Buscar

Educação no Brasil durante o reinado de D. João VI

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL
4a aula
 
Lupa
 
 
�
Vídeo� 
�
PPT�
�
MP3�
 
�
�
	 
	Ref.: 201802495573
	
	
	 1a Questão 
	
	
	
	
	 Leia o texto a seguir:
 
A situação da educação na colônia começou a mudar com a vinda forçada de Dom João VI para o Brasil em 1808, fugindo das tropas de Napoleão que haviam invadido Portugal por esta época. Dom João sabia que sua estadia forçada em terras brasileiras não seria curta e, portanto, além de abrir os portos do Brasil às nações amigas, resolveu permitir a imprensa, facilitar a entrada de livros e fundar cerca de uma dezena de instituições de ensino técnico ou superior em nosso território, no Rio de Janeiro e na Bahia. Estas instituições visavam apenas a formação de profissionais de nível superior nas áreas de Engenharia, Medicina, Química e Agricultura. Dom João VI não fundou nenhuma escola de Direito no Brasil, não tomou iniciativa alguma quanto à organização do ensino primário nem do secundário, que continuaram existindo sob a forma das aulas régias instituídas pelo Marquês de Pombal. Tampouco fundou institutos de pesquisa ou de ensino de disciplinas de interesse, nem tentou organizar uma Universidade no Brasil, embora estas instituições fossem já comuns na Europa e mesmo nas demais colônias da América Espanhola.
 
(http://www.cristianismo.org.br/his-br01.htm - adaptado)
 
 
Marque a alternativa que melhor interpreta o texto acima:
 
 
 
	
	
	D. João VI sancionou a primeira lei que garantia que a instrução primária seria gratuita a todos os cidadãos o que atenderia a carência de mão de obra deixada pelo período jesuítico.
	
	D. João contribuiu sobretudo com o desenvolvimento da pesquisa, sobretudo nas áreas de engenharia, medicina, química e agricultura.
	
	O ensino primário e o ensino secundário foram prioridade após a abertura dos portos às nações amigas.
	
	Dom João quis resolver apenas um problema mais imediato:a falta de um certo número de engenheiros, médicos e agrônomos no Brasil, e não o problema da educação de forma geral do povo brasileiro.
	
	O Brasil, assim como as colônias espanholas foi um dos pioneiros a estabelecer o sistema de aulas régias após a transferência da família Real. A criação dessas aulas tinha como objetivo adaptar a educação aos moldes do sistema educacional europeu.
	
	 
	Ref.: 201802714681
	
	
	 2a Questão 
	
	
	
	
	(UFF, 2004) Nas primeiras décadas do século XIX, ocorreu uma verdadeira "redescoberta" do Brasil, como identificou Mary Pratt, graças à ação de inúmeros viajantes europeus, bem como às Missões Artísticas e Científicas que percorreram o território, colhendo diversas informações sobre o que aqui existia. Foram registrados os diversos grupos humanos encontrados, legando-nos um retrato de diversos tipos sociais. Rica e fundamental foi a descrição que fizeram da Natureza, revelando ao mundo diferenciadas flora e fauna. Entretanto, até o início dos oitocentos, os estrangeiros foram proibidos de percorrer as terras brasileiras, e eram quase sempre vistos como espiões e agentes de outros países. O grande afluxo de artistas e cientistas estrangeiros ao Brasil está ligado: 
	
	
	à política joanina, no sentido de modernizar o Rio de Janeiro, inclusive com o projeto de criar uma escola de ciências, artes e ofícios.
	
	à política de vários países europeus, que buscavam ampliar o conhecimento geral sobre o mundo, na esteira do humanismo platônico. 
	
	à pressão exercida pela Inglaterra, para que o governo de D. João permitisse a entrada de cientistas e artistas no Brasil. 
	
	à transferência da capital do Império Português de Salvador para o Rio de Janeiro, modificando o eixo econômico da Colônia. 
	
	à reafirmação do pacto colonial, em função das proposições liberais da Revolução do Porto.
	
	 
	Ref.: 201803204418
	
	
	 3a Questão 
	
	
	
	
	D. João VI promoveu diversas melhorias no ensino brasileiro com a chegada da Família Real em nosso país. Indique a ação que não corresponde a esta fase: 
	
	
	Alfabetização dos pobres.
	
	Construção da Biblioteca Real.
	
	Escola de Medicina.
	
	Jardim Botânico.
	
	Ensino de ofícios para os órfãos.
	
	 
	Ref.: 201803131448
	
	
	 4a Questão 
	
	
	
	
	A vinda da família real para o Brasil, em 1808: ( ) não alterou esse quadro educacional de aulas régias e particulares. ( ) o reinado de D. João VI preocupou-se com o controle progressivo do Estado sobre a educação formal. ( ) organizou um sistema de instrução primária. ( ) possibilitou um ensino de qualidade para todos. 
	
	
	b) V V F V
	
	e) F V V F
	
	d)V V V V
	
	c) V F V F
	
	a) V V V F
	
Explicação: 
As respostas indicam a compreensão de que, apesar de mudanças pontuais, a educação no Brasil sob o poder direto de D. João VI não sofreu nenhum tipo de transformação estrutural.
	
	 
	Ref.: 201803206154
	
	
	 5a Questão 
	
	
	
	
	Considerando a vinda da Família Real ao Brasil, indique as opções correta em relação ao contexto cultural. I. A Abertura dos Portos promoveu a chegada também do conhecimento. II. A Missão Artística Francesa trouxe mestres que contribuíram fortemente para a construção da Academia de Belas Artes. III. Os estrangeiros que vieram ao Brasil neste período tiveram grande interesse pela natureza e costumes de nosso país. São corretos os ítens:
	
	
	I e II.
	
	I, II e III.
	
	Apenas III.
	
	Apenas I.
	
	 
	Ref.: 201803182029
	
	
	 6a Questão 
	
	
	
	
	Em 1807, ao som dos canhões e das baionetas dos soldados franceses, a Família Real e a Corte Portuguesa deixaram Lisboa. Embarcados em vários navios, levaram consigo alguns mantimentos, livros e toda a riqueza que puderam carregar. Após uma longa travessia do Atlântico e uma viagem conturbada, D. João chega ao Brasil em janeiro de 1808. A razão da transferência da Corte Portuguesa para o Brasil foi: 
	
	
	o Tratado do Alto Douro.
	
	o Tratado de Madri;
	
	o Tratado de Santo Ildefonso,
	
	o Tratado de Methuen,
	
	o Bloqueio Continental;
	
	 
	Ref.: 201803183950
	
	
	 7a Questão 
	
	
	
	
	A chamada Revolução Liberal do Porto, de 1820, entre seus desdobramentos, contribuiu para a declaração da independência do Brasil, uma vez que:
	
	
	entre as reivindicações do movimento, estava a volta de D. João VI a Portugal e a recondução do Brasil à condição de colônia.
	
	a colocação de José Bonifácio como principal interlocutor entre os interesses da colonia frente a metrópole.
	
	na organização das cortes gerais e na constituinte, a presença de deputados brasileiros não foi permitida. E - propiciou a formação dos partidos brasileiro e português, que, unidos, articularam o movimento de independência do Brasil.
	
	o seu caráter liberal não aceitava o regime monárquico, pretendendo instituir o parlamentarismo no Brasil e em Portugal.
	
	a abertura dos portos do Brasil, em 1808, e o Tratado de 1810 fortaleceram a economia portuguesa que passou, então, a exigir a presença da corte.
	
	 
	Ref.: 201803182458
	
	
	 8a Questão 
	
	
	
	
	Abaixo estão alguns atos de D. João VI, após a sua chegada ao Brasil em 1808. Qual deles se relaciona com a criação de meios para efetivar as publicações do governo? 
	
	
	Biblioteca Nacional
	
	Abertura dos Portos às Nações Amigas
	
	Academia Militar
	
	Banco do Brasil 
	
	Imprensa Régia

Continue navegando