federal (que seriam estes recursos novos) foi insignificante no caso do Fundef e não é significativa no caso do Fundeb.
c- a inclusão das matrículas privadas da educação especial.
d- financiamento de vagas de educação infantil em instituições privadas.
8- Cite três programas nacionais ligados à educação e o que eles objetivam.
PNLD – Fornecer livro didático para os alunos, dentro de uma lista abonada pela governo e conforme escolha da escola e professores.
Escola Aberta – abrir as escolas nos finais de semana oferecendo atividades variadas à comunidade.
Escola Integral – atender alunos no contraturno procurando ampliar o espectro de formação, permitindo que crianças sejam bem cuidadas enquanto pais e mães precisam trabalhar fora.
Proinfo – promover a implantação do uso de computadores e outras tecnologias com o propósito de melhorar a aprendizagem.
9- Por que muitos professores costumam queixar-se dos projetos que vêm da Secretaria de Educação? Como conviver bem com eles? O que falta? O que pode ser feito?
R. A queixa é devida à imposição (de cima para baixo) e à sensação de que haverá mais trabalho. Por outro lado os projetos podem ser vistos como possibilidades novas, em atendimento aos problemas mais urgentes. Dessa forma, é preciso ter tempo para conhecer e analisar as propostas e, para isso, a escola deve cumprir a lei 11.738/2008 que institui “jornada de trabalho, com limite máximo de 2/3 (dois terços) da carga horária para o desempenho das atividades de interação com os educandos”. É preciso ainda que os projetos sejam reconstruídos conforme o contexto de cada escola em atendimento às suas necessidades. Esses projetos, quando reconstruídos pelo coletivo de educadores e integrados ao projeto político pedagógico da escola não resultam em aumento da demanda de trabalho como muitos consideram.10- Que relação podemos ter entre a lei e os movimentos socais? Cite relações e ações anteriores à aprovação de uma lei e posteriores. A luta se conclui quando é aprovada a lei?
R. Os movimentos sociais podem criar pressão social para que uma lei seja aprovada, bem como podem construir a muitas mãos, de forma democrática, o texto de uma proposta de lei popular. Para ser submetida a proposta no Congresso Nacional, discutida e votada será preciso que conseguir um grande número de assinaturas. Ver também a resposta da questão 4.

Continue navegando