11 simulados respondidos - TIC tecnologia da informação e comunicação
23 pág.

11 simulados respondidos - TIC tecnologia da informação e comunicação


DisciplinaTecnologia da Informação e Comunicação3.191 materiais17.516 seguidores
Pré-visualização8 páginas
1a Questão (Ref.: 200702134751)
	
	Correlacione os conceitos apresentados às suas definições e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de preechimento dos parênteses: 
(1) Sociedade 
(2) Ciência 
(3) Tecnologia 
(  ) Constitui-se de um conjunto de conhecimentos organizados, desenvolve-se através do tempo, parte de mecanismos de causalidade dos fatos observáveis, baseia-se no estudo objetivo de fenômenos empíricos, está relacionada à comprovação de teorias e associada à publicação de artigos, teses, livros etc, sendo seus conhecimentos criados livremente veiculados e patrimônio da civilização. 
(  ) Constitui-se de um conjunto de conhecimentos científicos ou empíricos, desenvolve-se através do tempo, baseia-se na aplicação dos conhecimentos na produção ou melhoria de bens e serviços, está relacionada aos impactos socioeconômicos sobre uma comunidade, seus resultados são obtidos a partir da aplicação de novos materiais, processos, métodos e produtos nos meios de produção, está sintonizada com o desenvolvimento econômico e o bem-estar da sociedade sendo seus produtos e processos passíveis de negociação e de enquadramento como patentes. 
(  ) Constitui-se por um conjunto de pessoas e baseia-se num sistema de relacionamentos entre elas, desenvolve-se através do tempo, seus membros compartilham propósitos, interesses, preocupações e costumes e interagem entre si constituindo uma comunidade, que constrói conhecimentos e desenvolvem tecnologia.
		
	
	3, 2, 1
	 
	2, 3, 1
	
	2, 1, 3
	
	1, 2, 3
	
	1, 3, 2
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 200702134720)
	
	Analise as sentenças abaixo e classifique-as como Verdadieras (V) ou Falsas (F). Em seguida, assinale a alternativa que traz a sequência correta de preenchimento dos parênteses. 
(  ) Há conceitos diferenciados sobre sociedade, ciência e tecnologia, variando de acordo com o período histórico, a cultura, o contexto e a abordagem que lhe são atribuídos. 
(  ) Sociedade, ciência e tecnologia mantêm uma relação contínua entre si, em constante interação, entretanto não determinam impactos mútuos em sua evolução. 
(  ) A ciência e a tecnologia, bem como seus fatos e artefatos, são neutros e universais, não cabendo, portanto, ao profissional de TIC avaliar antecipadamente os impactos de sua ação no contexto regional e organizacional de sua atuação. 
(  ) A abordagem da associação em rede nos traz uma visão mais ampla das relações entre sociedade, ciência e tecnologia, com atores protagonistas, que em sua atuação em rede, geram fatos e artefatos tecnológicos, de acordo com interesses específicos, direcionando a evolução científica e tecnológica num determinado momento.
		
	
	V, V, V, F.
	
	F, F, F, V.
	
	F, V, F, V.
	
	V, F, V, V.
	 
	V, F, F, V.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 200702296804)
	
	A nossa humanidade sempre teve seu desenvolvimento relacionado ao uso dos artefatos tecnológicos disponíveis. Na atualidade, podemos dizer que essa característica está mais acentuada. Nesse contexto e, de acordo com o que foi apresentado na aula 1 da nossa disciplina, é correto afirmar que: I - A relação entre Ciência Tecnologia e Sociedade molda a forma que vivemos. II Somente a Tecnologia determina a nossa forma de viver. III - A Sociedade influencia a Ciência e não é recebe essa influencia da mesma forma.
		
	
	c) Somente a afirmativa III está correta
	 
	a) Somente a afirmativa I está correta
	
	b) Somente a afirmativa II está correta
	
	d) Todas as afirmações estão corretas
	
	e) Nenhumas das afirmativas estão corretas
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 200702307212)
	
	Atualmente vivenciamos a transição da sociedade industrial para a sociedade do conhecimento. 
Marque a alternativa que indique uma prática da sociedade do conhecimento.
		
	 
	Na sociedade do conhecimento busca-se valorizar o capital intelectual, pois a partir dele é possível capturar o conhecimento para armazenamento e disseminação.
	
	Na sociedade do conhecimento o capital humano é substituído pela tecnologia.
	
	Na sociedade do conhecimento o objetivo principal é a produção de serviços ou produtos.
	
	Na sociedade do conhecimento, assim como na sociedade industrial a valorização principal é na linha de produção.
	
	Na sociedade do conhecimento a moeda de troca os esforços se voltam ao cliente.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 200702310830)
	
	ESTUDO DOS INSTRUMENTOS, PROCESSOS E MÉTODOS EMPREGADOS NOS DIVERSOS RAMOS INDUSTRIAIS. BASEIA-SE NA APLICAÇÃO DOS CONHECIMENTOS NA PRODUÇÃO OU MELHORIA DE BENS E SERVIÇOS, O TEXTO FALA SOBRE UMA:
		
	
	CIBERCULTURA
	
	SOCIEDADE
	
	NEUTRALIDADE
	 
	TECNOLOGIA
	
	CIÊNCIA
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 200702134905)
	
	Analise as sentenças abaixo sobre a relação entre ciência e tecnologia e, em seguida, assinale a alternativa correta:
I. A ciência e a tecnologia, por serem culturas e produtos humanos, apresentam dimensões de ordem filosófica, política, econômica e social que, necessariamente, as enquadram em contextos sócio-históricos, com os quais interagem e se desenvolvem;
II- As nações investem em ciência objetivando a expansão do conhecimento humano, o aprimoramento do seu corpo de técnicos e cientistas a longo prazo, para uma possível exploração de novos princípios e materiais;
III- Os investimentos em tecnologia visam aperfeiçoar o parque industrial e melhorar a qualidade dos produtos, tendo em vista a competição e tradicionalmente, o prestígio político e econômico.
		
	
	Somente as sentenças II e III estão corretas
	 
	Todas as sentenças estão corretas
	
	Somente as sentenças I e II estão corretas
	
	Nenhuma das sentenças está correta
	
	Somente a sentença I está correta
	 1a Questão (Ref.: 200702134877)
	
	Leia o caso abaixo e relacione corretamente a uma das abordagens: 
André está atuando como gerente em um projeto para desenvolvimento de aplicativos para aparelhos móveis e analisa cuidadosamente o papel e a atuação de cada ator na cadeia de desenvolvimento e também de utilização desses aparelhos. Está muito empolgado com a fase de testes, na qual poderá avaliar o impacto de cada ator na utilização desses aparelhos e identificar outros atores e artefatos também relacionados e não previstos nas fases de projeto e desenvolvimento.
		
	
	da sociedade da cibercultura
	 
	da associação em rede
	
	da neutralidade
	
	da dialética
	
	do determinismo tecnológico
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 200702134930)
	
	Quanto à definição do Determinismo Tecnológico assinale a resposta correta:
		
	 
	A mudança tecnológica é causa da mudança social e a tecnologia é autônoma e independente das influências sociais, algo semelhante ao que denominamos, respectivamente de variante do Determinismo Tecnológico e da Neutralidade da Ciência e Tecnologia.
	
	O Determinismo Tecnológico fundamentada na perspectiva dos Estudos Sociais da Tecnologia, chega a uma proposta que busca escapar do falso dilema entre os dois determinismos abandonando, não apenas a idéia de que a tecnologia pode ser tratada como uma "caixa preta" como a de que não existiria "o tecnológico", "o social", "o político", "o econômico".
	
	É interpretado em sua dimensão mais ampla, envolvendo os vários campos da atividade humana, incluindo o técnico, o científico, o econômico, o político, o militar e o organizacional, os quais se associam em redes para a construção e operação de fatos e artefatos tecnológicos.
	
	O Determinismo Tecnológico, dentro da relação entre a tecnologia e a sociedade que estudam a influência da tecnologia sobre a sociedade e