Buscar

questionario apple

Prévia do material em texto

1. Suponha uma escola padrão. Aquela que “busca o método mais eficiente na elaboração dos currículos”, se propõe a ser neutra no conhecimento ensinado, neutra nos métodos e ações, e acaba impondo uma rotina de trabalho padronizada a todos/as professores/as, e esses têm que seguir o currículo, os métodos, os cronogramas, as apostilas ou livros. Que consequências terá essa ideologia na formação dos estudantes?
1. Esse ensino dessa forma apenas repassa o conteúdo programado, que está em um livro ou em uma apostila, assim reproduzindo bases estruturais de desigualdade. Com essa estrutura de ensino inibe a criatividade do aluno, tornando-o passivo, incapaz de produzir conhecimento.
2. O Conteúdo Básico Comum (CBC), praticado nas escolas da rede estadual de MG pode tornar-se um instrumento dessa reprodução de desigualdades? Em função de que fatores (atitudes, posturas, decisões, situações) o CBC irá impor a ideologia da reprodução das desigualdades e de que maneira o CBC pode contribuir para uma formação mais crítica e problematizadora?
2. O Conteúdo Básico Comum (CBC) pode ser sim um método de reprodução de desigualdades. É necessário que seja inserido no CBC a história da luta dos trabalhadores, dos programas sociais, para que seja realizada uma análise crítica e que seja levantada problematizações, assim fazer com que o aluno tenha um pensamento questionador.
3. Que relação podemos estabelecer entre o CBC e as propostas apostiladas, livros didáticos, e/ou sistemas de ensino?
3. Os dois são formas pré-estabelecidas de como e o que o professor vai aplicar. Mas cabe aos professores selecionar o que é ideal aplicar nas aulas, de acordo com o desenvolvimento de cada sala de aula. E claro nunca deixar de incluir outros conteúdos e métodos para que o aluno tenho uma boa aprendizagem.
4a. Procurando entender e evitar a reprodução da exploração e da dominação (de classe, gênero e raça), Apple fala que devemos perceber que há um “outro lado do currículo”. Explique e exemplifique oque são e como acontecem essas três facetas da injustiça. 
4.a. Essas três facetas de injustiça são Classe, Raça e Gênero, devido ao ensino que reproduz relação de exploração e domínio, que nada mais é que o capitalismo. A injustiça da Classe a separação das pessoas perante sua condição financeira. A injustiça da Raça já começa com denominação errada, que deveria ser "etnia", e a partir daí já há diferenciação por cor de pele. E por último a injustiça por Gênero, que é a discriminação quando as pessoas tem que se encaixar em um gênero, mulher ou homem.
4b. Justifique porque a afirmativa a seguir leva a ideia para o lado individual e não social e histórico, como deveria ser, e assim não reflete o que o texto de Apple diz.
“Ensinar de forma neutra não é bom. Docentes devem estar atentos às ideologias pois existem diferentes pessoas em uma turma de estudantes e cada pessoa é diferente da outra.”
4.b. O professor deve tratar seus alunos como iguais, respeitando a dificuldade de cada um.
5. Existe uma relação boa entre as notas dos/das estudantes na escola e o êxito na vida adulta, independentemente da origem familiar? O que vem acontecendo com essa relação, segundo o texto?
5. Não, suas notas na escola não significam como será o seu desenvolvimento será na vida adulta.
6. Apple afirma que o capital (os ricos) e o Estado, por meio do currículo, controlam a educação, gerando a reprodução da exploração e da dominação. Explique e exemplifique os três tipos de controle apontados: simples, pela técnica, e pela burocracia.
6.Controle simples: controle explícito; Controle técnico: menos óbvio, operacionalizado a partir da tecnologia numérica da indústria, onde o trabalhador age sob o ritmo da máquina; Controle burocrático: significa uma estrutura social em que o controle é ainda menos visível. Os princípios desse controle são definidos pela relação hierárquica no local de trabalho, onde deve imperar regras impessoais de direção e procedimento para avaliação do desempenho tomadas como medidas oficialmente aprovadas.
7. Para Apple os fatores econômicos, políticos e culturais fundamentam a permanência de boa parte de nossa formação social. Por isso a escola reproduz as dominações, explorações e injustiças sociais; reproduz as relações desiguais de gênero, raça. Afirma que a relação econômica é bastante poderosa. Você concorda? Diante disso, como o autor vê a possibilidade do/a professor/a lutar contra isso tudo? É possível se contrapor ao sistema (governo e capital)? Como poderia ser possível?
7. Por mais triste que seja, ainda a relação econômica interfere na maioria das escola. Apple propõem a ação política e cultural no cotidiano, no local de trabalho, onde melhor se pode desenvolver a resistência. A tática é defender a democracia para a construção da sociedade socialista.  
8. Por que Apple critica os materiais pré-fabricados para as escolas? De exemplo deles. O que pode ser feito para evitar tais problemas?
8. Os materias pré-fabricados são livros didáticos, apostilas formuladas para o controlar o que e como o professor deve aplicar tal conteúdo. Para evitar tais problemas o professor pode utilizar de métodos alternativos de ensino, bem como materiais complementares.

Continue navegando