A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
115 pág.
Avaliando aula de 6 a 10

Pré-visualização | Página 4 de 31

amadureceram.
		
	
	F, F, V, F, V
	 
	F, V, V, F, V
	
	F, V, V, V, F
	 
	F, V, V, F, F
	
	V, V, V, F, V
	
Explicação:
Correta a afirmativa a (F,V,V,F,V). Na zona de desenvolvimento proximal o aluno soluciona problemas com auxílio de mediação que pode ser do professor que provoca avanços no desenvolvimento e cria, através da mediação, a zona de desenvolvimento proximal. Ela define os processos mentais que estão em desenvolvemiento enquanto a  zona de desenvolvimento real define as funções mentais que já amadureceram.
	
	 
	Ref.: 201408236523
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Piaget foi um teórico que produziu conhecimentos na área de desenvolvimento, sobre sua teoria podemos afirmar que:
		
	 
	O desenvolvimento do pensamento ocorrerá independente do aprendizado.
	
	Os estágios têm relação com a zona de desenvolvimento proximal.
	
	O desenvolvimento dos estágios do pensamento dependem da aprendizagem que o sujeito tem.
	 
	A aprendizagem impulsiona o desenvolvimento dos estágios do pensamento.
	
	A aprendizagem não ocorrerá de acordo com o nível de maturação em que a criança se encontra.
	
Explicação:
Está correta a afirmativa c. Para Piaget o desenvolvimento do pensamento ocorre independente do aprendizado. O aprendizado ocorre de acordo com o nível de maturação em que a crianças se encontra. Piaget não considera a existência da zona de desenvolvimento proximal, quem trabaha com essa teoria é Vygotsky.
	
	 
	Ref.: 201408236515
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Existe estreita relação entre o desenvolvimento humano e a aprendizagem.
O desenvolvimento humano está associado ao meio e à aprendizagem que decorre da experiência que o indivíduo acumula ao interagir com o meio. Conforme as concepções clássicas:
(I) Piaget considera que é o amadurecimento das funções mentais que possibilita o aprendizado de determinados conteúdos.
(II) Para Binet a maturação das funções mentais não tem relação com a ocorrência ou não do aprendizado.
(III) Para Koffka a aprendizagem influencia o desenvolvimento e o desenvolvimento influencia a aprendizagem.
Está CORRETO o que se afirma em:
		
	
	I, II e III
	
	Apenas I
	 
	Apenas I e III
	 
	Apenas I e II
	
	Apenas II e III
	
	1a Questão
	
	
	
	O método de Piaget combinava observação e questionamento flexível. A partir das observações dos próprios filhos e de outras crianças estabeleceu os estágios cognitivos e construiu sua teoria. Quanto a teoria de Piaget responda:
I ¿ Segundo Piaget, o desenvolvimento cognitivo ocorre por meio de três princípios inter-relacionados: organização, adaptação e readaptação
II ¿ Piaget descreveu o desenvolvimento cognitivo como uma série de estágios, que são: sensório-motor, pré-operatório, operações concretas e operações formais
III ¿ No estágio pré-operatório a criança pode resolver problemas de maneira lógica se eles estiverem voltados ao aqui e agora
IV- Nas operações formais a pessoa pode pensar em termos abstratos, lidar com situações hipotéticas e pensar em possibilidades.
		
	 
	Apenas alternativas II e IV estão corretas
	
	Todas as alternativas estão corretas
	
	Apenas alternativas I, III e IV estão corretas
	
	Apenas alternativas I, II e IV estão corretas
	
	Apenas alternativas I e III estão corretas
	
Explicação:
Estão corretas as afirmativas II e IV. Piaget descreveu o desenvolvimento cognitivo como uma série de estágios, que são: sensório-motor, pré-operatório, operações concretas e operações formais. No estágio pré-operatório a criança ainda não pode resolver problemas de maneira lógica. Nas operações formais a pessoa pode pensar em termos abstratos, lidar com situações hipotéticas e pensar em possibilidades.
	
	 
	Ref.: 201408236527
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	A área de educação atribui grande importância ao conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal construído por Vygotsky. Esse conceito é importante porque:
(I) Revela que ao criar a Z.D.P., o aprendizado escolar põe em movimento diversos processos mentais, que serão mais plenamente adquiridos pela criança posteriormente, quando seu aprendizado estiver concluído.
(II) Revela que a partir da interação com o professor, o aluno construirá o conhecimento de forma ativa, atribuindo-lhe significado.
(III) Revela que através da Z.D.P. o aluno absorve os conhecimentos transmitidos pelo professor, a partir dos significados que o professor atribui a tais conhecimentos.
Está CORRETO o que se afirma em:
		
	
	I, II e III
	 
	I e II
	
	Somente alternativa II
	
	II e III
	 
	I e III
	
Explicação:
Estão corretas as afirmativas I e II. O conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal possui importaância porque mostra que é a partir da interação com o professor que o aluno construirá o conhecimento de forma ativa, atribuindo-lhe significado. Nesse processo ao criar a Z.D.P., o aprendizado escolar põe em movimento diversos processos mentais, que serão mais plenamente adquiridos pela criança posteriormente, quando seu aprendizado estiver concluído.
 
	
	 
	Ref.: 201408236513
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Na teoria de Vygotsky, a aprendizagem e o desenvolvimento possuem uma significativa relação. Assinale a alternativa correta.
		
	
	O aspecto social não possui importância para o desenvolvimento.
	
	A intervenção do professor não é importante na Zona de Desenvolvimento Proximal somente na Zona de Desenvolvimento Real.
	 
	O aprendizado organizado cria a Zona de Desenvolvimento Proximal e possibilita o desenvolvimento.
	
	O aprendizado não possui importância para o desenvolvimento.
	
	No processo de construção da aprendizagem, o professor irá intervir na Zona de Desenvolvimento Real.
	
Explicação:
Está correta a afirmativa d. Segundo Vygotsky o aprendizado organizado cria a Zona de Desenvolvimento Proximal e possibilita o desenvolvimento. O professor atua na zona de desenvolvimento proximal mediando a construção do conhecimento que será realizada pelo aluno. Nesse processo de construção do conhecimento é fundamental a mediação social.
	
	 
	Ref.: 201408236864
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Para Vygotsky existem dois níveis de desenvolvimento: o desenvolvimento real e o desenvolvimento proximal.
(I) O desenvolvimento real consiste no ciclo completo de desenvolvimento, em que determinada capacidade já foi adquirida pela criança.
(II) O desenvolvimento proximal refere-se às funções mentais que estão em processo de maturação.
(III) É em função da Zona de Desenvolvimento Real que uma criança consegue solucionar, com o auxílio de uma pessoa mais experiente, problemas que não conseguiria solucionar sozinha.
Está CORRETO o que se afirma em:
		
	
	Apenas II e III
	
	Apenas II
	
	Apenas I e III
	
	Apenas I
	 
	Apenas I e II
	
Explicação:
Está correta a afirmativa I e II. Os dois níveis de desenvolvimento para Vygotsky são a zona de desenvolvimento real e a zona de desenvolvimento proximal. O desenvolvimento real consiste no ciclo completo de desenvolvimento, em que determinada capacidade já foi adquirida pela criança e o desenvolvimento proximal refere-se às funções mentais que estão em processo de maturação. É em função da Zona de Desenvolvimento Proxinal que uma criança consegue solucionar, com o auxílio de uma pessoa mais experiente (mediação), problemas que não conseguiria solucionar sozinha.
	
	 
	Ref.: 201408236867
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	a teoria de Vygotsky, a aprendizagem e o desenvolvimento possuem uma significativa relação. Assinale a alternativa correta.
		
	 
	O aprendizado organizado cria a Zona de Desenvolvimento Proximal e possibilita o desenvolvimento.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.