Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
APOL1   Análise de Cenários Econômicos e Processo Decisório

Pré-visualização | Página 1 de 2

Questão 1/5 - Processo Decisório
O site UNIVERSIA Brasil apresentou um post com o seguinte título: 5 coisas que você precisa saber para tomar decisões de alto risco. Neste, apresentam que embora tomar decisões importantes pareça coisa de políticos ou empresários, algumas decisões podem mudar nossa vida. Em resumo, os passos apresentados no post para tomarmos decisões com maior consciência são: (1) DEFINA O OBJETIVO; (2) AVALIE OS RISCOS; (3) ANALISE AS PROBABILIDADES; (4) ATENTE-SE ÀS ARMADILHAS; (5) DEFINA EM QUEM CONFIAR.
Fonte: http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2012/04/02/921290/5-coisas-voce-precisa-saber-tomar-decises-alto-risco.html
Considerando os passos apresentados, podemos fazer algumas considerações destes em relação às questões de decisões racionais e intuitivas e seus impactos na vida das pessoas:
Os passos apresentados são calcados nas etapas definidas para decisões racionais. Portanto, é um guia para decisões baseadas na lógica.
Há nos passos apresentados elementos de ordem intuitiva, misturados com atitudes de cunho racional, portanto, se trata de um guia que busca um caminho integrativo em termos de decisões intuitivas e racionais.
Os passos tem pertinência quando se avalia decisões de alto impacto, como a de organizações e governos, sendo destituído de aplicação quando se pensa em decisões de caráter mais pessoal.
A orientação apresentada precede o momento da decisão, não considerando o importante momento da efetiva escolha do caminho a seguir e também sua implementação e avaliação.
Analisando as considerações acima podemos afirmar que:
Nota: 20.0
	
	A
	Todas as afirmações são falsas.
	
	B
	Apenas três afirmações são verdadeiras.
	
	C
	Apenas duas afirmações são verdadeiras.
Você acertou!
A afirmação 1 não é verdadeira pois elementos como “atentar-se às armadilhas” e “escolha em quem confiar” são elementos que extrapolam a simples razão. São carregados também de intuição e fatores emocionais. A afirmação 03 também não é verdadeira, pois decisões complexas e de alto impacto acontecem também na vida das pessoas e não apenas em governos e organizações. As afirmações 02 e 04 são verdadeiras, pois se trata de passos que integram elementos racionais e emocionais e que falta ao guia apresentado considerar os importantes momento da decisão, de sua implementação e da avaliação, que fecham o circuito de realização de boas decisões. Sendo assim, a letra “c” apresenta a resposta certa.
Aula 2, Tema 4.
	
	D
	Apenas uma afirmação é verdadeira.
	
	E
	Todas as afirmações são verdadeiras.
Questão 2/5 - Processo Decisório
A companhia de Motocicletas Honda, nos anos de 1950, apesar de todo o sucesso no mercado japonês com suas motocicletas de 50 cilindradas, mandou dois representantes aos Estados Unidos visando sua inserção nesse mercado. O relatório desses representantes dizia que: foram tratados de modo descortês; que os comerciantes de motocicletas atuavam neste mercado como segunda opção; dois terços dos comerciantes só abriam a noite e nos finais de semana; mal faziam inventário dos estoques; comercializavam de modo amador; os serviços de pós-venda eram pobres e a percepção era de que todos os americanos dirigiam carros, algo que era desanimador para o mercado de motocicletas. As observações eram desencorajadoras, mas a conclusão do relatório deles foi de que a Honda deveria perseguir o “sucesso a despeito das probabilidades”. E foi isso que a Honda fez e os resultados foram excelentes.
MILLER, C. Chet. O poder da intuição. Revista GV executivo disponível em http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/gvexecutivo/article/view/34397/33194
Essa história nos permite concluir que em termos do processo decisório:
Nota: 20.0
	
	A
	a conclusão foi influenciada pelo medo de que esses representantes ficassem desempregados caso a companhia não investisse naquele mercado.
	
	B
	a percepção dos representantes, calcada na cultura japonesa, foi equivocada dada a grande diferença entre a realidade dos dois países.
	
	C
	há uma clara menção à intuição positiva dos representantes em termos da conclusão apresentada.
	
	D
	o lado racional dos representantes sugeria uma conclusão negativa, porém, não sentiam que as adversidades impediriam o sucesso da Honda.
Você acertou!
A decisão dos representantes foi eminentemente intuitiva já que as informações formais, baseadas em fatos e números, lhes indicava ser o mercado americano inadequado para seus produtos. Porém, isso não é expresso de modo claro no texto da história. A conclusão foi influenciada pela percepção que tiveram de que todos os dados negativos não seriam tão decisivos para o sucesso da companhia uma vez que seriam superáveis pelos esforços que seriam desenvolvidos em prol da aceitação dos produtos. Por isso, a indicação da opção D como sendo a correta, pois não há menção clara à intuição; não se trata de decisão lógica e racional; não se pode identificar elementos que justifiquem medo de demissão em caso de conclusão negativa e não há elementos culturais que tenham identificação com o caso.
Aula 2, Tema 2.
	
	E
	os representantes concluíram pelo investimento da companhia baseados em fatores lógicos e racionais.
Questão 3/5 - Análise de Cenários Econômicos
“É um conjunto de agentes econômicos que se inter-relacionam nos mercados para alocar, de modo mais eficiente possível, uma quantidade limitada de recursos necessários para satisfazer os seres humanos”.
Identifique, a seguir, qual conceito é citado no enunciado da questão.
Nota: 20.0
	
	A
	Sistema Social
	
	B
	Sistema Econômico
Você acertou!
O conceito apresentado refere-se ao SISTEMA ECONÔMICO (FERREIRA, 2015, p. 20).
	
	C
	Socialismo
	
	D
	Capitalismo
	
	E
	Governo
Questão 4/5 - Análise de Cenários Econômicos
Os agentes econômicos são aqueles que tomam as decisões econômicas de consumo, poupança, produção, investimento, tributação e gasto público.
Em relação aos agentes econômicos, que são as famílias, empresas e governo, analise as afirmativas relacionadas a seguir marcando V para as sentenças verdadeiras e F para as sentenças falsas.
( ) As unidades produtivas são responsáveis pela geração da renda em uma economia, o que acontece por meio da agregação de valor que ocorre no processo de produção e circulação de produtos e serviços.
( ) As empresas e os governos desempenham atividades produtivas destinadas à venda no mercado.
(  ) A tributação na economia é inversamente proporcional à quantidade de renda disponível, ou seja, quanto maior a tributação na economia, menos renda sobrará para o consumo.
( ) A renda fundiária é gerada nas atividades rurais, os lucros nas atividades empresariais, e os salários são pagos tanto nas atividades rurais como nas empresariais urbanas.
Marque a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	V, F, V, V
Você acertou!
Das afirmativas apresentadas, a única incorreta é a alternativa 2, pois o governo não desempenha atividades produtivas destinadas à venda no mercado, mas, para produzir e ofertas serviços públicos. (FERREIRA, 2015, p. 24, 25 e 26).
	
	B
	V, V, F, V
	
	C
	F, F, V, V
	
	D
	F, V, V, F
	
	E
	V, V, V, F
Questão 5/5 - Processo Decisório
Analise as afirmativas a seguir relacionadas ao processo racional e emocional de tomada de decisão, e depois assinale a alternativa correta.
I – O processo decisório tem um caráter globalizado, envolvendo o ser humano total, nas funções lógicas, biológicas, psicológicas, valores sociais, valores religiosos, entre outros.
II – Ao solucionar os problemas de modo racional, busca-se desenvolver soluções baseadas em fatos e construções lógicas.
III – No processo racional da solução de problemas, o pensamento linear procura analisar o problema considerando suas diferentes causas e levantando possíveis soluções.
IV – O processo emocional de tomada de decisão consiste na apresentação de fundamentos e argumentos balizados por números, evoluções históricas e comprovações
Página12