Buscar

Piaget e Vigotsky: Teorias de Desenvolvimento Infantil

Prévia do material em texto

Segundo Piaget o conhecimento não pode ser simplesmente imposto pelo meio á criança, como um reflexo das características do ambiente, nem estaria inteiramente pré-formado no sujeito, apenas esperando a maturação.
Segundo citado no site (http://www.ip.usp.br/portal/index.a-epistemologia-genetica-de-jean-piaget) “Teoria Epistemológica Genética é : conforme surgem solicitações do meio, as estruturas da inteligência vão se construindo e, a partir de novas solicitações, o sujeito tem a possibilidade de reorganizá-las, vivenciando constantes mecanismos de assimilação de novos objetos a esquemas já existentes e mecanismos de ampliação do conhecimento denominados acomodação. O resultado das sucessivas assimilações e acomodações é chamado por Piaget de equilibração . Assim, quando as estruturas que o sujeito já construiu não lhe permitem assimilar um novo objeto de conhecimento, provoca uma perturbação no sujeito, o desequilíbrio é desencadeado”. 
A construção do conhecimento pelo ser humano é fruto das interações do sujeito com o seu meio. Para ele quando nascemos somos vazios de conhecimentos, mas trazemos condições de se tornar inteligente desde recém-nascido, por que conforme vamos agindo sobre o mundo, construímos estruturas que vão si adaptar às novas situações. Essa construção de desenvolvimento, Piaget chamo de estágios.
Os estágios do desenvolvimento da inteligência apresentados são: o sensório-motor, até 2 anos, (da inteligência prática), o operatório concreto, 2 aos 7 anos, (que se constitui inicialmente de uma inteligência intuitiva), e operatória concreta, 7 aos 12 anos (noção de reversibilidade das ações. ) e o estágio formal, acima dos 12 anos, (quando se pode agir e pensar sob hipóteses e abstrações). 
 Vigotksy
Para Vigotsky não existe uma criança igual á outra. As aptidões individuais são diferentes, o que significa também que cada criança progride em seu próprio ritmo. Em uma sala de aula podemos promover a troca de experiências, tanto entre professor e aluno, aluno com professor e aluno com aluno. 
Vigotsky dividiu os níveis de desenvolvimento infantil em duas fases. 
 Real: funções mentais que já estão completamente desenvolvidas (o que uma criança consegue realizar sozinha). 
ZDP (zona de desenvolvimento proximal), que é um domínio psicológico em constantes transformações, o que a criança só consegue fazer hoje com a ajuda de um adulto daqui algum tempo conseguirá fazer sozinha. 
Por isso a importância em uma sala de aula o professor realizar trabalhos em grupo onde um aluno mais experiente possa ajudar outra aluno que ainda tem dificuldades. Fazendo isso com sabedoria e sem descriminação. 
https://novaescola.org.br/conteudo/1972/vygotsky-e-o-conceito-de-zona-de-desenvolvimento-proximal
https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/a-zona-de-desenvolvimento-proximal-de-vygotsky/25984

Continue navegando