Buscar

GABARITO-LUDICIDADE - ELETIVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/2 - Ludicidade - ELETIVA
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Apesar de estarmos explorando apenas o processo de aquisição da escrita, é importante salientar que existe todo um conjunto de avanços se estendendo em várias direções, na de faz de conta, no desenho, na formação de coleções de objetos a partir de critérios de semelhança, e assim por diante. É acompanhando as várias possibilidades de antecipação e do raciocínio que o professor pode se orientar a fim de promover novas conquistas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SEBER, Maria da Glória. A escrita infantil. O caminho da construção. São Paulo: Scipione, 2006, p. 130
Considerando o fragmento de texto e segundo o livro-base A Ludicidade na Educação: uma atitude pedagógica, sobre a relação entre o lúdico e a alfabetização, é correto afirmar que:
Nota: 50.0
	
	A
	O processo de alfabetização deve ser iniciado após os 5 anos de idade, pois o período inicial de vida deve ser preservado por estímulos lúdicos.
	
	B
	A alfabetização pode ser trabalhada por meio da linguagem real, vivida, natural e significativa, aspectos que já são desenvolvidos em atividades lúdicas.
Você acertou!
Esta é a resposta correta porque “a alfabetização como processo de ensino-aprendizagem pode ser organizada de modo que a leitura e a escrita sejam desenvolvidas por meio de uma linguagem real, natural, significativa e vivenciada” (livro-base, p. 119).
	
	C
	A alfabetização deve ser feita através de atividades racionais, práticas e concretas com crianças a partir de 5 anos de idade.
	
	D
	A alfabetização não pode ser entendida como uma atividade abstrata, pois as crianças entendem o mundo de forma concreta.
	
	E
	A alfabetização deve ser trabalhada a partir dos anos iniciais do ensino fundamental, considerando a maturidade das crianças nesse período da educação básica.
Questão 2/2 - Ludicidade - ELETIVA
Leia a citação:
“A pergunta que cabe formular, portanto, é a seguinte: a escola está oferecendo atividades lúdicas e prazerosas? Lúdica no sentido de oportunizar à criança momentos de jogos e brincadeiras, a formulação de conceitos, a capacidade de estabelecer relações lógicas e cognitivas, possibilitando a construção do conhecimento e o desenvolvimento, permitindo que ela conheça o mundo, o sonho, o faz de conta, a imaginação, adquirindo novas competências e habilidades, despertando o gosto pelo aprender, pelo respeito e o saber viver e respeitar o próximo?”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DUARTE, M. S; PIOVESAN, J. C. Dificuldades de aprendizagem e ludicidade: brincando eu aprendo. Vivências. v. 9, n. 17, 2013. p. 26.
Considerando a citação e o livro-base A Ludicidade na Educação: uma atitude pedagógica, sobre as manifestações emotivas das crianças durante as brincadeiras, leia as afirmativas a seguir
I. A preparação de um ambiente lúdico em sala de aula prioriza as condições espaciais, sonoras, visuais, além de formas e cores.
II. O professor que trabalha com os jogos como recurso pedagógico tem que saber lidar com emoções muito fortes, vindas dos seus alunos.
III. Se o espaço não estiver adequado e aberto às possibilidades diferentes de expressões, os jogos não adquirem caráter pedagógico.
IV. Se os jogos proporcionarem momentos de expressões emotivas, o professor deve trocar de metodologia. 
Estão corretas apenas as alternativas:
Nota: 50.0
	
	A
	I e II.
	
	B
	I e IV.
	
	C
	I, II e III.
Você acertou!
as afirmativas I, II e III estão corretas porque “[...] quando o professor prepara um ambiente lúdico, ele prioriza conceitos espaciais, sonoros, visuais, e também considera as diferentes formas de expressão de seus educandos ao selecionar e organizar símbolos, formas, texturas, cores, tamanhos, odores, luminosidade, leituras etc., supondo as interações que os educandos irão constituir ao elaborarem diálogos, movimentos, olhares, raciocínios, estratégias e como irão organizar o pensamento para realizarem as atividades planejadas. [...] o educador tem de lidar com sentimentos como amor, ódio, agressividade, medo, insegurança, tensão, alegria, tristeza, para encaminhar a criança no seu desenvolvimento. É assim que Friedmann (1996, p. 66) define o jogo como um espelho do progresso da criança quando defende a ideia de que "o jogo é uma janela da vida” (livro-base, p. 129, 130). Já a afirmativa IV está incoerente, pois não se trata de trocar de metodologia, mas sim de investir nos jogos como forma de auxiliar na expressão de emoções das crianças (livro-base p.129,130).
	
	D
	II e IV.
	
	E
	III e IV.
Questão 1/2 - Ludicidade - ELETIVA
Leia o seguinte trecho de artigo:
“A brinquedoteca é um lugar que favorece a brincadeira livre. No entanto, os responsáveis que acompanham as crianças geralmente permanecem de pé, observando-as ou chamando a atenção para guardar algum brinquedo. Há o controle do brincar, o vigiar sistemático, típico de adultos que acompanham as crianças [...]. Se o jogo é ato social, aprende-se a brincar, brincando e, nesse processo, compreendem-se as regras do jogo. A contradição entre o brincar livre e o seu controle é o foco dos conflitos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: KISHIMOTO, Tizuko Morchida; ONO, Andréia Tiemi. Brinquedo, gênero e educação na brinquedoteca. Pro-Posições, Campinas, v. 19, n. 3, p. 209-223, dez. 2008. p. 219.
Segundo o livro-base A Ludicidade na Educação: uma atitude pedagógica, a brinquedoteca é um espaço rico para a aprendizagem, pois:
	
	A
	nas brincadeiras iniciadas e mantidas pelas crianças em uma brinquedoteca há evidências de que as crianças podem permanecer sozinhas, sem a supervisão de um adulto.
	
	B
	os adultos presentes em uma brinquedoteca proporcionam as brincadeiras e direcionam o uso dos brinquedos para as meninas e para os meninos, separadamente.
	
	C
	proporciona um espaço e um tempo próprios para as crianças, sendo elas as protagonistas das brincadeiras.
	
	D
	É um espaço próprio para a realização de avaliações quantitativas, a partir de orientações das brincadeiras e observações feitas pelos professores.
	
	E
	É um espaço direcionado ao professor, e este promove a organização e o direcionamento das brincadeiras e dos brinquedos.
Questão 2/2 - Ludicidade - ELETIVA
Leia a seguinte passagem de texto:
“Os jogos educativos com finalidades pedagógicas revelam a sua importância, pois promovem situações de ensino-aprendizagem e aumentam a construção do conhecimento, introduzindo atividades lúdicas e prazerosas, desenvolvendo a capacidade de iniciação e ação ativa e motivadora”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FIALHO, N, N. Os jogos pedagógicos como ferramenta de ensino, 2008. <www.moodle.ufba.br/file.php/8823/moddata/.../jogos_didaticos.pdf>, Acesso em: 19 jul. 2018 
Conforme a passagem acima e o livro-base A Ludicidade na Educação: uma atitude pedagógica sobre os jogos como recurso pedagógico, é correto afirmar que:
	
	A
	Os jogos, quando usados como recurso pedagógico, têm objetivos idênticos aos jogos criados espontaneamente pelas crianças: possuem planejamento e finalidades educacionais.
	
	B
	Os jogos, quando usados como recurso pedagógico, são situações lúdicas elaboradas pelos adultos (professores) com o objetivo de estimular aprendizagens específicas.
	
	C
	Os jogos, quando usados como recurso pedagógico, são ações lúdicas espontâneas criadas pelas crianças e que os adultos (professores) podem ou não direcionar para um fim específico.
	
	D
	Os jogos, quando usados como recurso pedagógico, exigem que os professores interrompam as brincadeiras criadas pelas próprias crianças, para que então possa intervir pedagogicamente.
	
	E
	Recursos pedagógicos podem ser definidos como qualquer ação intencional, mas que se restringem aos jogos cooperativos com planejamento de curto prazo.

Outros materiais